TCC - Economia Doméstica (Sede)
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Item Avaliação do nível de conhecimento e de consumo de crianças e adolescentes sobre hortaliças e frutas versus guloseimas(2018-08-27) Felipe, Suzi Maria de Albuquerque; Saraiva, Joseana Maria; http://lattes.cnpq.br/2009197399132834Este estudo apresenta os resultados do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), componente obrigatório da Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Economia Doméstica, desenvolvido no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas para Infância e Adolescência – NEPIAD/ Departamento de Ciências Domésticas (DCD) /UFRPE. O referido estágio foi realizado no Projeto Ações Sócio-educativas para crianças do Ensino Fundamental de escolas públicas, no período de junho à agosto de 2017. O objeto de estudo do Estágio Curricular Obrigatório se constituiu da pesquisa intitulada “Avaliação do nível de conhecimento e de consumo de crianças e de adolescentes sobre hortaliças e frutas versus guloseimas” e posteriormente a essa etapa foram desenvolvidas intervenções na realidade encontrada a partir da pesquisa com a realização de oficinas de Educação Alimentar e Nutricional. Para promoção de hábitos alimentares saudáveis acredita-se que o conhecimento sobre alimentação saudável é uma condição importante em todas as faixas etárias, principalmente na infância, quando os hábitos alimentares estão sendo construídos. A promoção de uma alimentação saudável é recomendada por todos os autores que tratam dessa questão da área saúde, nutrição, economia doméstica e outros estudiosos do assunto de áreas correlatas. Nessa perspectiva, este estudo objetivou avaliar o nível de conhecimento e de consumo das crianças e dos adolescentes participantes do Projeto Ações Socioeducativas para crianças do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal do Recife/PE, sobre frutas e hortaliças versus guloseimas. A pesquisa foi realizada no Projeto Ações socioeducativas, integrando 34 crianças e adolescentes do Ensino Fundamental, estudantes de escolas públicas, na faixa etária de 8 a 13 anos de idade. O projeto integra as atividades do NEPIAD / DCD /UFRPE. Além da pesquisa acerca do nível de conhecimento das crianças e dos adolescentes sobre frutas, hortaliças versus guloseimas, foram realizadas 6 ações que se constituíram como atividades teóricas que abordaram questões que trataram sobre a importância da alimentação saudável e dos hábitos alimentares e higiênicos. E 4 oficinas práticas de preparo e cocção de alimentos. Foi verificado alto nível de conhecimento e consumo das crianças e adolescentes sobre as frutas, sendo maça (44%), limão (39%) e banana (38%), as apresentaram maior índice. Quanto às hortaliças, coentro (73%), batata (65%) e alface (59%) apresentaram maior índice de consumo. As crianças e adolescentes afirmaram conhecer as guloseimas e consumir esporadicamente, esse resultado se atribui as atividades de Educação Alimentar e Nutricional que são desenvolvidas no projeto de extensão Ações Socioeducativas. O nível de conhecimento e de consumo das crianças e adolescentes participantes do Projeto de Ações Socioeducativas foi avaliado e verificou-se elevado consumo de frutas e hortaliças e o consumo de guloseimas é esporadicamente. Portanto, a Educação Alimentar e Nutricional aliada ao desenvolvimento de práticas alimentares saudáveis, apresentam-se como técnicas eficazes para o desenvolvimento de hábitos alimentares e, por conseguinte, alimentação adequada na infância e na adolescência.Item Avaliação dos impactos do curso produção de tortas, doces e salgados na melhoria das condições e da qualidade de vida do/a trabalhador/a capacitado/a(2020-11-02) Souza, Jéssica Laís Barbosa de Oliveira Dias de; Saraiva, Joseana Maria; Silva, Laurileide Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/7869325906861017; http://lattes.cnpq.br/2009197399132834; http://lattes.cnpq.br/9949009798607579Inúmeros estudos chamam à atenção para a importância da capacitação e para o desenvolvimento pessoal e social do/a trabalhador/a como iniciativa para melhoria das suas capacidades teórico-práticas para inserção no mundo do trabalho, bem como se tornarem autônomos na perspectiva de ter seu próprio negócio, por conseguinte promover sua condição e qualidade de vida. Com base nessa perspectiva, desde 1993 as iniciativas de capacitação profissional têm sido foco das ações de ensino, pesquisa e extensão do Departamento de Ciências Domésticas/UFRPE e da Pró-Reitoria de Atividades de Extensão - PRAE, através do desenvolvimento do projeto de extensão - Capacitação e desenvolvimento pessoal e social de trabalhadores/as para área de hospedagens e outros serviços, que já capacitou mais 15 mil trabalhadores/as. Em 2018 e 2019 o