TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)

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    Mercado alternativo e participação feminina em brechós virtuais na Região Metropolitana do Recife, a partir da pandemia de COVID-19
    (2024-03-04) Souza, Samantha Kélia Bezerra de; Spenillo, Giuseppa Maria Daniel; http://lattes.cnpq.br/4350911353530987; http://lattes.cnpq.br/6661822420617494
    Esta monografia objetivou analisar se brechós de vestuário e acessórios gerenciados por mulheres na Região Metropolitana do Recife (RMR) – enquanto parte representativa do mercado alternativo dialoga com as categorias de economia circular, sustentabilidade e empoderamento feminino. Nosso ponto de partida foi a hipótese do crescimento do mercado virtual de itens de reuso a partir da pandemia de Covid-19; bem como a ideia de Bourdieu (1990) para quem as relações simbólicas tendem a reproduzir as relações objetivas da sociedade e a indústria da moda ligada à economia linear representa esse enredo. Após revisão de literatura e aplicação de um questionário com o uso da Plataforma Google Forms, contendo perguntas fechadas e abertas, considerando as categorias acima descritas, concluímos que: a) os brechós funcionam como contraponto à economia tradicional e se relacionam com a economia circular, enquanto reutilização de produtos aumentando seu ciclo de vida; b) relacionam-se com a sustentabilidade, considerando que a indústria têxtil é uma das mais poluentes do mundo, diminuindo assim a pegada ecológica causada pelo modelo fast fashion; c) relacionam-se com questões ligadas ao empoderamento feminino, a partir do momento em que se afastam do ‘empoderamento light’ proposto por Corwnall (2018) no qual as mulheres recebem crédito e treinamento para serem inseridas no mundo do trabalho, sem qualquer preocupação com as práticas deletérias próprias do mercado capitalista. Os brechós permitem às mulheres um modelo de negócios na qual elas possuem um nível de liberdade para empreender de acordo com suas concepções, que acaba por ser benéfico tanto para as empreendedoras, quanto para as consumidoras. Por fim, concluímos a Covid-19 afetou as participantes de nossa pesquisa de maneiras distintas, mas que o empreendimento em brechós ajudou muitas delas a enfrentarem esse período, tanto do ponto de vista financeiro, como familiar e pessoal, bem como atestamos a hipótese inicial de crescimento desse modelo de negócios após a partir do período pandêmico.