TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

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    O lugar do letramento literário na BNCC do Ensino Médio
    (2023-04-19) Fraga, Karen Fava; Almeida, Sherry Morgana Justino de; http://lattes.cnpq.br/5332850255576710; http://lattes.cnpq.br/4004210581923306
    O presente artigo como objetivo analisar os postulados teórico-metodológicos da Base Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC) no que se refere ao ensino de literatura através do Letramento Literário. Essa é uma perspectiva importante para que se construa a relação entre a prática social e o ensino dentro da sala de aula. Para subsidiar essa pesquisa, cuja metodologia concentra-se no método qualitativo (GODOY, 1995). O qual realiza um estudo documental dos postulados norteadores para o ensino de literatura, a fim de trazer um detalhamento interpretativo das orientações metodológicas para o ensino através do letramento no campo de atuação artístico-literário da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), fundamentamo-nos em autores como Soares (2001), Amorim e Silva (2019), Cosson (2022), entre outros. A pesquisa é resultante, portanto, da reflexão sobre a matriz curricular do Novo Ensino Médio, mais especificamente do campo de atuação artístico-literário da disciplina língua portuguesa. Os resultados apontam que há diversidades de letramentos literários em distintas dimensões a serem trabalhadas pelos docentes, contudo existem pontos negativos, pois, percebe-se lacunas nas orientações metodológicas do parâmetro curricular que dificulta a prática docente em sala, afinal, entende-se que a BNCC norteia as práticas de ensino de leitura literária realizadas nas escolas.