TCC - Bacharelado em Administração (Sede)
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Item Contextualizando motivação e liderança: uma revisão bibliográfica(2022-05-24) Mendonça, Yasminne Lays Lima de; Pinho, Marco Aurélio Benevides de; http://lattes.cnpq.br/2714666465429956Com o impacto da Revolução Industrial, da velocidade da globalização e da tecnologia, as organizações se encontraram num cenário de constantes mudanças e estão cada vez mais competitivas no mundo contemporâneo. Após conseguir um grupo motivado, o líder terá um novo desafio, que é contribuir para manter esse pessoal motivado. O líder é primordial para aperfeiçoar o relacionado entre as pessoas e imagens positivas nas atividades empresariais. Um líder desmotivado jamais terá uma equipe motivada, pois ele é o exemplo pessoal nas atitudes e no dia a dia, contagiando seus seguidores, passando uma imagem real com naturalidade, fazendo a equipe adquirir confiança e motivação (ROCHA, 2014). O trabalho justifica-se na constante transformação que existe no mercado de trabalho e por consequência a forma de se trabalhar com pessoas tende a ser cada vez mais humanizada, para que assim se chegue a um trabalho eficaz. Este estudo busca identificar, teoricamente, até que ponto as ações de liderança organizacional influenciam na motivação da equipe, de modo a garantir o alcance dos objetivos organizacionais de forma eficaz. Assim, busca responder à seguinte pergunta de pesquisa: Como as ações da liderança influenciam a motivação da equipe para atingir os objetivos organizacionais. a metodologia se refere ao estudo dos métodos de investigação do conhecimento. Então, os métodos tornam claros os procedimentos lógicos adotados para o processo de investigação científica e a revisão de literatura. Na análise de resultados foi possível verificar que o líder tanto é capaz de influenciar positiva ou negativamente o comportamento de seus liderados. Concluiu-se que o papel do líder é de extrema importância, pois quando ele motiva seus subordinados, os têm como companheiros fieis e desta forma há um melhor desempenho da organização.Item Contratos e compras na administração pública: um estudo sobre os processos e seus entraves na gestão de um laboratório da rede estadual de saúde de Pernambuco(2022-10-10) Santos Neto, Rivaldo Lins dos; Pinho, Marco Aurélio Benevides de; http://lattes.cnpq.br/2714666465429956; http://lattes.cnpq.br/7034059056725678Compras públicas são necessárias ao desenvolvimento das atividades finalísticas dos órgãos públicos. Tais compras são, geralmente, efetuadas através de processos licitatórios, que compreendem um princípio constitucional e obrigatório para a administração pública, que precede as contratações administrativas. O objetivo deste estudo foi identificar as principais formas de compra e contratações praticadas na gestão de um laboratório da rede estadual de saúde de Pernambuco e constatar os problemas que podem ocorrer neste processo e suas consequências para a prestação de serviço de qualidade. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com objetivos nitidamente descritivos e explicativos e com procedimentos que a caracterizam como um estudo de caso. A obtenção dos dados se deu pela aplicação de questionários estruturados a gestores da unidade analisada, os quais foram confrontados com informações obtidas através de registros de compras e contratações do órgão. Foram identificadas como mais comuns as práticas de compras diretas e pregões eletrônicos como modalidades de aquisição de bens de consumo e serviços do laboratório estudado. Gestores relataram desatualização das tabelas de preços e consequentes excessos de burocracia e morosidade como principais entraves dos processos de aquisições e contratações da unidade. Registros do sistema de comunicação e monitoramento do laboratório, referentes à quantidade de processos gerados no período analisado e tempo médio de tramitação ratificaram o que foi relatado pelos gestores. Portanto, infere-se que uma atualização da tabela de preços dos insumos e serviços de utilização comum, para valores equivalentes aos do mercado atual, poderia ser uma alternativa à dissolução dos entraves relatados.Item Estudo da percepção do home office pelos funcionários de uma fundação de apoio a uma instituição federal(2023-05-02) Souza, Erica Amancio