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    A influência do professor criador de conteúdo na formação de jovens produtores de texto: análise de perfil no Instagram
    (2024-12-07) Silva, Lívia Barbosa da; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/5210553382677662
    Este trabalho investiga a influência de um professor criador de conteúdo no Instagram na formação de jovens produtores de texto, com foco na produção dissertativa-argumentativa exigida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesse sentido, o corpus da pesquisa é composto por publicações do perfil @professordigital, o qual apresenta estratégias para ajudar os estudantes nas redações do Enem e outros vestibulares. Dessa forma, o objetivo principal é investigar como essas publicações impactam no desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico nos estudantes, considerando os parâmetros da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia utilizada é a pesquisa netnográfica, que adapta os fundamentos da etnografia para o ambiente virtual, permitindo a análise de práticas sociais em redes sociais. Sendo assim, o estudo abrange a observação participante e a análise de dados textuais e visuais das publicações do perfil, além das interações entre o professor criador e seus seguidores/estudantes. Tomando como base a Análise Dialógica do Discurso (ADD), proposta por Bakhtin (2016), os dados foram analisados considerando três elementos fundamentais: conteúdo temático, estilo e construção composicional. Os resultados indicam que, apesar do convite ao uso das estratégias prontas oferecidas pelo @professordigital, essas práticas tendem a limitar a criatividade e a autoria dos estudantes, visto que a abordagem do perfil prioriza fórmulas e estruturas prontas, distanciando-se da perspectiva Dialógica da Linguagem, que valoriza a interação social e a construção de sentido contextual. Esses modelos prontos também vão de encontro às diretrizes da BNCC, que enfatizam a formação de escritores críticos e autônomos. Em conclusão, o estudo aponta para a necessidade de uma reflexão mais aprofundada por parte dos professores criadores de conteúdo sobre o impacto de suas práticas no desenvolvimento dos estudantes. Portanto, recomenda-se que tais práticas digitais incentivem a construção de argumentos próprios e o engajamento dialógico de acordo com as competências avaliadas pelo Enem e os objetivos educacionais contemporâneos
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    A poesia na rede social Instagram: interconexões com a formação de leitores na cibercultura
    (2021-08-14) Andrade, Alexsandra Cristine de; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/3261120741108886
    Esta pesquisa visa a descrever como a poesia digital pode ser utilizada no processo de formação de leitores na cibercultura, considerando as demandas dos discentes do Ensino Médio. Como hipótese inicial, consideramos que a poesia difundida na rede social Instagram facilita o processo de mediação de leitores no campo artístico-literário, tendo em vista as demandas do ensino de literatura na cultura digital. A presente investigação foi desenvolvida a partir de pressupostos educacionais e digitais, compreendendo que o ensino de literatura precisa ser redimensionado, no sentido de incorporar as reflexões sobre gêneros literários emergentes no ciberespaço. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar percepções de estudantes do Ensino Médio sobre a poesia digital divulgada no Instagram, por meio da aplicação de planejamento didático-pedagógico com uma turma do 3º ano. No tocante ao aporte teórico, a investigação foi norteada por abordagens que discutem a cultura digital (LEMOS, 2010; KIRCHOF, 2016; SANTAELLA, 2013; LÉVY, 2007), a poesia nos meios digitais (ANTONIO, 2008), além de questões relativas ao ensino de literatura (SILVA, 2005; COSSON, 2009, DALVI, 2013). Em termos metodológicos, foi realizada uma pesquisa-ação em escola pública da rede estadual de Pernambuco, tendo em vista a aplicação de questionários semiestruturados com estudantes do Ensino Médio, elaboração de planejamento didático para realização de oficinas literárias, avaliação das ações propostas nas oficinas. Foi priorizada a abordagem qualitativa, considerando-se desenho descritivo e interpretativo quanto à natureza dos objetivos específicos propostos, tais como: 1) Identificar perfis no Instagram, com foco na poesia digital para elaboração de painel ilustrativo; 2) Elaborar planejamento didático-pedagógico para oficina literária com estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual, tendo em vista potencialidades da poesia digital divulgada no Instagram; 3) Avaliar percepções de discentes do 3º ano do Ensino Médio sobre a oficina literária realizada e experiências com a poesia digital em práticas de leituras na rede social Instagram. Os resultados revelaram o interesse dos discentes quanto à participação nas atividades propostas, na busca por alternativas de inserir as múltiplas linguagens da poesia digital no ambiente escolar. Percebeu-se que muitos dos alunos já desenvolviam práticas de leitura de poesia digital na rede Instagram, seguiam e compartilhavam autores emergentes. No entanto, poucos discentes não compreendiam as produções poéticas divulgadas na rede social como textos literários. Esperamos que esta pesquisa consiga contribuir para repensar estratégias de ensino de literatura dentro do ambiente escolar, diante desse cenário emergente de poesia e leitura no ciberespaço.
