Navegando por Assunto "Inclusão escolar"
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Item A arte na escola como meio de inclusão no universo autista(2024-01-24) Barbosa, Laira do Espirito Santo Pascoal; Barros, Lilian Débora de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317A pesquisa foi realizada por meio de uma análise exploratória, tem o intuito de analisar os impactos de uma intervenção pedagógica realizada durante estágio supervisionado obrigatório IV e V. Esse estudo foi focado na ob-servação de estímulos e interações de estudantes do espectro autista nas aulas de artes em turmas do ensino fundamental II, acreditamos que, a partir dos estímulos e atividades pedagógicas de maneira lúdica, com o apoio de profissionais especializados, haja uma maior participação e inclu-são de alunos atípicos. Desse modo, foram trabalhadas atividades em sala de aula com a colaboração das auxiliares e percebeu-se que os alunos, em sua maioria, aderiram às propostas pedagógicas de modo satisfatório por meio de uma análise cuidadosa sobre a inclusão de estudantes com autismo em sala de aula e sua participação interativa, evidencia-se a ne-cessidade de identificação de estratégias e oferecimento de suporte ade-quado a esses estudantes do espectro autista. Para adotar estratégias de melhoria conhecer a que grupo estamos trabalhando é importante, pois, através das informações das famílias sobre seus filhos, a escola adotará metodologias de ensino que se adequem a determinado grupo. A análise exploratória para embasamento dessa pesquisa nos utilizamos principal-mente (fundamenta-se nos tóericos): Silva e Mulick (2019), Oliveira (2020), Queiroz (2019), Neto et al. (2018), Camargo (2018), Reily (2010), Barbosa (2005), Boettger, Lourenço e Capellini, (2013).Item A contribuição da educação física no desenvolvimento social e inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista (TEA): uma revisão bibliográfica(2025-03-13) Limeira, Emanuele Caroline; Nascimento, Tárcio Amancio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663; http://lattes.cnpq.br/0314715709995525A presente pesquisa tem como tema as contribuições da Educação Física para o desenvolvimento social e a inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), analisando como as práticas pedagógicas dessa disciplina podem favorecer a socialização no contexto escolar. A problemática que norteou o estudo foi: qual é a contribuição da Educação Física para o desenvolvimento social de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)? O objetivo geral é analisar a contribuição da Educação Física para o desenvolvimento social e a inclusão de crianças com TEA. Definimos como objetivos específicos: 1) Compreender o Transtorno do Espectro Autista (TEA); 2) Compreender a relação entre Educação Física e inclusão escolar; 3) Compreender a relação entre Educação Física e desenvolvimento social; e 4) Analisar como as práticas pedagógicas dessa disciplina podem favorecer a socialização e a inclusão escolar no contexto educacional. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa, com análise de artigos científicos selecionados a partir de critérios previamente definidos. A fundamentação teórica baseou-se nas contribuições de Vygotsky e Piaget, além de estudos sobre inclusão escolar e metodologias pedagógicas voltadas ao TEA. Os resultados evidenciaram que a Educação Física, quando planejada com estratégias inclusivas — como jogos estruturados, atividades psicomotoras e a psicomotricidade relacional —, favorece a interação social, melhora a comunicação e reduz comportamentos de isolamento entre crianças com TEA. No entanto, a pesquisa também destacou desafios, como a falta de capacitação docente, a escassez de recursos pedagógicos adaptados e a necessidade de maior suporte institucional para viabilizar a inclusão de maneira eficaz. Conclui-se que a Educação Física pode ser um componente curricular essencial no desenvolvimento social de crianças com TEA, desde que sustentada por práticas pedagógicas inclusivas e respaldada por políticas educacionais que garantam suporte adequado a professores e alunos — contribuindo, assim, para um ambiente verdadeiramente inclusivo e propício ao desenvolvimento social desses estudantes.Item A educação na perspectiva inclusiva nas instituições de ensino técnico e superior