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    A ludicidade no processo de iniciação a natação no Projeto Barbatanas da Rural sob a visão do monitor extensionista: um estudo qualitativo
    (2025-06-26) Santana, Endrios Alves de; Pirauá, André Luiz Torres; http://lattes.cnpq.br/7971412342122230; http://lattes.cnpq.br/4858809747120340
    A presente pesquisa se baseia nas inquietações e atribuições do monitor enquanto extensionista em analisar o papel da ludicidade no processo de iniciação a natação no projeto Barbatana da Rural - UFRPE. Além disso, destaca-se o papel do monitor extensionista como mediador das atividades e foi percebido que o uso da ludicidade como ferramenta didática metodológica tem atraído cada vez mais o interesse pelas aulas, visto que a criança pode aprender de forma mais espontânea e prazerosa. Diante disso, o presente estudo objetivou analisar o papel da ludicidade no processo de iniciação a natação no projeto Barbatana da Rural - UFRPE, sob a perspectiva do monitor extensionista. Trata de uma abordagem de natureza qualitativa, sendo ela caracterizada pela presença pessoal do pesquisador, por meio da coleta de dados, interações sociais e interpretação das informações analisadas, o presente estudo seguiu as recomendações da Standards for Reporting Qualitative Reseach: A Synthesis of Recommendations. Os resultados revelam que a análise incluiu, como ponto de partida, a identificação dos pontos positivos e negativos da ludicidade no processo de iniciação a natação e indicam que o uso do lúdico é essencial para promover a adaptação ao meio líquido, aumentar o interesse e proporcionar um ambiente mais acolhedor e eficiente para a aprendizagem da natação. O estudo reforça a importância de metodologias que integrem o brincar ao ensino formal/tecnicista no projeto. Conclui-se que a ludicidade, quando utilizada de forma estruturada e consciente, configura-se como uma ferramenta pedagógica eficaz na iniciação à natação e também foi possível concluir que a ludicidade desempenha um papel central no processo de iniciação à natação. Assim estratégias lúdicas favoreceram a construção de um ambiente acolhedor e motivador, facilitando o aprendizado de forma significativa.
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    A motivação para a adesão e o abandono na iniciação esportiva: a percepção de usuários do Projeto Basquetebol da Rural na Universidade Federal Rural de Pernambuco
    (2025-08-08) Mendonça, Matheus Henrique Paulino; Nascimento, Tárcio Amancio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663
    Este trabalho tem como objetivo analisar os fatores que influenciam a adesão e o abandono dos participantes do Projeto Basquetebol da Rural, vinculado à Universidade Federal Rural de Pernambuco. O estudo parte da observação de uma rotatividade significativa dos alunos no projeto, o que levantou a necessidade de investigar as motivações que levam à procura e as razões que contribuem para a evasão. Utilizou-se uma abordagem qualitativa com elementos quantitativos, a partir da aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas direcionados aos participantes e ex-participantes do projeto. Os resultados demonstraram que os principais motivos de adesão estão relacionados ao desejo de aprendizado, gosto pela modalidade, influência social e perspectivas futuras na carreira esportiva. Por outro lado, o abandono foi associado à falta de estrutura nas escolas, escassez de materiais, problemas de transporte, ausência de apoio familiar, frustrações emocionais e práticas pedagógicas pouco inclusivas. A análise revelou ainda que muitos dos alunos pertencem a famílias de baixa renda e enfrentam obstáculos socioeconômicos que dificultam a permanência na atividade. Como proposta, o estudo sugere estratégias de acolhimento, melhorias estruturais e ações pedagógicas que considerem as realidades e expectativas dos participantes. Conclui-se que compreender as motivações e barreiras enfrentadas pelos alunos é essencial para promover maior engajamento e reduzir a evasão em projetos de iniciação esportiva.
