Navegando por Assunto "Redes sociais on-line"
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Item A importância da presença digital na captação e fidelização de clientes: um estudo de caso no restaurante pernambucano Cá-Já(2024-09-26) Nascimento, Nathalya Tavares Braga do; Calabria, Ericka Maria de Melo Rocha; http://lattes.cnpq.br/3564220946174205; http://lattes.cnpq.br/5789891502342126A presença digital é crucial na atualidade, especialmente com o crescimento das redes sociais no setor gastronômico. Essas plataformas permitem a criação de vínculos com clientes e fortalecem a marca, impactando vendas e fidelização. A pesquisa avalia a importância da presença digital na captação e fidelização de clientes, utilizando o restaurante pernambucano Cá-Já, localizado no bairro dos Aflitos, em Recife, como estudo de caso. Foi utilizada a abordagem qualitativa, que incluiu uma entrevista com um dos gestores do restaurante, bem como uma análise das estratégias digitais implementadas no Instagram, além de pesquisa bibliográfica sobre o impacto do marketing e redes sociais em restaurantes. Como resultado, é entendível que as estratégias digitais podem colaborar para o sucesso de restaurantes em um contexto mercadológico, sendo a presença digital considerada um requisito básico para um estabelecimento atualmente. Conclui-se que a presença digital é essencial tanto para a captação de novos clientes, quanto para a fidelização e criação de comunidades virtuais, visto que o local estudado utiliza exclusivamente do Instagram como fonte de divulgação, destacando-o como referência no mercado gastronômico de Recife.Item A importância de conteúdos digitais para o ensino de História: articulação política indígena e revisão historiográfica(2024-09-23) Lima Filho, Henrique Rodrigues; Dantas, Mariana Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/8568216121012333; http://lattes.cnpq.br/8646187137396793O presente artigo teve como objetivo apontar as ações dos povos indígenas no tempo presente como protagonistas na construção histórica do país. Discutimos a Lei nº 11.645/2008 determinando o ensino de história e culturas dos povos indígenas nas escolas do Brasil e que é fundamental em todo o processo de ensino sobre essa temática. Realizamos uma breve revisão historiográfica de autores importantes para pensar o tema. Por fim, tratamos das ações no tempo presente dos povos indígenas enfatizando conteúdo publicado em redes sociais, com potencial de se tornar subsídios para ser utilizado no ensino da história indígena no Brasil.Item A influência da neuropolítica nas eleições presidenciais brasileiras nas redes sociais(2024-08-17) Silva, Maria da Conceição Cavalcanti da; Jeremias Junior, Jair; http://lattes.cnpq.br/7159566689096665; http://lattes.cnpq.br/9452836412600482Esta pesquisa tem como objetivo compreender os aspectos da neuropolítica e sua influência na tomada de decisões dos eleitores no ambiente digital, a partir da análise das campanhas eleitorais presidenciais do Brasil de 2018 e 2022, focando na atuação nas redes sociais, buscando investigar se o voto, nesse contexto, é influenciado por mecanismos de manipulação. O referencial teórico contemplou discussões acerca da neuropolítica e sua aplicação no cenário político, abordando a influência de processos emocionais, cognitivos e comportamentais na percepção do cidadão sobre a política, segundo Santos (2011). Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em um estudo de caso de caráter qualitativo, com as redes sociais como campo de pesquisa, analisando as estratégias de campanhas eleitorais presidenciais brasileiras de 2018 e 2022. Os dados obtidos indicam que as campanhas eleitorais se apropriam de técnicas da neuropolítica, explorando imagens, informações e diferentes meios de comunicação digitais para influenciar os eleitores. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se relevante questionar a ética da aplicação da neuropolítica em campanhas eleitorais, avaliando o potencial de manipulação do eleitor no ambiente digital.Item A utilização das redes sociais na administração pública: um estudo na prefeitura da Vitória de Santo Antão(2021-08-26) Santos Júnior, José João dos; Nascimento, Rafaella Leandra Souza do; http://lattes.cnpq.br/3394794929877726; http://lattes.cnpq.br/2136984835359312Com os avanços da internet e as ferramentas de comunicação, abriram-se várias possibilidades para os governos interagirem com a sua população, e assim conseguindo uma maior aproximação e interação com