referido projeto foi desenvolvido em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social do Estado de Pernambuco - SINDSPREV-PE e capacitou mais de mil trabalhadores/as. A ação de extensão integrou vários cursos habilitando os/as trabalhadores/as para as unidades de produção de refeições, restaurantes, bares, lanchonetes, pousadas, resorts, motéis, agencias de guias turísticos, de serviços de limpeza, casas de repousos para idosos, unidade doméstica e outros relacionados. Entre os cursos oferecidos, destaca-se nesse estudo, o de Produção de Todas, Doces e Salgados, onde a autora desse estudo foi instrutora e no referido projeto realizou seu Estágio Supervisionado Obrigatório - ESO, no período de novembro de 2018 a abril de 2019. Tendo em vista compreender se o que foi proposto no referido projeto foi alcançado, esse estudo tem como objetivo avaliar os impactos econômicos e sociais do curso de Produção de Tortas, Doces e Salgados na melhoria da condição e da qualidade de vida de seus participantes, a partir das representações sociais que os/as mesmos/as tiveram sobre o curso. Mais especificamente, compreender o que a capacitação propiciou em termos de melhorias de condições econômicas e sociais em suas vidas. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem quantiquali, cujo método de análise se constitui das representações sociais dos sujeitos, através do qual se apreendeu as visões, concepções, percepções, emoções, depoimentos, permitindo encontrar elementos do discurso social trazido pelos sujeitos para melhor compreensão do fenômeno social investigado. A amostra da pesquisa se constitui de 25 trabalhadores/as, de ambos os sexos, na faixa etária entre 18 a 75 anos de idade, pertencentes a diferentes classes sociais e graus de instrução. Os resultados mostram que o processo de capacitação possibilitou o desenvolvimento pessoal e social com base na formação cidadã, além promover competências, habilidades técnicas, teóricas e metodológicas para o exercício da função de confeiteiro - capaz de criar e preparar receitas de tortas, bolos, doces, biscoitos, salgados, canapés, sorvetes, caldas, tortas, cupcakes, recheios e coberturas. Ressalta-se a capacidade de produção em escala industrial, comercial ou caseira, conforme mostram os resultados. Um percentual significativo dos participantes revelou que muito antes de concluir o curso já estavam produzindo muitas das preparações aprendidas no curso para sobrevivência e dessa forma impactando a melhoria das suas condições econômicas e melhoria de qualidade de vida, atingindo dessa forma, os objetivos proposto pelo projeto. Considera-se que os benefícios da capacitação foram não apenas quantificáveis, mas, qualitativos como o desenvolvimento pessoal e social.Item Desenvolvimento da leitura e da escrita no projeto de extensão ações socioeducativas para crianças e adolescentes do ensino fundamental da rede municipal do Recife-PE: relato de experiência(2019) Oliveira, Ivone Silva de; Saraiva, Joseana Maria; Silva, Laurileide Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/7869325906861017; http://lattes.cnpq.br/2009197399132834; http://lattes.cnpq.br/2965409985704538Este relatório teve como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas no Projeto Ações socioeducativas para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental da rede pública de Recife -PE direcionadas para a leitura e a escrita.O referido projeto é desenvolvido pelo Departamento de Ciências do Consumo, através do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas para Infância e Adolescência NEPIAD /UFRPE, com apoio da Pró-reitoria de Extensão /PREG/FACEPE. Dentre as atividades podemos destacar: caracterizar o perfil socioeconômico das crianças e dos/as adolescentes participantes do projeto; relatar as atividades de leitura e de escrita desenvolvidas e identificar possíveis mudanças e/ou avanços no processo de aprendizagem das crianças e dos/as adolescentes. Utilizou-se o método construtivista, cuja construção do conhecimento utiliza métodos que estimularam a leitura e a escrita. A coleta de dados se deu a partir da técnica da observação direta, da análise documental e por meio de registros de relatos dos pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes em reuniões. Os resultados mostram que as atividades educativas desenvolvidas com as crianças e os adolescentes se constituem num processo de aprimoramento da leitura e da escrita e do desenvolvimento pessoal e social das crianças e dos adolescentes. Considera-se, portanto, que as atividades de leitura e de escrita promoveram a aquisição de novos conhecimentos, melhoria da escrita e o prazer pela leitura, impactando de forma positiva o processo de aprendizagem dos sujeitos, tornando-os cidadãos mais críticos do seu papel