TCC - Licenciatura em Letras (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/463
Navegar
13 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Percurso acadêmico de Selma Alecsandra Xavier: os altos e baixos dos seus 10 anos de UFRPE no curso de Letras(2025-03-10) Xavier, Selma Alecsandra; Teixeira, Renata Pimentel; http://lattes.cnpq.br/1789141041884024O presente Memorial faz parte dos requisitos para a obtenção do título da graduação em Licenciatura Plena em Letras Português e Espanhol e tem como objetivo percorrer a trajetória acadêmica da discente Selma Alecsandra Xavier, sob uma perspectiva de natureza autobiográfica; reavendo lembranças do início tumultuado, do período pandêmico, em meados do percurso, do encontro com a sala de aula durante os estágios, em suma, dos desafios e das descobertas pessoais no decurso destes 10 anos de Universidade Federal Rural de Pernambuco, até a atual etapa, a de conclusão, apresentando considerações e reflexões pertinentes acerca destas proposições, bem como as projeções dos passos seguintes à obtenção do diploma.Item Tecendo memórias, construindo saberes: meu percurso até a docência(2025-07-30T03:00:00Z) Ferreira, Ranyah Gabrielle Vieira; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/6104354986540614Este memorial tem como principal objetivo refletir sobre os processos vivenciados no desenvolvimento da minha identidade docente. O texto está dividido em seis partes, abordando memórias escolares e universitárias, e como essas vivências influenciaram minha trajetória acadêmica e profissional. São destacadas as dificuldades enfrentadas ao longo do percurso, as descobertas e os desafios vividos nas etapas de prática pedagógica. Assim, as considerações se desenvolvem a partir da rememoração de, por exemplo, figuras docentes que exerceram grande influência na minha formação. As experiências nos estágios obrigatórios também são apresentadas, destacando o papel da vinculação entre teoria e prática na construção da identidade docente.Item Entre a teoria e a prática: a imersão na Escola Campo e seus impactos na formação docente(2025-02-18T03:00:00Z) Andrade, Tailany da Silva; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/7085763612777943Este trabalho analisa a experiência de imersão na Escola Campo do Instituto Federal de Pernambuco, realizada no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A partir de uma abordagem qualitativa e reflexiva, foram examinados os desafios e aprendizados decorrentes da articulação entre teoria e prática no processo de formação docente. Os resultados destacam a relevância do planejamento pedagógico, da inclusão escolar e da colaboração entre educadores, reforçando a importância de experiências práticas na construção de uma educação significativa e inclusiva. A vivência contribuiu para o desenvolvimento de competências essenciais para a prática docente e consolidou meu compromisso com a profissão de educadora.Item Primera experiencia docente como profesor de lengua extranjera: vivencias en el residencia pedagógica(2024-09-23T03:00:00Z) Alcântara, Luana Karoliny Bezerra de; Oliveira, Flávia Farias de; http://lattes.cnpq.br/0567981026894586; http://lattes.cnpq.br/4694824147488153Este presente trabajo tiene como objetivo presentar un relato acerca de la experiencia vivida en el Programa Residencia Pedagógica (PRP) a través del curso de Licenciatura en Letras - portugués y Español, de la universidad Federal Rural de Pernambuco, financiado por la CAPES y realizado entre 2022 y 2024, con duración de 18 meses. El relato expone la vivencia docente en lengua española en cursos de lenguas, los NEL (Núcleos de Estudios de Lenguas), las actividades desarrolladas y los resultados obtenidos durante el proyecto, en partindo de la experiencia como residente. De ese modo, el objetivo de la práctica pedagógica tuvo como trazo inicial la creación de un proyecto de clases, pero, antes, fue necesaria la comprensión del funcionamiento de los NEL’s, para adaptarse a los contenidos y averiguar las herramientas que serían o no utilizadas. El relato tiene como su principal metodología el enfoque comunicativo por tareas, las competencias principales del Marco Común Europeo de Referencia (MCER), la interculturalidad de Alarcón y Barros (2008), y Fernandez (2005). Por fin, hay que resaltar que los resultados de enseñanza fueron productivos y el PRP fue esencial para la formación docente en la lengua española y para la comprensión de la enseñanza de ELE.Item Um diário de campo: os ditos e não-ditos na caminhada de um futuro professor(2021) Silva, Anderson Soares da; Nascimento, Mizael Inácio do; http://lattes.cnpq.br/9141951748332351Item A trajetória de Bruna Emylly Barbosa da Silva no PIBID - Língua Portuguesa (Edital Capes N°23/2022) na UFRPE(2025-03-10T03:00:00Z) Silva, Bruna Emylly Barbosa da; Ranieri, Thaís Ludmila da Silva; http://lattes.cnpq.br/9800015399149501; http://lattes.cnpq.br/6566332703973088Item A trajetória acadêmica de formação de William Maciel das Chagas Santa Rosa na Licenciatura em Letras: a concretização de um sonho(2025-03-11T03:00:00Z) Santa Rosa, William Maciel das Chagas; Luna, Tatiana Simões