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    A literatura de cordel e a prática de leitura no ensino de língua portuguesa
    (2018) Santana Neto, José Augustinho Maciel de; Paes, Iêdo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3281218394136739; http://lattes.cnpq.br/1164066559601512
    Este trabalho é um relato de experiência sobre o uso da literatura de cordel como prática sociointeracionista no ensino de Língua Portuguesa. Constitui-se um instrumento para promover a reflexão sobre a prática docente na formação de leitores críticos e autônomos, a partir da análise de atividades desenvolvidas com o uso da literatura de cordel e aplicada à Educação de Jovens e Adultos (EJA). É o resultado de um estudo exploratório de abordagem qualitativa que destaca tanto o valor histórico, social e cultural da literatura de cordel quanto sua importância como instrumento pedagógico no ensino da leitura em sala de aula. A metodológico adotada tomou como ponto de partida a pesquisa bibliográfica, para proceder ao levantamento do referencial teórico que fundamentou todo trabalho. Em seguida, por meio da observação livre e da análise de conteúdo, deu-se a coleta de dados, tendo como universo da pesquisa uma turma da Fase IV da EJA, alunos da escola estadual Deputado João Teobaldo de Azevedo. As atividades com cordéis utilizadas neste estudo foram produzidas durante a regência de aulas de Língua Portuguesa, para cumprimento parcial das exigências da disciplina Estágio Curricular Supervisionado IV, do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Como resultado desta experiência, constatou-se a funcionalidade do cordel como um recurso didático capaz de despertar o senso crítico e a capacidade do aluno de observar sua realidade sociopolítica e histórica.
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    A produção de material didático em interface com a tecnologia: percepções das práticas dos professores de língua portuguesa do ensino médio em Santa Cruz do Capibaribe-PE
    (2019) Sousa, José Paulo de; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/2326676958979140
    A atuação do professor em sua forma de ensinar, seja em qualquer forma de transmissão,constitui um fator de mudanças na vida das pessoas, contribuindo dessa maneira para o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais de seu alunado. A utilização da tecnologia para criação de livros, artigos, cartilhas, dentre outras infinitas produções impressas ou digitais, oferece a aproximação de um recurso criado por um profissional que está lecionando próximo ao aluno e em seu contexto social. Essa pesquisa traz um aporte teórico, com uma metodologia de caráter quali-quantitativo, no sentido de aprofundar a temática e as possibilidades em identificar as dificuldades e características pertinentes para compor recursos no campo educacional. Desta forma, as ferramentas ou recursos criados pelo professor oferecem a democratização do seu conhecimento, de forma a expor o senso crítico e intelectual, mediante composições de produtos que registram sua habilidade de disseminador de conhecimentos. Os resultados indicam que aplicabilidade da tecnologia na educação está presente na sala de aula, sendo apresentada através do material didático produzido pelo professor, contudo a expressividade desse perfil tecnologia ainda é tímido comparado as diversas possibilidades que a tecnologia oferece como softwares educacionais, jogos digitais dentre outras expertises que tornam a aula mais atrativa.
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    A produção e utilização de materiais alternativos em aulas de educação física escolar.
    (2023-04-27T03:00:00Z) Silva, Eronildo Pereira da; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281
    O presente estudo busca compreender a luz de referências teóricas como o tema a produção e utilização de materiais alternativos em aulas de educação física escolar, vem sendo abordado por pesquisadores da área. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica baseada a partir de artigos, periódicos e livros publicados voltados para esta temática, os quais foram analisados e serviram como base para este estudo. Como conclusão temos que, apesar desta temática ser importantíssima para desenvolvimento dos estudantes e diante de alguns problemas nas aulas de Educação Física, esta temática ainda é pouco explorada na área acadêmica. No entanto, a produção e aplicabilidade desses materiais oferece vários benefícios no desenvolvimento pessoal, social, criativo, com ênfase na consciência e aprendizagem ambiental dos estudantes, para que os mesmos sejam propagadores de boas ideias e iniciativas sustentáveis para as futuras gerações. Sendo uma ferramenta que irá auxiliar o professor no desenvolvimento de aulas mais dinâmicas e práticas.