todos. Baseando-se nisso, o presente estudo visa demonstrar como o uso das Tecnologias da Informação e Comunicações pode melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados, relatando como exemplo a utilização das redes sociais pela prefeitura da Vitória de Santo Antão no estado de Pernambuco. A prefeitura utiliza as redes sociais para se aproximar da população da cidade, e com isso, medir a satisfação dos cidadãos. Quanto à metodologia utilizada nesse trabalho, a pesquisa é caracterizada como qualitativa de procedimento bibliográfico e documental. As fontes de dados utilizadas foram livros, revistas eletrônicas, artigos científicos, além de sites governamentais e redes sociais. A prefeitura utiliza as seguintes redes sociais: Instagram, Youtube e Facebook. Após a analisar os resultados, verificou-se que as redes sociais da prefeitura da Vitória de Santo Antão são utilizadas para divulgar conteúdos como dados e estatísticas sobre a cidade, informações sobre serviços, como vagas de empregos, ações referentes a saúde e educação, obras e melhorias para a cidade e campanhas institucionais.Item Análise da acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva em redes sociais(2024-10-01) Lima, Thiago Ferreira de; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; http://lattes.cnpq.br/5706959249737319; http://lattes.cnpq.br/5181649435278623As redes sociais são essenciais na comunicação contemporânea, pois permitem a conexão e interação de pessoas globalmente de forma simplificada. Tendo em vista o avanço tecnológico atual, é crucial garantir a acessibilidade digital para incluir todos os usuários, inclusive aqueles com deficiências visuais e auditivas que compõem uma parcela significativa da população. Este projeto analisa a acessibilidade nas cinco redes sociais mais populares atualmente (Facebook, YouTube, Instagram, WhatsApp e TikTok), identificando quais recursos de acessibilidade estão disponíveis para esse público. Foram avaliadas interfaces e ferramentas de interação, com base nas diretrizes internacionais de acessibilidade WCAG 2.0. Os resultados da análise mostram que as redes sociais mais utilizadas atualmente estão preparadas com ferramentas acessíveis para pessoas com deficiência visual e auditiva, mas ainda precisam de melhorias para terem um nível mais alto de acessibilidade. Também foi identificado que plataformas da mesma empresa podem ter diferenças significativas nas ferramentas de acessibilidade, como por exemplo, a falta de configurações para melhorias visuais ou a complexidade de navegação por teclado em versões web. A partir disso, foram levantadas melhorias e sugestões de implementação para cada plataforma social analisada.Item Análise de sentimentos em publicações do Stackoverflow(2019-08-22) Santos, Luiz Felipe dos; Trindade, Cleyton Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/6298429503812388A utilização de redes sociais, fóruns e diversos meios de comunicação, vem crescendo ex-ponencialmente, refletindo diretamente na quantidade de dados gerados na internet, uma grande parcela dos dados gerados, estão abertos e podem ser acessados e processados. Com isso, as possibilidades geradas com os dados abertos, tem atraído vários pesquisadores e empresas, com o intuito de extrair informações preciosas sobre seus clientes. As informações extraídas a partir dessa massa de dados, podem mudar a estratégia de diversas empresas e pessoas. Nos fóruns sobre computação, é possível visualizar o mesmo padrão, várias pessoas interagindo e gerando diversas informações sobre a tecnologia da informação e seus derivados. A pesquisa passará por todo o ciclo da análise de sentimentos, captação dos dados na plataforma do StackOverflow, tratamento dos dados, processamento de linguagem natural, treinamento dos algoritmos e a classificação. Com o intuito de mostrar as etapas de processamento e classificação dos dados, comparar as abordagens de classificação e extrair informações sobre a base de dados analisada. Após a aplicação do ciclo da análise de sentimentos, foi possível comparar os resultados de cada classificador e extrair informações sobre a base de dados analisada, sobre a performance dos classificadores em base de dados não estruturadas e a dificuldade de trabalhar com base de dados na língua portuguesa.Item Cancelamento na cultura do consumo: uma revisão bibliográfica(2023-09-22) Nascimento, Marielle Eden Palmeira do; Falcão, Carolina Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/9887570122994623; http://lattes.cnpq.br/9130166609105683O