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    Ações de promoção da saúde da UFRPE no contexto da pandemia da COVID-19: análise dos conteúdos das redes sociais
    (2021-12-15) Fontes, Brennda Lesley de; Regino, Fabiane Alves; http://lattes.cnpq.br/3088176522044224; http://lattes.cnpq.br/4872530650994123
    O presente artigo tem como objetivo descrever e analisar as ações de promoção à saúde e de qualidade de vida promovidas durante a pandemia da Covid-19 pelo Departamento de Qualidade de Vida-DQV/PROGEPE, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), tendo em vista o aumento de casos positivos para Covid-19 e óbitos no Brasil e também em Pernambuco. A análise foi feita a partir do mapeamento da rede social institucional, Instagram do DQV (@promocaosaudedqv) que, beneficiou e ainda beneficia a comunidade UFRPE com o seu conhecimento. O período analisado dos conteúdos publicados no Instagram do DQV foi de 26/04/2021 até 25/11/2021. Sabendo que ações de promoção à saúde têm a função de divulgar, sensibilizar e promover o conhecimento, as postagens criadas têm o intuito de alcançar não somente docentes, discentes, técnicos e terceirizados, mas, sim, de atingir toda a sociedade, sobretudo pelo papel social que a Universidade possui. O Departamento de Qualidade de Vida já atuava de forma presencial e com a pandemia adaptou suas funções ao remoto e criou uma rede social para a comunicação em saúde. É composto por médicos, psicólogos, dentistas, pediatra, odontopediatra, ginecologistas, obstetra, técnico em segurança do trabalho e outros. O mapeamento mostrou a diversidade nos conteúdos postados pelo DQV no Instagram, que abordavam vários temas que iam desde a prevenção e promoção da saúde, por meio de vídeos explicativos, ilustrações, conceitos, lives, webnário, conversas através de links on-line, além de disponibilizarem e-mails para aprofundamento de dúvidas ou situações que envolvessem a temática de saúde para a comunidade acadêmica.
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    Como o capitalismo de vigilância influencia o comportamento do consumidor: uma plataforma instagramágico
    (2024-10-09) Lima, João Wellington de; Freitas, Dayse Amâncio dos Santos Veras; http://lattes.cnpq.br/2538184572616875; http://lattes.cnpq.br/3760247991082202
    Com a passagem do desenvolvimento industrial para o informacional, foi criado uma estrutura de transmissão de informação e comunicação globalizada. Essa estrutura proporcionou o aparecimento de novas interações, controle, transformação social e de um novo tipo de poder, chamado de Instrumentário, configurado pela vigilância digital. Com o capitalismo de vigilância, esse que é uma nova lógica do capitalismo defendida pela autora Shoshana Zuboff (2020), a experiência humana se transformou em dados comportamentais, tido como a nova matéria-prima e criando um novo tipo de mercado. Atualmente tais dados são coletados a partir das ferramentas e das plataformas digitais. O presente trabalho teve como objeto de estudo, a plataforma de rede social Instagram, tendo como hipótese que os consumidores/usuários dessa rede social identificam que são influenciados pelos dados gerados através da plataforma. Para exploração do tema foi feita uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, com levantamento de referências teóricas. Para coletar informações foi utilizado como método, a aplicação de um questionário pela ferramenta do Google Forms, aplicado entre os dias 03 e 18 do mês de setembro do ano de 2024 e analisado a partir do conceito capitalismo de vigilância de Zuboff (2020). Como resultado, foi obtido que os usuários/consumidores da rede social Instagram sofrem influências da plataforma a partir dos anúncios recebidos. E a conclusão é que, o capitalismo de vigilância é um fator primordial na atual sociedade, pois através da mineração e coleta de dados conseguem influenciar diversos indivíduos através da análise das suas informações geradas nas plataformas.