de Serra Talhada-PE(2022-10-06) Silva, Maria Eduarda Alves da; Pereira, Ellen Polliana Ramos Souza; Cavalcanti, Larissa de Pinho; http://lattes.cnpq.br/7660087236639667; http://lattes.cnpq.br/6593918610781356O presente estudo objetivou investigar a inclusão de pessoas com deficiência ou transtorno nas instituições de ensino superior e técnico, públicas e privadas, em modalidade presencial de Serra Talhada – PE. Apesar de existirem documentos legais a exemplo de Leis, Decretos e Declarações que tratam da educação como um direito de todo indivíduo, ainda é possível perceber que o acesso e permanência das pessoas com deficiência ou transtornos em instituições de ensino profissionalizante podem ser dificultados por diversos fatores, entre eles a falta de acessibilidade. Assim, é preciso refletirmos sobre as necessidades dessas pessoas e buscarmos estratégias para naturalizar a inclusão. Preocupadas com o fato de a temática ser pouco discutida e a falta de conhecimento sobre a situação de inclusão em Serra Talhada, objetivamos contribuir para mudar esse contexto por meio de uma investigação de como, onde e com quem a inclusão acontece. Para fins de investigação, adotamos o método de pesquisa survey, caracterizado como um levantamento de dados. Quanto ao tratamento dos dados, optamos por uma análise quali-quantitativa para podermos descrever o atual cenário. Os resultados aqui obtidos indicam que as pessoas com deficiência ou transtornos estão conseguindo chegar ao ensino profissionalizante, mas o quantitativo de pessoas típicas ainda é muito superior. A pesquisa também oportunizou perceber que há um número de matrículas proporcionalmente maior nas instituições públicas; o quantitativo referente a condição de pessoa com deficiência sobressai o de pessoas com transtornos; há um equilíbrio entre homens e mulheres, a maioria desses vieram de escolas públicas e atualmente estão matriculados no período noturno, em cursos da área de humanas. Além disso, evidenciamos que as principais dificuldades enfrentadas no processo de inclusão em Serra Talhada são: a falta de profissional capacitado e a escassez de recursos de acessibilidade para atender as necessidades específicas dos alunos já matriculados, mas especialmente dos que vierem a ingressar.Item A formação de professores na educação inclusiva(2021-07-30) Brito, Luanna da Silva; Silva, Suzankelly Maria da; Carvalho, Márcia Rejane Almeida de; http://lattes.cnpq.br/4015443671120866O presente trabalho, inserido na Problemática da Formação de Professores, teve como ponto de partida a questão: como a formação dos professores licenciados em pedagogia favorecem as práticas pedagógicas na educação inclusiva? Esta constatação fez desencadear a vontade de indagar se a prática educativa dos professores emergem as linhas de formação, no que se refere à inclusão dos alunos com deficiência. Um tema relevânte visto a importância que os professores devem ter em buscar aprimorar seus conhecimentos, diante as formações ofertada assim assegurando um ensino e aprendizagem mais eficaz. Os objetivos do presente trabalho é discutir e compreender o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência no sistema de ensino brasileiro, de acordo com a prática docente em sala de aula regular. A discussão desenvolvida baseou-se em teses acerca da formação docente, bem como estudos sobre formação de professores da educação especial. A pesquisa foi realizada com dados bibliográficos onde realizou-se uma análise conceitual e também uma análise subjetiva, onde foi colocado a opinião do pesquisador perante o tema tratado. Uma pesquisa com base, bibliográfica com análise de documentos, livros e materiais já existentes para análise. Logo, optamos também pela pesquisa qualitativa. A Pesquisa apresentada aqui indica a perpetuação do conhecimento predominante na educação especial, associada à carência da argumentação pedagógica e de discussões acerca do trabalho do professor, o que recoloca a necessidade de reflexão sobre qual a formação necessária à educação nacional e quais práticas educativas para atuar nessa modalidade. Os professores são os que lidam diretamente com os alunos, sendo o agente educador capaz de promover técnicas pedagógicas apropriadas para atender as diferenças. No final dessa pesquisa foi possível perceber que, estudos mais recentes