TCC - Engenharia Agrícola e Ambiental (Sede)
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Item Prospecção tecnológica de tecnologias embarcadas em máquinas agrícolas(2024-02-29) Silva, Brenda Rodrigues Albuquerque da; Sousa, Emanoel Di Tarso dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3682039140895268; http://lattes.cnpq.br/1815470520417991As máquinas agrícolas vêm desempenhando um papel de grande importância nos dias atuais principalmente na agricultura, quando se tem uma preocupação global quanto à segurança alimentar. A tecnologia vem sendo uma grande aliada para manter e otimizar a produção. A prospecção tecnológica das tecnologias incorporadas em máquinas agrícolas é essencial para acompanhar e capitalizar os avanços constantes neste domínio. Desta maneira, o objetivo geral do trabalho foi de realizar prospecção tecnológica de tecnologias embarcadas em máquinas agrícolas, e a partir disso ver o panorama do Brasil e do mundo para entender o caminho que o mercado está apontando. Através da plataforma de busca avançada da Organização Mundial de Propriedade Intelectual, se utilizando do Código de Internacional de Patentes (CIP) e de palavras chaves referente a tecnologia e máquinas agrícolas constatou-se as empresas, países e quais os CIP que mais se destacaram no depósito de patentes do ano de 2015 a 2023. Através da prospecção tecnológica observou-se que a China lidera o ranking dos países que mais depositaram patentes no período analisado, assim como a Deere & Company foi a empresa que mais se destacou. Em relação ao Código Internacional de Patentes, a seção em que mais se obteve depósitos foi a seção A, na subclasse A01C, a qual se refere a atividades de plantio, semeadura e fertilizantes. Desta maneira, vale ressaltar que do ano de 2015 a 2023 houve uma redução de aproximadamente 27% no registro de patentes, e esse cenário pode-se remeter ao momento pandêmico vivido justamente no referido período. A tendência mercadológica observada é o destaque da tecnologia e conectividade atrelada ao campo, principalmente referente ao aprendizado de máquinas e telemetria.Item Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório(2022) Batista, Emmanuel Leon Lauriano; Oliveira, Veronildo Souza de; http://lattes.cnpq.br/2304011890078236Item Programa de estágio supervisionado Job Rotation desenvolvido em agroindústria do setor sucroalcooleiro da Zona da Mata Norte de Pernambuco(2020) Silva, Karla Emmanuelle da; Montenegro, Abelardo Antônio de Assunção; http://lattes.cnpq.br/7947714302950574; http://lattes.cnpq.br/6472191683079652Item Atividades práticas desenvolvidas em agroindústria do setor sucroalcooleiro(2020) Silva, Kevin Christian Miranda da; Silva, Gerônimo Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/4596017290307351; http://lattes.cnpq.br/0881149538673823O relatório tem como objetivo apresentar a vivência de campo do estagiário na Usina Central Olho D’água. A usina Central Olho D’água fica localizada no município de Camutanga, Pernambuco, com uma área plantada de 20.834 hectares, gerando mais de 3.400 empregos diretos e sendo responsável por cerca de 10% da produção de cana do estado. O agronegócio e a cana-de-açúcar têm papel fundamental no crescimento econômico nacional e no PIB do país. A cana-de-açúcar tem grande representatividade no setor agrícola, pois o Brasil se encontra como o segundo maior produtor mundial de açúcar e o primeiro maior exportador. Com o objetivo obter maior produtividade, a Cana-de-açúcar pode ser irrigada através de técnicas como aspersão e irrigação localizada. Outro fator que deve ser levado em consideração para um bom rendimento da cultura é um manejo adequado do solo, visando o desenvolvimento do sistema radicular da planta e também o planejamento do plantio, considerando a variedade da cana, solo, relevo e, principalmente, a época do plantio. A fim de minimizar as perdas da qualidade do produto final, é imprescindível que haja uma sincronização entre as etapas desde a queima para colheita, até o transporte para a indústria. Durante o estágio foram acompanhadas atividades de preparo do solo, plantio, tratos culturais, colheita, transporte da cana, manutenção de máquinas e experimentação agrícola. A vivência de campo serviu não apenas para a formação profissional do estagiário, mostrando os diversos ambientes de atuação do engenheiro agrícola e ambiental no setor canavieiro, mas também para colocar em prática o que foi ensinado na teoria. Assim como também contribuiu para o desenvolvimento e crescimento pessoal durante a rotina na empresa e na gestão de pessoas.