de; Pinho, Marco Aurélio Benevides de; http://lattes.cnpq.br/2714666465429956No período pandêmico por conta do Coronavírus, as empresas tiveram que rever seu modelo de trabalho e gestão, migrando dessa forma para o home office e adotando outras práticas de gerenciamento. Porém, passado mais de um ano do início da pandemia, algumas empresas foram retomando às atividades presenciais, como no período prépandemia. Diante disso, a presente pesquisa objetivou a descrever a percepção da experiência do formato home office para os funcionários de uma fundação de apoio a uma instituição federal de ensino superior. Para tanto, como procedimentos metodológicos, optou-se por um estudo de caso, com pesquisa qualitativa e aplicação de questionários. Dentre os principais resultados, foram apontados pelos funcionários que o home Office traz vantagens como o aumento de produtividade, redução de deslocamento entre casa e trabalho, melhor equilíbrio entre as atividades domésticas e familiares e as responsabilidades ligadas ao trabalho, flexibilidade no horário de trabalho. Os resultados obtidos trouxeram, em quase sua totalidade, impressões muito positivas dos entrevistados, que nunca experimentaram o home office antes da pandemia.Item Heurísticas na tomada de decisão em empresas familiares: uma revisão de literatura(2022-10-07) Lima, Daniele Euzebio de; Pinho, Marco Aurélio Benevides de; http://lattes.cnpq.br/2714666465429956O presente trabalho tem por objetivo geral identificar a presença de heurísticas e vieses cognitivos na tomada de decisão em empresas familiares a partir de uma revisão sistemática de literatura, pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, natureza básica e abordagem qualitativa, onde analisou-se a produção científica nacional no período compreendido entre os anos de 2011 e 2021. Foram selecionados nas bases de dados 26 estudos direcionados às temáticas relativas às empresas familiares, 19 estudos versando sobre heurísticas e vieses em decisões organizacionais e apenas 01 estudo relacionando as duas temáticas. Os resultados encontrados possibilitaram responder à seguinte pergunta de pesquisa: como as heurísticas e vieses cognitivos podem afetar as decisões em empresas familiares? A pesquisa evidenciou a presença das heurísticas da representatividade, disponibilidade e ancoragem na tomada de decisão em uma empresa familiar situada no Nordeste brasileiro, impactando na construção de cenários e no planejamento estratégico. Foi possível ainda, identificar uma escassez de estudos direcionados ao processo decisório e seus elementos menos racionais em empresas familiares, como as heurísticas e vieses cognitivos, sugerindo-se como tema de pesquisas futuras visando à qualidade das decisões e a melhoria dos resultados organizacionais.Item Mapeamento de processos no setor de guias e autorizações de urgência: uma aplicação no ambiente hospitalar(2022-10-07) Holanda, Gerdson Diego; Pinho, Marco Aurélio Benevides de; http://lattes.cnpq.br/2714666465429956Tendo em vista o contexto econômico e social no que diz respeito à área de saúde em nosso país, a gestão de processos se constitui em eixo importante na busca da melhoria contínua na administração hospitalar. Logo, é essencial abordar a emergente tendência de inovação que as novas práticas, metodologias e tecnologias globais aplicadas às organizações hospitalares, levando-as a um novo patamar de gestão. A pesquisa busca implementar o mapeamento de processos no setor de guias e autorizações em hospital privado, no município de Recife/PE. No que concerne à metodologia, quanto ao tipo de pesquisa, utilizou-se do método descritivo e exploratório, e quanto à forma de abordagem, definiu-se como uma pesquisa qualitativa e estudo de caso. Utilizou-se como procedimentos a observação in loco, a análise documental e a entrevista não estruturada para mapear os processos de autorizações de urgência, identificar gargalos e propor soluções e estratégias de melhoria a fim de otimizar os processos já existentes. De acordo com os resultados obtidos, apesar da automação, ainda há um longo tempo de espera por setor, além do problema com a falta de um mapa que auxiliaria na tomada de decisão. Dessa forma, é possível concluir que, mesmo sendo eficiente, ainda é necessário realizar ajustes que tornarão os processos e encaminhamentos mais rápidos.