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    Conexão e engajamento com os consumidores a partir do Instagram: o caso da empresa VR Veículos Recife
    (2023-09-14) Braz, Igor Danilo dos Santos; Falcão, Carolina Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/9887570122994623
    Essa pesquisa teve como objetivo demonstrar a importância da interação humana na relação fornecedor-consumidor dentro do ambiente digital, utilizando referências antropológicas do consumo e tendências do marketing digital. A partir de um estudo de caso único, foi analisado dentro de uma abordagem qualitativa, como as publicações com conteúdos sobre a vida pessoal do proprietário da empresa VR Veículos Recife funcionam como estratégia de engajamento e conexão com os seguidores do perfil da empresa no Instagram. A coleta de informações foi realizada através de entrevista com o empresário, análise da relação entre o conteúdo das publicações e as métricas e indicadores de engajamento na plataforma e a influência sobre as vendas. Por fim, foram apresentadas as conclusões que comprovaram a relevância de se aplicar estratégias de conexão com os seguidores para os pequenos empreendimentos que almejam o sucesso dentro da plataforma.
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    Cultura do desmame: uma análise crítica de discursos sobre aleitamento materno em posts do Instagram
    (2022-10-11) Rebeca Rocha Novaes Silva; Figueiredo, Marcela Cássia Sousa de Melo Benício; Cavalcanti, Larissa de Pinho; http://lattes.cnpq.br/7660087236639667; http://lattes.cnpq.br/7276037458536539; http://lattes.cnpq.br/5961942731436451
    O presente estudo objetivou investigar como os discursos reproduzidos nas redes sociais funcionam como manivelas para fortalecer a Cultura do Desmame. Este trabalho nasce da necessidade de denunciar os discursos que se fortalecem ao naturalizar o desmame precoce enquanto mulheres e bebês são negligenciados. Amamentar é questão de saúde pública e discutir sobre é pensar nos direitos e autonomia sobre os corpos das mulheres. Para a fundamentação de nosso trabalho, utilizamos documentos oficiais que defendem a amamentação, tais como o Guia Alimentar Para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos (Ministério da Saúde, 2019), as Bases para a discussão da Política Nacional de Promoção, Proteção e o Apoio ao Aleitamento Materno (Ministério da Saúde, 2017) e o Guia Prático de Aleitamento Materno – Sociedade Brasileira de Pediatria (Departamento Científico de Aleitamento Materno, 2020). Além disso, recorremos a artigos da área da bioética, que nos fornece dados específicos para visualizarmos a amamentação no nosso país e a perspectiva analítica da Análise Crítica de Discursos para abordagem verbo-visual do corpus selecionado. Para composição do corpus da pesquisa, foram analisados e selecionados perfis na rede social Instagram de profissionais de saúde que atendem ao público materno-infantil. Em cada perfil, foram recortados posts por meio da tag #SMAM, referente à Semana Mundial da Amamentação. Operamos um recorte cronológico entre 2019 e 2021, anos que mostraram um aumento de postagens relacionadas ao tema. Nos posts, é possível identificar que perfis de profissionais da saúde recorrem a afeto e discursos laicos para promover a cultura do desmame, enquanto posts que defendem a AME, afirmam que amamentar é mais que amor e levam o amor como maior argumento para “convencer” mulheres de que é preciso amamentar.
