TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item “No lixão nasce flor”: arte-educação como ação política na Penitenciária Feminina de Abreu e Lima - PE(2025-03-21) Silva, Josué Mendes da; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/0694263972780513O objetivo dessa composição musical em forma de trabalho monográfico é trazer à luz a reflexão acerca de dois mundos: Arte-Educação e Políticas Públicas em ambientes de privação de liberdade. Para tanto se realizou uma pesquisa de natureza qualitativa e participativa. Utilizou-se ainda a coleta de dados, baseando-se em livros, artigos, revistas. A música é sem dúvida, grande catalisadora da manifestação e expressão da comunicação humana, e sendo uma arte é inclusiva, ou seja, não pode excluir nenhuma pessoa. Daí, seu “uso” na escola, em especial, no ensino fundamental e médio tem sido “utilizada” em ampla escala nas brincadeiras, nas cantigas de rodas e atividades que utilizam a motricidade. Assim, pode-se concluir que ao contrário do que muitos pensam a Arte-Educação e, em especial, a música não é exclusividade das pessoas ditas “livres”, sua interação junto às políticas públicas bem estruturadas, podem facilitar o processo de humanização para mulheres que cumprem pena na Penitenciária Feminina de Abreu e Lima - PFAL.Item Inclusão em perspectiva: análise das barreiras ao acesso à educação para pessoas com deficiência no Brasil(2024-09-30) Oliveira, Eduardo Vinícius Araujo de; Faria, Maurício Sardá de; http://lattes.cnpq.br/1513772085737367; http://lattes.cnpq.br/2230188046892766O trabalho explora as barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência (PcDs) no Brasil em relação ao acesso à educação, ao mercado de trabalho e à renda, com foco no impacto do capacitismo. Definido como um sistema de crenças que considera a deficiência como uma condição inferior, o capacitismo afeta diretamente a formulação e a implementação de políticas públicas, resultando em práticas discriminatórias que perpetuam a exclusão social. A pesquisa destaca que, apesar da existência de legislações como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), as PcDs continuam a enfrentar grandes desafios para completar a educação básica. Dados recentes revelam que as taxas de analfabetismo e evasão escolar entre PcDs são significativamente mais altas em comparação com a população sem deficiência. Além disso, as políticas de educação inclusiva, embora tenham evoluído numericamente, falham em garantir suporte adequado dentro das escolas regulares, muitas vezes expondo os alunos com deficiência a ambientes preconceituosos e sem os recursos necessários para seu desenvolvimento pleno. A pesquisa critica as políticas públicas por sua abordagem muitas vezes imediatista e capacitista, que busca soluções paliativas em vez de mudanças estruturais. Também são abordadas as implicações sociais e econômicas dessa exclusão, com destaque para a precariedade do mercado de trabalho para PcDs, onde muitos se encontram em empregos informais e mal remunerados. Por fim, o estudo sugere que a superação dessas barreiras exige tanto uma transformação cultural, que desafie o capacitismo, quanto a criação de políticas públicas verdadeiramente inclusivas, capazes de oferecer oportunidades igualitárias e garantir o pleno exercício dos direitos de todas as PcDs.Item "A mulher que fica": os desdobramentos socioeconômicos do estigma de cortesia e encarceramento na unidade familiar(2024-10-03) Silva, Yara Joyce Soares da; Cardoso, Maria Grazia Cribari; http://lattes.cnpq.br/2450643941158970; http://lattes.cnpq.br/3696120266098343A presente contribuição científica tem como objetivo discutir os desdobramentos sociais e econômicos advindos do estigma de cortesia do encarceramento na unidade familiar de apenados. Nesse toar, será discutido inicialmente o conceito de estigma de cortesia, a partir de um levantamento bibliográfico, com o intuito de não somente aproximar a literatura e o empírico, mas amplificar vozes e vivências daquelas famílias que assim como a minha, lidaram com o estigma e a sua perversidade. Em seguida, será abordada a noção de políticas públicas bem como a importância da formulação de políticas sociais, que visem a proteção da família do encarcerado. Desse modo, uma leitura acerca de tais famílias será vislumbrada para além do imagético da "família do preso", levando em conta depoimentos autênticos de entrevistadas - classificadas a seguir como "a mulher que fica" - que trazem à tona as principais implicaçôes dos desdobramentos socioeconômicos do encarceramento em suas vivências, como também a sobrecarga de trabalho do cuidado e responsabilidade material. Assim, entrevistas foram realizadas na Região Metropolitana do Recife, com mulheres que integram núcleos familiares em que um componente familiar esteve recluso pelo Sistema de Justiça em determinado momento. Nesse sentido, a partir de tal levantamento foi possível identificar que o estigma de cortesia funciona como um modo hegemónico de individuação, construindo a identidade social dos indesejáveis - familiares de encarcerados - tendo como principais resultados, a diminuição na renda familiar, intensificação do trabalho do cuidado, vulnerabilidade social, solidão feminina e demais preconceitos referentes à unidade.Item Os desafios na implementação de políticas públicas no município de Vitória de Santo Antão: experiências de discricionariedade no programa Saúde Até Mais Tarde(2024-10-02) Silva, Jordymar Emanuel Francisco da; Faria, Maurício Sardá de; http://lattes.cnpq.br/1513772085737367Este estudo se destaca na área das políticas públicas ao analisar a fase de implementação com foco na discricionariedade exercida pelos burocratas de nível de rua. O objetivo geral desta pesquisa é compreender o processo de implantação do programa 'Saúde Até Mais Tarde' e o papel desempenhado pela burocracia