confirmam a necessidade da melhoria na formação de professores como condição urgente e essencial para o desenvolvimento eficaz da inclusão.Item A inclusão de crianças em uma creche de um município da Zona da Mata de Pernambuco, na perspectiva da educação inclusiva(2025-02-28) Carmo, Vitória Alves do; Amorim, Maria do Rosário de Fátima Brandão; http://lattes.cnpq.br/5330024930917910; http://lattes.cnpq.br/2908227219134600A educação infantil no Brasil tem uma trajetória marcada por desafios históricos e conceituais. Inicialmente, essa etapa tinha um caráter assistencialista e demorou a ser reconhecida como parte do processo educacional formal. No que diz respeito às crianças com deficiências elas eram frequentemente excluídas do sistema educacional devido a estigmas e preconceitos. Porém, com o avanço das políticas públicas e mudanças nas concepções de infância, a inclusão passou a ser vista como um direito, e a educação infantil se tornou um campo importante para promover a igualdade de oportunidades Este estudo focou na inclusão de crianças em uma creche da Zona da Mata de Pernambuco, uma região caracterizada por grande diversidade cultural e social. O problema da pesquisa foi compreender como a inclusão numa creche, é compreendida, a partir da perspectiva dos servidores e dos docentes, a justificativa para a pesquisa está na importância da educação infantil para o desenvolvimento humano e na necessidade de garantir acesso à educação para todas as crianças. O objetivo geral foi compreender a concepção de inclusão na educação infantil a partir da perspectiva dos educadores de uma creche na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Já os objetivos específicos incluem explorar as concepções dos educadores sobre criança e inclusão, e identificar os desafios enfrentados na promoção da inclusão. Os resultados apontaram que a infância é um período de experiências diversificadas que contribui para o desenvolvimento integral dos indivíduos; que a inclusão na educação é um conceito complexo que envolve a valorização da diversidade e a promoção da igualdade e sua implementação nos ambientes educacionais; que a formação dos educadores é fundamental, sendo necessário uma formação continuada e aprofundada para a promoção da inclusão, como também a criação de ambiente inclusivos, que são considerados essenciais para a promoção da inclusão.Item A inclusão do aluno surdo nos esportes coletivos dentro das aulas de educação física escolar(2025-03-17) Ferreira Júnior, Jason Paulo Campos; Lira, Mirelly Lucena de; http://lattes.cnpq.br/1743435562988650A deficiência auditiva é definida como a perda parcial ou total da capacidade de ouvir. Ela traz mudanças especialmente na comunicação, no entanto, a deficiência é sentida na medida em que os ambientes não estão preparados para acolher diferentes formas de comunicação e acesso ao conteúdo, por isso há uma importância crucial da inclusão escolar. A educação inclusiva é um processo que desenvolve laços com o intuito de garantir no que preza para harmonizar os fatores intrínsecos necessários à sua implementação no sistema educacional, e reformulando a tese diante da reflexão sobre a educação e o seu verdadeiro papel a respeito da inclusão na contemporaneidade nas aulas de Educação física escolar. O objetivo geral deste estudo foi analisar a produção técnica científica acerca do acolhimento e inclusão em ambiente escolar de alunos com deficiência auditiva focando na prática da educação física e jogos esportivos. Trata-se de uma revisão integrativa, onde foram utilizadas as bases de dados MEDLINE, LILACS e SCIELO. Foram selecionados artigos originais, nos idiomas inglês e português, sem restrição temporal. Durante as buscas foram encontrados 49 artigos no total, e após criteriosa análise foram selecionados 04 estudos. Foram percebidos falhas e déficits por parte dos professores, com falta de interesse em analisar e perceber se os alunos estavam participativos e compreendendo o conteúdo. Já outra parcela de professores utilizou material de apoio além do próprio intérprete, como slides, ou seja, material visual. Outro ponto bastante relevante, foi a importância e impacto social que as aulas de educação física causaram, pois além de proporcionar momentos para o exercício físico, outras questões foram apontadas, como cuidados com a