TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)

URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/421

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 43
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Mito e antropologia: um exercício de reflexão epistemológica
    (2019) Oliveira, Maria Cinthia Pio de; Sodré, Felipe Arruda; http://lattes.cnpq.br/7872778382648001; http://lattes.cnpq.br/3401225384923196
    Este trabalho tem como objetivo pensar a importância da temática do Mito para a Antropologia enquanto ciência. Uma vez que Mito e Razão são duas formas diferentes de conceber a realidade e que foram considerados excludentes entre si pelo pensamento grego. Desse modo, apresento uma revisão bibliográfica acerca do tema, assim como, desenvolvo um contexto da história da antropologia que faz referência à relação Mito x Razão, através de uma reflexão sobre o pensar antropológico, do fazer antropológico, do conhecer antropológico e, ao final, da razão antropológica, onde discorro sobre alguns sentidos da antropologia para a produção do conhecimento.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Autonomia territorial para existir: resistências e resiliências indígenas no marco da decolonialidade
    (2018-12-17T02:00:00Z) Santos, Isis Caroline Santana dos; Benzaquen, Júlia Figueredo; http://lattes.cnpq.br/0325443406402140; http://lattes.cnpq.br/1735378695592473
    O presente trabalho tem como busca analisar como as diferentes formas de construção da territorialidade para povos indígenas Nasa da Colômbia e Xukuru no Brasil representam alternativas outras diante da configuração territorial moderno/colonial presente nesses países e na América Latina, onde a lógica política e social continua sendo a de exploração de povos e da natureza. Para elucidar esses processos, apresenta-se de que modo as teorias de colonialidade e modernidade instauram a concepção econômico-instrumental de pensar a natureza, e assim explorar o meio ambiente e o território. Isso posto, objetiva-se analisar como as injustiças e conflitos socioambientais estão relacionados com a colonialidade/modernidade apresentada e de que modo as estratégias de luta pela autonomia territorial e alimentar dessas populações representam, não somente um resgate da tradição, mas também uma alternativa social de proteção e respeito às minorias identitárias e à natureza. A pesquisa foi feita a partir de uma abordagem qualitativa decolonial de análise, que se deu por meio de observações e entrevistas que consideravam não apenas a visão científica do método. Essa abordagem refere-se a perspectiva dos agentes como edificadores de suas narrativas, especialmente quando se trata dos seus modos de vida, abordagem vista como urgente frente a uma história de invisibilização epistêmica e aniquilamento frente a imposição colonializante da ideia do ser, do saber e da natureza. A partir disso, confirmamos nossa hipótese de que a estrutura colonial lida com o território como um local a ser conquistado e dominado, afetando negativamente a natureza e fomentando desigualdades socioambientais históricas, mas especialmente retroalimentando as violências contra populações invisibilizadas e suas lutas em defesa do território e da vida. Tal hipótese foi confirmada através da vivência com os povos e participação dos eventosde La Liberación de la Madre Tierra e Agricultura Xukuru: A Ciência dos Invisíveis, guardiã da Cultura do Encantamento, que auxiliaram tanto na realização de entrevistas como na percepção de como os dois povos entendem a relação com a Pachamamma ou Mãe Natureza. Os resultados mostram que, em ambos os casos, a luta territorial busca o estabelecimento de relações que se opõem ao modelo colonial de lidar com a natureza, priorizando a autonomia e a vida, e indo na contramão da dependência e subalternização histórica que os atinge.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A formação da sociedade do cansaço: uma reflexão sobre a educação a partir de uma escola pública de Recife
    (2019-12-16T03:00:00Z) Silva, Lucas de Lima Gonçalves da; Brito, Paulo Afonso Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/0891943804378064; http://lattes.cnpq.br/3769075927101151