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    Ações de extensão: a percepção dos acadêmicos sobre as lives temáticas do projeto administração na web durante a pandemia
    (2020-11-04) Silva, Talita Aiala Paiva; Farias, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9195858306109701; http://lattes.cnpq.br/0190196862233112
    Knowing the importance that involves the extension in universities and that it is necessary to carry out activities that help bring the academic community closer to society, this paper aims to analyze the actions of the extension project Administration on the WEB, developed by professors and students of the Bachelor's degree in Administration course of the Federal Rural University of Pernambuco - Academic Unit of Serra Talhada (UFRPE/UAST), during the pandemic period of Covid-19. Therefore, the following research question is presented: what is the perception of the students about the actions of the WEB Administration project, implemented in the pandemic period? Putting on the agenda the Thematic Lives realized. Through this, the methodology was based on a case study, with descriptive and exploratory approach. The research subjects were professors and students from UFRPE/UAST and other institutions. A systematic review was conducted to understand what the authors approached on the subject and, to know the perceptions of people when it comes to the actions of the blog, a questionnaire was prepared, using Google Forms. It is reflected that the actions implemented by the blog, during the pandemic period, with the purpose of bringing the university and society closer together were effective, collaborating satisfactorily so that those involved understand the importance of communication and university extension within the academic environment in which they are inserted. The use of social media had been very relevant to the current context, since, with the demands of social distancing, it was possible to continue bringing the students closer, in addition to transmitting knowledge.
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    Ações educativas sobre microscopia com estudantes do Ensino Fundamental: um relato de experiência
    (2021-12-09) Lima, Andreza Cristina de; Oliveira, Iêda Ferreira de; Carvalho, Reginaldo de; http://lattes.cnpq.br/5208573547132664; http://lattes.cnpq.br/5288071226008713; http://lattes.cnpq.br/1609284714512383
    Who has never been enchanted by seeing a microscope and imagining the universe unveiled by it? The creation of this instrument enabled the elaboration of theories that are still fundamental for Biology today. However, due to several limitations, the experience of most students in Basic Education with this instrument is unsatisfactory. Consequently, interest in scientific activities is negatively affected, requiring actions that encourage them. Aiming to popularize Science and strengthen knowledge about microscopy, outreach activities were carried out with elementary school students from a state public school located in Camaragibe (Pernambuco). The educational intervention consisted of: a) retrieval of prior knowledge; b) interactive lecture using optical and digital microscope models; c) workshop on optical microscope manipulation and making of a handcrafted microscope model; d) discussion and socialization of knowledge. In general, the pedagogical strategies using microscopy made the learned content more interesting and meaningful, awakening the playful, creative, curious, reflective and investigative side of the public. They not only contributed to the expansion of knowledge about microscopy and helped to adjust alternative conceptions, but they also allowed the development of additional scientific skills, so necessary for the mobilization of educational competences. Furthermore, microscopy proved to be a potential resource for students in the multiplication of knowledge in their community.
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    Análise das concepções referentes à evolução biológica e humana de alunos do ensino médio da região metropolitana do Recife, e o uso de materiais didáticos para facilitar o aprendizado
    (2019-12-12) Silva, Felipe Henrique do Nascimento; Montes, Martín Alejandro; Garcia, Ana Cristina Lauer; http://lattes.cnpq.br/0563243377799793; http://lattes.cnpq.br/0349635170206363; http://lattes.cnpq.br/4240484313746239
    Evolution is one of the most controversial areas of biology, especially Human Evolution, where outside the academic environment the subject is still very reluctant, mainly due to social and religious factors. Added to this aspect, the literature points out that the lack of information among the general population on this subject is quite remarkable. In order to deconstruct the myths surrounding evolution, the aim of this paper was to verify the prior knowledge of high school students about Biological Evolution as well as to spread the current concepts on this subject, especially Human Evolution. To assess the prior knowledge of students, a questionnaire containing closed-ended questions to high school students was used. Subsequently, through exhibitions, the real concepts of biological evolution are presented, using posters; slides; human skull and playful learning resources. This act is very pertinent, because the evaluation of the questionnaires showed that a large percentage of students still have misconceptions about the evolution. Putting the human being as the most evolved species, and consequently imagining that evolution is directed, seeking a perfect species. At this point the use of teaching resources helped to improve understanding of biological evolution.