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    A transversalidade da educação para as relações étnicos-raciais: a história de vida da professora Joana Dias em sua incursão em escolas municipais da rede pública de Pernambuco
    (2021-02-10T03:00:00Z) Mota, Letícia Lopes; Silva, Filipe Lima; http://lattes.cnpq.br/0793640526993320; http://lattes.cnpq.br/5724898559647481
    Propõe-se neste trabalho de conclusão de curso analisar aspectos de inovação com articulações de ferramentas metodológicas (história de vida e estudo de caso) para trazer à baila discussões que afirmam as educações para as relações étnicos-raciais. Nos defrontamos com o material didático da professora Joana Dias e de seu amplo espectro de ações antirracistas e, sem se perder dos elementos de uma educação crítica, propõe-se numa construção dialógica e lúdica. O trabalho se descortina inicialmente em três capítulos bem estruturados que nos trazem elementos de ordem teórica, metodológica e de análise de dados com narrativas de sua história de vida em articulação ao processo educacional. Encontramos a paixão e a construção acadêmica da docente em articulação às necessidades científicas e educacionais a que suas atividades didáticas se propõem e que são ainda mais relevantes, sobretudo, por trazer a temática através de práticas exitosas de combate ao racismo. O problema nos leva a questionar as possibilidades de se fazer educação através de práticas pedagógicas que transformem a sociedade, em especial quanto a desmobilização do racismo estrutural. O objetivo geral é analisar as atividades docentes de afirmação da identidade negra e da cultura afro-brasileira por meio de práticas pedagógicas de combate ao racismo estrutural, apresentaremos a descrição do material didático criado e usado pela professora o que nos indica mudanças de paradigma e desacomodação dos modos convencionais de analisar os espaços de ensino/aprendizagem.
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    Ações educativas sobre microscopia com estudantes do Ensino Fundamental: um relato de experiência
    (2021-12-09T03:00:00Z) Lima, Andreza Cristina de; Oliveira, Iêda Ferreira de; Carvalho, Reginaldo de; http://lattes.cnpq.br/5208573547132664; http://lattes.cnpq.br/5288071226008713; http://lattes.cnpq.br/1609284714512383
    Quem nunca se encantou ao ver um microscópio e imaginar o universo por ele desvelado? A criação desse instrumento possibilitou a elaboração de teorias que até hoje são fundamentais para a Biologia. Porém, devido a diversas limitações, a experiência da maioria dos estudantes no Ensino Básico com esse instrumento não é satisfatória. Consequentemente, o interesse por atividades científicas é afetado negativamente, necessitando de ações que as estimulem. Visando popularizar a Ciência e fortalecer o conhecimento sobre microscopia, foram realizadas atividades de extensão junto a estudantes do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual localizada em Camaragibe (Pernambuco). A intervenção educativa consistiu na realização de: a) resgate dos conhecimentos prévios; b) palestra interativa utilizando modelos de microscópio óptico e digital; c) oficina sobre manipulação de microscópio óptico e confecção de um modelo de microscópio artesanal; d) discussão e socialização do conhecimento. No geral, as estratégias pedagógicas utilizando a microscopia tornaram o conteúdo aprendido mais interessante e significativo, despertando o lado lúdico, criativo, curioso, reflexivo e investigativo do público. Não apenas contribuíram na ampliação do conhecimento sobre microscopia e auxiliaram nos ajustes das concepções alternativas, mas permitiram o desenvolvimento de habilidades científicas adicionais, tão necessárias à mobilização de competências educacionais. Além disso, a microscopia mostrou-se como potencial recurso pelos alunos na multiplicação de saberes em sua comunidade.
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    Análise das concepções de estudantes/leitores sobre materiais didáticos impressos para EAD
    (2018) Santos, João Kleber Rodrigues dos; Oliveira, Ana Paula Andrade de; http://lattes.cnpq.br/8433369549685490; http://lattes.cnpq.br/1909775535984826
    Essa pesquisa visa analisar as percepções dos estudantes/leitores do curso de Licenciatura em Letras do Programa UAB/Universidade Aberta do Brasil da UFRPE sobre os materiais didáticos impressos utilizados no contexto da EAD. O estudo é orientado pelos seguintes objetivos específicos: sistematizar as características dos materiais didáticos impressos elaborados para o Programa UAB/Universidade Aberta do Brasil, privilegiando-se materiais didáticos produzidos para o Curso de Licenciatura em Letras /EAD, examinar a categoria do leitor implícito subjacente ao processo de construção textual de materiais didáticos elaborados para Educação a Distância e compreender as concepções dos estudantes/leitores acerca da produção de materiais didáticos impressos utilizados no Curso de Licenciatura em Curso de Licenciatura em Letras /EAD da UAB/UFRPE. Realizamos uma pesquisa sobre a produção de Materiais Didáticos Impressos (MDI) para EAD, HQs e livros da área, realizando fichamentos e resumos sobre os itens estudados, objetivando desenvolver uma nova perspectiva acerca das possibilidades de inserção de novas linguagens e melhorias para a elaboração de MDI. Ao longo da pesquisa foi aplicado um questionário para os discentes com vistas a verificar as concepções que os estudantes apresentam sobre o material já em uso no curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Essa pesquisa servirá futuramente para análise e interpretação dos dados em prol de gerar resultados e conclusões mais específicas sobre a temática em questão.