de nível de rua na efetivação dessa política pública, em duas Unidades Básicas de Vitória de Santo Antão-PE. Para isto, foi fundamental contar com um arcabouço teórico que embasou a discussão dos temas. Foi adotado uma abordagem qualitativa de pesquisa, com caráter descritivo e analítico, este enfoque permitiu a exploração aprofundada das experiências e percepções dos profissionais envolvidos, através de entrevistas semiestruturadas, proporcionando uma análise descritiva de como os burocratas enxergam o programa em questão e uma análise interpretativa de suas práticas e adaptações feitas no cotidiano da execução do programa através de três categorias analíticas, ação, razão e forma. Os resultados demonstram um olhar positivo sob a implementação do programa nas UBS, ao passo que revelam os desafios da discricionariedade para manter o programa, a adaptação de serviços as necessidades dos pacientes, a escassez de recurso, o impacto emocional, a necessidade da harmonia no ambiente de trabalho, entre outros. A experiência dos BNR’s de Vitória de Santo Antão mostra como a discricionariedade é crucial para superar desafios diários, adaptando o serviço de saúde à realidade local e às necessidades da população.Item A perspectiva freireana nas políticas públicas de educação de jovens e adultos em Pernambuco(2024-02-29) Silva, Lílian das Neves Henrique da; Bezerra, Gabriella Maria Lima; http://lattes.cnpq.br/8954499933466652; http://lattes.cnpq.br/4018105407840895O presente artigo investiga as políticas públicas que compõem a EJA- Educação de Jovens e Adultos em PE, relacionando com a perspectiva de Paulo Freire em relação a essa modalidade de ensino. Para tal, o trabalho descreve as políticas públicas para manutenção dessa educação do Governo Federal e Governo do Estado de Pernambuco, principalmente, pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, disposto no Relatório Anual de Indicadores, RAI de 2020 e 2022. Essa pesquisa se justifica pela necessidade do fortalecimento de políticas públicas do estado para essa modalidade de ensino, por isso a necessidade de sua realização através dos dados bibliográficos revisados e da legislação vigente. Esses representados nos documentos que norteiam a Política Pública Nacional e Estadual Pernambucana, identificando esses princípios da Educação Libertadora, se há sua execução, se há disponibilidade de um orçamento que corresponda a ela, bem como a descrição de como ela pode ser desenvolvida de acordo o contexto sociocultural desse público.Item A voz dos pescadores sobre políticas públicas para a pesca artesanal – Colônia Z1 em Pernambuco – séc. XXI(2023-09-22) Monteiro, Tiago de Sá; Leitão, Maria do Rosário de Fátima Andrade; http://lattes.cnpq.br/8086721690207482O objetivo deste estudo consiste em um diálogo com os/as pescadores/as da Colônia de Pescadores Z-1, em Recife, sobre as políticas públicas para a pesca artesanal. Um estudo de caso, no qual foram mapeadas e identificadas as contribuições das políticas públicas governamentais no âmbito da pesca artesanal, nesta instituição no século XXI. Os dados das entrevistas e da pesquisa bibliográfica sobre o tema mostram que é insipiente o diálogo governamental com a comunidade pesquisada.Item Os Princípios Yogyakarta na igualdade de gênero das pessoas LGBTQIAP+ e seu impacto no Brasil(2023-09-19) Prazeres, Paulo Joviniano Álvares dos; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/8219143137437690Este trabalho tem como objetivo analisar os Princípios de Yogyakarta e seu contexto histórico, contextualizando-os dentro do panorama global dos direitos humanos e da luta por igualdade de gênero e diversidade sexual, visando compreender como foram aplicados e recepcionados pela legislação brasileira, observando os desafios, avanços e obstáculos encontrados na incorporação desses princípios em políticas públicas, legislações e práticas sociais. Isso porque, os Princípios de Yogyakarta são mais do que um mero documento; eles representam um compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. A pesquisa demonstra que a aplicação desses princípios tem sido constante nas ultimas decisões do judiciário brasileiro, bem como, contribuem para a realização de políticas públicas igualitárias, entretanto, ainda há muito a ser avançado e conquistado pela comunidade LGBTQIAP+.Item Interações entre sociedade civil e gestão pública: análise da mobilização da União de Mães de Anjos (UMA) frente à Síndrome Congênita do Zika – SCZ (2015-2020)(2022-03-21) Almeida, Higor Araujo de; Bezerra, Gabriella Maria Lima; http://lattes.cnpq.br/8954499933466652; http://lattes.cnpq.br/7546286535731008A presente monografia tem como escopo analisar o panorama relacional entre participação social, iniciativas de inovação social e políticas públicas articuladas na sociedade civil, a partir do estudo do caso do movimento União de Mães de Anjos - UMA - grupo formado em Pernambuco por famílias de crianças acometidas pela Síndrome Congênita do Zika - SCZ, após um surto epidemiológico iniciado em 2015. A fim de alcançar os objetivos propostos, este estudo tem uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo. Realizou-se levantamento bibliográfico e a análise de dados de bases secundárias, como materiais referenciais nesta temática, sites de instituições da gestão pública, instituições científicas, além da página do Facebook da própria UMA, documentando suas iniciativas, demandas e vivências. Considerando uma abordagem inter e multdisciplinar que trabalhe os principais conceitos que sintetizam a mobilização da sociedade civil em conjunto com a sociedade política e o Estado, este estudo indica como a integração de iniciativas da sociedade civil podem ser aderidas e institucionalizadas, podendo contribuir com a elaboração de políticas públicas e programas sociais de uma forma participativa, democrática e inovadora.
