TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)

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    “Que a sua sede não precise só de água, nem sua fome necessite só de pão”: um olhar sobre o significado dado à arte pelos estudantes e funcionários da Escola Municipal de Arte João Pernambuco
    (2024-02-26) Alves, Mariana da Conceição; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/9994777527111627
    Este trabalho discorreu sobre o olhar dado à arte e a importância do espaço da Escola Municipal de Arte João Pernambuco a partir da perspectiva das pessoas que dão vida a essa escola, funcionários e estudantes. Considerando a escola em seu papel de promotora de inclusão social e democratização do ensino das artes em contribuição para uma formação cidadã, esse trabalho se concretizou através da realização de uma pesquisa qualitativa in loco, fazendo uso da observação participante, observação direta e de entrevistas. Entre os achados da pesquisa foi evidenciado que em referência à significação dada à relação com a arte e o espaço escolar pelos entrevistados se destacam a visão terapêutica do ambiente artístico, seu vínculo com o caráter religioso e a sensibilidade de despertar neles uma visão mais ampla e crítica da realidade social. Além da realização profissional, da concretização de sonhos e da elevação da autoestima.
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    A importância da manifestação de cultura popular (a capoeira) e a perspectiva furtadiana de cultura
    (2022) Silva, Raphael Fernandes Xavier da; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/2822376827933592
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    Cocos de roda em Igarassu: saberes, práticas e resistências presentes na cultura popular
    (2023-09-13) Silva, Natasha Hevelyn Oliveira da; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/1376953044534321
    Situada no campo dos estudos culturais, a partir de um recorte sociológico, essa pesquisa aborda a manifestação do coco de roda no município de Igarassu. Tangenciado os aspectos de identidade e memória, este trabalho tem como objetivo identificar quais as práticas e saberes dos fazedores e fazedoras do coco de roda em Igarassu que contribuem para a construção de identidades culturais que resistem à dominação da cultura de massas, da indústria cultural e as imposições do poder político local. No aporte teórico, a cultura é compreendida como um sistema de símbolos (Geertz, 1978) construído mediante o processo de socialização, ou seja, trata-se dos costumes, hábitos, códigos e crenças que são aprendidos pelos sujeitos a partir da sua inserção na sociedade (Laraia, 2020). Ainda para compreender a cultura é preciso compreendê-la como um processo social e material, de modo que as questões relativas à economia não estão separadas da cultura, compondo uma totalidade indissociável. Nessa ótica, a acepção da cultura está intimamente conectada aos conflitos sociais, às questões políticas e todo arcabouço das relações de poder presente nas sociedades (Canclini, 1983; Williams, 2011). E a cultura popular como referente às tradições, costumes, usos e memórias das classes populares (Bosi, 2000), onde também prepondera o conflito e se estabelece um limiar entre agência e estrutura, a estrutura de dominação produzida por uma identidade legitimadora e a agência produzida por uma identidade de resistência (Castells, 1999). Nesse sentido, compreendemos a cultura popular como tenaz e com capacidade para resistir e construir alternativas contra-hegemônicas (Gramsci, 1995; Thompson, 1998). No que tange a metodologia, utilizamos o método qualitativo, tendo como arcabouço teórico-metodológico o interacionismo simbólico. Para coleta de dados, foram utilizadas técnicas de observação direta, participante, e entrevistas semiestruturadas. Como técnica de análise, foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontaram que os grupos culturais do coco de roda sofrem com ampla desvalorização por parte do poder público, mas que vêm resistindo e contribuindo para a formação de identidades participativas, solidárias e contra-hegemônicas. Portanto, o impacto social dessa pesquisa está em desvelar essas realidade, promover visibilidade para temática e fortalecer a construção de outros trabalhos e políticas públicas que valorizem a cultura popular como parte do desenvolvimento de uma sociedade humana, integrada e diversa.