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    Análise das concepções referentes à evolução biológica e humana de alunos do ensino médio da região metropolitana do Recife, e o uso de materiais didáticos para facilitar o aprendizado
    (2019-12-12T03:00:00Z) Silva, Felipe Henrique do Nascimento; Montes, Martín Alejandro; Garcia, Ana Cristina Lauer; http://lattes.cnpq.br/0563243377799793; http://lattes.cnpq.br/0349635170206363; http://lattes.cnpq.br/4240484313746239
    A Evolução é uma das mais polêmicas áreas da biologia, especialmente a Evolução Humana, na qual, fora do ambiente acadêmico, o tema ainda enfrenta muita relutância, principalmente por fatores sociais e religiosos. Somada a esse aspecto, a literatura aponta que a falta de informação entre a população geral sobre o referido tema é bem notável. A fim de desconstruir os mitos que cercam a evolução, o objetivo deste trabalho foi verificar o conhecimento prévio de alunos do ensino médio sobre a Evolução Biológica bem como difundir os atuais conceitos sobre o referido tema, sobretudo da Evolução Humana. Para avaliar o conhecimento prévio dos discentes foi utilizado um questionário contendo questões fechadas aos alunos de ensino médio. Posteriormente por meio de exposições, são apresentados os atuais conceitos da evolução biológica, fazendo-se uso de cartazes; slides; crânio humano e recursos didáticos lúdicos. Tal ato se faz muito pertinente, pois a avaliação dos questionários mostrou que uma grande porcentagem de alunos ainda apresenta ideias equivocadas sobre a evolução. Colocando o ser humano como a espécie mais “evoluída”, e consequentemente imaginando que a evolução é direcionada, buscando uma espécie perfeita. Neste ponto a utilização dos recursos didáticos ajudou a melhorar a compreensão acerca da evolução biológica.
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    Análise de material didático para a abordagem de questões sociocientíficas (QSC) na perspectiva de professores de Química da educação básica
    (2024-07-25T03:00:00Z) Silva, José Jonas da; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/4208955531756095
    A abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC) no ensino de Ciências possibilita aos estudantes discutirem temas sociais, ambientais e econômicos, de caráter controverso e relativos à ciência, no contexto escolar. Esta abordagem possibilita a contextualização de conteúdos escolares na perspectiva da ciência cidadã. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi analisar contribuições e limitações de um material didático elaborado para a implementação da abordagem de Questões Sociocientífica no ensino de Química na perspectiva de professores de Química da Educação Básica. Foram desenvolvidas cinco etapas metodológicas: revisão da literatura (etapa 1); elaboração do material didático para a implementação da abordagem de Questões Sociocientíficas no ensino de Química (etapa 2); elaboração e aplicação do questionário de avaliação do material didático elaborado (etapa 3); avaliação dos professores (etapa 4); organização, sistematização e análise dos dados (etapa 5). Foi adotada a abordagem qualitativa dos dados (Minayo, 2004). Quatro professores de Química da educação básica participaram da pesquisa. Os professores identificaram contribuições e limitações do material didático intitulado: “Uma proposta para a abordagem da questão sociocientífica O dilema dos automóveis: combustível versus bateria a partir do júri simulado como estratégia didática”, como, por exemplo: permitir conexão entre a QSC e a Ciência; ter a Questão Sociocientífica como o foco central da proposta e a QSC ser abordada como contexto do mundo real e permitir discussão sobre dimensões sociais da ciência (contribuições); não garantir a participação de todos os estudantes nas Práticas de ordem superior (argumentação, raciocínio e tomada de decisão); o nível de conhecimento prévio dos estudantes acerca da QSC e a etapa 5 como único momento para a discussão de conteúdos científicos nas Práticas de confronto de conteúdo científico com a Questão Sociocientífica (limitações).