cancelamento na cultura do consumo trata-se de uma forma individualista de apontar erros e não de provocar mudanças nas estruturas sociais decorrente da interação entre os usuários de redes sociais digitais. O objetivo central do trabalho é compreender como o fenômeno do cancelamento atravessa as práticas consumeristas para as práticas de discurso de ódio. Propõe-se, assim, apresentar uma pesquisa bibliográfica, baseada na revisão narrativa, que permite que o autor se envolva em análises e interpretações críticas mais amplas na construção do conhecimento, além de uma breve análise das reações das pessoas diante do clipe da música “campo de morango” da cantora pop Luísa Sonza, como forma de ilustrar o atravessamento das práticas. Sob essa ótica, o cancelamento na cultura do consumo é um movimento de enfrentamento e violência, atravessado por aspectos do discurso de ódio que via de regra atinge mulheres e quaisquer outras minorias online. Além de ser capaz também de gerar ainda mais atenção sobre o conteúdo que está sendo compartilhado, de forma que, mesmo diante dos haters, artistas, marcas e produtos seguem se tornando lembrados, ocupando o trending da discussão.Item Classificação automática de discursos de ódio em textos do twitter(2019) Nascimento, Robson Murilo Ferreira do; Souza, Ellen Polliana Ramos; http://lattes.cnpq.br/6593918610781356; http://lattes.cnpq.br/8962852253787699Discurso do ódio, ou no inglês Hate Speech, pode ser definido como qualquer ato de comunicação que inferiorize uma pessoa por sua etnia, raça, religião, orientação sexual, nacionalidade ou outras características. Esse ato está se tornando cada vez mais comum nas redes sociais, onde muitas pessoas confundem liberdade de expressão com intolerância. Os jovens são os principais afetados, pois representam um grupo mais fácil de ser atingido pela ideologia propagada pelos Haters, os quais exaltam a violência, adotam ideologias racistas e xenofóbicas, intolerância religiosa e etc. Uma ferramenta capaz de ajudar a combater esse problema, é a Mineração de Texto, que busca extrair regularidades, padrões ou tendências de textos em linguagem natural, assim podendo ser definida como um método de extração de informações relevantes em bases de dados não estruturadas ou semi-estruturadas. Considerando o Twitter como uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil, este trabalho tem como objetivo de implementar e avaliar técnicas supervisionadas de aprendizagem de máquina, com intuito de identificar de forma automática discurso de ódio em tweets. Para isso, foram utilizados dois corpus, um na língua inglesa, previamente disponibilizado, e outro com a língua português do Brasil,o qual foi montado com texto do Twitter, que posteriormente parte dele foi anotado de forma manual, e ambos passaram por um pré-processamento, a fim de criar coleções douradas, utilizadas para construção e avaliação dos modelos supervisionados. Por fim, foi realizada uma análise comparativa dos algoritmos de aprendizagem de máquina: SVM, Naive-Bayse e Regressão Logística, combinados com a técnica de processamento de linguagem natural stemming.Item Cultura do desmame: uma análise crítica de discursos sobre aleitamento materno em posts do Instagram(2022-10-11) Rebeca Rocha Novaes Silva; Figueiredo, Marcela Cássia Sousa de Melo Benício; Cavalcanti, Larissa de Pinho; http://lattes.cnpq.br/7660087236639667; http://lattes.cnpq.br/7276037458536539; http://lattes.cnpq.br/5961942731436451O presente estudo objetivou investigar como os discursos reproduzidos nas redes sociais funcionam como manivelas para fortalecer a Cultura do Desmame. Este trabalho nasce da necessidade de denunciar os discursos que se fortalecem ao naturalizar o desmame precoce enquanto mulheres e bebês são negligenciados. Amamentar é questão de saúde pública e discutir sobre é pensar nos direitos e autonomia sobre os corpos das mulheres. Para a fundamentação de nosso trabalho, utilizamos documentos oficiais que defendem a amamentação, tais como o Guia Alimentar Para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos (Ministério da Saúde, 2019), as Bases para a discussão da Política Nacional de Promoção, Proteção e o Apoio ao Aleitamento Materno (Ministério da Saúde, 2017) e o Guia Prático de Aleitamento Materno – Sociedade Brasileira de Pediatria (Departamento Científico de Aleitamento Materno, 2020). Além disso, recorremos a artigos da área da bioética, que nos fornece dados específicos para visualizarmos a