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    Virada afetiva e invisibilidade social: (r)existência, criatividade e potencial de desenvolvimento local no Maracatu Nação Estrela Brilhante de Igarassu/PE
    (2020-10-30) Maia, Tiago Macedo Bezerra; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/0108189730040447
    Esta monografia tem um duplo objetivo. Desvelar afetos e emoções que mobilizam e motivam, subjetiva e intersubjetivamente, as práticas e ações coletivas, que direcionam comportamentos e decisões que influem na vida pública, diante de situações de sofrimento social, como nas de déficit de reconhecimento, que provocam e naturalizam uma invisibilidade a ser enfrentada, e, também, melhor evidenciar o potencial endógeno de desenvolvimento advindo da criatividade e resistência, própria das manifestações da cultura popular de Pernambuco. Para isto, numa mão e primeiramente, se buscou refletir sobre o papel que os afetos e emoções assumem, existencial e socialmente, nos sujeitos e nas suas relações intersubjetivas, dentro das ciências sociais, após a recente “Virada Afetiva”. A partir disso, se adentrou na compreensão dos fenômenos das patologias do sofrimento social, tal como sofrem comunidades marginalizadas na invisibilidade social e que não são contempladas por políticas públicas que as reconheçam, na agenda da arena de construção dos problemas sociais, na contemporaneidade. Na outra mão, se desenhou e articulou uma perspectiva cultural do desenvolvimento endógeno local, com foco nas potencialidades e possibilidades da criatividade na cultura popular pernambucana, exemplificada, neste trabalho, com o Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu/PE. Para atingir os objetivos acima expostos, foi escolhida uma pesquisa qualitativa com a utilização das técnicas de observação direta, observação participante, entrevistas semiestruturadas e revisão bibliográfico-documental, tudo isto iluminado pelas ideias da pesquisa social interpretativa, a fim de poder fazer dialogar a realidade social da comunidade negra deste Maracatu Nação, o seu sentido religioso e celebrativo, sua tradição e a memória de sua ancestralidade com a necessidade e urgência de apoio aos mesmos, através das reivindicações de políticas culturais que quase inexistem por parte do poder instituído local. Nas análises das falas dos integrantes desta manifestação/fenômeno de cultura popular da característica da “pernambucanidade”, se verificam uma gama de afetos e emoções que delas emergem e que marcam as percepções e vivências das relações das pessoas que compõem o Maracatu Nação aqui estudado e canalizam o esforço coletivo comunitário para a manutenção e sobrevivência desse patrimônio da cultura negra de matriz africana e afro-brasileira, bem como para, a partir do potencial de criatividade e de resistência que abre caminhos de um desenvolvimento endógeno local, transformar esta realidade social que historicamente os seus participantes segrega e invisibiliza e que a esses impõe e expõe, nas margens da sociedade, a constante sofrimento social.
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    Música canavial entre a indústria cultural e a cultura popular: Estudo sobre um fenômeno híbrido da zona da mata norte de PE
    (2019) Silva, Lucas Elias Arcelino; Souza, Cláudio Morais de; Oliveira, Daniel Figueiredo de; http://lattes.cnpq.br/7616338547377380; http://lattes.cnpq.br/9245887717292317; http://lattes.cnpq.br/7687052596132322
    Este estudo tem como objetivo analisar um fenômeno cultural que vêm se desenvolvendo na Zona da Mata Norte de Pernambuco, aqui nomeado de música canavial. Parafraseando Canclini (2015), pode-se dizer que hoje todas as culturas são de fronteira. Entretanto uma fronteira pressupõe no mínimo dois “territórios” limite; nesse sentido os limites teóricos que nos propusemos a analisar foram os da Indústria Cultural e da Cultura Popular. A metodologia empregada seguiu um viés qualitativo de inspirações etnográficas e consistiu em observação discreta dos espaços proporcionados pela cena cultural em questão, entrevistas com os artistas que a compõe e análise documental de sites e letras de músicas relacionadas ao tema. Como resultado final concluiu-se que a música canavial é uma expressão híbrida que, para além de ser simplesmente um ritmo musical, proporciona ambientes de socialização e de grande efervescência criativa, e carrega consigo a coexistência de elementos contraditórios capazes de gerar imagens que tencionam os limites de diversos pares de oposição como: rural x urbano, massivo x popular, mercadoria x arte, subalterno x hegemônico etc.