TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)
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Item O ensino tecnicista no Brasil como reafirmação da semiformação: uma interpretação a partir do pensamento de Theodor W. Adorno(2022-10-13) Melo, Tiago Licarião de; Barros, Marcos André de; http://lattes.cnpq.br/3743403239578149; http://lattes.cnpq.br/8773925233505366Esta pesquisa busca, amparada na teoria critica de Theodor W. Adorno, compreender como a pedagogia tecnicista reafirma o cenário de semiformação na sociedade brasileira. A fim de ampliarmos a interpretação sobre o ensino tecnicista, teremos como aporte o referencial teórico da teoria crítica de Theodor Adorno, com o auxílio de comentadores que me auxiliaram na problematização do tema (LUCKESI, 1994), (SAVIANI, 1984), (SAVIANI, 2013), (ARANHA, 1990), (ADORNO, 2010), (ADORNO, 2020), (HABERMAS, 2014). Metodologicamente, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e qualitativa, para que possamos interpretar e realizar as aproximações necessárias. Portanto, investigaremos as bases teóricas e o histórico conceitual do tecnicismo, até desembocar no contexto histórico de surgimento no Brasil, durante o regime ditatorial militar nas décadas de 1960 e 1970. A fim de compreendermos como a semiformação se estabelece, buscaremos retomar o conceito de formação cultural (Bildung), a partir do século XVIII, através da tradição germânica até os dias atuais, este conceito se coloca como grande desafio para compreendermos a educação em tempos hodiernos, para que se cumpra a importante tarefa de avançarmos na crítica sobre a educação contemporânea e seus elementos semiculturais. Por fim, nos deteremos a relacionar a educação tecnicista com o conceito de semiformação adorniano objetivando levantar aproximações e uma breve crítica sobre a pedagogia tecnicista no Brasil.