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    Análise de material didático para abordagem da Natureza da Ciência (NdC) no ensino de química na perspectiva de professores de química em formação inicial
    (2024-10-02T03:00:00Z) Freitas, Wirolhayne Carla de; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/6972594555093223
    A Natureza da Ciência (NdC) é uma abordagem que pode ser articulada à perspectiva da Ciência Cidadã, ou seja, a uma visão de ciência para todos. Além disso, no âmbito educacional, considera-se que saber sobre a NdC é tão relevante quanto compreender os conteúdos científicos (Bejarano et al., 2019). Entretanto, professores e estudantes podem ter compreensões equivocadas sobre a NdC (McComas et al., 2002). Nesse sentido, o desenvolvimento da abordagem da NdC no contexto escolar pode melhorar as atitudes de professores e estudantes sobre a ciência. Adicionalmente, existe uma escassez de materiais didáticos relacionados à NdC (Massoni, 2010 apud Peduzzi; Raicik, 2020). Portanto, esta pesquisa tem como objetivo analisar o uso de materiais didáticos para a abordagem da Natureza da Ciência na perspectiva de professores de Química em formação inicial. Metodologicamente, contou-se com a participação três licenciandos de Química e foram seguidas cinco etapas: revisão da literatura (etapa 1); elaboração de materiais didáticos para a implementação da abordagem da Natureza da Ciência (NdC) no ensino de Química (etapa 2); elaboração de questionário para avaliação dos materiais didáticos pela plataforma Google Forms (etapa 3); avaliação dos materiais didáticos elaborados por professores de Química em formação inicial (etapa 4);organização, sistematização e análise dos dados (etapa 5). Para a revisão da literatura foram adotados pressupostos da Revisão Integrativa (Souza et al, 2010). Na análise da revisão da literatura, foram consideradas três categorias analíticas: objetivos apontados nas pesquisas sobre a NdC no ensino de ciências; tipos de pesquisas desenvolvidas nas pesquisas sobre a NdC no ensino de ciências; resultados apontados nas pesquisas sobre a NdC no ensino de ciências. Na análise da avaliação do material didático pelos licenciandos, as categorias de análise foram: contribuições do material didático para a abordagem da Natureza da Ciência; e limitações do material didático para a abordagem da Natureza da Ciência. Os resultados da revisão da literatura indicaram objetivos diversos com ênfase em discussões voltadas para as concepções de NdC, pesquisas do tipo teórica e documental, e como resultados, por exemplo, o fato dos documentos oficiais nacionais não se referem explicitamente à NdC. Adicionalmente, identificou-se que nenhum dos artigos envolveu o uso de materiais didáticos para a abordagem da NdC no ensino de ciências. Foi considerando esse aspecto que o material didático intitulado “Uma proposta para a abordagem da Natureza da Ciência (NdC) a partir do episódio histórico A vida e as descobertas científicas de Marie Curie utilizando História em Quadrinhos como estratégia didática”foi elaborado. Por fim, esse material didático foi avaliado por professores de Química em formação inicial e, a partir dessa avaliação, contribuições e limitações do respectivo material didático para a abordagem da NdC foram identificadas, como, por exemplo, sua contribuição para o entendimento de que o conhecimento científico tem caráter provisório e a limitação de ter usado apenas uma estratégia didática.
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    Atualização da Coleção de Solos de Referência de Pernambuco e produção de materiais didáticos para o ensino e a popularização da ciência do solo
    (2024) Luiz, Maria Eloyse Gonçalves; Araújo, Paula Renata Muniz; http://lattes.cnpq.br/1779598476646308; http://lattes.cnpq.br/9000206461335481
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    Conflitos modernos: um produto didático sobre o modernismo e a modernização da cidade do Recife nos anos 1920
    (2024-03-08T03:00:00Z) Passos, Miguel Angelo Lago; Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627; http://lattes.cnpq.br/1913341155360352
    Este produto didático propõe um jogo, para estudantes do 9º ano do ensino fundamental II, sobre o Brasil Republicano no início do século XX. O jogo, que utiliza um tabuleiro e cartas como plataforma, se passa em Recife, na década de 1920, e tem como pretensão inserir os estudantes nas discussões sobre as diferentes concepções ligadas ao Movimento Modernista em Recife, Pernambuco, assim como mostrar algumas das mudanças presentes na cidade ligadas aos processos de modernização dos espaços e suas consequências na forma de lazer da sociedade. Através do jogo, os estudantes poderão compreender o impacto de algumas invenções modernas na formação de novos padrões de convivência urbana, assim como poderão participar diretamente dos debates ligados aos diferentes projetos de modernismo brasileiro. A trama principal do jogo é inspirada nos conflitos intelectuais entre Gilberto Freyre e Joaquim Inojosa, que disputavam ideias sobre o que representaria, no âmbito intelectual, cultural e artístico, uma identidade autêntica brasileira, nordestina e pernambucana. Enquanto Freyre defendia um modernismo ligado à tradição regional e ao passado, Inojosa apoiava uma ruptura com o passado para construção de um modernismo ligado às novas invenções trazidas pela modernização. Sendo assim, o intuito do jogo é apresentar informações que irão contribuir para a construção de alguns conceitos históricos, como de modernização, modernismo e modernidade.
