TCC - Bacharelado em Sistemas de Informação (UAST)

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    Desenvolvimento e avaliação de usabilidade do jogo educacional Desktop JAvatar para o ensino da programação orientada a objetos: uma abordagem gamificada
    (2021-03-02) Veras, Williany Thalita Almeida; D'Emery, Richarlyson Alves; http://lattes.cnpq.br/3553920177544450; http://lattes.cnpq.br/4632297675232947
    O processo de ensino demanda soluções que estimule a participação e interesse de alunos. Jogos digitais são exemplos que proporcionam maior nível de motivação e interatividade. Objetivo: Apresentar o jogo JAvatar e sua avaliação de usabilidade. Métodos: Utilizase Java, XML e padrões de arquitetura de software com desenvolvimento iterativo e incremental. A avaliação de usabilidade utiliza técnica prospectiva por questionários com análise por Qui-Quadrado, ANOVA e System Usability Scale. Resultado: Apresenta-se um jogo educacional que fornece contribuições significantes para o processo de ensino-aprendizagem de Programação Orientada a Objetos e design classificado como excelente.