TCC - Economia Doméstica (Sede)

URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/433

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Moda all size
    (2021-07-06) Tani, Marianna Megumi; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/6502755641753802
    Este trabalho foi elaborado com o objetivo geral de refletir sobre beleza e corpo e o vestir, levando em conta a diversidade corporal, principalmente chamando à atenção para a necessidade de considerar pessoas gordas e seus gostos e anseios, bem como reflexões sobre as terminologias all size e plus size no campo da moda-vestuário. As temáticas Beleza e Corpo foram abordadas de modo que a primeira categoria foi compreendida como uma construção histórico-cultural, enquanto que a segunda conforme a variedade de silhuetas femininas. Para as reflexões sobre as marcações plus size e all size no campo da moda-vestuário, também considerou-se a produção de conteúdo em redes sociais digitais, em que a discussão tem sido frequente. Visando alcançar o objetivo proposto, procedeu-se: estudo bibliográfico; levantamento de dados secundários em redes sociais digitais sobre as temáticas; captação de dados primários por meio de aplicação de formulário on-line via plataforma Google Forms, sobre as categorias estudadas, que totalizou uma participação de 188 respondentes, assim com o formulário on-line foi possível alcançar mulheres que declararam vestir os tamanhos PP + P (62 / 33%), M + G (82 / 44%), GG + XG (32 / 17%), e XG+ (12 / 6%). Em relação aos resultados, foi quase unânime a vontade das mulheres que participaram do estudo em mudar algo em seus corpos, sendo geralmente considerado feio algo relacionado ao peso. Com relação à Moda-vestuário, a maioria das respondentes demonstram interesse em Moda, esperam sentir que suas roupas lhes representam, e que sejam confortáveis. No que se refere ao termo all size em si, ainda é pouco falado, apesar de já ser possível encontrar algumas marcas que produzem alinhadas à ideia. Em relação às respondentes, independente do tamanho que vestem, em sua maioria, preferem que as roupas tenham maior variação de tamanhos ao invés de segregar em “moda” e “moda plus size”.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estudo netnográfico de perfis virtuais plus size da RMR-PE na rede social “Instagram”
    (2021-12-02) Silva, Irtes Rodrigues da; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/4285115769436827
    Historicamente, as mulheres são as que mais sofrem com padrões estéticos, sendo o padrão de beleza atual dificilmente alcançado pela maioria delas. Neste contexto, o corpo gordo é geralmente associado apenas à doença e pessoas com tais características não são consideradas potencialmente consumidoras, principalmente no mercado de moda. Tendo como resposta a tal cenário, houve o surgimento do movimento plus size, que ganha destaque com o aumento de usuários de redes sociais digitais, o que é o foco deste trabalho. Por meio da netnografia foi feita uma aproximação com o universo estudado e posteriormente foi realizada uma análise de conteúdo das publicações de seis perfis da Região Metropolitana do Recife - PE, na rede social digital Instagram, voltados ao público gordo ou plus size, dos quais foram três perfis individuais e três perfis de coletivo/movimento. Ademais, foi feito recorte temporal das publicações. Após análise, foi possível categorizar as mesmas em: “Indicação de marcas e lojas”; “Looks”; “Saúde”; “Empoderamento e amor próprio”; “Eventos e Mídia”; “Estilo de Vida e Auto Divulgação”; “Engajamento”; “Parceiros”; “Questões Sociais”; “Models e Pessoas Inspiradoras”. A análise do conjunto das publicações de perfis da Região Metropolitana do Recife-PE mostrou que nesta região do estado de Pernambuco - que é um grande produtor de moda-vestuário, também se está acompanhando a tendência de uma pauta nacional e internacional de reivindicações do movimento em prol de uma moda que contemple a valorização de pessoas gordas.