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    Apresentação de técnicas de confeitaria básica como alternativa de trabalho para jovens e adultos
    (2025-03-20) Bezerra, Roselaine Laureano; Siqueira, Amanda de Morais Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0925121801904264
    Na atualidade, a má distribuição de renda e o aumento da taxa de desemprego contribuem cada vez mais para o aumento da pobreza na sociedade brasileira. O processo de qualificação e profissionalização pode ser uma alternativa de superação ou diminuição das desigualdades, além de garantir cidadania e afirmar identidades socioculturais. Este projeto teve o objetivo de apresentar técnicas de confeitaria básica a mães dos alunos dos projetos sociais da PRAE-UFRPE (Barbatanas da Rural e Escola de Música Nana Vasconcelos), maiores de 18 anos, como alternativa de trabalho e arrecadação de recursos financeiros. Assim, este documento trata-se de um relatório para equiparação de Estágio Supervisionado Obrigatório, feito a partir da atividade de extensão vinculada a Universidade Federal Rural de Pernambuco. As ações foram realizadas nas cozinhas didáticas do Laboratório de Gastronomia - UFRPE. As ações de capacitação aconteceram em três módulos compreendendo: 1. Técnicas de Produção de Tortas, 2. Técnicas de Produção de Bolos Típicos, 3. Produção de brigadeiros gourmets, Informações Técnicas sobre Embalagens e Rotulagem de Alimentos, Elaboração de Fichas Técnicas e Previsão de custos e precificação de produtos. A realização das oficinas promoveu uma maior interação da comunidade com a universidade, pois as participantes (donas de casa e trabalhadoras) demonstraram que se sentiram acolhidas pela universidade nessas ações, elas saíram das oficinas aguardando a realização de próximas e afirmando que iriam utilizar aqueles ensinamentos na vida pessoal e profissional.
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    Aquicultura vai à escola parte II – uma extensão prática da aquicultura em Itapissuma-PE
    (2021-02-05) Santos Filho, Fernando Sebastião dos; Olivera Gálvez, Alfredo; Santos, Elizabeth Pereira dos; http://lattes.cnpq.br/5362345525199085; http://lattes.cnpq.br/7002327312102794; http://lattes.cnpq.br/1445666896933448
    Due to the stagnation of fishing activity in recent years, aquaculture has emerged as an alternative to supply the demand for fish worldwide; with this, this type of production of food and biotechnological products has been growing significantly to meet the needs of the entire world population. According to FAO, aquaculture is the culture under control of aquatic animals and plants. Among the branches of aquaculture, we have: Pisciculture (Fish cultivation), Malacoculture (Mollusk cultivation), Shrimp farming (Crustacean cultivation) and Algiculture (Algae cultivation). In this study, the extension worker, together with undergraduate and graduate students linked to the Department of Fisheries and Aquaculture at the Federal Rural University of Pernambuco, went to the high school reference school (EREM) Eurídice Cadaval in Itapissuma - PE in order to establish an exchange of learning with regard to aquaculture, publicizing the activities linked to the baccalaureate course in fisheries engineering, which is currently not widespread in society, in addition to the performance of this professional in the area related to the productive sectors of the Itapissuma region (fish, crustaceans , mollusks and algae). The work was carried out through dynamic, practical and theoretical classes, given to high school students. In these classes, social, cultural and environmental topics were approached from the highlight of the problems that surround the daily life of the community, thus helping in the development of these students as citizens, opinion makers and future professionals who can work with the community they live.
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    Atendendo e instruindo a população pernambucana quanto a afecções ortopédicas e neurológicas dos seus animais
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Medicina Veterinária., 2011) Tudury, Eduardo Alberto
    A proposta objetivou oferecer à sociedade Pernambucana um serviço especializado e eficiente em ortopedia e neurologia animal, além da vontade de conscientizar a população pernambucana quanto a criação e cuidados corretos dos seus animais para prevenir que estas afecções venham ocorrer. Quanto aos alunos bolsistas e não bolsistas o estimulo de sua conscientização cidadã na sua ação junto à população oportunizando-lhes enxergar a profissão escolhida de forma mais crítica, participativa e humana, além de formar profissionais médicos veterinários com capacitação em ortopedia e neurologia. Pretendendo-se também continuar a gerar: aprimoramento, material bibliográfico, audiovisual, pesquisa e ensino de extensão para a população em geral e para profissionais da área.