saúde, alimentação, distúrbios como sobrepeso e obesidade, e complicações futuras, além é claro, que permitiu aos alunos surdos interação com demais áreas como dança, esporte, natação, demonstrando que o aluno surdo é capaz de realizar qualquer atividades, desde que haja uma comunicação para ele adequada.Item A necessidade da pessoa surda no ensino regular(2018) Oliveira, Helen Andrade de; Cordeiro, Leane Pereira; http://lattes.cnpq.br/8538638475316742; http://lattes.cnpq.br/2324132257599554As políticas educacionais defendem que todos os alunos com deficiência frequentem escolas regulares. Essas mesmas políticas oferecem atendimentos complementares para alunos com deficiência auditiva. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, analisou as necessidades do aluno surdo para a inserção no ensino regular tendo como foco as políticas inclusivas brasileiras. Realizou-se uma revisão bibliográfica, desenvolvida a partir do uso da análise documental e revisão de literatura. Com base nos resultados desta pesquisa pode-se revelar que, a escolarização da pessoa com deficiência auditiva vem se concretizando por meio dos ganhos da comunidade surda, embora tenha havido avanços nas abordagens educacionais, ainda é necessário reconsiderar a educação desse grupo de estudantes enquanto indivíduos com características particulares e para que isso aconteça medidas de melhorias devem ser adotadas independente do nível e da rede de ensino, a comunidade surda tem direito de aprender e desenvolver seu conhecimento, e para isso deve-se pensar uma readaptação estrutural.Item Acessibilidade nas aulas de educação física: uma revisão bibliográfica sobre as estratégias de inclusão para pessoas com deficiência no espaço escolar(2023-01-09) Mendonça, Bruna Izabelly Leite; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/5624524549966713Na Educação Física o desafio se constitui em possibilitar uma prática de maneira a envolver todos os estudantes independe de suas limitações e especificidades. O presente trabalho tem como objetivo identificar quais são as estratégias adotadas para inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física. A metodologia consiste numa pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica e possibilitou leitura de análise de produções paralelas ao tema proposto. Este trabalho reconhece os grandes avanços percorridos por todos os que lutam para uma educação amplamente inclusiva, mas encontra entraves e limitações quanto a diversos aspectos como formação, infraestrutura e acessibilidade.Item Afetividade e inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil: o que dizem as professoras?(2022-10-07) Oliveira, Milena Cabral; Moreira, Fabiana Wanderley de Souza; http://lattes.cnpq.br/4058275646937545; http://lattes.cnpq.br/2540213765535237O referido estudo teve como objetivo geral investigar a compreensão de professoras da Educação Infantil sobre o papel da afetividade no processo de inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa. Os critérios para a seleção das participantes foram: ser professora da Educação Infantil e ter experiência com alunos com TEA. Os dados foram coletados por entrevistas semi-estruturadas sendo sistematizados por Análise de Discurso. Baseamo- nos em autores como Lev Vygotsky (1992) que tratam da Afetividade e sua relação com a Educação. Entendendo que os estudantes com deficiência enfrentaram historicamente inúmeros desafios para serem incluídos no contexto escolar, buscamos refletir sobre o processo de inclusão na Educação Infantil, concluímos que é de extrema importância a entrada desses estudantes desde a primeira infância de modo que nessa fase estão abertas ao novo e adaptações devem ser feitas para garantir um ensino de qualidade. Diante dos resultados encontrados, foi possível compreender que onde não se desenvolve afetividade, confiança, segurança não é possível estabelecer vínculos com os estudantes e consequentemente esse indivíduo não se sentirá de fato incluído. Neste sentido, o papel dos professores seria refletir sobre sua prática e conceber a afetividade como elemento imprescindível para o processo de inclusão escolar de crianças com TEA, valorizando sua dimensão não só cognitiva, mas principalmente afetiva.Item Art Acess - construção de espaço virtual colaborativo na promoção da inclusão, acessibilidade