    Tendo em vista o número alarmante de jovens estudantes de Recife na atualidade com problemas de ordem psíquicas, como a depressão, a ansiedade, a síndrome de Burnout etc. o presente trabalho tem como objetivo analisar se é possível estabelecer uma relação direta entre a socialização feita pela educação com o aumento do índice de doenças psíquicas dessa população. O modelo educacional atual exerce violência neuronal nos jovens? Se sim, de que forma essa violência é exercida? Quais as consequências dessa violência? Para averiguar a veracidade da tese e responder a essas indagações, foi realizada uma pesquisa de campo que fez uso de questionários e entrevistas com alunos e ex-alunos com a finalidade de levantar dados para serem analisados e embasar uma discussão teórica capaz de verificar essa tese. Conclui-se que é possível estabelecer uma relação da educação com o adoecimento psíquico da população na medida em que ela interioriza valores e rotinas que jogam o indivíduo em uma vida regada de violências neuronais que contribuem para a formação de problemas psíquicos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A mulher cultivada: a construção social da mulher, presente no conteúdo do jornal pentecostal Adnews
    (2019-12-19T03:00:00Z) Rocha, Kiara de Sena Fernandes; Souza, Claúdio Morais de; http://lattes.cnpq.br/9245887717292317
    Esta monografia trata-se de uma análise da mídia pentecostal que tem como objeto de estudo o “Jornal ADNews” (Jornal Oficial da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco). Busca-se perceber como esta mulher é cultivada através das edições do jornal, e compreender a extensão dos discursos presentes no jornal ADNews sobre a construção social de um ideal de mulher, a fim de sistematizar as temáticas e discursos presentes no ADNews que falem sobre a mulher, e de como essa imagem é transmitida. A metodologia para este trabalho se deu através da leitura do jornal ADNews, cobrindo um período de 2017 a 2019. Tal leitura e sistematização de dados foram orientadas pelo material teórico e metodológico da análise de conteúdo (AC), além do referencial teórico da sociologia da comunicação. Buscamos identificar e refletir sobre os elementos característicos que irão compor o conteúdo produzido sobre as mulheres pentecostais, considerando que estes discursos são socialmente construídos e que contribui para a produção de um ideal específico de mulher. O trabalho busca compreender em que medida o Jornal ADNews pode ser um instrumento de controle do corpo da mulher. Levantamos como hipótese de que o jornal ADNews é uma tecnologia de poder, que promove um discurso idealizado de mulher pentecostal que se deseja. Esse corpo cultivado interfere nas relações de dominação entre homens e mulheres. O conteúdo no discurso religioso produz um corpo masculino que leva vantagens sobre o feminino, uma vez que tal discurso normatiza e subordina o corpo feminino frente ao masculino. O resultado desta pesquisa é de que a um controle midiático sobre a mulher através das imagens, e dos discursos apresentados nas colunas que cita a mulher, determinando o seu comportamento, construindo um ideal de mulher, a qual esta deve estar disposta a aceitar para se tornar uma mulher e serva de Deus é preciso ter obediência ao Senhor, ser uma mulher sábia, submissa honrada, edificadora do lar, além de ajudante de seu marido.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Informalidade nos trilhos: jovens trabalhadores no metrô do Recife
    (2019) Carneiro Junior, Risael Sybalde; Brito, Paulo Afonso Barbosa; http://lattes.cnpq.br/0891943804378064
    A presente monografia parte da constatação de que o mundo do trabalho é estruturante das relações sociais nas sociedades humanas, portanto, a categoria trabalho é importante para a Sociologia no seu esforço de explicar os fenômenos sociais. Durante o século XX profundas modificações marcaram o mundo do trabalho, tratamos especificamente do trabalho informal entre jovens, destacando as razões que levam os jovens para esse tipo de trabalho e levantando a hipótese, de que eles pertencem a famílias de baixa renda, necessitando de fontes complementares para o sustento familiar, enquanto buscam uma qualificação profissional tendo em vista um trabalho mais estável. Como objetivo central, definimos por investigar as causas que levam os jovens a se submeterem ao trabalho informal, fortemente precarizado no metrô do Recife. O caminho metodológico percorrido teve como base a pesquisa qualitativa, através de entrevistas individuais semi-estruturadas e observações de campo, como referências teóricas levantamos desde os fundadores da sociologia aos autores contemporâneos da sociologia do trabalho, com ênfase nos brasileiros Ricardo Antunes e Giovanni Alves, e para o estudos da juventude, focalizamos em Helena Abramo. Na conclusão demonstramos como a hipótese foi confirmada, contudo, destacamos que, o conceito e a condição de baixa renda, é insuficiente para caracterizar a dinâmica cotidiana e as expectativas de vida de jovens trabalhadores informais.