amamentação no nosso país e a perspectiva analítica da Análise Crítica de Discursos para abordagem verbo-visual do corpus selecionado. Para composição do corpus da pesquisa, foram analisados e selecionados perfis na rede social Instagram de profissionais de saúde que atendem ao público materno-infantil. Em cada perfil, foram recortados posts por meio da tag #SMAM, referente à Semana Mundial da Amamentação. Operamos um recorte cronológico entre 2019 e 2021, anos que mostraram um aumento de postagens relacionadas ao tema. Nos posts, é possível identificar que perfis de profissionais da saúde recorrem a afeto e discursos laicos para promover a cultura do desmame, enquanto posts que defendem a AME, afirmam que amamentar é mais que amor e levam o amor como maior argumento para “convencer” mulheres de que é preciso amamentar.Item Empreendedorismo digital e a importância do estudo do consumidor para o planejamento estratégico: estudo de caso da Foodrec(2025-03-19) Maranhão, Stéphanie Samara de Lima; Leão, Éder Lira de Souza; Silva, Douglas Véras e; http://lattes.cnpq.br/2969243668455081; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/3239983602229233A pesquisa em questão investiga a relevância do estudo do consumidor no planejamento estratégico de negócios digitais, com foco na startup FoodRec. Em um cenário de constantes inovações tecnológicas, compreender o comportamento do consumidor tornou-se um fator determinante para o sucesso das empresas, especialmente no ambiente das redes sociais. Para isso, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso, analisando dados de campanhas de marketing digital realizadas no Instagram e TikTok. Foram exploradas tanto campanhas orgânicas quanto pagas, com o objetivo de identificar padrões de consumo e características do perfil do público-alvo. Os resultados indicam que o mapeamento sobre o consumidor contribui para a formulação de estratégias mais assertivas, impactando diretamente a tomada de decisão e a eficácia das campanhas publicitárias. Conclui-se que o uso inteligente dos dados das redes sociais permite aprimorar o engajamento, personalizar ações que otimizem a conversão de consumidores no ambiente digital.Item Fake news nas eleições de 2018 no Brasil: ameaça a comunicação autêntica e à democracia(2025-08-08) Santos, Bruno Augusto dos; Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627; http://lattes.cnpq.br/5403463744345932Este estudo analisa como as fake news impactaram a democracia brasileira nas eleições de 2018, à luz da Teoria da Ação Comunicativa de Habermas. A disseminação de desinformação nas redes sociais comprometeu o debate público e distorceu a formação da opinião crítica. A pesquisa, de abordagem qualitativa e baseada em revisão da literatura sobre o tema, identificou que o uso de notícias falsas rompeu com os princípios da racionalidade comunicativa imprescindível para democracia. Casos como o kit gay, alegações de fraude nas urnas e vídeos adulterados evidenciam a manipulação emocional e estimulam a propagação de discursos de ódio.Item Instagram e ensino de Química: análise de alguns perfis destinados a abordagem de conhecimentos químicos na rede social(2022-06-06) Oliveira, Ana Beatriz Silva de; Simões Neto, José Euzébio; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/2474572588511667O uso da Internet e redes sociais está cada vez difundido, principalmente entre jovens, enquanto que os métodos tradicionais de ensino se tornam menos eficientes, pois não motivam os estudantes. Partindo dessa relação, esse trabalho tem como objetivos: (i) analisar a dinâmica de gestão de perfis do Instagram destinados a abordagem de Química, visando a discussão conceitual, e (ii) avaliar o potencial de algumas publicações presentes nos feeds destes perfis para a aprendizagem de conceitos da Química. Buscamos responder o seguinte problema de pesquisa: o Instagram tem potencial para contribuir para a aprendizagem da Química? Como referencial teórico, o trabalho aborda três principais tópicos: divulgação científica, internet e redes sociais e redes sociais e o ensino de Química, para conhecer melhor o papel do divulgador científico na sociedade, quais são os impactos que as redes sociais causam nas pessoas e quais são as principais contribuições para o ensino de Química quando vinculado a divulgação científica e essas redes. Em seguida, apresentamos a visão de alguns professores sobre o uso das redes sociais na educação, em que percebemos que eles apoiam o uso e relatam a necessidade de uma