à arte e educação, em espaços formais e informais(2021-08-20) Arruda, Silvanda Galvão de; Barros, Lilian Débora de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317; http://lattes.cnpq.br/7588255043907799Esta pesquisa tem como objetivo principal construir um recurso metodológico (site) acessível a alunos, professores e interessados na relação da Educação Inclusiva e da Arte. O marco teórico contempla uma análise que perpassa por conceitualização sobre pessoa com deficiência, educação inclusiva e sua relação com a educação especial, além da Inclusão nas artes e a sociedade inclusiva que desejamos, sem preconceitos e lutando contra o capacitismo. O percurso metodológico escolhido foi o de Relato de Experiência, descrevendo as etapas da vivência de construir um site, que venha colaborar principalmente com os atores do sistema educacional e interessados pela temática. Sua construção tem origem no Google Site e se propõe ser um espaço aberto, onde todos os visitantes sintam-se estimulados a colaborar com propostas e sugestões de matérias pertinentes, a serem exploradas e debatidas, como: modelos metodológicos, instrumentos e ferramentas que possibilitem a sociedade a terem acesso a Arte e Educação mesmo diante de suas limitações.Item Arte-educação como instrumento de inclusão(2021-08-25) Silva, Lenildes Martins da; Carvalho, Marluce Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/2780914280180020; http://lattes.cnpq.br/8097380498601722Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar como se dá o processo de inclusão de PCD em escola inclusiva a partir de atividades em Artes e, como objetivos específicos, conhecer a realidade enfrentada por alunos PCD diante da escola inclusiva e da escola especial; analisar como as atividades em arte podem influenciar o processo de inclusão e desenvolvimento de PCD.O referencial teórico contemplou discussões acerca de O Teatro do Oprimido, criado por Augusto Boal que ajuda a desenvolver a percepção de pessoas a partir de ações aprendidas em cena e levar o aprendizado a transformar vidas, e da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa que desenvolveu uma das principais metodologias usadas no ensino da arte. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em pesquisa qualitativa a partir de um estágio de observação em escola regular e de pesquisa desenvolvida em escola especial. Os dados obtidos indicaram que a arte-educação é um dos propositores para inclusão de alunos PCD.E, com base nas discussões apresentadas, considera-se que a inclusão é um dos possíveis caminhos para se combater a desigualdade social, e que as atividades em arte desenvolvidas contribuam para o conhecimento e valorização da vida humana.Item Astronomia tátil e audível: o ensino da astronomia para alunos com deficiência visual(2022-06-18) Melo, Alain Prost Silva de; Guedes, Leandro Ferreira; Miranda, Antonio Carlos da Silva; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/1088768516415033; http://lattes.cnpq.br/3110884262014794Esta pesquisa tem como principal objetivo proporcionar uma ferramenta que sirva de apoio pedagógico aos professores no ensino da Astronomia na educação básica, direcionada, principalmente, aos alunos com deficiência visual (baixa visão ou cegueira). Para tanto, foi realizado inicialmente um levantamento bibliográfico de artigos e trabalhos científicos sobre índices atuais da população brasileira com deficiência visual, a legislação educacional inclusiva e o ensino de Astronomia para alunos com deficiência visual. Em seguida, como etapa prática da nossa pesquisa, foram construídas maquetes com temas de Astronomia utilizando materiais de texturas diversas que estimulem o tato. Nessas maquetes também foram utilizadas legendas em Braille e Língua Portuguesa, visando a identificação tanto para alunos com cegueira ou baixa visão, quanto para os videntes. Também foram disponibilizados podcasts através de QR Codes na própria maquete, com explicações rápidas e objetivas sobre as maquetes em questão. Ao final, foi elaborado como produto educacional um guia de apoio didático aos professores no qual consta a descrição da construção de algumas maquetes, sugestões de materiais que podem ser utilizados na mesma e sugestão de aplicativos para gravação de podcasts.Item Educação inclusiva para alunos com altas