TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2890
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Item Contribuições do método aba para o desenvolvimento cognitivo e pedagógico da criança com autismo(2021) Silva, Laysa Sinara Torres da; Cavalcanti, Jacqueline Santos Silva; Guilherme, Betânia Cristina; http://lattes.cnpq.br/3131730022364100; http://lattes.cnpq.br/9841407418433772; http://lattes.cnpq.br/2334872072452722O Transtorno do Espectro Autista, o TEA, é um transtorno de neurodesenvolvimento. Sujeitos que são acometidos por este transtorno não desenvolvem algumas funções neurológicas como deveriam. Caracterizado por sintomas nas áreas de comunicação social e de interesses restritos e estereotipados. Crianças com TEA apresentam prejuízos em diversas fases do desenvolvimento, e esses sintomas aparecem quando as mesmas ainda são pequenas, por volta dos dois anos de idade. O ponto chave para reduzir os sintomas e melhorar o desenvolvimento destas crianças está na Intervenção Precoce, pois o quanto antes começarmos a estimulação adequada, haverá mais possibilidades de ensinar novos repertórios e diminuir os sintomas do Autismo. O objetivo desta pesquisa consiste na compreensão sobre o que é autismo e sobre como a inclusão, feita de maneira correta, alinhada à intervenção precoce através da terapia ABA podem ajudar de forma significante o desenvolvimento da criança com TEA. Esta pesquisa de caráter qualitativa e preocupa-se com os aspectos da realidade, permitindo reunir dados relevantes sobre o objeto de estudo, abordando a importância de uma conscientização a respeito da inclusão social e educação inclusiva e especial, se faz necessário pensar em formas de objetificar e efetivar a educação de forma realista para que todos os sujeitos tenham oportunidades de aprendizado de forma igualitária. Atrelados, a Intervenção Precoce, a terapia ABA e a efetivação de uma educação inclusiva, juntos podem promover estímulos positivos tanto no desenvolvimento social, como pedagógico para esse público-alvo. O objetivo desta pesquisa é possibilitar a compreensão da comunidade educacional, de forma profunda, o que é o Transtorno do Espectro do Autismo com a finalidade de esclarecer sinais e como incluir estes sujeitos de forma efetiva e caminhos para se trabalhar com os mesmos.Item Docência e ambientes virtuais de aprendizagem em tempos de pandemia(2021) Santos, Naylis Carla Nogueira dos; Sales, Júlia Victória Batista de; Cavalcanti, Jacqueline Santos Silva; http://lattes.cnpq.br/9841407418433772; http://lattes.cnpq.br/6291572477236630; http://lattes.cnpq.br/9938825980968174É preciso reconhecer a importância dos desafios encontrados por docentes na luta para uma educação mais significativa durante a situação pandêmica, que tem como urgência repensar as medidas conceptivas, mas extensas na prática pedagógica, neste sentido esta pesquisa está voltada a acompanhar e compreender as práticas em ambientes virtuais, que precisaram ser adaptadas a partir das necessidades dos métodos de ensino no contexto da pandemia COVID-19. Tendo como objetivo avaliar a percepção dos professores do ensino médio quanto às adaptações ao ensino remoto emergencial através de seus relatos de experiências, com suas práticas e métodos utilizados em modalidade remota no momento de isolamento social (compreendendo o último semestre de 2020 e primeiro semestre de 2021). A pesquisa foi realizada no Estado de Pernambuco, do ponto de vista da problematização da pesquisa em tela, priorizando adotar a abordagem qualitativa. Os docentes das escolas públicas estaduais e também da rede privada que ministram aulas no Nível Médio foram os elementos componentes dessa pesquisa educacional. Para tal, como modalidade utilizou-se pesquisa bibliográfica que explora e analisa a qualidade da educação. A medida da situação enfrentada encontra-se em uma linha entre preservação da vida, necessidades sociais e a valorização de profissionais na atualidade, visando o desenvolvimento de soluções tendo em consideração todas as dificuldades encontradas e olhando para realidade educacional na busca do entender os valores, limites e fragilidades para compreensão de novos tempos que todo o mundo e cenário educacional vêm enfrentando.Item O