TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2890
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Item Educação, espiritualidade e trabalho docente(2020) Pedroza, Andréa Cristina Costa; Santos, Zélia Maria Melo de Lima; Mendonça, Fernanda Ciandrini de; http://lattes.cnpq.br/5220873463961440; http://lattes.cnpq.br/0843730278060839; http://lattes.cnpq.br/0061114156037733O artigo tem como objetivo analisar a importância da espiritualidade no processo de constituição do indivíduo e no desenvolvimento integral de educandos durante os métodos de interação educacional, perpassando a atuação e formação docente. A espiritualidade no contexto educacional tem sido uma discussão recorrente seja por essa vertente ou agregada a outras temáticas, vinculadas às concepções de direitos humanos, cidadania, altruísmo e na própria concepção do ato educativo. O estímulo pelas atitudes e compreensão das diversidades das representações sociais presentes na educação e no espaço escolar são condições facilitadoras e integrativas para a incorporação de uma cultura de paz, fomentando hábitos, culturas e padrões relevantes à saúde, ao desenvolvimento psicossocial, psíquico e ético, corroborando para a construção da cidadania, contribuindo na dialogicidade e protagonismo de todos os envolvidos como educandos, corpo docente e a própria sociedade, oportunizando assim a reelaboração de conhecimentos, aprendizagens e vivências que geram valores positivos, ampliam referenciais de mundo com alteridade no respeito à diversidade e das condições e limites como sujeitos ativos. A metodologia escolhida foi a qualitativa do tipo exploratório-descritiva, optando-se pelo estudo bibliográfico como estratégia metodológica no período de 2015 a 2019. Os resultados obtidos sinalizam, um contexto marcado por discussões paralelas e intermediárias ao assunto sem aprofundamento específico que contemple de forma significativa a questão da espiritualidade, inclusive no currículo formativo de cursos de Graduação em Pedagogia, nas Licenciaturas e nos Cursos de Pós-Graduação na área de Educação, mostrando que poucos são aqueles que ofertam disciplinas sobre a temática.
