Saúde (PROExC)
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Item Avaliação do perfil epidemiológico das pacientes atendidas no Núcleo de Saúde da UFRPE portadoras de vulvovaginites(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Núcleo de Atenção e Promoção à Saúde, 2009) Dimech, Gustavo SantiagoOs corrimentos vaginais são, as principais queixas das mulheres atendidas em unidades de saúde onde é realizada a coleta do exame ginecológico. Estes sinais e sintomas geralmente responsáveis pelas vulvovaginites podem interferirem no relacionamento entre os parceiros e pertencerem ao grupo das DST´S, são considerados um grande problema de saúde pública. Diante destas considerações, podemos apontar como uma das prioridades da ginecologia na atenção à saúde da mulher a prevenção e a identificação precoce das vulvovaginites, de modo a oferecer tratamento adequado a cada especificidade de acometimento. Para isto, a equipe de médico ginecologista, deve ter à disposição materiais suficientes e adequados para identificar estas síndromes e assim, interromper a cadeia de transmissão. Diante desta situação, nos propomos a realizar a coleta de amostra de secreção vaginal para o exame de bacterioscopia (coloração de GRAM) de todas as mulheres que compuseram a amostra do estudo, assistidas pelo NAPS/UFRPE, assim como identificar no exame clínico fatores predisponentes as infecções e realizar a estratificação das pacientes quanto a idade, atividade sexual, patologias pré-existentes, queixas clínicas e vinculo (Estudantes, Funcionárias e Comunidade) para podermos identificar os principais agentes infectantes de cada grupo e adotarmos políticas de educação para a prevenção das infecções vaginais.Item Rede Saúde na Escola: tecendo as teias dos saberes na promoção da qualidade de vida(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Domésticas, 2009) Regino, Fabiane AlvesO projeto de extensão busca incorporar a discussão de saúde na escola, através da exposição de filmes do Cine Debate , visando articular e construir conhecimentos, saberes e orientações na perspectiva de formação de redes entre professores/as, estudantes e profissionais de saúde, de diversas Instituições/Organizações referentes à área e temática apresentada, promover a melhoria da qualidade de vida dos/as adolescentes-estudantes de escolas públicas de Recife. Podemos dizer que algumas questões norteiam e sustentam a necessidade de discutir essa temática nas escolas, tais como: a) o próprio alargamento e resultado positivo que a promoção desses debates sobre Políticas Públicas de Saúde, Sexualidade e Gênero proporciona aos/as estudantes; b) a importância da prevenção como um fator fundamental no processo saúde-doença desses/as jovens e c) o aumento do número de jovens que iniciam a vida sexual muito mais precocemente na contemporaneidade e que por isso necessitam de orientações sobre a saúde reprodutiva. Sendo assim, esse tipo de proposta de “rede de saberes sobre saúde na escola” pode aproximar a juventude de diversas faixas etárias e diferentes condições sociais, através da orientação, levando-os/as a reflexão sobre suas práticas, na medida em que se identificam nas realidades expostas nos filmes apresentados e debatidos no projeto.Item Merenda escolar: uma questão de saúde e cidadania(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Domésticas, 2009) Silva, Celiane Gomes Maia daHábitos alimentares saudáveis aprendidos na escola são levados por toda a vida e para que isso aconteça é necessário que sejam implantadas estratégias para a promoção de uma alimentação saudável nas escolas, permitindo a formulação de ações e atividades de acordo com a realidade de cada local, tendo a escola como protagonista deste processo, na viabilização e apoio à implantação das mesmas. Desse modo, torna-se fundamental a realização de projetos de orientação alimentar saudável, dos quais uma merenda escolar de qualidade é fundamental para a melhoria do estado nutricional e, consequente, qualidade de vida, com maior rendimento e benefício, despertando nos alunos mudanças em seu comportamento alimentar, atingindo toda a família. Assim, o Projeto de Extensão: “Merenda Escola: uma questão de Saúde e Cidadania” tem como proposta desenvolver um trabalho de intervenção através de oficinas de alimentação e saúde, de manipulação de alimentos e implantar orientação a família, considerando a perspectiva do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.