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    Divulgação cientifica através do Instagram: uma aplicação no ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o ensino de Química
    (2024-03-04) Silva, Isabelly Laís Batista da; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/6953309899704712
    Diante da rápida evolução das linguagens e as formas de comunicação a sociedade tem passado por diferentes transformações. Essas transformações tem impactado a sociedade, principalmente por meio das redes sociais. Dentre as redes sociais, o Instagram é uma das redes que mais crescem atualmente, alçando ainda mais usuários diariamente, atingindo todos os públicos, indo do jovem ao idoso. Relacionar essa rede social com a Ciência pode ser um recurso facilitador para compreensão da Química, visto que muitos estudantes se interessam, mas poucos de fato conseguem compreender. Por outro lado, a Divulgação Cientifica vem com intuito de aproximar esses dois mundos, tecnologia e ciência, disponibilizando uma visão e linguagem mais clara dos textos científicos para que muitos possam compreender a Ciência de forma mais simples e possibilitando acesso para os que não a possuem. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi realizar uma análise sobre como páginas do Instagram, que fazem divulgação cientifica, podem auxiliar no processo de aprendizagem de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A EJA é uma modalidade que faz parte da educação básica e é oferecida para jovens, adultos e idosos que não tiveram a oportunidade de cursar o ensino regular em tempo hábil. Assim, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva na forma de estudo de campo, sendo abordada em uma perspectiva qualitativa, realizada em três etapas (Roda de conversa sobre o que os estudantes entendiam por divulgação científica; Levantamento de perfis dentro do Instagram que fazem divulgação científica; Questionário avaliativo). A pesquisa foi aplicada para estudantes do 3° ano do ensino médio da EJA, de uma escola pública estadual, localizada no Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. A coleta de dados ocorreu através de gravações de áudio e de um questionário. Os resultados mostram que os estudantes da EJA possuem dificuldades significativas quando se trata de Química e Ciência como um todo, onde alguns não conseguiram relacionar os textos científicos com conteúdos ou exemplos do cotidiano, embora outros estudantes tenham sido coerentes em suas respostas. Quanto às respostas do questionário, que relacionava as postagens com o aprendizado, notou-se ainda a dificuldade de enxergar uma DC no Instagram por parte dos estudantes, porém houve respostas satisfatórias que mostravam o potencial uso da plataforma para realizar DC e auxiliar na aprendizagem da Química.
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    Estudo netnográfico de perfis virtuais plus size da RMR-PE na rede social “Instagram”
    (2021-12-02) Silva, Irtes Rodrigues da; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/4285115769436827
    Historicamente, as mulheres são as que mais sofrem com padrões estéticos, sendo o padrão de beleza atual dificilmente alcançado pela maioria delas. Neste contexto, o corpo gordo é geralmente associado apenas à doença e pessoas com tais características não são consideradas potencialmente consumidoras, principalmente no mercado de moda. Tendo como resposta a tal cenário, houve o surgimento do movimento plus size, que ganha destaque com o aumento de usuários de redes sociais digitais, o que é o foco deste trabalho. Por meio da netnografia foi feita uma aproximação com o universo estudado e posteriormente foi realizada uma análise de conteúdo das publicações de seis perfis da Região Metropolitana do Recife - PE, na rede social digital Instagram, voltados ao público gordo ou plus size, dos quais foram três perfis individuais e três perfis de coletivo/movimento. Ademais, foi feito recorte temporal das publicações. Após análise, foi possível categorizar as mesmas em: “Indicação de marcas e lojas”; “Looks”; “Saúde”; “Empoderamento e amor próprio”; “Eventos e Mídia”; “Estilo de Vida e Auto Divulgação”; “Engajamento”; “Parceiros”; “Questões Sociais”; “Models e Pessoas Inspiradoras”. A análise do conjunto das publicações de perfis da Região Metropolitana do Recife-PE mostrou que nesta região do estado de Pernambuco - que é um grande produtor de moda-vestuário, também se está acompanhando a tendência de uma pauta nacional e internacional de reivindicações do movimento em prol de uma moda que contemple a valorização de pessoas gordas.
