TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/463

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Uma reflexão sobre o ato da escrita a partir de redações de alunos do 3º ano do Ensino Médio
    (2019-07-08) Galindo, Igo Marques; Soares, Inaldo Firmino; http://lattes.cnpq.br/0543042624198336; http://lattes.cnpq.br/5779360142252551
    Este trabalho tem como ponto de partida análises de redações de alunos do terceiro ano do Ensino Médio, de modo que seja possível identificar nas entrelinhas dos textos aspectos cognitivos, sociais e gramaticais que revelam o grau de entendimento que os alunos têm sobre saber escrever. O artigo faz um breve passeio pela Linguística, desde Saussure, com sua teoria estruturalista, passando por Bakhtin e sua teoria dos enunciados como base de todo texto, Benveniste, com a questão da pessoalidade e da referenciação essenciais ao enunciado, indo até as mais atuais discussões que regem as teorias de ensino e aprendizagem com estudiosos como Marcuschi, Soares, Bernardo etc., que contribuíram de forma singular para o processo de análise do corpus, levando em conta, especialmente, o caráter sócio-cognitivo deste artigo. Nesse sentido, esperamos rever conceitos sobre teoria e prática; contribuir para o ensino de língua portuguesa de modo que o aluno consiga perceber-se como ativo e passivo em todo o processo de letramento textual, especificamente da escrita, isto é, entender-se como leitor e autor, influenciado e influenciador; trazer ao trabalho uma discussão mais ampla do que uma análise de apontamento de “erros” na construção dos textos dos alunos.