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    Educação em saúde para prevenção das doenças tropicais negligenciadas causadas por parasitos, no contexto da saúde única
    (2022-06-03T03:00:00Z) Silva, Bárbara Cristine dos Santos; Oliveira, Jaqueline Bianque de; http://lattes.cnpq.br/2856383385211373; http://lattes.cnpq.br/3799650346827557
    As Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN) são problemas de saúde pública mundial, doenças endêmicas em países tropicais em desenvolvimento, afetando a população em situação de vulnerabilidade socioeconômica e não recebem atenção necessária por parte dos governantes. Para o controle dessas doenças, é necessária a implementação de políticas públicas, programas e planos de saúde eficazes e educação em saúde, que possibilitem a transformação do indivíduo para que ele possa proporcionar a mudança de sua realidade, principalmente quando se faz o uso de material de apoio e da ludicidade. A abordagem da Saúde Única integra estratégias a partir da visão indissociável entre a saúde humana, animal, vegetal e ecossistêmica. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi produzir material educativo e avaliar sua efetividade para a promoção da saúde acerca das DTN parasitárias que ocorrem em Pernambuco, utilizando a abordagem da Saúde Única. Para isso, foram realizadas ações educativas com material didático lúdico em duas escolas estaduais, localizadas no município de Recife. Para coleta de dados, foi usado um questionário composto por perguntas objetivas e discursivas, antes e depois da ação. Participaram da pesquisa 95 alunos. Em todas as perguntas acerca das DTN e a Saúde Única, foi observado um aumento do conhecimento sobre a temática, com resultados estatisticamente significativos (p≤ 0,05), atestando a eficácia do material e metodologia utilizados. Com isso, conclui-se que a ação educativa foi satisfatória e efetiva para a obtenção do conhecimento acerca das DTN no contexto da Saúde Única, e expressa a importância da realização de ações educativas estratégicas de promoção da saúde.
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    Educação em saúde para prevenção das Infecções de Transmissão Hídrica e Alimentar causadas por parasitos com ênfase na Saúde Única
    (2022-06-03T03:00:00Z) Silva, Andreza Jocely da; Oliveira, Jaqueline Bianque de; http://lattes.cnpq.br/2856383385211373; http://lattes.cnpq.br/3986248628167640
    As Infecções de Transmissão Hídrica e Alimentar (ITHA) atingem, sobretudo, pessoas socioeconomicamente vulneráveis em países em desenvolvimento, sendo as crianças as mais acometidas. As ITHA interferem no desenvolvimento físico e cognitivo das crianças, podendo inclusive levá-las à morte. Abordagens no contexto da Saúde Única são importantes no gerenciamento e controle dessas infecções. Ações de educação em saúde se constituem emestratégias importantes para o controle de doenças, possibilitando mudanças de hábitos que são capazes de contribuir para melhoria na qualidade de vida, sendo o ambiente escolar um espaço conveniente para a promoção, prevenção e educação em saúde. Portanto, o objetivo dessa pesquisa foi realizar atividades, produzir material didático e avaliar sua efetividade para a promoção da saúde acerca das ITHA, utilizando a abordagem Saúde Única, em duas escolas municipais da cidade do Recife, Pernambuco. As ações educativas foram realizadas com alunos do 8º e 9º ano e aconteceram em três momentos: (1) aplicação de um questionário antes das ações educativas, para verificação dos conhecimentos/saberes que eles já tinham sobre a temática; (2) realização das atividades educativas que consistiram de apresentação de vídeo, leitura e entrega de literatura de cordel, jogo de bingo e de tabuleiro humano; (3) aplicação do mesmo questionário após as atividades educativas para verificação dos conhecimentos aprendidos. Em total, participaram do estudo 86 alunos. Na primeira avaliação, 40,2% disseram não conhecer as ITHA; 83,7% informaram não ter ciência de como se dá a transmissão; 82,6% não sabiam as formas de prevenção; 100% não sabiam o que era Saúde Única e 100% não sabiam a relação entre a Saúde Única e as ITHA. Já na segunda avaliação, 100% passaram a conhecer todas as ITHA mencionadas; 81,4% e 83,7% afirmaram ter ciência de como se transmite e se previne as ITHA, respectivamente; 66,3% passaram a entender o conceito de Saúde Única e 24,4% disseram entender a relação entre a Saúde Única e as ITHA. A análise estatística mostrou (p ≤ 0,05) que as ações educativas e o material didático utilizados contribuíram na aprendizagem dos alunos sobre a temática abordada, demonstrando que uma metodologia mais ativa é bastante eficaz para a apreensão e fixação de informações. Os resultados também denotam a importância de as escolas implementarem temas relacionados com a Saúde Única no currículo, pois quanto mais cedo se aprende sobre seu lugar no meio ambiente, mais consciência sobre os impactos causados se tem.