uso de tecnologias digitais nas redes de ensino na cidade de Pesqueira Pernambuco(2022-01-20) Santos, Luana Lara Silva dos; Juvencio, Thalya Ewelline Alves; Cavalcanti, Jacqueline Santos Silva; http://lattes.cnpq.br/9841407418433772O ensino remoto tornou-se uma realidade em todo o mundo durante a pandemia do Covid-19. Essa situação aconteceu de forma compulsória, haja vista não haver outra alternativa educativa, ao passo que muitos desafios foram perpetrados devido a esse evento nas escolas. Diante dessa realidade, este estudo objetivou identificar o uso das tecnologias na educação durante o período de pandemia da covid-19, nos anos de 2020 e 2021 nas Redes de Ensino no município de Pesqueira, Pernambuco. A metodologia utilizada foi um questionário estruturado com 20 perguntas enviado digitalmente a GRE - Sertão do Moxotó Ipanema - Arcoverde, para ser repassado aos professores que se encaixavam no perfil do trabalho. No entanto, como a GRE não deu uma resposta ao tempo cabível, os questionários foram enviados aos professores através do aplicativo WhatsApp. O perfil desejado foi de professores vinculados na rede pública e privada do município, atuando no ensino fundamental I e II durante o período da pandemia. Diante disso, verificou-se que o uso das tecnologias são elementos unificadores no processo de conhecimento, como ferramenta de apoio para discentes e docentes, ampliando os horizontes dos mesmos no processo de ensino aprendizagem. O que impõe a constatação que diante os desafios vividos durante o período de isolamento, a implementação das plataformas digitais no âmbito educacional fortaleceu o aprendizado nos mais diversos fins, proporcionando a continuidade dos conteúdos educacionais no período de ensino remoto emergencial. Conclui-se, pois, que a experiência educativa trazida pela pandemia da Covid-19 referente ao ensino remoto permitiu que inovações pudessem ter sido implementadas na educação, no entanto, reside a necessidade de capacitação dos discentes e docentes na aplicação e uso das tecnologias da educação.Item Processo educacional Xukuru do Ororubá: a relação com a natureza num contexto das ciências naturais e suas tecnologias(2021) Oliveira, Marciene Olegário da Silva; Cavalcanti, Jacqueline Santos Silva; http://lattes.cnpq.br/9841407418433772O povo indígena Xukuru do Ororubá tem um processo de luta constante para assegurar seus direitos e preparação das novas gerações, tendo a educação específica e diferenciada, garantida por direitos constitucionais, enquanto instrumento de resistência ao modelo colonial opressor, historicamente implantado no território. Deste modo, o trabalho buscou destacar aspectos sobre a educação específica e diferenciada, como a natureza se relaciona com o processo de ensino e aprendizagem, tornando-se evidente que a educação Xukuru está interligada com a luta pela terra livre, trazendo ideologias próprias na pessoa do cacique Xikão e outros guerreiros e guerreiras detentores dos saberes tradicionais. As lutas pela garantia de direitos fazem parte das nuances da educação Xukuru, assim como os ideais de cuidar da terra e viver pela terra, defendidos pelo grande líder Xikão e intensamente aderidos pelo povo, compondo uma pedagogia própria que é pensada coletivamente. Além das ações específicas que evidenciam a pedagogia Xukuru e a forte relação com a natureza que é sagrada, a pesquisa objetivou ressaltar a relevância das ciências naturais e suas tecnologias para o ensino aprendizagem dos indígenas Xukuru, uma vez que os conhecimentos sobre a mãe terra e os princípios do bem viver abrangem uma vasta possibilidade de ações interdisciplinares, envolvendo o contexto das ciências naturais dentro do processo específico educacional. De maneira geral, a pesquisa etnometodológica ressalta o compromisso que a educação Xukuru assume em formar guerreiros e guerreiras, indivíduos críticos e pensantes, conhecedores dos seus direitos e deveres, protetores da mãe terra e mais atentos às causas ambientais, pensando em um futuro que garanta a conexão com o sagrado, tão importante para o povo Xukuru. Tendo neste sentido, influência benéfica da natureza, tanto no processo educacional Xukuru como para o indivíduo, seja na sociedade indígena ou não indígena.