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    Gerenciamento e consumo da informação no serviço público: um estudo de caso em setor de estágio em instituição de ensino superior
    (2023-09-12) Silva, Tamires Amanda Gonçalves da; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; Rocha, Maria Alice Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/6818128111009316; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/2131976097619056
    O presente trabalho trata-se de uma reflexão a partir de uma experiência de estágio e seu registro, que teve o objetivo de analisar o gerenciamento de uma rede social (Instagram) do Setor de Estágio de uma instituição de ensino superior pública, considerando, principalmente, descrever a produção (processo) e expor o consumo da informação (dados); considerando o campo das Ciências do Consumo. As temáticas voltam-se aos conceitos e definições sobre Redes Sociais; Economia da Atenção; Planejamento e Produção de Conteúdo e Marketing Público. Metodologicamente, foi abordado de forma qualitativa e como estudo de caso; os resultados foram analisados de forma descritiva. A principal recomendação que se apresenta com o estudo realizado, é reiterar a importância de considerar as redes sociais digitais como forma de engajamento social, bem como de aprimoramento da prestação de serviços públicos, como uma ferramenta da gestão que efetive cada vez mais o ciclo de comunicação entre as partes envolvidas.
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    Imagens gastronômicas: cozinha e a comunicação nas redes sociais
    (2023-04-27) Miranda, Ana Beatriz Gonçalves; Panetta, Monica Helena; http://lattes.cnpq.br/0760135351368402; http://lattes.cnpq.br/7423851247443718
    Evidencia-se que o crescimento da gastronomia vem guiando-a para outros espaços além da cozinha, nesse ponto atrelado ao processo comunicacional vivido pela sociedade que introduziu o uso das imagens como parte dessa linguagem, e se tornou importante com a disseminação das redes sociais. Para isso, é preciso compreender a relação entre as fotografias de preparações culinárias e a influência da rede social Instagram no consumo de imagens gastronômicas, demonstrando o quanto o visual de um prato é importante, o que aponta para a perspectiva do empratamento como visual atrativo. Desse modo, escolheu-se a metodologia qualitativa de caráter exploratório, sustentada no conhecimento bibliográfico e levantamento de informações por entrevistas semi-estruturadas, realizadas por meio da plataforma virtual Zoom, com a participação de um profissional de cada área, gastronomia, comunicação e fotografia, com método de análise de resultados por interpretação. Conclui-se que, foi possível perceber a notoriedade que as imagens das preparações têm, a partir das relações sociais trazidas por meio da comunicação e a exposição nas redes sociais.
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    Instagram e ensino de Química: análise de alguns perfis destinados a abordagem de conhecimentos químicos na rede social
    (2022-06-06) Oliveira, Ana Beatriz Silva de; Simões Neto, José Euzébio; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/2474572588511667
    O uso da Internet e redes sociais está cada vez difundido, principalmente entre jovens, enquanto que os métodos tradicionais de ensino se tornam menos eficientes, pois não motivam os estudantes. Partindo dessa relação, esse trabalho tem como objetivos: (i) analisar a dinâmica de gestão de perfis do Instagram destinados a abordagem de Química, visando a discussão conceitual, e (ii) avaliar o potencial de algumas publicações presentes nos feeds destes perfis para a aprendizagem de conceitos da Química. Buscamos responder o seguinte problema de pesquisa: o Instagram tem potencial para contribuir para a aprendizagem da Química? Como referencial teórico, o trabalho aborda três principais tópicos: divulgação científica, internet e redes sociais e redes sociais e o ensino de Química, para conhecer melhor o papel do divulgador científico na sociedade, quais são os impactos que as redes sociais causam nas pessoas e quais são as principais contribuições para o ensino de Química quando vinculado a divulgação científica e essas redes. Em seguida, apresentamos a visão de alguns professores sobre o uso das redes sociais na educação, em que percebemos que eles apoiam o uso e relatam a necessidade de uma formação para que as redes sejam consideradas de forma adequada, para que possam contribuir com o ensino. A metodologia segue uma abordagem qualitativa e dividida em quatro momentos, a saber: seleção dos perfis a serem analisados, questionários com os responsáveis pelos perfis, análise das vinte últimas publicações de cada perfil, trazendo uma discussão detalhada de como as suas publicações contribuem para a aprendizagem de Química, e, por último, uma análise geral, com o intuito de comparar e indicar como cada um pode ser