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O consumo de bebidas alcoólicas como forma de lazer nas classes populares do Recife
    (2019-07-18T03:00:00Z) Oliveira, Mônica Maria de; Assis, Rodrigo Vieira de; http://lattes.cnpq.br/8735573786326770
    Esta monografia apresenta um pequeno estudo sobre o consumo de bebidas alcoólicas como forma de lazer nas classes populares do Recife, para analisar esse fenômeno recorre-se a teoria disposicionalista ou da ação e aos conceitos de classes sociais, lazer e consumo. Construímos assim dois retratos sociológicos para identificar os motivos ou fatores que levaram indivíduos situados nas classes populares a escolherem consumir bebidas alcoólicas como prática de lazer, ao invés de outras formas de uso do tempo livre. Levantamos a hipótese de que o consumo de bebidas alcoólicas é considerado por esses atores um ato corriqueiro, realizado por meio de disposições incorporadas construídas durante as suas trajetórias de vida. Ao mesmo tempo em que resultado desse cultivo de inclinações para essa prática, o consumo de bebidas alcoólicas contribuem, neste estrato social, para uma ampliação das redes de socialização que envolve dimensões concretas da vida social, como a familiar, a vida profissional e as relações comunitárias. Por isso, o consumo de bebidas alcoólicas é visto por esses indivíduos das classes populares como uma forma legitima de lazer, mesmo tendo consciência que há outras formas possíveis de divertimento que não necessariamente envolvem este ato. A relação dessas outras formas, contudo, de acordo com os dados dessa pesquisa, para serem tidas como legítimas precisam, tal como o consumo de bebidas alcoólicas, passarem por um processo contínuo de inscrição nos indivíduos, como predisposições para outras maneiras de pensar, de sentir e de agir no mundo social.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Movimentos sociais entre continuidades e inovações: a experiência do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa
    (2018-08-30T03:00:00Z) Holanda, Wilson Caio Constantino de; Brito, Paulo Afonso Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/0891943804378064; http://lattes.cnpq.br/9326998146193411
    Os movimentos sociais irrompem com espetacular capacidade mobilizadora e formuladora em maio de 1968, mudando profundamente a pauta, os personagens e os métodos das lutas sociais populares até então; da classe operária, do mundo do trabalho, do espaço das fábricas, para pluralidade de sujeitos, diversidade de bandeiras, ocupação de espaços de ruas, praças, universidades, incorporando as questões da paz, raça, gênero, identidade, entre outras. Tendo em vista essa nova noção, este trabalho foca sua discussão no Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa, estudando seu papel como agente transformador dentro de uma realidade local. O referido movimento segue a tradição de movimentos sociais em Recife ao longo da História do Brasil, conseguindo se colocar como representante dos anseios de várias comunidades do entorno da Mata do Engenho Uchôa. No entanto, o movimento se encaixa na dimensão dos novos movimentos sociais, pois se notabiliza pela defesa do Meio Ambiente, surgida a partir de uma demanda local, mas que faz parte de uma agenda global de lutas coletivas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O perfil dos cuidadores de crianças com a síndrome congênita do zika vírus no estado de Pernambuco: um estudo de caso no CERVAC
    (2019-12-18T03:00:00Z) Lemos, Karla da Silva Ferreira de Sousa; Xavier, Maria Gilca Pinto; http://lattes.cnpq.br/6470044940848558