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    Benefícios da prática da hidroginástica para idosos no projeto de extensão da UFRPE
    (2019-07-22) Nascimento, Ana Cristina Cassiano do; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/0703606279040695
    This research aims at analyzing the benefits of hydrogymnastics practice and seeks to answer the following question: What are the benefits of the regular practice of hydrogymnastics for the elderly in the extension project "Elderly and the practice of aquatic activities" carried out at UFRPE in a partnership between the Pro-Rectory of Extension and the Department of Physical Education. In the search for answers, we outline the following general and specific objectives: to analyze the benefits of regular practice of hydrogymnastics in the UFRPE extension project; to identify the concept, origin and benefits of hydrogymnastics in the literature; analyze the objectives of an extension project and according to them identify the benefits obtained in the project by the elderly and their social relevance. The methodology consists of an empirical research, carried out with the group of members that integrate the project in question. Altogether, there are 35 elderly people between 60 and 79 years old. The data collection instrument was a questionnaire of 11 (eleven) questions, answered by all, in which we were able to learn about the reasons why these individuals sought the water gymnastics classes, changes in sleep quality before and after the beginning of the practices, taking medications, the benefits that the classes were bringing and how they evaluate the classes offered by the project. The instrument of data analysis was content analysis. The results point out that, most of those who are looking for water aerobics classes, do so aiming for an improvement in health and that improvement is one of the main benefits mentioned by them, especially when it comes to pain. They also mention a significant improvement in self-esteem. When asked about the degree of satisfaction, almost all seniors consider water aerobics classes to be very satisfactory. Thus, it was possible to perceive that the practice of hydrogymnastics by the elderly is important to improve health, provide well-being and increase the quality of life.
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    Campus Avançado do Projeto Rondon, Uruguaiana, Goiás
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 1970) Universidade Federal Rural de Pernambuco; Biblioteca Central. Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos.
    Registra o Parque de Exposições de Animais localizado em Uruguaiana, município sugerido para a instalação do “Campus Avançado das Universidades Pernambucanas” dentro do Programa Campus Avançado do Projeto Rondon, no ano de 1970. Idealizado, mas não concretizado. Representaram a UFRPE alunos dos cursos de Agronomia, Veterinária, Zootecnia e Economia Doméstica. Durante a entrevista para rememoração, ao observar a fotografia, o reitor Adierson falou: “O Projeto Rondon foi criado na década de 1960 e durante as décadas de 1970 e 1980 permaneceu em franca atividade,tornando-se conhecido em todo Brasil. A proposta de criação desse campus avançado não chegou a ser efetivada. O professor Paulo Marques representou a UFRPE no Projeto Rondon, coordenando seminários e desenvolvendo outras atividades com os alunos”. FONTES DE PESQUISA: Entrevista concedida às bibliotecárias Conceição Martins e Vania Ferreira para atender aos objetivos do Repositório Institucional, projeto “(Re) Memórias da UFRPE”, para a contextualização das imagens do acervo fotográfico do reitorado do Prof. Dr. Adierson Erasmo de Azevedo, no período de dezembro de 1969 a agosto de 1973. Acervo localizado no Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos , da Biblioteca Central da UFRPE. Entrevista realizada no dia 04 de maio de 2016, no setor de Normalização da Biblioteca Central da UFRPE. Duração de 2h32min22seg. com transcrição e pesquisa complementar da bibliotecária Conceição Martins. Pesquisa complementar: O Projeto Rondon foi criado em 1967 e durante as décadas de 1970 e 1980, permaneceu em franca atividade, tornando-se conhecido em todo Brasil.No final dos anos noventa, o Projeto deixou de receber prioridade no Governo Federal, sendo extinto em 1989. Tinha como objetivo a troca de conhecimentos entre as várias regiões do Brasil e o entendimento dos problemas do povo brasileiro. Recrutou estudantes nas diversas universidades de todas as regiões brasileiras para a Operação Nacional do Projeto Rondon. Fonte: Paulo de Moraes Marques: memórias de um extensionista rural/Josefa Martins da Conceição (Org.). Recife, EDUFERPE, 2018.