habilidades/superdotação na cidade do Recife(2022-01-17) Bezerra, João Alves; Nascimento, Regina Célia Macêdo do; http://lattes.cnpq.br/2339102253217709; http://lattes.cnpq.br/4723873597978210O tema das Altas Habilidades/Superdotação na perspectiva da inclusão é algo que vem apresentando cada vez mais relevância no meio acadêmico. Contudo, ainda permanece muito aquém de produzir os frutos que precisam ser produzidos, ou seja, promover a inclusão desses estudantes dentro de suas respectivas escolas, ser mais bem compreendidos por suas famílias e amigos. Para isso, é imprescindível que esses estudantes tenham acesso a um acompanhamento profissional adequado que os ajude no autoconhecimento e no desenvolvimento de todas as suas habilidades. Assim, o presente trabalho busca refletir sobre o programa de inclusão dos estudantes com altas habilidades/superdotação da rede pública do município do Recife - Pernambuco, desenvolvido pelo NAAHs – Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação. Para tanto, foram aplicados questionários, por meio do Formulário Google, aos professores da instituição, bem como a busca do complemento de informações com a coordenação do Núcleo. As descobertas mais marcantes dão conta de que o NAAHs/Recife realiza um excelente trabalho com os estudantes com altas habilidades, tanto no que se refere a identificação, como na ajuda às famílias dos estudantes. Onde é oferecido apoio pedagógico no sentido de entenderem e aceitarem que, o que os filhos têm, são talentos especiais e precisam de apoio e atenção para desenvolver essas habilidades. Um outro ponto importante é o apoio que o NAAHs/Recife dá aos professores no sentido de capacitá-los para identificar e dar um atendimento qualificado aos alunos com altas habilidades. Os desafios para alcançar um trabalho satisfatório na perspectiva da inclusão dos estudantes com altas habilidades são enormes. Os NAAHs constituem sim um oásis, uma referência na estrada da inclusão, mas o número desses núcleos são muito reduzidos, não atende nem 10% da demanda. Falta investimento governamental; parcerias público/privado e maior envolvimento dos centros universitários.Item Movimento aparente do sol na perspectiva do desenho universal para a aprendizagem: construção de um produto educacional para a inclusão escolar(2022-06-17) Dias, Thayná Cristina Dias e; Sitko, Camila Maria; http://lattes.cnpq.br/2331702615842280; http://lattes.cnpq.br/2125324086179354O ensino de Astronomia é sempre motivo de muitas curiosidades entre as crianças, especialmente quanto à utilização de materiais concretos para explicações astronômicas. No entanto, como essa área de conhecimento utiliza geralmente recursos visuais e seu ensino ainda é pouco explorado na educação formal, as crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, são não contemplados na aprendizagem dos conhecimentos sobre nosso Universo. Por isso, este trabalho tem como objetivo elaborar um produto educacional com os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) em relação ao movimento aparente do Sol, para uso nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia adotada é qualitativa, utilizando os sete princípios do DUA para a criação do material tem-se o foco na minimização da exclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas em assuntos que envolvam a Astronomia, criando várias possibilidades de atividades para o mesmo assunto, tendo com isso, a flexibilidade no ensino. Como proposta de estratégia de ensino vislumbrou-se a possibilidade de trabalhar com os 3 momentos pedagógicos. Espera-se que esta proposta sirva de base para mais produtos educacionais que visem a participação de todos os alunos e não apenas de um aluno com características específicas como aluno com deficiência visual, surdez, entre outras.Item O brincar no processo de ensino de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) em uma creche municipal do Recife(2025-03-12) Silva, Amanda Gomes da; Silva, Emmanuelle Christine Chaves da; http://lattes.cnpq.br/4816027610768343Item O cinema como estratégia pedagógica para a conscientização da inclusão(2023-09-18) Oliveira, Adriana Maria Custódio Braga de; Nogueira, Amanda Mansur Custódio; http://lattes.cnpq.br/0341879306272619; http://lattes.cnpq.br/1718703484782224O presente trabalho visa expressar a importância