formação para que as redes sejam consideradas de forma adequada, para que possam contribuir com o ensino. A metodologia segue uma abordagem qualitativa e dividida em quatro momentos, a saber: seleção dos perfis a serem analisados, questionários com os responsáveis pelos perfis, análise das vinte últimas publicações de cada perfil, trazendo uma discussão detalhada de como as suas publicações contribuem para a aprendizagem de Química, e, por último, uma análise geral, com o intuito de comparar e indicar como cada um pode ser utilizado no processo de aprendizagem. Foram selecionados sete perfis que abordam a Química no Instagram, e em quatro deles obtivemos respostas ao questionário. A partir da análise, podemos compreender como se dá a gestão dos perfis, quais as suas principais motivações, dificuldades e o processo de elaboração das publicações, com base nas percepções que cada perfil tem das preferências dos seus seguidores. Em seguida, analisamos as vinte últimas publicações de cada perfil e foi possível concluir que os perfis analisados possuem potencial para contribuir no processo de aprendizagem. Apontamos, na etapa de análise geral dos perfis, como as publicações podem serem utilizadas nas aulas de Química, considerando as possibilidades de revisão de conceitos, curiosidades que relacionam a Química e o cotidiano, e o uso de “memes” para momentos de ludicidade nas aulas de Química. Por fim, concluímos que o Instagram tem potencial para contribuir para a aprendizagem da Química, no entanto, para que essa e outras redes sociais sejam utilizadas se faz necessário que seja trabalhado, com os docentes, os meios para tal utilização, visando uma qualificação para o uso das redes na educação.Item Investigação do direcionamento do mercado por meio dos motores de busca(2023-04-28) Campelo Neto, Geraldo de Oliveira; Rocha, Maria Alice Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/6818128111009316O objetivo deste artigo é investigar como as empresas utilizam os motores de busca para direcionar o mercado, explorando as principais estratégias utilizadas e os resultados obtidos. O presente artigo trata-se de uma revisão bibliográfica, tipo narrativa, que utilizou seguintes bases de dados, Gale, ASC oriundos do periódico CAPES, além de EBSCO e Google Schoolar e instituições fidedignas. Após a busca foram utilizadas 21 publicações para o presente trabalho. Os principais resultados foram que o uso adequado de palavras-chave é fundamental para atrair tráfego qualificado e aumentar as oportunidades de conversão. Além disso, a análise do perfil dos usuários que acessam o site pode ajudar na personalização das campanhas de marketing digital e na otimização das estratégias de SEO. Assim, conclui-se que a utilização dessas estratégias é fundamental para aumentar a visibilidade do site, atrair um público qualificado e interessado nos produtos oferecidos pela empresa.Item Letramento midiático: um estudo acerca do discurso docente e análise documental da Base Nacional Comum Curricular para o combate às "fake news"(2022-10-04) Vieira, Giovana de Almeida; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/8348461522868685Vivemos tempos de crise no sistema comunicacional, em que a desinformação é uma das maiores ameaças e se dá principalmente pela falta da capacidade de interpretação e criticidade. Nesse contexto, esta monografia tem por objetivo fazer uma análise documental da Base Nacional Comum Curricular e do discurso docente de quatro professoras da Região Metropolitana do Recife, por meio de uma pesquisa qualitativa que utilizou como instrumento o questionário, quanto ao conceito e à prática do letramento midiático, a fim de propor estratégias de reflexão sobre a importância do combate às “fake news” ou notícias falsas. Desta forma, os principais aspectos tratados neste estudo estão no entorno de habilidades necessárias ao exercício prático de participar criticamente e de forma responsável do ato de produzir, consumir e repassar informações nas redes sociais, além de propor a capacitação de pessoas para que consigam distinguir por si só as narrativas de caráter deliberadamente falso das que são imprescindíveis de fato nesse meio.Item Marketing digital e influência regional: estudo de caso de uma ação da “Abreu e Lima Pizzas”(2025-08-01) Nunes, Maria Vanessa de Almeida; Oliveira, Gabriela Araújo Ferraz; http://lattes.cnpq.br/6517400043469005; http://lattes.cnpq.br/1084838900076783O presente trabalho tem como objetivo analisar a eficácia de uma ação de