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    Cinedebate e questões de gênero: o neoconservadorismo na escola
    (2021-07-21) Mello, Fernanda de Carvalho Azevedo; Silva, Maria Auxiliadora Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/1540473468896261; http://lattes.cnpq.br/6482348204704983
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    Contribuições do Projeto Artes da UFRPE: uma possibilidade de integração do ensino, da pesquisa e da extensão na formação inicial de professor em artes visuais a distância.
    (2021-07-31) Patello, Vera Conceição Alves; Melo, Énery Gislayne de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2653085378828449; http://lattes.cnpq.br/6397865588491092
    Contributions of the UFRPE Arts Project: a possibility of integrating teaching, research and extension in the initial training of professors in Visual Arts through distance education course. This document represents its main contributions to the UFRPE Arts Project in the initial training of professors in Visual Arts through distance education and aims to analyze these contributions as a possibility of integrating teaching, research and extension. The following specific objectives were also outlined: Describe the expected profile for initial training of professors in Visual Arts, which can be developed from the integration of teaching, researching and extension, identify the actions developed by the project and analyze how they contribute to this course. The study emerged from the students' experiences in an extension and research project through distance education course. In order to achieve the objective, a descriptive and exploratory. Data collection was performed using bibliographic research procedures and case study reports, which developed to be the Arts Project at UFRPE. The theoretical framework includes discussions about the history of art education in Brazil, the importance of university extension and its connection with the process of becoming a professional professor in Visual Arts. This document is arranged according with the National Curriculum Guidelines of the Undergraduate Course in Visual Arts, as well as the Distance Education Pedagogical Project of Visual Arts, and the studies of the arts’ researcher Ana Mae Barbosa. The obtained data indicates the skills and competences in the training of professors in Visual Arts, highlighting the importance of these three areas: teaching, extension and researching, and also, the actions of the project that promotes this type of training. Based on the presented discussions and its results, it can be considered that the UFRPE Arts project was of paramount importance for the student’s experiences – symbolic, social, as well as their own formation - and that the connection between theory, research and practice was extremely important in this training.
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    Criadores campeões da Exposição de Animais no Parque Agropecuário de Uruguaiana, Goiás
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 1970) Universidade Federal Rural de Pernambuco; Biblioteca Central. Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos.
    Criadores campeões da Exposição de Animais posam para fotografia no Parque Agropecuário de Uruguaiana, Goiás, espaço sugerido para a instalação do “Campus Avançado das Universidades Pernambucanas” dentro do Programa Campus Avançado do Projeto Rondon, no ano de 1970. Idealizado, mas não concretizado. Na fotografia, pode-se observar 20 criadores campeões, entre eles, uma mulher. Há um grupo que se encontra de pé, composto por 12 deles, podendo-se ver da esquerda para a direita que o segundo deles segura seu troféu. Ao seu lado, aparece uma mulher usando óculos e blusa estampada, de braços dados com um homem que a acompanha, talvez seu marido ou irmão. No centro desse grupo aparecem três homens usando chapéus, um deles, aquele que ocupa a sexta posição usando roupa escura,se encontra um pouco à frente dos demais e conversa com aquele que se encontra à sua esquerda. Esse sexto homem, segura um laço em sua mão direta e uma corda na mão esquerda.O grupo que se encontra agachado é integrado por oito homens. Pode-se observar que o primeiro e o segundo da esquerda para a direita, ambos usando chapéus, seguram troféus, enquanto os outros posaram para a