do uso do cinema como estratégia pedagógica, contribuindo com a inclusão em escolas em todos os níveis da educação básica. Tem o intuito de conscientizar os estudantes e educadores sobre a importância e o respeito pela inclusão, sobretudo o autismo, além de estimular o uso de recursos cinematográficos nas práticas em sala de aula ampliando o conhecimento, desenvolvendo a percepção e despertando a interação entre os discentes e docentes. A seleção de filmes com temáticas inclusivas, voltadas para o autismo, movimenta questões cotidianas sobre pessoas excluídas ou marginalizadas na sociedade, auxiliando no entendimento das situações vivenciadas e contribuindo para uma atuação pautada no respeito à pluralidade.Item O desafio de alfabetizar surdos em libras como língua materna (l1): um estudo de caso numa escola de ensino regular na cidade de Serra Talhada(2019) Araújo, Mauricéia Salvador de; Silva, Noadia Iris da; http://lattes.cnpq.br/3145353361385921; http://lattes.cnpq.br/6993314837221693O objetivo desse trabalho, é investigar a coerência entre os documentos oficiais e a oferta de alfabetização/educação de surdos nas redes de ensino. Para isso, fez-se necessário uma análise documental de leis e currículos que versam sobre educação de surdos nos âmbitos federal e estadual. Foram feitas pesquisas de campo com pessoas envolvidas nas políticas educacionais para surdos na região do Sertão do alto Pajeú (intérpretes, gerente “interina” da GRE, diretores de escolas, coordenadora de gestão de educação de Serra de Talhada). E por fim, fizemos um estudo de caso (observações de aulas e questionários) com atores de uma turma de alfabetização em LIBRAS da escola Cornélio Soares na cidade de Serra Talhada em Pernambuco. Ao longo da pesquisa foi notado há insuficiência de registros sobre o histórico da educação/alfabetização de surdos, como também sobre os estudos a respeito da legislação, logo, acreditamos que essa pesquisa tenha contribuído acerca dos avanços na educação de Surdos, bem como na priorização da sua alfabetização na Língua materna e sua inclusão no ensino regular, de modo que tenha despertado um olhar sensível para a valorização desse sujeito histórico.Item O espaço escolar bilíngue: as interações com crianças autistas no ciclo de alfabetização(2022-10-06) Santana, Nayani Oliveira de; Santiago, Mônica Maria Lins; http://lattes.cnpq.br/8311084641303194; http://lattes.cnpq.br/5044979749558419O trabalho tem por objetivo geral caracterizar diferentes processos de interação na alfabetização bilíngue entre professora e alunos autistas, em uma determinada escola da rede particular de ensino, localizada no município de Camaragibe/PE. Para o alcance dos objetivos propostos, a pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, contou com seis observações em sala (aulas de inglês e português), em três turmas diferentes que fazem parte do ciclo da alfabetização, onde há aluno autista. E, também, sete entrevistas semiestruturadas, entre professoras e coordenadoras. Para o referencial teórico foram utilizados autores que abordam a temática desenvolvida na pesquisa. Na alfabetização como os autores, Soares (2009) e Morais e Leite (2005). No bilinguismo, Andrade (2019) e o parecer CNE/CEB nº 2/2020, 9 de julho de 2020, que até o presente momento não foi homologado, e pretende trazer direcionamento para o ensino bilíngue no Brasil. No autismo, as Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (2014) e a LDB 9394/96. Ao analisar a interação das professoras alfabetizadoras com os alunos autistas, o estudo busca contribuir para as reflexões em torno dos processos de aprendizagem na alfabetização no contexto de uma escola bilíngue. Mais especificamente, busca compreender as estratégias usadas pelas docentes para promover as interações dos alunos autistas com a turma e na sala de aula, através das observações e entrevistas realizadas com as docentes.Item O mapa da inclusão: um sistema de apoio à decisão para análise da inclusão escolar no estado de Pernambuco(2019) Maia, Davi José Mendes; Souza, Ellen Polliana Ramos; http://lattes.cnpq.br/6593918610781356; http://lattes.cnpq.br/6070011163968954Introdução: Inclusão escolar é o processo de inserção, manutenção e apoio à Pessoa com Deficiência (PcD) em salas de ensino regular. O esforço pela inclusão social e escolar de PcD no