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    Classificação de imagens de textura geradas por gráficos de recorrências no problema de pessoas sofrendo ataques epiléticos
    (2019) Queiroz, Danielly de Moura Borba; Macário Filho, Valmir; http://lattes.cnpq.br/4346898674852080; http://lattes.cnpq.br/7461629772562910
    A epilepsia é uma condição neurológica caracterizada pela ocorrência de crises epilépticas que se repetem em intervalos variáveis. Essas crises são manifestações clínicas de uma descarga anormal de neurônios, que são células que compõem o cérebro.Algumas particularidades tornam os diagnósticos precoces da epilepsia um grande desafio, até mesmo para clínicos mais experientes. Como auxilio médico, existem exames como o eletroencefalograma (EEG) representados por séries temporais bastante utilizado no diagnóstico da epilepsia. As séries temporais estão presentes em várias áreas de estudo, como a medicina, biologia, economia, entre outras. Seus gráficos expõem padrões ocultos e mudanças estruturais nos dados, como possuem padrões de textura bem definidos que podem ser identificados adequadamente por métodos de extração de textura. Além disso, existem diversas ferramentas para extração de informações das séries temporais, uma delas é a imagem de recorrência, que usualmente é utilizada para verificar a mudança de um padrão no sinal. Este trabalho apresenta um estudo de descritores de texturas e classificadores em imagens de pessoas saudáveis e epiléticas geradas por imagens de recorrências. Os descritores de texturas usando neste estudo foram: Padrões Binários Locais (LBP), Quantização de Fase Lo-cal (LPQ) e o Banco de Filtro de Gabor. Até o melhor do nosso conhecimento, ainda não foi realizado nenhum estudo aplicando-se esses descritores em imagens de recorrência na base utilizada neste trabalho. A avaliação é realizada através da taxa média de acerto, precisão, recall e f-measure resultante dos seguintes classificadores:Ran-dom Forest, eSupport Vector Machine(SVM). Os experimentos demonstraram que o classificador SVM usando o descritor LPQ mostrou resultados promissores, obtendo92,1% de média de acerto, recall e f-measure e para precisão obteve 92,26%.
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    Contratação ou aquisição de softwares na administração pública: estudo de caso aplicado à prefeitura municipal de Garanhuns
    (2019-12-20) Santos, Jorge Veloso dos; Vanderlei, Igor Medeiros; http://lattes.cnpq.br/7448139435512224; http://lattes.cnpq.br/3833157859679169
    As Tecnologias da Informação se mostram no cenário global, como ativos essenciais ao bom funcionamento das instituições, sejam elas públicas ou privadas. Sendo aplicáveis aos mais diversos usos, os softwares são usados com finalidade desde a informatização de demandas até a otimização de processos. Face ao crescimento da quantidade de aplicações desenvolvidas, foram estabelecidas normas que possibilitam a identificação de parâmetros a serem satisfeitos, com vistas ao alcance do melhor atendimento das demandas, como a ISO/IEC / IEEE 12207-11 de 2017, que trata dos ciclos de vida dos softwares, a NBR ISO/IEC 9126-1 de 2003, trazendo consigo uma série de fatores voltados para a qualidade de software, além do disposto acerca deste tema pela Engenharia de Software. No tocante à administração pública, devem ser observados também, os preceitos legais estabelecidos pelas leis e demais regulamentos aplicáveis, como a Lei 8.666/1993, Instrução Normativa nº04 de 2014 – SLTI. Neste processo de contratação ou aquisição outros norteadores, como o Guia PMBOK 6ª Edição de 2017, publicado pelo PMI (Project Management Institute), traz consigo uma série de métricas, que contribuem diretamente nos processos de aquisição. Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza qualitativa, com a finalidade de análise das aquisições ou contratações de serviços de TI pela administração pública, in casu, na Prefeitura Municipal de Garanhuns, feita através de análise de editais e questionário aplicado à população, com vistas à aferição da experiência de uso, em especial, dos portais de acesso amplo e livre, como o Portal do Contribuinte e Portal da Transparência, e verificação da conformidade com as premissas estabelecidas nas normas, sendo, desta forma, possível o estabelecimento de uma análise paralela dos aspectos técnicos documentais e os níveis de experiência de uso da população. A partir de tais análises, das leis e demais normas identificadas, pode-se verificar que o enfoque central está no atendimento dos requisitos de sistema e qualidade do produto, e por consequência, no cumprimento das normas legais estabelecidas, entretanto, não há um direcionamento explícito quanto à qualidade em uso das ferramentas oferecidas à população pelos entes públicos.