fotografia, mas não apresentaram seus prêmios.Durante a entrevista para rememoração, ao observar a fotografia, o reitor Adiersonfalou: “Que maravilha! Aqui no verso fala que ‘foram agraciados pelos seus produtos expostos na exposição’... Muito bom mesmo”. FONTES DE PESQUISA: Entrevista concedida às bibliotecárias Conceição Martins e Vania Ferreira para atender aos objetivos do Repositório Institucional, projeto “(Re) Memórias da UFRPE”, para a contextualização das imagens do acervo fotográfico do reitorado do Prof. Dr. Adierson Erasmo de Azevedo, no período de dezembro de 1969 a agosto de 1973. Acervo localizado no Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos, da Biblioteca Central da UFRPE. Entrevista realizada no dia 04 de maio de 2016, no setor de Normalização da Biblioteca Central da UFRPE. Duração de 2h32min22seg. com transcrição e pesquisa complementar da bibliotecária Conceição Martins. Pesquisa complementar: O Projeto Rondon foi criado em 1967 e durante as décadas de 1970 e 1980, permaneceu em franca atividade, tornando-se conhecido em todo Brasil.No final dos anos noventa, o Projeto deixou de receber prioridade no Governo Federal, sendo extinto em 1989. Tinha como objetivo a troca de conhecimentos entre as várias regiões do Brasil e o entendimento dos problemas do povo brasileiro. Recrutou estudantes nas diversas universidades de todas as regiões brasileiras para a Operação Nacional do Projeto Rondon. Fonte: Paulo de Moraes Marques: memórias de um extensionista rural/Josefa Martins da Conceição (org.). Recife, EDUFERPE, 2018.
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    Das cores primárias ao tapete vermelho: relato de experiência de extensão universitária em unidade prisional feminina (RMR - PE)
    (2020-09-29) Lima, Izabelly Mikaela Rocha; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/8351926168482175
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    Educação em Direitos Humanos no cotidiano das universidades: reflexões a partir do Projeto Diálogos
    (2021) Bispo, Jorge Luiz dos Santos Monteiro; Fernandes, Raquel de Aragão Uchôa; http://lattes.cnpq.br/9733983138830524
    The Dialogues project has been developed since 2017 within the scope of the Observatório da Família / Menino Miguel Institute and represents the possibility of expanding spaces for human rights education in the daily life of the Federal Rural University of Pernambuco / UFRPE. The project works by creating spaces for reflection on themes linked to the fields of families, subordinates, access to rights, public policies and justice. The purpose of the proposal is to build and experience spaces for debate and reflection on public issues related to Human Rights, through the integration between extension actions at the University and groups / institutions / linked to the field of management, social movements, social justice, seeking to make feasible debates related to experiences from different “work floors”, enabling reflection and deepening of themes based on concrete experiences that are daily experienced in the meetings between subjects, such as institutions and access to rights. The delimitation of fields, selection of themes, subjects involved in the processes of mediation and dialogue, were carried out based on the themes of action of the Family Observatory, a group linked since 2011 to the Department of Domestic Sciences, today Department of Consumer Sciences and currently linked to the Menino Miguel Institute. For this article we will make the cut in the last two years of action of the project, 2018 and 2019, a period in which the actions of the Family Observatory turned to the perspective of the urban subaltern Ways of Life of bodies and us with experience of prison. We will present 5 debates held during the period, with themes related to the daily life and the experience of and in prison and, also, in the integration process between extension and research, 3 three focus groups with reflections on prison, incarceration and incarcerated bodies. The results point to the need to bring the theme of prison into the Universities as a way of broadening the understanding of future professionals in different areas about the trajectories that lead to incarceration in a society that is noted for the mass incarceration of young people, black, poor and peripheral.