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    Elaboração e validação de estudo de caso para entender a relação e importância da alimentação e do exercício físico no controle da acne
    (2023-04-13) Guimarães, Emmanuel Sousa; Cadena, Marilia Ribeiro Sales; http://lattes.cnpq.br/6434031656742674; http://lattes.cnpq.br/9031498492518173
    A acne é uma doença muito comum entre adolescentes e a pele é um órgão que precisa ser abordado durante o ensino de Biologia na escola. Pesquisas recentes apontam que o quadro clínico da acne pode obter melhora com implementação de dieta de baixo índice glicêmico e a prática regular de atividade física. Desta forma, o presente trabalho objetiva a elaboração e validação de um estudo de caso como recurso de ensino para auxiliar professores e alunos do Ensino Médio na compreensão da fisiopatologia da acne e a relação da doença com a alimentação e com o exercício físico. Para atender aos objetivos deste trabalho, foram consultadas pesquisas que tratam da relação da acne com a alimentação e dos impactos da prática de exercício físico na saúde da pele. A maioria dos estudos que relacionam a alimentação com a acne mostrou-se favorável à piora do quadro clínico em pacientes que seguiam dietas de alto índice glicêmico e rica em laticínios. Os efeitos indiretos do exercício físico na pele estão relacionados com a melhora da hidratação e redução do estresse. Em seguida foi feita a produção de estudo de caso interdisciplinar posteriormente submetido à análise de juízes consultores (8) da pesquisa. Após a verificação dos avaliadores, foi calculado o índice de validação de conteúdo (IVC). O estudo de caso redigido após a revisão da literatura foi avaliado pelos juízes com IVC global 0,95 para as características de um bom estudo de caso e de 0,95 para as características de um produto de ensino. Conclui-se que após elaboração e validação do estudo de caso, este recurso de ensino foi validado.
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    Estudos de cinética química a partir da elaboração e uso de uma cartilha didática sobre produtos de limpeza para lavagem de roupas
    (2023-09-18T03:00:00Z) Nascimento, Ismani Adalgiza do; Amaral, Edenia Maria Ribeiro do; http://lattes.cnpq.br/5241130686153506; http://lattes.cnpq.br/0285664573551889
    A presente pesquisa trata da elaboração e validação de uma cartilha que contém conceitos da cinética química, sendo estes apresentados a partir da ação de saneantes destinados à lavagem de roupas. O objetivo deste estudo é analisar as potencialidades e limitações da cartilha, assim como verificar a participação e interação dos estudantes durante o uso do material e avaliar como a associação da ação dos saneantes aos conceitos da cinética química pode auxiliar os estudantes na compreensão deste assunto. Para que o trabalho fosse desenvolvido, após a elaboração da cartilha, foi proposta uma sequência didática composta por três momentos: levantamento das concepções prévias dos estudantes, trabalho em equipe com o uso da cartilha e aplicação do questionário final. Por meio da aplicação desta sequência foram obtidos alguns resultados: A maior parte dos estudantes conseguiu conceituar o que estuda a cinética química após o trabalho em equipe utilizando a cartilha, além disso, associou o estudo da velocidade da reação a outros exemplos do cotidiano, não se limitando à situação apresentada sobre a ação de saneantes para lavagem de roupas. Algumas potencialidades da cartilha identificadas pelos estudantes foram: linguagem acessível e clara do texto, promove interatividade e tem ludicidade. Além disso, os estudantes fizeram sugestões visando melhorar o conteúdo da cartilha: Utilizar menos fórmulas, discutir mais as teorias e ampliar a abordagem de outros assuntos. Com os resultados foi possível perceber que a cartilha é um material atrativo que pode ser utilizado como material de apoio pedagógico, contendo diversos assuntos de forma lúdica e interativa.