    A síndrome congênita do Zika vírus é uma doença que não tem cura, caracterizada por causar uma má formação neurológica que faz com que o perímetro cefálico do recém-nascido assuma medidas ≤ 32 cm. Sua principal forma de transmissão é pelo mosquito Aedes aegypti, cuja reprodução depende de formas precárias de moradia e saneamento básico. Com isso estudos apontam que parcela da sociedade seja mais atingida que outras. Por isso está pesquisa tem como objetivo traçar o perfil socioeconômico dos cuidadores de crianças com microcefalia por Zika vírus em Pernambuco, representada por uma amostra colhida no Cervac. Onde foram coletados dados de 11 usuários da instituição de um total 13. A pesquisa foi feita neste centro pela facilidade do acesso às informações, devido a resistência do poder público e das mães. Pois existem outros centros de maior amplitude, e de maior quantidade de usuários. Mesmo assim este estudo tem seu valor devido à participação do pesquisador junto ao usuário ao longo do tratamento oferecido pelo centro.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Trabalho social útil como prática e forma de integração entre universidade e comunidades
    (2019) Silva, Jaqueline Maria da; Souza, Cláudio Morais de; http://lattes.cnpq.br/9245887717292317
    A extensão universitária é um tema amplamente debatido em ambitos acadêmicos, sociais e politicos. Todavia, há sobre ela diferentes concepções. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou identificar qual concepção de extensão permeou o processo que culminou com a construção da Feira da Reforma Agrária na UNICAP. Para tanto, adotou-se a metodologia qualitativa utilizando no primeiro momento a coleta de informações por análise documental no relatório final do I Fórum de Desenvolvimento Local do Agreste de Pernambuco, no Projeto de Extensão Feira da Reforma Agrária e Grupo de Consumo Fruto da Terra e em fotografias relacionadas. Em seguida foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações simples simultâneas as entrevistas com o objetivo de obter informações mais aprofundadas sobre o tema. A análise dessas informações se deu à luz do trabalho conceitual desenvolvido pelo professor José Francisco de Melo Neto, principalmente, com o conceito de trabalho social útil. A hipótese inicialmente levandada e posteriormente confirmada repousou na ideia de que o processo para construção da feira prezou por relações horizontais entre os sujeitos participantes, pois continham aspectos de intencionalidade, trocas de saberes, originada de realidades concretas e buscaram transformações sociais em conjunto com as comunidades.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A Louvação de Oyá - o ritual da ancestralidade performática
    (2019-12-19T03:00:00Z) Cunha, Fábio Cruz da; Silva, Maria Auxiliadora Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/1540473468896261; http://lattes.cnpq.br/3486867827469215
    A ritualidade existe em qualquer âmbito da vida humana no que se refere à organização e a seleção de ações, espaços, pessoas, compreendidas como sequência de processos para um determinado evento. No espaço religioso, o ritual ocupa um lugar de destaque, tendo em vista o seu caráter educativo, doutrinário e sua natureza transcendental. A Louvação de Oyá é um ritual próprio da Nação de Candomblé Xambá. Sua história remente à coroação do orixá Oyá Dupé de Maria de Oyá - primeira Ialorixá da Nação Xambá- que ocorreu às 12 horas do dia 13 de dezembro em 1932 pelo seu Babalorixá Artur Rozendo. Esse ritual foi perpetuado na Nação Xambá, pela segunda Ialorixá Mãe Biu por mais de 43 anos, vindo a tornar-se um exemplo da resistência da ancestralidade, tendo em vista que o primeiro terreiro do Povo Xambá foi fechado por 12 anos e teve sua primeira Ialorixá morta após perseguição policial e adoecimento traumático de sua prisão, devido a perseguição às religiões de Matrizes Africanas em que se deu a proibição de poder professar sua religião durante a década de 30 do século passado. Essa monografia foi o resultado da pesquisa etnográfica desta cerimônia da Louvação de Oyá no dia 13 de dezembro de 2018 no terreiro da Nação Xambá que se localiza no n°65 na Rua Severina Paraíso, Bairro de São Benedito - Olinda. Foi utilizado como referencial teórico para essa monografia Mariza Peirano e Vadir Pedde, buscando aplicar a Teoria da Performance de Stanley Tambiah ao referido ritual.