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    Equiparação de atividade de monitoria do Projeto Poecilia: capacitação em peixes ornamentais e noções de mergulho livre e autônomo
    (2021-03-05) Andrade, Thiago Augusto de; Oliveira Filho, Paulo Roberto Campagnoli de; http://lattes.cnpq.br/8043850276929205; http://lattes.cnpq.br/3082948270548721
    The Base of Ornamental Pisculture and Marine Research – POPMar, is a research center created in 1997 by the Instituto Oceanário de Pernambuco - IOPE in partnership with the Federal Rural University of Pernambuco – UFRPE, on the island of Itamaracá - Pernambuco. With the objective of initially conducting practical classes during the academic semesters for the Fisheries Engineering course, then contemplating other undergraduate courses at the Federal Rural University of Pernambuco UFRPE / SEDE, on topics related to the curriculum, such as: ornamental fish pisciculture, production of live food and marine biodiversity. From the year 2011, the Poecilia Project began to be carried out during the university recess, which is an extension project created for students from the Serra Talhada Academic Unit - UAST / UFRPE of the Fisheries Engineering courses, Biological Sciences and Zootechnics, could gain experiences through practical classes on cultivation in an ornamental fish culture, together with swimming lessons and notions of free and autonomous diving. Conduct monitoring assisting new students participating in the Project; make technical visits to other ornamental fish farms and shrimp ponds in order to arouse students' interest in these areas of professional activity. Get to know other ecosystems, such as the mangrove, through trips on the Jaguaribe River; and the sandstone reefs through free dives in the natural pools (Ilha de Itamaracá); and visit cultural and ecological places like the Ricardo Brennand Institute, the Dois Irmãos State Park (zoo), the Recife Botanical Garden, the Santa Cruz de Itamaracá Fort and the historic city of Vila Velha. So that at the end of each project, participants return to their activities with more theoretical knowledge and with more in-depth practical experiences, increasing their interest in their courses and helping to reduce the dropout rate of undergraduate students.
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    Exposição de Animais no Parque Agropecuário de Uruguaiana, Goiás, Campus Avançado do Projeto Rondon
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 1970) Universidade Federal Rural de Pernambuco; Biblioteca Central. Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos.
    Revela Exposição de Animais realizada no Parque Agropecuário de Uruguaiana, Goiás, espaço sugerido para a instalação do “Campus Avançado das Universidades Pernambucanas” dentro do Programa Campus Avançado do Projeto Rondon, no ano de 1970. Idealizado, mas não concretizado. Da UFRPE participaram alunos dos cursos de Agronomia, Veterinária, Zootecnia e Economia Doméstica. Na fotografia, pode-se observar o palanque, onde há uma multidão composta,em sua maioria,por homens.Entre eles, é possível ver algumas mulheres. Do lado esquerdo da fotografia, próximo aos guardas, há uma mulher quase invisibilizada usando lenço, onde aparece apenas uma parte do seu rosto. Do outro lado dos guardas, há duas delas, ambas de cabelos curtos, conversando. Do lado direito da fotografia, outra mulher usando lenço encontra-se ao lado de um homem usando camisa e chapéu na cor branca. Mais à direita da fotografia, é possível observar outra mulher usando lenço branco e blusa branca ao lado de uma garota trajando fardamento escolar e, mais à direita, há outra mulher de cabelos curtos ao lado de uma estudante usando fardamento escolar. Mais abaixo, aparece outra garota com cabelos curtos e braços cruzados, também usando fardamento escolar. Todos assistem ao desfile do gado bovino, conduzido pelos respectivos tratadores. Durante a entrevista para rememoração, ao observar a fotografia, o reitor Adierson falou: “O Projeto Rondon foi criado na década de 1960 e durante as décadas de 1970 e 1980 permaneceu em franca atividade,tornando-se conhecido em todo Brasil. A proposta de criação desse campus avançado não chegou a ser efetivada. O professor Paulo Marques representou a UFRPE no Projeto Rondon, coordenando seminários e desenvolvendo outras atividades com os alunos”.FONTES DE PESQUISA: Entrevista concedida às bibliotecárias Conceição Martins e Vania Ferreira para atender aos objetivos do Repositório Institucional, projeto “(Re) Memórias da UFRPE”, para a contextualização das imagens do acervo fotográfico do reitorado do Prof. Dr. Adierson Erasmo de Azevedo, no período de dezembro de 1969 a agosto de 1973. Acervo localizado no Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos, da Biblioteca Central da UFRPE. Entrevista realizada no dia 04 de maio de 2016, no setor de Normalização da Biblioteca Central da UFRPE. Duração de 2h32min22seg. com transcrição e pesquisa complementar da bibliotecária Conceição Martins. Pesquisa complementar: O Projeto Rondon foi criado em 1967 e durante as décadas de 1970 e 1980, permaneceu em franca atividade, tornando-se conhecido em todo Brasil.No final dos anos noventa, o Projeto deixou de receber prioridade no Governo Federal, sendo extinto em 1989. Tinha como objetivo a troca de conhecimentos entre as várias regiões do Brasil e o entendimento dos problemas do povo brasileiro. Recrutou estudantes nas diversas universidades de todas as regiões brasileiras para a Operação Nacional do Projeto Rondon. Fonte: Paulo de Moraes Marques: memórias de um extensionista rural/Josefa Martins da Conceição (org.). Recife, EDUFERPE, 2018.