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    Desenvolvimento de projeto em realidade aumentada para o ensino dos conceitos da cinética química
    (2021-12-22) Silva, Jobson Albuquerque da; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/2128851369408094
    É por consequência do desenvolvimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) que hoje, no século XXI, diversos caminhos podem ser criados a fim de possibilitar a construção do conhecimento em um contexto educacional. Os meios pelos quais os processos de ensino e aprendizagem são aplicados, outrora limitados a quatro paredes em um ensino tradicional e autoritário, vêm adquirindo cada vez mais espaço no mundo digital e isso reflete na ideia de ter um futuro ainda mais imerso a esse cenário. Os aplicativos para smartphones, por exemplo, já são realidades na educação e tanto professores quanto alunos vêm progredindo na sua utilização dentro e fora da sala de aula, viabilizando a aprendizagem móvel, característica bem relevante na era digital. Isto posto, este trabalho teve por finalidade desenvolver um aplicativo em realidade aumentada para o ensino dos conceitos de cinética química a fim de auxiliar, como recurso didático digital, nos processos educacionais. Para seu desenvolvimento foram buscados caminhos para uma capacitação básica na área de programação a fim de ampliar a visão e saber qual o melhor software para desenvolvimento do aplicativo em realidade aumenta (RA). Os softwares escolhidos para a ação foram o Unity e o Vuforia, uma vez que ambos permitem criar e associar mutuamente seus recursos como os assets gráficos, os marcadores a serem plotados por meio de suas coordenadas, além das operações como animação, associação de RA e por fim criação de aplicativos. Foram realizados testes iniciais com os softwares utilizados no trabalho culminando na produção de duas experiências em RA por meio de objetos gráficos da biblioteca da Unity servindo como ponto de partida para a construção do aplicativo como um todo. A proposta para o desenvolvimento do aplicativo em Realidade Aumentada se mostrou bastante interessante no que diz respeito à inovação para o ensino de Química, tal como o produto adquirido nesse processo, tendo potencial para se trabalhar em sala de aula tanto por professores quanto por alunos.
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    Desenvolvimento e avaliação de usabilidade do jogo educacional Desktop JAvatar para o ensino da programação orientada a objetos: uma abordagem gamificada
    (2021-03-02) Veras, Williany Thalita Almeida; D'Emery, Richarlyson Alves; http://lattes.cnpq.br/3553920177544450; http://lattes.cnpq.br/4632297675232947
    O processo de ensino demanda soluções que estimule a participação e interesse de alunos. Jogos digitais são exemplos que proporcionam maior nível de motivação e interatividade. Objetivo: Apresentar o jogo JAvatar e sua avaliação de usabilidade. Métodos: Utilizase Java, XML e padrões de arquitetura de software com desenvolvimento iterativo e incremental. A avaliação de usabilidade utiliza técnica prospectiva por questionários com análise por Qui-Quadrado, ANOVA e System Usability Scale. Resultado: Apresenta-se um jogo educacional que fornece contribuições significantes para o processo de ensino-aprendizagem de Programação Orientada a Objetos e design classificado como excelente.
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    Ferramenta para otimizar a importação dos dados de novos clientes do sistema Flowup
    (2021-03-03) Pereira, Jobson Rocha; Monteiro, Cleviton Vinicius Fonsêca; http://lattes.cnpq.br/9362573782715504; http://lattes.cnpq.br/9701324260502964
    A migração de dados entre sistemas ainda é uma missão complexa para os desenvolvedores de software atualmente. Isso tem uma considerável contribuição dos vários tipos de bancos de dados que existem e a falta de padrão na construção dos projetos. Esta mesma dificuldade é percebida para os sistemas de gestão empresarial online, conhecidos como Cloud ERP (Cloud Enterprise Resource Planning). Estes sistemas online podem integrar todas as áreas da empresa em uma única plataforma. Em caso de haver algum problema na distribuição deste serviço online, pode ser gerado um grande prejuízo à empresa contratante, que fica totalmente dependente do sistema contratado e da empresa fornecedora. Em alguns casos, este problema pode ser resolvido com a troca do sistema Cloud ERP. Devido a esta demanda, foi desenvolvido o Migrup, ferramenta proposta neste trabalho, que tem a finalidade de facilitar, agilizar e flexibilizar a importação dos dados de uma planilha para um sistema Cloud ERP, o Flowup. Dessa forma, a empresa contratante de um outro sistema poderá exportar os dados de seu sistema para uma planilha; com isso, a empresa terá a possibilidade de migrar para o Flowup usando o Migrup para importar seus dados. O Migrup foi desenvolvido usando a metodologia do Design Thinking principalmente para tentar construir uma solução criativa e, assim, atender às necessidades do usuário. Em seguida, na etapa da implantação, foi definido que seria utilizado o processo ETL (Extract Transform Load), que é muito utilizado na migração de dados entre sistemas, com o objetivo de extrair os dados de uma fonte, ajustar e adequar estes dados e, depois, carregá-los em um destino. Dessa forma, foi usada uma ferramenta ETL para facilitar a implementação. O uso dessa ferramenta, através de um ambiente gráfico, com várias opções de componentes com finalidades diferentes, facilita na implementação e torna a manutenção mais rápida e prática. Comparado às ferramentas de importação dos outros sistema citados neste trabalho, incluindo a ferramenta legada do sistema Flowup, o Migrup engloba quase todas as funcionalidades e características presentes nestas outras ferramentas, trazendo vários benefícios aos usuários em uma única ferramenta. Os principais foram: permitir que o próprio cliente use a ferramenta, importar de qualquer planilha com formato de tabela, agilizar a detecção de erros, corrigir o formato de alguns dados e apresentar o relatório da execução do processo.