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    Exoplaneta: um texto paradidático para divulgação científica utilizando a linguagem popular nordestina
    (2022-06-16T03:00:00Z) Silva, Raguiara Primo da; Silva, Sidney Marinho da; Silva, José Ronaldo Pereira da; http://lattes.cnpq.br/3714905065293466; http://lattes.cnpq.br/0241880242719794; http://lattes.cnpq.br/7093318042940796
    Desde os primórdios da humanidade o homem se pergunta da possibilidade de vida extraterrenas e do funcionamento do universo. O surgimento de novos telescópios e o avanço tecnológico geram interesse da população por exoplanetas, planetas que não estão em nosso Sistema Solar e a antiga possibilidade de vida em algum deles. A grande dificuldade dos educadores e cientistas atualmente é transpor a barreira da academia para levar o conhecimento científico de maneira simplificada a estudantes de ensino fundamental e médio, bem como para a população em geral. Com o intuito da popularização da ciência, este trabalho tem como objetivo a confecção de um ebook, em formato de romance, que conta a história de Toin, um rapaz de seus 18 anos, que percorre o nordeste brasileiro para saber se realmente existe vida em outros planetas. Toin, como é chamado Antônio por amigos e familiares, percorre três estados nordestinos e vive aventuras surpreendentes em busca de respostas para seus questionamentos existenciais. Toin conhece a fundo instituições públicas esquecidas por boa parte da população brasileira. A metodologia utilizada foi organizar hierarquicamente os conceitos científicos sob um mapa mental, para transpor conhecimentos científicos sobre exoplanetas em uma história contada. Foi realizado uma ficha para cada personagem e um roteiro posteriormente. A história envolve personagens comuns ao cenários das cidades nordestinas, com isso foi realizada uma ficha com dados de todos os personagens do romance, A história de Toin utiliza um linguajar regional nordestino, para chegar de forma fácil a todos os públicos. Com este produto didático se espera contribuir para a popularização da astronomia e transpor as barreiras da academia.
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    Explorando os heróis do solo: construção e validação de um kit didático para o ensino de biologia do solo no contexto do ensino básico
    (2025-06-30T03:00:00Z) Galvão, Gabryella Dayane Menezes; Fracetto, Giselle Gomes Monteiro; Silva, Cíntia Caroline Gouveia da; http://lattes.cnpq.br/9814234807547606; http://lattes.cnpq.br/8533548378125097; http://lattes.cnpq.br/6134849404451180
    O solo, apesar de toda a sua importância para o funcionamento dos ecossistemas, é um recurso extremamente negligenciado, principalmente no cenário educacional. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os solos passaram a receber maior atenção, uma vez que sua preservação e bom funcionamento influenciam diretamente pelo menos 12 das 17 metas estabelecidas. Os conteúdos relacionados ao solo apresentam grande potencial interdisciplinar, e sua abordagem sob a perspectiva da Biologia, associada aos preceitos da Educação Ambiental, surge como uma alternativa viável para a inserção desse tema no contexto escolar. Diante disso, este trabalho teve como objetivo desenvolver e validar um Kit didático que possibilite o ensino de Biologia do Solo no contexto do ensino básico. Para isso, foi realizada uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em busca das lacunas nos conteúdos de solos para as disciplinas de Ciências e Biologia para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Posteriormente à análise do currículo e identificação das lacunas, foi produzido o Kit “Explorando os Heróis do Solo”, com a montagem de artefatos para a utilização de professores e alunos. Para a validação do Kit, 5 juízes especialistas na área de Biologia, Ciência do Solo e Educação foram convidados a avaliarem os materiais via formulário. Utilizou- se a escala de Likert (Concordo Totalmente – CT; Concordo – CO; Indiferente – IN; Discordo – DI; Discordo Totalmente – DT) para o cálculo do Índice de Validade do Conteúdo (IVC), considerado-se válido IVC= 0,80 ou 1,00. A análise curricular revelou negligência nos conteúdos de Solos e Biologia do Solo para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio, com grande escassez do tema nas disciplinas de Ciências e Biologia. Com a identificação das lacunas, 7 artefatos pedagógicos foram produzidos, sendo 1 artefato para professores e 6 para aplicação em sala de aula. Os artefatos mesclam diferentes recursos e são acompanhados de sugestões de aplicação. A avaliação dos juízes se mostrou favorável à validação, e o IVC para os itens referentes a objetividade, relevância, aplicabilidade e inclusão ficou entre 0,80 e 1,00, indicando a necessidade de pequenas melhorias e a validação do Kit para a utilização em sala de aula. Como conclusão, foi possível observar que o currículo para a Educação Básica possui lacunas para os conteúdos de solos, sendo este visto apenas nas perspectivas da geografia e desconsiderando as possibilidades de abordagem interdisciplinar. Além disso, o trabalho reforça a importância de utilizar recursos educativos atrativos e diversos, de modo que sejam inclusivos e atendam a diferentes realidades educacionais. O Kit “Explorando os Heróis do Solo” tem potencial de aplicação e pode fortalecer o ensino de biologia do solo na educação básica, tornando o aprendizado significativo e chamando a atenção para as potencialidades inerentes ao ambiente edáfico. O uso de materiais interativos e interdisciplinares representa uma estratégia inovadora, que quebra com a educação conservadora e preza pela interatividade e processos de ensino-aprendizagem significativos, formando estudantes conscientes sobre sustentabilidade, valorização e preservação do solo.