utilizado no processo de aprendizagem. Foram selecionados sete perfis que abordam a Química no Instagram, e em quatro deles obtivemos respostas ao questionário. A partir da análise, podemos compreender como se dá a gestão dos perfis, quais as suas principais motivações, dificuldades e o processo de elaboração das publicações, com base nas percepções que cada perfil tem das preferências dos seus seguidores. Em seguida, analisamos as vinte últimas publicações de cada perfil e foi possível concluir que os perfis analisados possuem potencial para contribuir no processo de aprendizagem. Apontamos, na etapa de análise geral dos perfis, como as publicações podem serem utilizadas nas aulas de Química, considerando as possibilidades de revisão de conceitos, curiosidades que relacionam a Química e o cotidiano, e o uso de “memes” para momentos de ludicidade nas aulas de Química. Por fim, concluímos que o Instagram tem potencial para contribuir para a aprendizagem da Química, no entanto, para que essa e outras redes sociais sejam utilizadas se faz necessário que seja trabalhado, com os docentes, os meios para tal utilização, visando uma qualificação para o uso das redes na educação.
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    Microcontos no Instagram: potencialidades para práticas de letramentos literários na cultura digital
    (2021-08-21) Melo, Yalle Rafaella Silveira de; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/9664453472374400
    Com o avanço das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC e o dinamismo do ciberespaço, os gêneros literários se transformam e inauguram formas emergentes em diálogo com o fenômeno da ciberliteratura (SANTAELLA, 2012). Nesse contexto, surge o microconto literário divulgado nas mídias digitais, com destaque para a concisão na narratividade, além da unidade de tempo-espaço, e da supressão de personagens e episódios secundários, ou seja, características estilísticas e estéticas importantes na composição do gênero. O objetivo geral desta pesquisa é investigar as percepções dos seguidores de contas do Instagram sobre o microconto literário, tendo em vista o conhecimento do gênero e suas potencialidades para dinamizar práticas de letramentos literários na cultura digital. O aporte teórico prioriza abordagens sobre microcontos, com base nos enfoques de Spalding (2014), Alvarés (2012), Seabra (2010), bem como os estudos de Cosson (2009) sobre letramento literário. Em termos metodológicos, a pesquisa é de natureza aplicada, com desenho descritivo/interpretativo e prioriza a abordagem qualitativa. Destaca-se, ainda, estudo exploratório/bibliográfico em portais de teses, dissertações e periódicos, tendo em vista descritores, como: microcontos literários, microliteratura, microcontos no Instagram. Vale salientar que o principal resultado dessa pesquisa parte do conhecimento e da expansão do gênero microconto no Instagram, tendo em vista que essa rede social pode ser utilizada como instrumento para práticas de letramentos literários.
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    O ensino de língua portuguesa através do Instagram
    (2023-11-29) Sousa, Daniel Teles de; Vicente, Renata Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2541553913706614
    Este estudo tem como tema o ensino de Língua Portuguesa através do Instagram. O Instagram é uma rede social que possibilita na educação um ensino mais atrativo, de interação e aprendizagem, e suas páginas podem ser usadas como recurso didático nas aulas de Língua Portuguesa. Tomando esta ideia como ponto de partida, essa pesquisa teve como objetivo geral: identificar se professores e alunos do 9º ano conhecem e fazem uso das publicações que perfis do Instagram de Língua Portuguesa utilizam como possibilidade de melhoria no processo de ensino aprendizagem de diversos conteúdos. Como objetivos específicos, temos: analisar se as páginas do Instagram voltadas ao ensino de Língua Portuguesa trazem conteúdos relevantes, capazes de instigar a curiosidade e o desejo de visualização de suas postagens como meio de aprendizagem da língua portuguesa; refletir sobre as formas como os professores podem aproveitar estas publicações e inovar as suas aulas; e perceber quais conteúdos de língua portuguesa os alunos conseguem aprender através das publicações dessas páginas. Para desenvolvimento da pesquisa, foi utilizada a metodologia de abordagem qualitativa, ateve-se ao estudo quatro professores de língua portuguesa e dez alunos que estão no 9º ano, na Escola Municipal Clementino Coelho localizada no Município de Afrânio-PE. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário direcionado a professores e estudantes. A partir da coleta e análise de dados foi constatado que professores e alunos reconhecem a importância que a rede social Instagram proporciona aos seus usuários na aprendizagem, apresentando uma forma de ensino-aprendizagem inovador, dinâmico e interativo.