como estudantes.Item Espaços pedagógicos na perspectiva da legislação e da ergonomia: discursos e práticas(2018-08-20) Marques, Lucineide Domingos; Saraiva, Joseana Maria; http://lattes.cnpq.br/2009197399132834; http://lattes.cnpq.br/4895970924060115Este trabalho é resultado do Estagio Supervisionado Obrigatório – ESO, do curso de Bacharelado em Economia Doméstica, desenvolvido no campo da pesquisa, por meio do Programa Institucional de Iniciação Científica / CNPq / UFRPE do período de julho de 2017 a julho de 2018. O referido estudo visa avaliar os espaços físicos, mobiliário, equipamento, materiais pedagógicos, das instituições de Educação Infantil da rede municipal da cidade de Recife/PE, tendo como base a Política Nacional de Educação Infantil (2004), os Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituição de Educação Infantil (2006), os Parâmetros Nacionais de Qualidade para Educação Infantil (2006), os Indicadores de Qualidade para Educação Infantil (2009), o Manual de orientações técnicas – mobiliário e equipamento escolar da Educação Infantil (2017) e o Manual descritivo para aquisição de mobiliário infantil (2012), elaborados pelo MEC, alicerçado pelo método da Análise Ergonômica do Trabalho e sua influência no planejamento e constituição dos espaços pedagógicos. Trata-se de um estudo de abordagem quantiquali, caracterizado como de caso, cujo método de análise se apoia no método da análise do espaço construído, fundamentado na análise ergonômica do trabalho – AET que visa adaptar o espaço ao usuário. Para coleta de dados, se fez uso da entrevista estruturada, acompanhada de questionário com perguntas abertas e fechadas que foram tabuladas, categorizadas e analisadas utilizando como método de análise as Representações Sociais. Para observação e análises dos aspectos relacionados aos espaços físicos, aos mobiliários, equipamentos e materiais pedagógicos, a partir da perspectiva da Análise Ergonômica do trabalho, selecionou-se uma instituição de Educação Infantil, considerando sua especificidade em relação aos aspectos a serem observado. Os resultados mostram em relação ao mapeamento que a rede de Educação Infantil da Prefeitura de Recife possui 79 instituições de Educação Infantil distribuidas 6 Regiões Políticas Administrativas, que atendem 7.193 crianças, conforme mapeamento, na faixa etária de 0 a 5 anos. Em relação ao perfil dos/as trabalhadores/as dessas instituições, os resultados mostram a preponderância do sexo feminino, com maior concentração da faixa etária entre 28 a 38 anos e 38 a 48 anos, configurando a população como adulta e economicamente ativa. A escolaridade se centra no ensino superior em todas as funções, exceção das estagiárias. Os salários, via de regra, são baixos, variando entre menos de 1 salário mínimo para as estagiários e de a 1 a 2 salários mínimos para a maioria do restante das entrevistadas, classificadas na linha de pobreza. O processo de análise das representações sociais sobre os espaços físicos, mobiliário e materiais pedagógicos permitiu desvendar as percepções dos/as profissionais de como deve ser pensados e como são percebidas essas dimensões acerca das instituições de Educação Infantil, oferecendo informações importantes para subsidiar a melhoria dos espaços, mobiliários, equipamentos e materiais pedagógicos numa perspectiva ergonômica. A análise das dimensões investigadas, mostra a inadequação dessas dimensões em relação ao que determina os documentos elaborados pelo MEC e se constitui como fundamental para intervir na perspectiva de melhoria do padrão de qualidade dos espaços pedagógicos das instituições de Educação Infantil, de acordo com suas condições, definindo suas prioridades e traçando um caminho a seguir na construção de um trabalho pedagógico e social significativo, que promova o desenvolvimento integral das crianças, considerando suas demandas e necessidades.Item Nível de aprendizagem sobre envelhecimento e aspectos do cuidar dos/as participantes do curso cuidadores/as de idosos/as(2020-10-30) Pontes, Tereza Cristina do Rosário de; Saraiva, Joseana Maria; Silva, Laurileide Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/7869325906861017; http://lattes.cnpq.br/2009197399132834; http://lattes.cnpq.br/6136378751171109O processo global de envelhecimento populacional no mundo e, particularmente, no Brasil é uma realidade e suas consequências apresentam o aumento das doenças crônico-degenerativas e infectocontagiosas, por conseguinte, a dependência e a falta de autonomia do/a idoso/apara cuidar de si e realizar as atividades da vida diária. Nesse cenário, por diversos fatores, é fato, a ausência de um membro da família para exercer ou ajudar o/a idoso/a realizar essas funções. Nesse contexto, quem vai exercer esse papel no lugar da família é o/a cuidador/a, seja