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    Flex-Astro: recurso educacional para o ensino da astrobiologia na educação básica
    (2022-06-04T03:00:00Z) Souza, João Batista de; Lima, Victor Hugo Moreira de; Rodrigues, Sara Cristina Pinto; http://lattes.cnpq.br/3203651092650480; http://lattes.cnpq.br/6259720330130203
    As Tecnologias da Informação e Comunicação possibilitam acesso rápido a um grande número de informações, todavia a quantidade e facilidade na obtenção da informação não implicam em conhecimento construído. Partindo desta premissa há algumas estratégias didáticas que tem como objetivo orientar estudantes a utilizarem os recursos tecnológicos, como a internet, no processo de aprendizagem, entre elas a FlexQuest. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo produzir uma FlexQuest voltado ao ensino de astrobiologia com base no princípio da Teoria da Aprendizagem Significativa. A intervenção foi dividida em dois encontros, totalizando 4 horas/aula. A pesquisa foi aplicada na ECITE Luiz Gonzaga Burity, no município de Ingá, Estado da Paraíba, para estudantes da 2ª série do Ensino Médio. O resultado da aplicação da FlexQuest desenvolvida foi realizado à luz da análise dos questionários pré e pós-teste, para categorizar o conhecimento dos estudantes e mapear possíveis mudanças em sua aprendizagem. Mediante análise dos questionários, pode-se inferir que a proposta desenvolvida proporcionou aos estudantes um melhor desempenho. Desta forma, a FlexQuest foi um recurso didático que contribuiu para a construção do conhecimento nos estudantes da Educação Básica por meio de uma aprendizagem potencialmente significativa.
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    Guia didático para iniciantes em astronomia
    (2022-06-11T03:00:00Z) Silva, Erika Gracyele da; Araújo, Matheus Levy Costa Viana de; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/1237022223714693
    O guia didático “Guia didático para iniciantes em astronomia” trata-se de um material instrucional cujo objetivo é servir como material de apoio para aulas do ensino médio, como também servir de manual para uso amador astronômico. De modo que qualquer leitor, ao ter acesso, possa ler e compreender facilmente os conhecimentos trazidos e a realização de suas atividades. Sua proposta também está atrelada a oferecer um material de baixo custo e acessível a todas as pessoas independente de classes socioeconômicas. O guia é composto por orientações de observação do céu a olho nu, leitura de materiais externos e questionamentos provenientes da temática acerca da compreensão do universo, informações sobre localização geográfica na esfera terrestre, características e diferenças entre astros e estrelas, posição das constelações e etc. No processo de elaboração do guia foram realizadas as seguintes etapas: fichamento dos temas, pesquisa textual, design gráfico, ilustrações, recursos pedagógicos e recursos tecnológicos. Pode-se concluir que o guia pode ser utilizado como um material pedagógico, no contexto escolar devido ao seu caráter interdisciplinar e crítico, estando alinhado às novas propostas da BNCC e do Novo Ensino Médio em relação ao ensino das ciências da natureza. Também apresenta uma leitura simples e fluida, com recursos tecnológicos mais atuais e utilização de imagens de aplicativos com a intenção de atrair seus leitores.
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    Introdução aos exoplanetas: elaboração de produto digital para o ensino médio
    (2022-06-16T03:00:00Z) Dias, Karina Teixeira; Silva, José Ronaldo Pereira da; http://lattes.cnpq.br/3714905065293466; http://lattes.cnpq.br/3720969574339252
    Este trabalho consistiu no desenvolvimento de um produto educacional sobre Astronomia, com ênfase em exoplanetologia. Com o objetivo de torná-lo acessível para ser utilizado como material de apoio para os alunos do ensino médio e professores, o material foi organizado na forma de hipertextos e disponibilizados na internet através da plataforma Google Sites. Espera-se que o material desenvolvido motive professores a utilizarem como material complementar, em especial na disciplina de Física e Astronomia e assim divulgar a exoplanetologia para o ensino médio, produzindo conhecimento.
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