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    Relatório de estágio supervisionado obrigatório (ESO): (Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais)
    (2019-07-19) Silva Neto, Adelino Lourenço da; Rocha, Rodrigo Gusmão de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4654692334430085; http://lattes.cnpq.br/4438662452575726
    As tecnologias sociais podem ser definidas como produtos, técnicas e metodologias desenvolvidas junto a comunidades, na busca de prover soluções que possam transformar o estado social de tais comunidades. O Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais (LMTS), da UAG-UFRPE, atua diretamente no desenvolvimento desse tipo de solução. O Estagio Supervisionado Obrigatório (ESO) teve enfoque no desenvolvimento de dois sistemas com tais fins sociais. Conhecidos como Vô Na Feira e Educação Especial, os softwares desenvolvidos durante o ESO com finalidades de desenvolver as comunidades e aprimorar o tratamento sobre os Grupos de Consumo Responsáveis (GCRs), facilitando todo o trabalho de gestão e compra para coordenadores e consumidores, e o Atendimento Educacional Especializado (AEE), buscando aprimorar a comunicação a fim de prover uma educação mais qualificado para portadores de necessidades especiais. Ao fim do período do ESO, foi observado quais impactos os softwares com propostas de tecnologia sociais acabaram por exercer sobre suas respectivas comunidades.
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    Sistema integrado para registro de aulas e análise de frequência dos alunos do Projeto Conecta Vidas do Centro Tecnológico da Associação Conexão Social
    (2024-10-09) Santos, Djair Batista dos; Albuquerque Júnior, Gabriel Alves de; http://lattes.cnpq.br/1399502815770584
    A Associação Conexão Social (ACS), fundada em 2005 em Lagoa de Itaenga, Pernambuco, tem como missão garantir os direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio da educação e inclusão. O Projeto Conecta Vidas visa promover o letramento digital e atividades físicas para idosos, contribuindo para seu envelhecimento ativo e fortalecimento de vínculos comunitários. Contudo, o registro de frequência e a documentação das atividades enfrentam desafios significativos, como a logística dos registros em tempo real e a segurança dos dados sensíveis dos beneficiários. Este relatório apresenta uma proposta de um sistema integrado responsivo para registro de aulas e análise de frequência, desenvolvido com as tecnologias React, Node.js e MySQL. A solução proposta busca otimizar o registro de presença, facilitar o armazenamento seguro de fotos e simplificar o fluxo de informações para a coordenação. Com isso, pretende-se melhorar a eficiência dos educadores, assegurar a proteção dos dados e fornecer relatórios detalhados e precisos para os financiadores. O sistema visa não apenas a continuidade e o sucesso do projeto, mas também a promoção de uma gestão mais transparente e eficaz, potencializando os benefícios oferecidos pela ACS.
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    Softwares de gestão em unidades básicas de saúde e sua contribuição no trabalho na administração pública no Alto Pajeú
    (2022-09-22) Silva, Adriana Medeiros da; Machado, Luiz Cláudio Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/6359712741593257; http://lattes.cnpq.br/3209706563368594
    Esta pesquisa tem o objetivo de identificar os softwares de gestão utilizados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das cidades de São José do Egito, Brejinho, Itapetim e Tuparetama – Pernambuco. Assim visualizar sua importância como possíveis pontos de melhorias do próprio sistema, da unidade e sua utilidade como apoio nas tomadas de decisão dos gestores públicos municipais de cada cidade. Contemplar discussões a cerca dos cuidados com a saúde do individuo e da população e a importância do uso das tecnologias. Sendo realizada entrevista com o enfermeiro (a) da Unidade Básica de Saúde que responderam um questionário, onde identificam que todas as unidades fazem uso de sistema de gestão. O que proporciona agilidade e melhoria na atuação da atenção básica que é sanar desde os problemas simples ao mais complexo do individual ao coletivo, com isso buscar trabalhar de forma preventiva com orientações, diagnósticos e tratamento adequado.