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    Exposição itinerante das ações da UFRPE - Fotografia 1
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 1971) Universidade Federal Rural de Pernambuco; Biblioteca Central. Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos.
    Revela o caminhão que transportava a exposição itinerante das ações desenvolvidas pela UFRPE que se deslocava pelas cidades do interior pernambucano. Como não se tem certeza quanto a data em que produzida esta fotografia, pois no verso não há essa informação, adotou-se o ano de 1971. Na fotografia, vê-se o caminhão estacionado diante de uma cerca na área rural. Na lateral do mesmo é possível observar a bandeira do Brasil e ler Patrocínio da UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, seguido por 06 mini chamadas, das quais foi possível ler apenas: inspeção de aves, animais, minerais e pedras preciosas e coleção de moedas. Percebe-se que a parte posterior do caminhão se encontra aberta contendo dispostos diversos itens que compõem a exposição. Há uma escada que dá acesso à carroceria e à exposição. Diante dessa escada, encontra um grupo formado por 06 homens e 05 meninos. Subindo a escada há 01 homem usando chapéu e, adiante dele, 01 menino com camisa branca, ambos olham para o fotógrafo. Da mesma forma, outro homem e 04 meninos que estão de pé no chão, também direcionam seus olhares para a objetiva. Os demais 04 homens que estão de pé no chão, encontram-se de costas para o fotógrafo olhando para os itens expostos na carroceira do caminhão. No ângulo direito da fotografia, ao fundo, vê-se o contorno da paisagem e diante dela algo parecido com uma espécie de lona, porém não identificável que talvez pertença a outro veículo que dava apoio a essa ação itinerante. Durante a entrevista para rememoração, ao observar a fotografia, o reitor Adierson falou: “Essa foi uma ação muito importante... (Observando)... Decidi criar uma exposição móvel que levaria uma exposição das ações desenvolvidas pela Rural para circular pelos municípios do interior de Pernambuco e contei com a equipe liderada por Marcos Diniz e outros membros da Pró-Reitoria de Extensão ... Foi um sucesso! Quando o caminhão chegava o povo se aproximava curioso e ficava extasiado!”. FONTES DE PESQUISA: Entrevista concedida às bibliotecárias Conceição Martins e Vania Ferreira para atender aos objetivos do Repositório Institucional, projeto “(Re) Memórias da UFRPE”, para a contextualização das imagens do acervo fotográfico do reitorado do Prof. Dr. Adierson Erasmo de Azevedo, no período de dezembro de 1969 a agosto de 1973. Acervo localizado no Núcleo do Conhecimento e da Memória Agronômica “Professor João Baptista Oliveira dos Santos”, da Biblioteca Central da UFRPE. Entrevista realizada no dia 04 de maio de 2016, no setor de Normalização da Biblioteca Central da UFRPE. Duração de 2h32min22seg, com transcrição e pesquisa complementar da bibliotecária Conceição Martins.
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    Extensão pesqueira com a comunidade de Tatuoca: abordagem agroecológica na valorização cultural
    (2021-12-14) Melo, Marília Tenório Gouveia de; Silva, Joanna Lessa Fontes; http://lattes.cnpq.br/3516424517958161; http://lattes.cnpq.br/2465092101148535
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    Extensão universitária e arte: um relato de experiência na produção de figurino
    (2020-10-05) Santos, Maria da Conceição de Oliveira; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/0082286430557169
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