TCC - Bacharelado em Sistemas da Informação (Sede)

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    Como o uso de Play Feature Delivery no Android pode ajudar na sustentabilidade digital
    (2023-09) Claudino, Yasmmin Maria Monteiro; Albuquerque Júnior, Gabriel Alves de; http://lattes.cnpq.br/1399502815770584; http://lattes.cnpq.br/0549149216731460
    Com o crescente acesso à internet via dispositivos móveis entre as classes menos favorecidas no Brasil, a sustentabilidade digital ganha crescente importância. O objetivo deste estudo é avaliar o impacto da utilização da tecnologia Play Feature Delivery no consumo de dados móveis em dispositivos Android. Foi aplicado um teste estatístico de hipótese paramétrica t para avaliar diferenças significativas entre as médias de quantidade de dados gastos em Megabytes ao fazer o download de duas aplicações. O resultado correspondeu a um valor de t aproximadamente de 65,55 e a rejeição da hipótese nula. Esta descoberta não apenas sublinha a importância técnica para desenvolvedores Android, mas também ressalta sua relevância ao mostrar a melhora no uso dos dados móveis, especialmente em uma era onde a democratização do acesso à informação é vital. A pesquisa reforça a ideia de que a sociedade deve adaptar-se a recursos digitais, otimizando o uso de dados. Para alcançar essas conclusões, duas aplicações móveis focadas em orientações sobre primeiros socorros foram desenvolvidas e analisadas. A principal vantagem observada foi a diminuição no consumo de dados móveis, validando a eficácia da Play Feature Delivery em comparação com aplicacões convencionais.
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    Construção de pipelines de dados sobre obras públicas em Pernambuco: abordagem prática com o Apache Airflow
    (2023-09-21) Silva, Henrique César José da; Albuquerque Júnior, Gabriel Alves de; http://lattes.cnpq.br/1399502815770584
    Este estudo apresenta uma abordagem prática para a construção de pipelines de dados voltados à coleta, transformação e armazenamento de informações relacionadas a obras públicas no estado de Pernambuco. O objetivo central é desenvolver fluxos de trabalho eficientes e automatizados para a extração de dados a partir de portais de transparência públicos, e a subsequente consolidação dessas informações. Com base em tecnologias de Engenharia de Dados, o framework Apache Airflow foi selecionado para a orquestração dos processos, permitindo o agendamento e monitoramento dos fluxos de trabalho.
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    Uso de Machine Learn para classificação de lançamentos financeiro: estudo comparativo entre modelo AutoML e Redes MLP
    (2022-10-10) Silva, Vinicius Mateus Mendonça da; Monteiro, Cleviton Vinicius Fonsêca; http://lattes.cnpq.br/9362573782715504; http://lattes.cnpq.br/6180002649065928
    O estudo desse trabalho visa auxiliar as empresas na sua gestão financeira gerando modelos baseados em Machine Learning para classificação de lançamentos financeiros. Com auxilio de bibliotecas desenvolvidas na linguagem Python, foi possível realizar o treinamento de modelos de AutoML e Redes Neurais Multilayer Perceptron responsáveis pela classificação dos dados. Com resultados acima de 85% nas métricas de Accuracy, Recall, F-measure e Precision para ambos os modelos, a utilização dos mesmo trás a possibilidade de uma melhor gestão dos lançamento financeiro com menos esforço.
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    An implementation of a mathematical-computational method for the detection and treatment of financial outliers in higher education
    (2023-09-06) Freitas, Nathan Cavalcante; Gouveia, Roberta Macêdo Marques; http://lattes.cnpq.br/2024317361355224; http://lattes.cnpq.br/1613649528791400
    O Censo da Educação Superior ocorre anualmente, coletando dados de Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. Diferentes fatores podem levar a anomalias ou outliers em alguns destes dados coletados. Este trabalho propõe um método matemático-computacional para detectar e tratar valores financeiros atípicos das IES. Para tanto, adota-se as análises univariadas e bivariadas dos dados. Foram analisados dados de despesas e receitas das IES do Censo de 2016 a 2019. Esta análise revelou que 204 de 2.224 IES, aproximadamente 10%, reportaram algum dado atípico.
