TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/421
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Item Contra-dados não há argumentos: contribuições da Geração Cidadã de Dados na compreensão do fenômeno do feminicídio em Pernambuco(2025-03-19) Silva, Lara Pirro Gomes da; Andrade, Rayane Maria de Lima; http://lattes.cnpq.br/7190036182698859; http://lattes.cnpq.br/3508526740285685O presente trabalho investiga a contribuição dos dados gerados por organizações da sociedade civil para uma compreensão mais abrangente do feminicídio no estado de Pernambuco, analisando, simultaneamente, as limitações e potencialidades da Geração Cidadã de Dados (GCD) em relação às estatísticas governamentais. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso da experiência do Gabinete Assessoria Jurídica às Organizações Populares (GAJOP) com a construção do Banco de Dados que registrou as Mortes Violentas Intencionais entre os anos 2021 e 2023, e da realização de entrevistas semiestruturadas com trabalhadores envolvidos no projeto. Os resultados indicam que as iniciativas de GCD possibilitam a identificação de lacunas nos registros governamentais e ressaltam a necessidade de uma abordagem mais inclusiva e participativa na coleta e análise das informações. Desse modo, a produção de contra-dados amplia o debate público e auxilia na formulação de políticas públicas, pressionando o poder público por maior transparência e pela inclusão de indicadores relevantes para a sociedade civil. Conclui-se que a GCD representa uma estratégia efetiva de controle social e democratização do acesso à informação, contribuindo significativamente para a visibilidade e compreensão das complexas dinâmicas da violência de gênero e do feminicídio, além de fomentar a cooperação entre o Estado e a sociedade civil organizada.Item #OCaraQueFaz: uma análise acerca da comunicação política e digital do prefeito João Campos(2025-03-19) Santos, Vitória Sofia Vieira dos; Andrade, Rayane Maria de Lima; http://lattes.cnpq.br/7190036182698859; http://lattes.cnpq.br/4101880757845323Este trabalho tem como objetivo analisar como a comunicação digital do político João Campos foi construída durante sua campanha eleitoral de 2024, com especial ênfase nas teorias do capital simbólico e da imagem política. Para viabilizar isso, a técnica de análise de conteúdo foi empregada a partir de métodos qualitativos e quantitativos. Como unidade de análise, foram examinados os conteúdos publicados pelo político no Instagram. De modo geral, observou-se que João Campos soube explorar as mídias digitais para fortalecer o relacionamento com sua base eleitoral, concentrando-se, sobretudo, no desenvolvimento de sua notoriedade, em contraste com o que foi observado em 2020.