no âmbito da própria família (cuidador informal) ou institucional (cuidador formal). Em ambas as condições o/a cuidador/a é o profissional que precisa possuir conhecimentos teórico-práticos sobre envelhecimento e cuidados essenciais com a pessoa idosa, incluindo os primeiros socorros. Além, disso, espera-se que esse profissional seja uma pessoa paciente, amorosa, responsável, resiliente e prestativa e que goste de idosos/as. Considerando esses pressupostos, esse estudo tem como objetivo avaliar o perfil socioeconômico e demográfico, bem como o nível de aprendizagem dos/as participantes do curso de cuidadores/as de Idosos/as. Mais, especificamente, avaliar as concepções dos participantes sobre o processo de envelhecimento e os cuidados inerentes e, por fim avaliar o impacto do curso sobre a condição e qualidade de vida dos/as participantes. O curso foi realizado através do projeto Capacitação e Desenvolvimento Pessoal e Social de Trabalhadores para Área de Hospedagem e Outros Serviços, desenvolvido pelo Departamento de Ciências do Consumo, Pró-Reitoria de Atividade de Extensão, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social do Estado de Pernambuco - Sindsprev. A ação de extensão integrou vários cursos, entre os quais o de Cuidadores/as de Idosos/as, onde a autora desse estudo foi estagiária e realizou seu Estágio Supervisionado Obrigatório – Esso, no período de novembro de 2018 a abril de 2019. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e de cunho exploratório, cuja coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de um formulário de pesquisa subsidiado por um questionário contendo perguntas abertas. A amostra da pesquisa se constitui de 25 trabalhadores/as, a maioria do sexo feminino, na faixa etária predominante entre 51 a 60 anos de idade. Os resultados mostram que a maioria dos sujeitos desenvolvia trabalho informal como cuidador/a de idosos/as antes de realizarem o curso, demonstrando a importância das ações de qualificação para esse público-alvo, uma vez que a maioria nunca tinha feito nenhum curso. A avaliação do curso mostra que a grande maioria dos participantes demonstra está muito satisfeito com o curso, principalmente em relação aos aspectos teórico-metodológico-conteúdo programático; carga horária; aulas práticas; relação professor /aluno – com conceitos ótimo e bom. O nível de conhecimento antes da realização do curso sobre envelhecimento e qualidade de vida para a maioria dos participantes era confuso e sem fundamentação teórica. O mesmo acontece com o nível de conhecimento sobre o que é o idoso e os cuidados com mesmo. Durante o curso esses conhecimentos foram bem trabalhados, de forma interdisciplinar e estabelecendo sempre a relação teoria-prática. A maioria relata que os conhecimentos e as atividades práticas trabalhados durante o curso deram segurança para o exercício da prática profissional com cuidador/a porque passaram a realizar a função de forma consciente, com conhecimento, sabendo o que estavam fazendo. Para a estagiária, autora desse estudo, a atuação no curso de Cuidador de Idosos contribuiu significativamente para consolidar os conhecimentos teórico-metodológicos apreendidos no curso de graduação em Economista Doméstico, conformando sua práxis como futura profissional.Item O projeto ações socioeducativas como estratégia de formação de valores, hábitos e atitudes de crianças e adolescentes(2019-02-18) Silvestre, Stephanie Raphaelle de Carvalho; Saraiva, Joseana Maria; Albuquerque, Hortência Cruz de; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473; http://lattes.cnpq.br/2009197399132834Este estudo tem como objetivo apresentar os resultados da avaliação das atividades desenvolvidas na experiência de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) - vivenciada no período de 2015 a 2016 no projeto Ações socioeducativas para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental da rede pública de Recife-PE: em complementação à ação da escola e da família - e seus impactos no desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes no que se refere à redução da evasão e repetência escolar; redução da violência na escola e na família; formação de hábitos alimentares saudáveis tendo em vista a prevenção da obesidade na infância e na adolescência. O caminho percorrido para atingir esses objetivos associa atividades de pesquisa, ensino, intervenção, monitoramento de processos e avaliação tendo em vista evidenciar os impactos das ações no índice de desempenho escolar e na formação pessoal e social dos sujeitos envolvidos na ação. Os resultados mostram que em sintonia com o planejamento do projeto, a ação de extensão atendeu os objetivos propostos, uma vez que promoveu o processo de aprendizagem nos aspectos pretendidos e o desenvolvimento pessoal