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    Um estudo comparativo de técnicas para a classificação contextual de companhia para sistemas de recomendação sensíveis a contexto
    (2019-01-22) Silva, Douglas Henrique Santana da; Silva, Douglas Véras e; http://lattes.cnpq.br/2969243668455081; http://lattes.cnpq.br/6428879549861854
    Atualmente, a grande quantidade de informação tem prejudicado os usuários durante a tomada de decisões. Em face deste problema, sistemas de recomendação tem sido propostos de modo a conferir sugestões que auxiliem aos usuários em face de tal problema. Essas sugestões são ainda mais valiosas quando esses sistemas passam a sugerir itens se baseando também nos contextos ao qual o usuário está inserido. Dentre os esses contextos o de companhia pode ser destacado. Por meio da inferência do contexto de companhia o sistema poderá sugerir diferentes itens caso o usuário esteja acompanhado ou não. Um bom exemplo de sistema que possui tais características é o Sistemas de Recomendação em Domínios Cruzados e Sensíveis a Contexto (CD-CARS). Entretanto, o método de aprendizagem não supervisionada para inferência contextual de companhia no CD-CARS possui limitações. Desta forma, a presente pesquisa analisou e destacou um método de aprendizagem supervisionada que substitui a atual abordagem de classificação contextual de companhia executada no CD-CARS.
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    Uma proposta de métricas para avaliar a efetividade da execução de testes de software
    (2018) Barreto, Pedro Pires; Furtado, Ana Paula Carvalho Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/5862330768739698; http://lattes.cnpq.br/3199247203599540
    O mercado exige software de qualidade e que respeite os prazos e os custos do projeto. Uma das principais preocupações da indústria de software é a garantia da qualidade do produto gerado, o que promoveu a busca pelo desenvolvimento de software aliada com conceitos definidos de qualidade de software. Muitas organizações têm investido no processo de testes buscando a prevenção e detecção de erros. Teste de software é um importante aliado à garantia da qualidade, o que explica uma parcela dos custos de desenvolvimento estar relacionada às atividades de teste. Durante todo o ciclo de desenvolvimento de software, os testes são executados com objetivo de garantir que os defeitos sejam minimizados ao máximo antes da entrega do produto ao cliente. O objetivo dessa pesquisa é desenvolver uma abordagem para avaliar as execuções de testes de software. Para alcançar esta meta foi utilizada a abordagem Goal-Question Metric, que busca gerar um conjunto de métricas de acordo com os objetivos definidos pela necessidade da situação. A partir da formulação dos objetivos para avaliar uma execução de testes de software, foi proposta a adoção de um conjunto de métricas para facilitar o acompanhamento e melhoria da execução de testes de software. Para validar o conjunto de métricas propostas, foi conduzido um grupo focal com especialistas na área de teste de software. Assim esta pesquisa oferece contribuições sobre as métricas utilizadas para avaliar a execução de testes de software que atualmente significa uma parte com grande custo para empresas de software.
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    Uso do vPOP no planejamento pré-operatório de cirurgias ortopédicas em cães e gatos
    (2021-05-06) Mendes, Ramon Raia; Tudury, Eduardo Alberto; http://lattes.cnpq.br/2906155138699806; http://lattes.cnpq.br/4839132212324178
    Para um procedimento cirúrgico bem sucedido, faz-se necessário a utilização de um bom planejamento. Dentre os meios para se conseguir isto, existem as ferramentas digitais, que tornam-se cada vez mais comum, devidos a fatores os mais variados, como por exemplo, pela facilidade de aquisição das radiografias digitais. Na Medicina Veterinária, contamos com poucos trabalhos que abordam sistematicamente o planejamento pré-operatório digital. O presente trabalho avalia estudos referentes a tais planejamentos de uma forma geral e, também, estudos comparativos das técnicas analógicas e digitais destes planejamentos. Objetiva-se com este trabalho, a disposição de um roteiro para guiar cirurgiões veterinários em seus planejamentos pré-operatórios ortopédicos, de forma a facilitar a prática destes em seu formato digital.
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