TCC - Bacharelado em Ciência da Computação (Sede)
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Item A Diagnoses Instrument for Software Engineers’ Soft Skills(2019) Bastos, Thiago Alves; Sampaio, Suzana Cândido de Barros; http://lattes.cnpq.br/0066131495297081; http://lattes.cnpq.br/9312633017399857O uso de Metodologias Ágeis em meio aos Projetos de Desenvolvimento de Software têm crescido nos últimos anos. Essas metodologias tem um conjunto de valores e princípios que são centrado nas pessoas, aumentando a importância dos fatores humanos para o sucesso dos projetos que utilizam Metodologias Ágeis. Entretanto, esses fatores nem sempre são completamente entendidos pelos profissionais que trabalham dentro de times ágeis. Essa realidade levou ao surgimento de um ”gap” entre o que as empresas esperam dos Engenheiros de Software e o que eles realmente têm, em termos de Soft Skills, especialmente em seus primeiros empregos. Por isso, baseado em uma Revisão da Literatura e na opinião dos Engenheiros de Software que trabalham em times ágeis dentro do Porto Digital de Recife, esse trabalho desenvolveu um MVP de um instrumento capaz de fazer uma auto avaliação das 8Soft Skills mais importantes para um Engenheiro de Software que trabalha em um ambiente Ágil. Elevando a atenção para a relevância das Soft Skills para carreira de um Engenheiro de Software,destacando quais são as Soft Skills mais importantes para eles e também reduzindo o ”gap” existente no mercado de TI. Além disso, durante esse estudo foi criado um Catálogo de Soft Skills contendo os seus sinôimos e suas definições encontradas na Literatura. Por fim, pode-se perceber que as Soft Skills são muito importantes para os Engenheiros de Software, sendo Liderança e Negociação as menos relevantes e Comunicação a mais relevante, e o MVP do instrumento desenvolvido se mostrou de extrema relevância, principalmente para engenheiros de Software no começo da carreira. Além disso, também foi possível perceber que não existem atividades suficientes dentro das empresas para melhorar as Soft Skills dos Engenheiros de Softwaer e as atividades existentes não estão alinhadas com as expectativas deles.Item Como definir a estratégia de um laboratório de inovação no setor público? Um estudo de caso da iniciativa de inovação do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco(2021-12-03) Agostinho, Matheus Cavalcanti; Santos, George Augusto Valença; http://lattes.cnpq.br/8525564952779211; http://lattes.cnpq.br/7317129861491898Nesta última década, os laboratórios de inovação têm se tornado cada vez mais freqüentes e importantes para alavancar a inovação no setor público brasileiro, em todas as esferas e áreas de atuação. No entanto, apenas recentemente e ainda superficialmente surgem relatos na literatura e em relatórios técnicos desenvolvidos pelos órgãos públicos sobre como estes laboratórios são estruturados. Para entender sobre a estratégia de inovação de um laboratório de governo, como reflexo da gestão da inovação, conduzimos um estudo de caso no Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, que adota um modelo de inovação aberta para resolver seus desafios e alavancar a instituição, fortalecendo a imagem dos órgãos de controle externo perante a opinião pública. A partir do acompanhamento e participação na estruturação do seu laboratório de inovação, o Prisma Lab., pudemos olhar para diversas outras iniciativas pelo Brasil, fazendo um benchmarking destes laboratórios, e nos inspirar no que tem sido adotado em relação às metodologias adotadas para seus projetos, ao método de inovação (topdown ou bottomup), à natureza colaborativa, e assim, chegar a uma ideia inicial da vocação do laboratório, através de questionários e oficinas realizadas com servidores do TCE-PE, apresentando-lhes tudo que foi levantado durante a pesquisa. Espera-se que o conhecimento gerado neste trabalho possa inspirar futuras iniciativas de inovação no setor público brasileiro, contribuindo para sairmos de um cenário de escassez de relatos mais detalhados, e auxiliar nos estudos sobre o movimento de inovação em governo.Item Gerenciamento de custo e desempenho de composição de serviços(2019) Oliveira, Inês Alves Lima de; Medeiros, Robson Wagner Albuquerque de; http://lattes.cnpq.br/3169193612606500; http://lattes.cnpq.br/8406459471271857Estudar e analisar atributos de qualidade é cada dia mais importante para quem está numa constante busca pela satisfação dos clientes e uma contínua evolução dos produtos e serviços oferecidos. Custo e Desempenho são atributos de qualidades importantes para qualquer aplicação e quando se trata de serviços web, ou melhor, da composição desses serviços também, pois, a partir do planejamento das escolhas dos serviços é que se pode encontrar o melhor para a composição, no caso do presente trabalho ter um baixo custo e baixo tempo de resposta (desempenho). Este trabalho tem como objetivo propôr uma maneira de gerenciar custo financeiro e desempenho através de técnicas que são usadas, no ciclo de vida da composição, mais precisamente na fase de planejamento, para isso foi analisada as técnicas relativas ao gerenciamento da composição e adaptado um algoritmo que calcula custo financeiro e desempenho.Após esse cálculo, é possível saber qual melhor serviço para ser usado na composição de acordo com os atributos escolhidos, facilitando assim o gerenciamento de atributos numa composição de Serviços.Item Liderança servidora e segurança psicológica como antecedentes do desempenho em equipes ágeis(2025-03-12) Oliveira, Gabriel Albuquerque de; Sampaio, Suzana Cândido de Barros; http://lattes.cnpq.br/0066131495297081; http://lattes.cnpq.br/5152090539457953Considerando que os estilos de liderança influenciam diretamente o sucesso das equipes, desafios relacionados à liderança continuam sendo um fator crítico para o fracasso de projetos ágeis. A liderança servidora é um estilo de liderança promissor e eficaz na promoção da segurança psicológica, onde este estudo investiga a relação dessa liderança no desempenho das equipes. Com base em uma revisão exploratória da literatura e dados coletados de 47 profissionais que atuam em equipes ágeis em Recife, Brasil. Os resultados sugerem que a liderança servidora pode fortalecer a confiança e a colaboração, contribuindo para a segurança psicológica e, potencialmente, para o melhor desempenho das equipes. Esses resultados reforçam a relevância da liderança servidora no contexto de equipes ágeis.