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    O uso do Instagram como um recurso facilitador no ensino de Química para o Ensino Médio
    (2023-09-11) Lopes, André Bezerra Amorim; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872
    As pesquisas acadêmicas na área de Educação acerca dos métodos pedagógicos envolvendo o uso de recursos digitais e tecnológicos tem feito avanços significativos, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais eficaz e eficiente. As tecnologias têm permitido também aos estudantes (usuários de um modo geral) acessar informações e recursos de forma mais rápida e fácil, aprender de forma mais colaborativa e personalizada e desenvolver habilidades para o século XXI. As redes sociais se tornaram populares entre os jovens, a maioria delas está cadastrada em pelo menos uma delas. O Instagram tem se apresentado como um recurso educativo para o ensino de Química compartilhados por perfis de professores e entusiastas da ciência. Tendo em vista essa gama de material digital compartilhado, a seguinte pesquisa apresentada tem como objetivo analisar o perfil do Instagram @quimica.massa por meio de abordagem qualitativa explicativa como um recurso facilitador do ensino de Química no Ensino Médio por meio do uso de memes, imagens e vídeos que acompanham os assuntos tratados em sala de aula.
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    #OCaraQueFaz: uma análise acerca da comunicação política e digital do prefeito João Campos
    (2025-03-19) Santos, Vitória Sofia Vieira dos; Andrade, Rayane Maria de Lima; http://lattes.cnpq.br/7190036182698859; http://lattes.cnpq.br/4101880757845323
    Este trabalho tem como objetivo analisar como a comunicação digital do político João Campos foi construída durante sua campanha eleitoral de 2024, com especial ênfase nas teorias do capital simbólico e da imagem política. Para viabilizar isso, a técnica de análise de conteúdo foi empregada a partir de métodos qualitativos e quantitativos. Como unidade de análise, foram examinados os conteúdos publicados pelo político no Instagram. De modo geral, observou-se que João Campos soube explorar as mídias digitais para fortalecer o relacionamento com sua base eleitoral, concentrando-se, sobretudo, no desenvolvimento de sua notoriedade, em contraste com o que foi observado em 2020.
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    Subjetividade sitiada: o Instagram e a construção de identidades e hábitos de consumo na sociedade de sedução em massa
    (2021-03-03) Souza, José Matheus Melo de; Faria, Maurício Sardá de; http://lattes.cnpq.br/1513772085737367; http://lattes.cnpq.br/6244561601189722
    O fenômeno das redes digitais integrou-se ao cotidiano das pessoas nas últimas décadas, implicando em um movimento informacional infindável, associado a interações virtuais contínuas. Este estudo busca refletir sobre o Instagram, que possui aproximadamente um bilhão de usuários ativos por mês, especialmente relacionando-o aos processos de construção de identidades e hábitos de consumo. Para isso, é indispensável mobilizar e discutir teorias que permitem acessar o significado dessa realidade, abrangendo múltiplas abordagens: a abordagem sobre os meios de comunicação de massa, os temas da sociabilidade e da representação do indivíduo na sociedade e, especialmente, a discussão sobre os conceitos de identidade e consumo. A utilização da ferramenta algoritmo por parte desta rede, como forma de direcionar conteúdos e anúncio personalizados, foi um aspecto fundamental descoberto no exercício da pesquisa, pois auxiliou na composição do argumento central e permitiu uma maior compreensão do fenômeno estudado.
