TCC - Licenciatura em Letras (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Carolina Maria de Jesus: fome, pobreza, política e racismo no livro "Quarto de Despejo"(2025-03-10) Silva, Paula Alícia Pereira da; Teixeira, Renata Pimentel; http://lattes.cnpq.br/1789141041884024Este estudo se dedica a destacar a importância, a representatividade e, ainda, discutir o esquecimento de Carolina Maria de Jesus no Brasil, tendo como foco sua obra Quarto de Despejo, publicada em 1960 e traduzida para diversos idiomas, e a refletir sobre a desvalorização da literatura feminina afro-brasileira. A partir de uma abordagem histórica e literária investiga-se o contexto da marginalização enfrentada por Carolina na favela do Canindé em São Paulo, onde trouxe à tona questões raciais, sociais, políticas e de classe que são o ponto principal da sua obra. Esta pesquisa discute os fatores que contribuíram para esse esquecimento, com destaque para o racismo estrutural e as limitações do sistema brasileiro. O estudo também destaca a importância do livro como um ato de resistência, dando voz a uma mulher subalternizada e rompendo com os padrões da literatura tradicional. Reflete – a partir de pensadoras como Adichie (2009); Lorde (1984); Martins (2007), entre outras/os - sobre a relevância contínua da obra no combate às desigualdades sociais e raciais no Brasil. Por meio desta análise, busca-se destacar a importância de Carolina Maria de Jesus na construção de uma literatura verdadeiramente plural e inclusiva no Brasil.Item O mecanismo do "jeitinho brasileiro" na figura de Cassi Jones no romance Clara dos Anjos, de Lima Barreto(2025-03-10) Silva, Wharlley Dawsley Oliveira; Teixeira, Renata Pimentel; http://lattes.cnpq.br/1789141041884024; http://lattes.cnpq.br/9845192264495307Este trabalho busca entender a configuração do “jeitinho brasileiro” na figura da personagem Cassi Jones presente na obra Clara dos Anjos (1920) de Lima Barreto, com foco na parcialidade do uso desse mecanismo na sociedade brasileira e a desmistificação do racismo velado do próprio conceito e das virulências de discursos hegemônicos. Apoiado em estudos como Jessé Souza (2018) que nortearam essa discussão; além de eventual fortuna crítica sobre a obra de Lima sobre o entendimento do jeitinho como um aspecto repetido e enraizado no caráter nacional brasileiro, trabalharemos na análise e explicitação desse mecanismo e sua utilização no cotidiano brasileiro. Traçaremos como essa configuração social é utilizada entre todas as camadas sociais do país, como é aceito ou se torna uma virulência dependendo de quem utiliza, e como configura situações de poder, além de mecanismo dissonante perante a burocracia. Ademais, identificaremos certos tipos de jeitinho apoiados nos estudos antropológicos de Lívia Barbosa (2005), Roberto DaMatta (1997), entre outros, e qual seria o tipo e jeitinho da personagem Cassi Jones e outros personagens do escritor Lima Barreto. Além de mencionar também cânones literários amplamente discutidos que se associam com os estudos do jeitinho na literatura brasileira para buscar entender o surgimento da sua configuração no panorama literário, mas também como uma instituição intrínseca, mas forjada a ferro na sociedade brasileira.Item A violência contra a mulher negra no conto “Maria”, de Conceição Evaristo(2021) Araujo, Riviane Gomes de; Paes, Iêdo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3281218394136739; http://lattes.cnpq.br/9175332250049871Item O papel da literatura na ressignificação e na reconstrução do “ser” negra(2021) Santos, Fabiola Cristina Fernandes dos; Paes, Iêdo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3281218394136739; http://lattes.cnpq.br/9376251790781300Este ensayo busca reflexionar sobre el papel de la literatura en la redefinición y reconstrucción de la autoimagen de la mujer negra, en la reconstrucción del “ser” negro en el sentido más existencial de la palabra y la construcción de un lugar de discurso para la mujer negra. En las obras: Rosa Maria Rosa de Conceição Evaristo y mulata exportan de Elisa Lucinda. Es necesario romper los estereotipos de la literatura afro femenina brasileña contemporánea, ya que existe un malestar en la representación de la figura de la mujer negra, siempre muy estereotipada, y ya hemos evidenciado la génesis de romper estos estereotipos en estas dos obras de estas escritoras fantásticas Antes, la mujer negra era sólo objeto de contemplación y aprecio, apareciendo siempre en las obras literarias, incluso desde el canon, de manera estereotipada e incluso deshumanizada por las sombras del patriarcado y el racismo. Con el surgimiento de nombres como Conceição evaristo y Elisa Lucinda percibimos una apropiación de su lugar de discurso por parte de la mujer negra, comienza a representarse a sí misma en la literatura, rompiendo estereotipos y reconstruyéndose como mujer negra, comienza a hacer eco de su voz en todo el mundo. mundo, lanzando su mirada y percepción del mundo, y abierta de par en par su deseo de romper estereotipos incrustados y de denunciar las injusticias de manera poética, en oficinistas llenos de lirismo y ganas de reinventarse.Item Jeremias: o racismo estrutural na pele(2020) Melo, Rafael Felipe de; Teixeira, Renata Pimentel; http://lattes.cnpq.br/1789141041884024; http://lattes.cnpq.br/8597326012494932Este trabajo tiene como objetivo comprender cómo el racismo estructural es representado en la obra Jeremias Pele y cómo, a través de la temática social abordada, el personaje gana relevancia. De ese modo, buscamos realizar nuestro análisis a partir de la contribución teórico-metodológica de la teoría crítica poscolonialista, en la que utilizamos Bonnici (2005), así como utilizamos los estudios de Sílvio Almeida (2019) sobre racismo en su obra Racismo Estructural, con la que problematizamos temas vinculados al enredo, como el racismo estructural. También recurrimos a Antônio Luiz Cagnin (2015), Fábio Paiva (2016) y Waldomiro Vergueiro (2019) para tratar sobre temas relacionados al lenguaje semiótico y a la trayectoria del género comics. Basándonos en nuestros análisis, concluímos que la trayectoria del personaje es permeada por el racismo, lo que provocó su exclusión del cartel de personajes relevantes, pese a haber hecho parte de las primeras creaciones de Maurício de Sousa, además de apenas llegar al nivel de protagonista y con una historia relevante cuando pasa a ser escrito por artistas negros y trae a la luz las discusiones raciales, evidenciando el racismo estructural que influye directamente en el contexto cultural.