e; http://lattes.cnpq.br/5833346013466040; http://lattes.cnpq.br/9379328553356161Este memorial apresenta a trajetória de William Maciel das Chagas Santa Rosa, desde sua infância até a conclusão do curso de Licenciatura em Letras – Português e Espanhol, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Desde criança, William nutria o sonho de ser professor, inspirado por brincadeiras de escolinha e pelo desejo de compartilhar conhecimento. Esse sonho consolidou-se em 2018, quando, após concluir o ensino médio, foi aprovado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ingressou na UFRPE. Durante a graduação, William enfrentou desafios pessoais, acadêmicos e profissionais, incluindo a adaptação ao ensino remoto durante a pandemia de Covid-19. Apesar das dificuldades, ele se dedicou aos estudos, participou de programas como o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e realizou estágios que enriqueceram sua formação. Essas experiências permitiram-lhe desenvolver habilidades pedagógicas, refletir sobre a importância da educação como ferramenta de transformação social e consolidar sua identidade como educador. William destaca a influência de teóricos como Paulo Freire (1996), Vigotski (1998) e Antunes (2003) em sua formação, bem como a importância da leitura e da escrita em sua trajetória. Ele também relata suas vivências em escolas públicas e particulares, onde pôde aplicar metodologias ativas e interativas, adaptando-se às necessidades dos alunos e promovendo um ensino mais inclusivo e significativo. Ao concluir a graduação, William expressa gratidão por todas as experiências que moldaram sua trajetória, desde as brincadeiras de infância até os desafios acadêmicos e profissionais. Ele reafirma seu compromisso com a educação, vislumbrando um futuro como docente e pesquisador, com o objetivo de contribuir para a formação crítica e cidadã de seus alunos. Este memorial é, portanto, um registro de sua jornada de autoconhecimento, de superação e realização de um sonho que começou na infância e se concretizou na vida adulta.Item De la observación a la práctica: experiencia en el Programa de Residencia Pedagógica en lengua española(2025-02-14T03:00:00Z) Morais, Ieverton Gabriel de Lima; Oliveira, Flávia Farias de; http://lattes.cnpq.br/0567981026894586Este trabajo presenta un relato de experiencia en el Programa de Residencia Pedagógica en la modalidad de Lengua Española, realizado en los Núcleos de Estudios de Lenguas (NEL) de las escuelas EREM Profesor Antônio Carneiro Leão y EREM Dom Vital. La investigación se llevó a cabo mediante una revisión bibliográfica y la observación directa de las clases, seguida de la construcción y aplicación de un proyecto de intervención pedagógica. Durante el período de residencia, se analizaron las metodologías utilizadas por los docentes, las dificultades enfrentadas por los alumnos y el impacto de estrategias pedagógicas orientadas al desarrollo de la oralidad en español. La intervención consistió en la implementación de actividades basadas en la literatura, con énfasis en los cuentos populares latinoamericanos, con el objetivo de promover la inmersión cultural y la ampliación de las habilidades comunicativas de las alumnas. Los resultados evidenciaron que el uso de textos literarios y prácticas lúdicas favoreció la participación de los estudiantes y contribuyó a la construcción de un aprendizaje más dinámico y significativo. Se concluye que la residencia pedagógica posibilitó una formación docente más completa al integrar teoría y práctica, proporcionando reflexiones sobre los desafíos y potencialidades de la enseñanza de lenguas extranjeras en el contexto escolar.Item Memorial descritivo dos processos desenvolvidos na formação inicial e continuada de Micael Julio de Albuquerque rumo à docência na área de língua portuguesa e suas literaturas(2024-03-05) Albuquerque, Micael Julio de; Soares, Inaldo Firmino; http://lattes.cnpq.br/0543042624198336Item Percursos formativos: experiências com a escrita literária no contexto da residência pedagógica(2024-02-27) Silva Filho, Dawsley Mario; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/4175604096914992Este relato discorre sobre as minhas experiências como residente no Programa de Residência Pedagógica (PRP), no contexto da iniciação à docência em Língua Portuguesa, durante minha formação em Licenciatura em Letras - Português e Espanhol na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Seu objetivo é descrever e refletir sobre as atividades realizadas no programa, com base em vivências na escola-campo, em observações e em reflexões pessoais, visando à transposição do aprendizado acadêmico para a prática docente cotidiana, ao abordar a condução de aulas, de atividades e de avaliações. Além disso, o relato discute a concepção e a execução de um projeto didático envolvendo a elaboração de um livro de contos e de poemas durante as aulas do programa. Destaca-se, ainda, a relevância da residência pedagógica como um programa enriquecedor da formação acadêmica e profissional dos licenciandos, proporcionando uma imersão significativa no ambiente escolar, especialmente para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de experienciar a prática em sala de aula.
