v. 1, n. 1, 1985 (Série Ciências Humanas)

URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/229

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A aprendizagem do processo como uma técnica de registro da informação viva em pesquisa de artesanato
    (1985) Cavalcanti, Zaida Maria Costa
    Projeto Tamandaré run by some of the professors end sludentes of the Department of Human Science of Universidade Federal Rural de Pernambuco, in a fishermen community. had among its purposes to incorage the use of alternative procedures for data colecting and registring. This paper reports one of such alternative procedures and the results obtained trough its use.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A festa dos caboclos de Urubá: nota etnográfica
    (1985) Araújo, Waldenir Caldeira de Jesus Coelho de
    A presente nota etnográfica descreve a observação da .festa em homenagem a Nossa Senhora das Montanhas, realizada anualmente na noite de 23 de junho, na vila de Cimbres, situada na serra do Ororubá. município de Pesqueira, cerca de 240 km do Recife, Pernambuco. A festa integra às características comuns do catolicismo popular nordestino, traços da cultura dos xucurus e paratlós, grupos indígenas dos quais procede grande parte da população local — os caboclos da serra do Ororubá
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Temas agrícolas na legitimação das organizações
    (1985) Halliday, Tereza
    Estuda as mensagens escritas de organizações como processo de construção simbólica da realidade, através do qual criam-se imagens que as legitimam junto a seus públicos. Destaca duas imagens mais comumente usadas nos esforços de legitimação simbólica: a utilidade e a compatibilidade. A seguir apresenta dois casos de utilização simbólica da agricultura na construção da legitimidade da empresa. Ao final discute as implicações de tal uso.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Doutor! Que faz em cordel?
    (1985) Benjamin, Roberto Emerson Câmara
    Considerações sobre a presença de poetas-não-populares entre os autores da literatura de cordel, estabelecendo uma distinção entre o que chama de poetas-doutores isto é, de portadores de folclore que realizaram estudos regulares chegando a obter título universitário, dos doutores-poetas, isto é, de pessoas de classes superiores, que dominando as técnicas da poesia popular chegam a se expressar na linguagem popular. A seguir, discute as prováveis motivações destes últimos. Ao final discute critérios possíveis para verificar a autenticidade de folhetos populares.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Considerações em torno de fases históricas de Direito Agrário Brasileiro
    (1985) Asfóra, Miriam
    Revisa-se a história do Direito Agrário Brasileiro procurando identificar as suas fases relacionando as mudanças na legislação com a evolução da sociedade brasileira. Conclui considerando que o Direito Agrário deve ser entendido como um ramo autônomo do Direito Positivo, composto de normas do Direito Público e do Direito Privado, com o objetivo de normalizar a função social da propriedade agrícola.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Algumas notas sobre o trabalho feminino no Brasil
    (1985) Asfóra, Maria de Fátima Yasbeck
    Analisa-se a evolução da participação feminina no mercado de trabalho do ponto de vista quantitativo, para depois analisar a concentração do trabalho feminino nos grupos ocupacionais onde os ganhos se situam abaixo do salário mínimo, destacando ainda a discriminação da mulher em termos de salário. Finalmente apresenta e discute aspectos psicossociais e culturais que explicam a acomodação da mulher a esta situação.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O realismo mágico em "El reino de este mundo"
    (1985) Camarotti, Marco
    Analisa-se o livro EL REINO DE ESTE MUNDO, de Alejo Carpentier, uma das obras fundamentais do realismo mágico na literatura latino-americana. O trabalho discute a magia da própria realidade latino-americana, captada como matéria documental que recebe tratamento literário, em contraposição à frieza da criação abstrata do surrealismo europeu e o compromisso de fé do criador literário com a magia preexistente a sua obra. O estudo está dividido em três partes; Realismo mágico/real maravilhoso: um pressuposto de fé; Real histórico e real maravilhoso em El Reino de Este Mundo: uma questão de ponto de Vista.