marketing digital realizada pela pizzaria Abreu e Lima Pizzas, localizada na cidade de Abreu e Lima – PE, em parceria com Prin, um influenciador digital da mesma região. A ação consistiu na distribuição gratuita de pizzas dentro de um transporte público coletivo, foi registrada em vídeo e divulgada na plataforma do Instagram, configurando-se como uma estratégia criativa e de baixo custo para ampliar o alcance e o engajamento da marca. A pesquisa, de natureza qualitativa e caráter descritivo, adotou o método de estudo de caso, utilizando entrevistas, observação direta e análise de conteúdo para compreender os impactos da campanha nas métricas digitais e na percepção do público. Os resultados evidenciam que a ação gerou expressivo engajamento e aumento da visibilidade da pizzaria, destacando-se pela autenticidade e proximidade com o público. Constatou-se que pequenos influenciadores locais, aliados a estratégias de marketing de guerrilha, podem fortalecer a identidade da marca, gerar vínculos afetivos com os consumidores e impulsionar pequenas empresas no ambiente digital.Item Marketing digital: um estudo de caso em uma loja de animais na cidade do Recife/PE(2023-04-28) Lima, Ana Carla Almeida Carneiro de; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/1612563731424027Este estudo teve como objetivo demonstrar a importância de uma estratégia de marketing digital consistente para as empresas, especialmente para as que operam no setor que trabalha com animais de estimação. A fundamentação teórica discutiu as principais ferramentas, especificamente a técnica dos 8ps e mídias sociais, e como elas podem ser aplicadas para gerar valor para o cliente e aumentar a competitividade da empresa. Para coletar dados, foi realizada uma entrevista com um gerente de marketing de uma loja de animais (pet shop) em Recife, que revelou a importância de uma gestão especializada em marketing digital para obter resultados efetivos. Os resultados sugerem que um marketing digital eficaz é um fator crucial para o sucesso da empresa, porém, é necessário ir além de uma simples presença nas mídias sociais. Além disso, a criação de valor para o cliente é fundamental para o sucesso da empresa e pode ser alcançada por meio de um serviço final entregue de maneira consistente e diferenciada. As limitações deste estudo incluem o fato de que apenas uma entrevista foi realizada e, portanto, os resultados não podem ser generalizados. Sugere-se a realização de estudos futuros para entender melhor as expectativas do cliente e a efetividade das estratégias de marketing digital. É importante filtrar e tratar as informações coletadas nas redes sociais para entender as percepções dos clientes e melhorar a interação com eles. Em suma, este estudo conclui que uma estratégia de marketing digital bem planejada e executada pode ser um diferencial competitivo para as empresas do setor pet, desde que seja focada na criação de valor para o cliente e na entrega de um serviço de alta qualidade.Item Memes e o ensino de História: uma experiência pedagógica no âmbito do PIBID História - UFRPE(2024-02-21) Azevedo, Paulo Matheus Bezerra Viana de; Santos, Maria Emília Vasconcelos dos; http://lattes.cnpq.br/4794117737260000; http://lattes.cnpq.br/2375934324499736Nos últimos anos, foi possível observar o aumento do uso das tecnologias digitais, sobretudo pelos jovens do mundo todo. Em um momento de boom de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC's), os métodos tradicionais de ensino-aprendizagem se tornam ultrapassados, sendo necessário a inovação desse processo, levando em consideração o contexto histórico e as transformações vivenciadas pelo alunado. Por este motivo, o presente artigo tem o objetivo de, em primeiro lugar, entender a conjuntura atual em que os jovens estão inseridos, assimilando, também, como estes utilizam as redes; conhecer a origem e trajetória dos memes, analisando como eles são utilizados pelos jovens social, cultural e politicamente; apresentar os possíveis usos pedagógicos dos memes nas aulas de História, valendo-se do meme enquanto um produto cultural que mobiliza diversas habilidades e, por fim, expor um projeto alinhado a esta temática vivenciado na esfera do PIBID História - UFRPE. A partir do projeto e da pesquisa feita com os estudantes participantes, foi possível observar um alto engajamento e maior interesse dos discentes quando são estimulados a trabalharem com ferramentas que já lhes são familiares, provando que o meme é um recurso pedagógico eficaz nas