e social das crianças e adolescentes. Nessa perspectiva, a extensão, articulada a pesquisa e ambas ao ensino, constituiu-se atividade fundamental, não apenas como princípio, mas também como prática social e educativa, apesar da limitação dos recursos financeiros, superados com a participação de todos os envolvidos, sobretudo, com a atuação dos estudantes dos cursos de Economia Doméstica e de Ciências do Consumo/UFRPE. Nesse processo, a Universidade ultrapassou seus muros e estabeleceu a relação teoria e prática, propiciando à autora deste estudo, estagiária do projeto, estudante do curso de Economia Doméstica, vivenciar a relação teoria-prática através do ensino, da pesquisa e da extensão, de forma crítica e consciente. Ademais, a ação tem contribuído efetivamente para a promoção do desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, inclusive com impactos efetivos no rendimento escolar e no comportamento dos sujeitos envolvidos.Item Representações sociais dos pais e/ou responsáveis pelas crianças e pelos/as adolescentes do projeto ações socioeducativas sobre alimentos, nutrição, hábitos alimentares e alimentação saudável(2019) Araújo, Vitor Daniel Santos; Saraiva, Joseana Maria; Silva Júnior, Marcony Edson da; http://lattes.cnpq.br/2170347292305027; http://lattes.cnpq.br/2009197399132834; http://lattes.cnpq.br/5341820602000111Este estudo mostra os resultados do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), componente imprescindível da Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Economia Doméstica, desenvolvido no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas para Infância e Adolescência –NEPIAD/ Departamento de Ciências Domésticas (DCD) /UFRPE, no qual é desenvolvido o Projeto Ações Sócioeducativas para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental de escolas públicas da rede municipal de Recife-PE. O ESO foi desenvolvido no período de agosto a dezembro de 2018 e contemplou uma carga horária total de 360 horas. O objeto de estudo do Estágio Curricular Obrigatório se constituiu da pesquisa intitulada “Representações sociais dos pais e/ou responsáveis pelas crianças e pelos/as adolescentes do projeto ações socioeducativas sobre alimentos, nutrição, hábitos alimentares e alimentação saudável”. Estudos consideram que as escolhas e o consumo de alimentos são influenciados por determinantes de ordem individual e coletiva. Os de ordem individual remetem à subjetividade, ao conhecimento que o indivíduo possui acerca da alimentação, nutrição, do comer saudável e sobre alimentação saudável e os de ordem coletiva remetem aos fatores econômicos, sociais e culturais. Entende-se que para promoção de hábitos alimentares saudáveis se faz necessário que os pais (ou responsáveis) tenham conhecimentos teórico-práticos sobre alimentação, nutrição, alimentação saudável e outros correlacionados, fundamentados nos princípios da prevenção e da promoção da saúde e da nutrição. Nessa direção, avaliar o nível a visão sobre alimentação, nutrição, hábitos alimentares e alimentação saudável dos pais e/ou responsáveis pelas crianças e pelos/as adolescentes participantes do referido projeto torna-se fundamental tendo em vista intervir na realidade e transformá-la. Trata-se de um estudo de caso, de natureza explicativa e de abordagem qualiquanti. A coleta de dados foi realizada no NEPIAD, a partir da aplicação de um formulário de entrevista contendo perguntas abertas e fechadas, concretizadas com 14 pais e responsáveis pelas crianças e pelos/as adolescentes que participam do referido projeto. Os resultados mostram por meio da análise e da compreensão das representações sociais dos/as entrevistados/as que, a quase a totalidade não tem conhecimento teórico-prático sobre alimentação, nutrição, hábitos alimentares e alimentação saudável enem mesmo imaginam a importância que tem o conhecimento sobre esses assuntos para a vida cotidiana, prevenção de doenças e promoção da saúde. Os resultados refletem uma visão empírica e fundamentada no senso comum sobre alimentação, nutrição, hábitos alimentares e alimentação saudável. Isso pode justificar porque outros estudos têm evidenciado que o consumo e os padrões de alimentaçãodos/as brasileiros/as nas últimas décadas, têm sofrido mudanças significativas, influenciadas por fatores sociais, econômicos e culturais que refletem diretamente no acesso, na escolha e no consumo dos alimentos, por conseguinte, no comportamento alimentar não saudável. Sugere-se que a Educação Alimentar e Nutricional aliada ao desenvolvimento de práticas alimentares saudáveis e a melhoria das condições econômicas e sociais das populações menos favorecidas, compareça como uma técnica eficaz para o desenvolvimento de hábitos alimentares e, por conseguinte, promoção de uma alimentação saudável.