Brasil é a resposta para uma situação que perpetuava a segregação e cerceava o pleno desenvolvimento destas pessoas. Com a instituição da Lei Brasileira de Inclusão, em 2015, torna-se obrigatória a matrícula de educandos com deficiência em salas de ensino regular e se iniciam discussões sobre o processo inclusivo. Para auxiliar as discussões sobre essas questões, duas importantes tecnologias podem ser enumeradas: Os Dados Abertos e os Sistemas de Apoio à Decisão. No contexto de dados abertos, a publicação desses dados propicia entender como esses dados impactam na vida cotidiana e como a disseminação dos mesmos pode auxiliar no processo de construção de políticas que melhorem a qualidade de vida da população. Devido o grande volume de dados apresentados nessas bases o uso de Sistemas de Apoio à Decisão pode otimizar o uso dessas bases, principalmente por possibilitar que as informações estejam disponíveis de forma consistente e imediata. Objetivo: Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é construir um Sistema de Apoio à Decisão para acompanhamento de matrículas de educandos com deficiência, instituições de ensino e indicadores educacionais do estado de Pernambuco através dos microdados do Censo Escolar. Método: Para isto, foi utilizado um método de desenvolvimento que seguirá a abordagem bottom-up e compreendendo sete etapas: planejamento, levantamento de necessidades, modelagem dimensional, projeto físico dos BD’s, projeto de ETC, desenvolvimento de aplicações, validação e teste. O método acima citado utilizou como fonte de dados os microdados do Censo Escolar do período de 2010 à 2018. A construção do mesmo utilizou as ferramentas: Pentaho Business Inteligence, Microsoft Power BI e PostgreSQL. Resultados: Resultados mostram redução nas matrículas de alunos com algum tipo de deficiência em salas de aula especiais e aumento das mesmas em salas regulares. Com relação a etapa de ensino ocorreu redução nas matrículas de educandos com deficiência na educação infantil, o ensino fundamental é o maior detentor de matrículas destes educandos, com relação ao ensino médio ocorreu redução nas matrículas destes alunos com relação as matrículas típicas. Com relação a acessibilidade os indicadores mostraram que grande parte das escolas do estado ainda não dispõe desses recursos. Os indicadores educacionais apresentaram que a grande maioria dos municípios apresenta índices abaixo do recomendado.Item O olhar docente sobre a educação voltada para estudantes surdos em uma escola do município de Moreno - PE(2022-10-05) Soares, Ariany Maria Silva; Pinto, Virgínia Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/8606294842004126; http://lattes.cnpq.br/1664088852458353O presente estudo intitulado: O olhar docente sobre a educação voltada para estudantes surdos em uma escola no município de Moreno teve como objetivo primordial compreender a partir da fala docente as práticas pedagógicas de professores de uma escola, que atuam com estudantes com surdez em salas de aula regulares na primeira etapa do ensino fundamental, no município de Moreno. Buscando realizar o levantamento de dados, utilizamos como instrumento de pesquisa as entrevistas semiestruturadas, que nos oferecem as bases para nossa averiguação. Compreendemos a investigação à luz da análise de conteúdo temática, para isso, nos apoiamos em estudos de Minayo, como também em outros teóricos que nos forneceram elementos essenciais para uma melhor análise e compreensão do universo pesquisado. Além disso, nos apoiamos nos documentos de base legais voltados para a educação, como a Lei de Diretrizes e Bases Educacionais 9394/96. Diante dos resultados apresentados podemos perceber alguns desafios que se manifestaram na prática docente, como o não conhecimento da língua brasileira de sinais, as estratégias de inclusão utilizadas em sala de aula por professores, bem como o conhecimento de sentimentos, que surgiram nas relações entre os profissionais que atuam na sala de aula regular com estudantes surdos. A partir da análise dos resultados obtidos podemos perceber a importância de um conjunto de processos, sobretudo o processo formativo de base e da formação continuada para professores que lecionam com estudantes surdos, além de compreender a importância de cada sujeito que compõe a sala de aula desse contexto escolar.