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    Geração de indicadores de desempenho de negócio utilizando o Data Warehouse de uma grande rede de varejo
    (2023-05-04) Tavares, Luís Felipe do Carmo Costa; Gouveia, Roberta Macêdo Marques; http://lattes.cnpq.br/2024317361355224
    A utilização de Key Performance Indicators (KPIs) é fundamental para as empresas, pois permite avaliar o desempenho e o resultado dos processos, facilitar as tomadas de decisão, identificar padrões de performance de setores, reduzir custos desnecessários e aumentar a eficiência operacional. Contudo, é importante levar em consideração que o cálculo dos KPIs se torna mais complexo devido ao crescimento da empresa e à chegada de novas demandas. Este projeto foi implementado em uma grande rede de varejo, que precisou reformular a forma de calcular seus KPIs devido ao surgimento de novas filiais e ao aumento de colaboradores. Para melhorar a performance, a centralização dos cálculos foi realizada por meio de um modelo de Data Warehouse (com Data Lakes), onde assim os cálculos com as mudanças estão sendo realizados em um único banco em vez de em cada banco das filiais individualmente e posteriormente sendo centralizado. Durante a implementação do projeto, foram enfrentados diversos desafios como a validação do resultado de cada indicador, a criação de novas funcionalidades (como o cálculo de acumulados) e a necessidade de criar uma procedure específica para cada métrica e indicador.
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    Desenvolvimento de uma plataforma de compartilhamento e análise de Dados com ênfase em LGPD
    (2023-04-27) Monteiro, Heitor Augusto Gomes; Medeiros, Victor Wanderley Costa de; http://lattes.cnpq.br/7159595141911505
    O desenvolvimento tecnológico destacou a importância dos dados como um ativo estratégico na administração pública e a necessidade de os governos desenvolverem estruturas de governança de dados e mecanismos de entrega relacionados à infraestrutura e padrões de dados. Compartilhar informações é útil para o planejamento estratégico. Melhorar a previsão e a resposta às necessidades do usuário e fornecer melhores serviços e políticas públicas. No entanto, no setor público, muitas vezes você pode encontrar muitas informações contidas em vários bancos de dados. Requer desenvolvimento empresarial e soluções de troca de dados acessíveis. O uso adequado da tecnologia da informação e comunicação (TIC) pode reduzir ineficiências nos processos governamentais, permitir o compartilhamento de arquivos e dados entre órgãos governamentais, eliminar erros e reduzir o tempo necessário para as transações. No entanto, o compartilhamento de dados entre órgãos governamentais muitas vezes não é padronizado, resultando em dificuldades na adoção de diferentes processos, falta de conhecimento holístico dos dados corporativos, indicadores de consumo insuficientes e falta de mecanismos de feedback do usuário. Neste trabalho, será apresentada minha atuação como desenvolvedor da Fábrica de Negócio para a resolução de um problema de compartilhamento de dados no setor público, mais especificamente, na construção de um portal que opera como um orquestrador dos serviços presentes na solução, que hoje é utilizada por órgãos do estado no seu ambiente de produção.
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    Desenvolvimento de um plug-in para a replicação de dados entre os sistemas NetBox e ServiceNow CMDB
    (2023-05-03) Silva Júnior, Manassés Júlio da; Gouveia, Roberta Macêdo Marques; http://lattes.cnpq.br/2024317361355224
    Este trabalho apresenta um novo plugin desenvolvido para integrar o software de configuração de rede de código aberto NetBox com o ServiceNow CMDB. Esse plugin estende a funcionalidade do NetBox, permitindo que os usuários enviem dados do NetBox para a Application programming interface (API) do ServiceNow. O NetBox é um software open-source de configuração de rede que oferece uma modelagem e documentação de redes moderna. O projeto é desenvolvido publicamente no GitHub e também age como um repositório centralizado para informações de infraestrutura de rede, incluindo inventário de dispositivos, gerenciamento de endereços IP, gerenciamento de cabos e gerenciamento de energia. Por outro lado, o ServiceNow CMDB é um repositório central que contém informações sobre os ativos e itens de configuração na infraestrutura de TI de uma organização. A integração entre essas plataformas é feita por meio da criação de plugins que ampliam a funcionalidade do NetBox, permitindo que ele trabalhe em conjunto com o ServiceNow CMDB. O projeto usa Python como a linguagem de programação principal, o framework web Django e o Docker para criar o ambiente de desenvolvimento. Em geral, esse projeto fornece uma ferramenta poderosa e flexível para que administradores e operadores de rede gerenciem sua infraestrutura de rede. A arquitetura do plugin segue a arquitetura Django MTV (Model-Template-View), em que o Model representa os dados e o esquema do banco de dados, o View lida com solicitações e respostas e o Template gera a saída HTML. A principal funcionalidade do projeto é a replicação automática das modificações Create, Read, Update, Delete (CRUD) em objetos selecionados do NetBox para o ServiceNow CMDB, feita por meio da API do ServiceNow. Esse recurso de replicação automática usa Webhooks para monitorar modificações de objetos, e o plugin lida automaticamente com a criação e exclusão deles. Webhook é um sinal enviado para um domínio de servidor especificado sempre que um evento especificado é acionado (Bai, 2022). Outros recursos incluem um lote manual e simulação para replicar dados para o CMDB. A interface visual do plugin é simples e focada em suas funcionalidades.