aulas de história.Item Mitada, riso e movimentação neofascista nas redes: a nova direita brasileira e a memeficação da política(2022-09-10) Borges, Carlos Eduardo Muniz; Spenillo, Giuseppa Maria Daniel; http://lattes.cnpq.br/4350911353530987; http://lattes.cnpq.br/2289929250590316O trabalho apresenta uma investigação sobre o processo de aproximação de atores da chamada nova direita brasileira com setores da cibercultura, sugerindo que essa proximidade resultou em um processo denominado de memeficação da política, onde a ideologia defendida e a propaganda transmitida via memes se confundem. A pesquisa foi realizada através de uma análise do discurso manifestado por esses sujeitos nas plataformas digitais. Os discursos para análise foram obtidos por meio de observação da atuação dos usuários em redes sociais digitais, nomeadamente o Twitter e o Reddit, no período compreendido entre os dias 03 de agosto de 2022 e 15 de outubro de 2022.Item O ensino de língua portuguesa através do Instagram(2023-11-29) Sousa, Daniel Teles de; Vicente, Renata Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2541553913706614Este estudo tem como tema o ensino de Língua Portuguesa através do Instagram. O Instagram é uma rede social que possibilita na educação um ensino mais atrativo, de interação e aprendizagem, e suas páginas podem ser usadas como recurso didático nas aulas de Língua Portuguesa. Tomando esta ideia como ponto de partida, essa pesquisa teve como objetivo geral: identificar se professores e alunos do 9º ano conhecem e fazem uso das publicações que perfis do Instagram de Língua Portuguesa utilizam como possibilidade de melhoria no processo de ensino aprendizagem de diversos conteúdos. Como objetivos específicos, temos: analisar se as páginas do Instagram voltadas ao ensino de Língua Portuguesa trazem conteúdos relevantes, capazes de instigar a curiosidade e o desejo de visualização de suas postagens como meio de aprendizagem da língua portuguesa; refletir sobre as formas como os professores podem aproveitar estas publicações e inovar as suas aulas; e perceber quais conteúdos de língua portuguesa os alunos conseguem aprender através das publicações dessas páginas. Para desenvolvimento da pesquisa, foi utilizada a metodologia de abordagem qualitativa, ateve-se ao estudo quatro professores de língua portuguesa e dez alunos que estão no 9º ano, na Escola Municipal Clementino Coelho localizada no Município de Afrânio-PE. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário direcionado a professores e estudantes. A partir da coleta e análise de dados foi constatado que professores e alunos reconhecem a importância que a rede social Instagram proporciona aos seus usuários na aprendizagem, apresentando uma forma de ensino-aprendizagem inovador, dinâmico e interativo.Item O uso das redes sociais como ferramenta de marketing digital por microempreendedores individuais(2023-04-27) Silva, Juliana de Freitas; Souza, Angela Cristina Rocha de; http://lattes.cnpq.br/1030836126649193; http://lattes.cnpq.br/0901032948095954O estudo em questão tem como objetivo analisar como os microempreendedores individuais utilizam as redes sociais como ferramenta de marketing para alavancar seus negócios. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória com 15 microempreendedores individuais de diferentes setores. A análise de dados se deu mediante análise de conteúdo. Os resultados indicaram que as redes sociais mais utilizadas pelos microempreendedores individuais são o WhatsApp e o Instagram. Eles consideram o uso das redes sociais importante para os negócios proporcionando diversos benefícios como a possibilidade de divulgar produtos e serviços, a facilidade no relacionamento com o cliente e o baixo custo na utilização das plataformas. Mas, também mostrou que ainda existem dificuldades a serem superadas, como a falta de conhecimento técnico e de tempo para gerenciar as contas nas plataformas. Entre as estratégias utilizadas destacam-se a produção de conteúdo relevante, promoção de sorteios e descontos, utilização de anúncios pagos. Conclui-se que as redes sociais são utilizadas como ferramenta de marketing digital pelos microempreendedores individuais, o que contribui para a alavancagem de seus negócios. Este uso, no entanto, ocorre de forma mais orgânica, sem a utilização de ações de impulsionamento pelas empresas, e decorre da facilidade de uso das redes. Apesar disso, alguns desafios ainda se impõem, decorrentes das dificuldades apontadas por alguns empreendedores.