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    Uso do Instagram como ferramenta de ensino de produção textual: reflexões sobre perfis voltados à redação do ENEM
    (2023-04-20) Silva, Lívia Barbosa da; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942; http://lattes.cnpq.br/5210553382677662
    As tecnologias digitais, nos últimos anos, vêm modificando as relações entre os indivíduos, sendo assim, como consequência, o ensino também sofre alterações, já que necessita se adaptar às diferentes formas de interação social, como ocorre na rede social Instagram. Dessa forma, com o crescimento de usuários na rede, os professores também passaram a aderir os perfis como ferramenta de ensino de redação para o Enem e, também, os estudantes buscando informações e trocas de conhecimento na plataforma. Por isso, este trabalho visa analisar as publicações de três perfis educacionais: a) @perfil1: 127 mil seguidores e mais de 1.100 publicações; b) @perfil2: 42,8 mil seguidores e 669 publicações; c) @perfil3: 36,4 mil seguidores e mais de 2.500 publicações no momento da pesquisa. Foram escolhidos os perfis listados por todos possuírem mais de 10000 seguidores, publicações ativas na plataforma e comercializarem algum tipo de serviço como aulas particulares, correções de redações, mentorias, entre outros. E o objetivo principal é analisar as concepções de texto e escrita que fundamentam as dicas dadas pelos professores, assim como a perspectiva de ensino de Língua Portuguesa, de acordo com os estudos de Geraldi (2011), Koch e Elias (2010). As primeiras conclusões são de que o primeiro e o segundo perfil trabalham com uma maior ênfase na Gramática Tradicional, vendo o texto como produto final e o terceiro tende a trazer algumas noções sociointeracionistas, porém, ainda assim, não as apresenta em sua totalidade.
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    #VolteiRecife: estratégia e protagonismo no primeiro carnaval pós-pandemia
    (2025-03-12) Souza, Ketley Maria de; Falcão, Carolina Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/9887570122994623; http://lattes.cnpq.br/0387623082527904
    Desde suas origens no Brasil, o carnaval incorpora elementos que, em diálogo com diferentes manifestações culturais, expressam de forma singular a complexidade da identidade brasileira. Na cidade do Recife, essa manifestação possui um forte valor cultural e econômico, além de particularidades e contradições próprias. Com a chegada da pandemia do Covid-19, o evento passou por uma pausa em sua realização tradicional. Após dois anos, o carnaval de 2023 marcou o retorno da festa, e coube à Prefeitura do Recife realizar essa comunicação. Esse estudo propõe uma análise sobre como ocorreu a abordagem dessa retomada na estratégia de comunicação digital da prefeitura. Para essa finalidade, refletimos sobre o impacto que o carnaval possui para o Recife, analisando como a pandemia afetou a sua realização. Dentro desse contexto, observamos como a comunicação digital dos órgãos públicos se articulou, analisando os principais formatos e elementos utilizados nas publicações do Instagram da Prefeitura do Recife sobre o carnaval de 2023. A relevância do estudo é apresentada uma vez que ele pode servir para revelar o carnaval como manifestação cultural, identificar as consequências da sua suspensão, assimilar os desafios e expectativas envolvidas no processo de retomada, compreender as possibilidades que o digital traz para a comunicação pública, trazer melhorias para futuras campanhas de divulgação de eventos culturais e evidenciar o carnaval como estratégia política. Selecionamos para a análise os conteúdos publicados entre os dias 27 de janeiro de 2023 e 25 de fevereiro de 2023, realizando a leitura flutuante, exploração do material e o tratamento dos resultados. Os achados indicam que a Prefeitura do Recife esteve em constante tentativa de aproximação com o público, e para isso, buscou internalizar o carnaval, institucionalizando a festa e fazendo com que a divulgação da retomada tomasse um forte aspecto político de validação do órgão público. Ao concluir esse trabalho, percebemos que o carnaval simboliza muito mais do que uma celebração da identidade popular. Ele também se configura como um espaço onde o poder público busca afirmar sua presença e seu papel diante da sociedade.
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