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    Transformação digital: eliminação do uso de papel em organizações através da integração de sistemas de BPM, gestão de processos eletrônicos e gerenciamento de recursos humanos
    (2022-10-13) Barros, Gutenberg Duarte Neves de; Vilar, Guilherme; http://lattes.cnpq.br/4618755191948983; http://lattes.cnpq.br/6466753248629314
    A transformação digital nas organizações está demandando cada vez mais que soluções de software distintas sejam capazes de compartilhar e trocar informações entre si para apoiar as empresas e seus gestores na tomada de decisões e também impulsionar a diminuição de trabalhos manuais e repetitivos por parte de seus colaboradores com a automação de processos. Neste trabalho foi desenvolvido soluções de software que possibilitaram integrações de sistemas BPM, gestão de processo eletrônicos, e gerenciamento de recursos humanos para atender uma demanda específica do cliente Pitang na automação do compartilhamento de informações entre estes sistemas.
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    Construção de guidelines para tornar um e-commerce acessível para pessoas com deficiência visual
    (2022-10-10) Sá, Stefany Vasconcelos de; Monteiro, Cleviton Vinicius Fonsêca; http://lattes.cnpq.br/9362573782715504; http://lattes.cnpq.br/8325303764845484
    O surgimento do e-commerce modificou a forma como as pessoas fazem compras e como consequência disso houve um aumento significativo no número de lojas on-line. Um estudo recente publicado pela Accenture mostrou que pessoas com deficiência possuem poder aquisitivoe sentem vontade de efetuar compras e atrelado às suas limitações as lojas on-line se mostram como sendo uma ótima opção para efetuar suas compras sem ter a necessidade de sair de casa. O problema surge quando essas lojas on-line não se mostram preparadas o suficiente para suprir as necessidades das pessoas com deficiências, especificamente deficiência visual, e como resultado desse despreparo ocorre a marginalização desse público-alvo, fato que fere os direitos básicos desses indivíduos. Utilizando os conhecimentos adquiridos por meio de um estudo focado sobre diretrizes Web Content Acessibility Guidelines (WCAG) e padrões de acessibilidade na internet foi possível fazer a construção de alguns artefatos que serviram como guias para tomadas de decisões e padrões de implementações. Neste guideline estão presentes técnicas de desenvolvimento de software e design inclusivo.
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    Liferay Portal Upgrade: definição de um processo eficiente para upgrade de clientes em versões legadas
    (2022-10-11) Ferreira, Nícolas Moura do Canto; Medeiros, Victor Wanderley Costa de; http://lattes.cnpq.br/7159595141911505
    A Liferay propõe que o setor de engenharia intervenha no processo de migração do Liferay Portal, das versões mais antigas para a mais atual disponível no mercado. Processo anteriormente feito pelo departamento de consultoria, o upgrade é um trabalho que demanda tempo da equipe e acaba sendo repassado em valores altos para os clientes que optam por permanecer em versões desatualizadas. Para atingir suas metas, o time faz uso de tecnologias internas do produto Liferay Portal DXP com arquitetura separada em três camadas de User Interface: core, serviços e opcional. Elas consistem em aplicações DXP web para adicionar portais, sites, páginas, widgets e conteúdos para os diversos produtos. Além de trabalhar com scripts de upgrade de versões para tabelas nos bancos de dados dos clientes e fazer automações para esse processo na ferramenta interna de formatação de código da empresa. A engenharia apresenta assim uma nova proposta para processos de upgrades de clientes visando agilizar o trabalho do time de consultoria. Além de contribuir com documentação interna e automação para migrações futuras. Este trabalho visa discorrer sobre os eventos que circundam este projeto desde sua concepção, à organização do fluxo de trabalho, além da influência da graduação em sistemas de informação pela UFRPE no atual mercado de trabalho.