Navegando por Assunto "Ensino fundamental"
Agora exibindo 1 - 20 de 122
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item A (des)valorização da cultura afro-brasileira no ensino da dança na educação física no ensino fundamental(2025-03-19) Lima, Júlia Ferreira Silva; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/1082505675672589O presente estudo investiga como a educação física escolar vem cumprindo as políticas curriculares, explorando a possibilidade de enxergar potencialidades do conteúdo de ensino dança afro-brasileira, já que a Lei n. 10.639/03 e a Lei n. 11.645/08 determinam a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nos componentes curriculares. Buscamos entender como o projeto colonial, através da colonialidade, ainda permeia a valorização de alguns conteúdos de ensino em detrimentos daqueles de matriz afro-brasileira e indígena. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo geral analisar a presença da cultura e as danças afro-brasileiras na educação física escolar. E definimos como objetivos específicos: identificar a presença ou ausência da cultura afro-brasileira na educação física escolar; compreender os motivos da ausência ou presença da cultura afro-brasileira na educação física escolar; e analisar a como se dá a inserção das danças afro-brasileiras na educação física escolar. Quanto ao delineamento metodológico, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando como ferramenta a pesquisa bibliográfica, através da análise da produção referente a esta temática, a partir de uma busca na plataforma BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações). Observou-se que ainda há ausência do conteúdo dança tematizado sob a perspectiva da cultura afro-brasileira e africana na educação física escolar. O estudo conclui que a inserção do ensino de danças afro-brasileiras na educação física escolar gera a desconstrução de estereótipos e preconceitos, possibilitando a valorização das identidades, reelaboração de sentidos e significados dessas manifestações culturais e o desenvolvimento do pensamento crítico sobre as múltiplas manifestações culturais existentes na cultura brasileira. Apresentam-se desafios no que diz respeito ao desconhecimento total dos docentes sobre as Leis 10.639/03 e 11.645/08, como a permanência das concepções eurocêntricas e hegemônicas no currículo, reflexo de uma formação inicial e continuada que carece de discussões sobre manifestações culturais dos povos negros.Item A contribuição da yoga no ensino fundamental na percepção dos pedagogos e do professor de yoga(2025-03-14) Machado, Gabriela Vilela Gomes; Beltrão, Natália Barros; http://lattes.cnpq.br/1778511907021100; http://lattes.cnpq.br/8600641220561065O yoga é a união que vem da raiz sânscrita Yuj que também pode significar religar e juntar mostrando que é algo que nunca se separou. Diante das dificuldades de concentração observadas no ambiente escolar, a yoga tem sido considerada uma alternativa para enfrentar os desafios na infância. A presente monografia analisou as percepções dos pedagogos e o professor de yoga sobre as aprendizagens da yoga a nível comportamental no ensino fundamental. A pesquisa envolveu um professor de yoga e três pedagogas de uma escola privada no Recife - PE, com sua atuação com turmas do 1º e 3º ano do ensino fundamental. O estudo ocorreu em duas etapas: observação de cinco aulas de yoga, registrando a dinâmica e interações em diário de campo, e entrevistas presenciais com questionários estruturados, abordando percepções sobre o impacto da prática. Os dados foram organizados manualmente, categorizando as respostas dos professores em temas recorrentes. Os resultados indicam relatos de benefícios na atenção, escuta ativa e concentração, embora desafios como a atenção plena ainda existam. Observou-se que esses efeitos positivos impactam na aprendizagem das crianças quando chegam em sala de aula, mais atentos e calmos, consequentemente impactando o rendimento escolar. A longo prazo, houve relato de que as crianças incorporam técnicas de yoga em seu cotidiano, mostram afetividade na prática e influenciam até o ambiente familiar a prática do yoga. Apesar do potencial da prática no ambiente escolar, sua implementação requer planejamento e recursos.Item A educação do/a consumidor/a e o exercício da cidadania: o papel da escola para a prática do consumo consciente e a prevenção do endividamento familiar(2025-03-20) Cardoso, Thiago Marques; Silva, Maria Zênia Tavares da; http://lattes.cnpq.br/6150329073394875; http://lattes.cnpq.br/0797780076842894Este estudo busca discutir a educação do consumidor no ensino fundamental e o exercício da cidadania. O objetivo central é compreender de que maneira a introdução de temas relacionados ao consumo consciente e responsável no ambiente escolar pode contribuir no comportamento das crianças, exercício da cidadania e redução do endividamento. Para alcançar esse objetivo, foi realizado um estudo por meio de revisão bibliográfica sobre educação do consumidor. Os resultados esperados incluem a identificação de uma relação positiva entre a educação do consumidor no ensino fundamental e a adoção de hábitos de consumo mais conscientes pelas famílias. Além disso, a pesquisa pretende explorar a influência das crianças na dinâmica familiar de consumo, identificando como os conhecimentos adquiridos na escola podem impactar as decisões financeiras e os níveis de endividamento familiar. Espera-se que a educação do consumidor, quando inserida de forma eficaz no currículo escolar, possa desempenhar um papel crucial na promoção de práticas de consumo mais responsáveis na melhoria da qualidade de vida das famílias, redução do endividamento e contribuindo para uma sociedade mais consciente e cidadã.Item A influência do internetês na escrita dos alunos dos anos finais do ensino fundamental(2025-03-29) Andrade, Darília Cecília Belarmino Rodrigues; Ramos, Paulo Roberto de Souza; http://lattes.cnpq.br/8179954450337146; http://lattes.cnpq.br/9031253363610901A internet criou no mundo uma nova era, na qual a comunicação rápida e descomplicada passou a fazer parte das atividades de escrita, levando os indivíduos em geral e estudantes em particular a utilizar a linguagem digital em situações formais, como no momento de grafar palavras e produzir textos. Isso tende a acontecer porque muitas pessoas não têm consciência ou competência para adaptar seus enunciados aos diferentes registros de fala e escrita, pois os alunos ainda não possuem consciência sobre o uso da língua em termos normativos. O presente artigo tem como objetivo geral analisar a influência do chamado internetês na produção escrita de discentes dos anos finais do ensino fundamental de uma escola estadual do estado de Pernambuco. O estudo foi feito através da revisão da literatura sobre o tema e usa para análise e discussão dados compilados por meio de diário reflexivo e de anotações a partir da produção escrita de estudantes. A presença dessa linguagem utilizada nas trocas comunicacionais no mundo virtual parece que interfere na clareza e na coesão de redações que deveriam ser produzidas segundo a norma culta do português brasileiro, o que pode evidenciar a dificuldade dos alunos em transitar entre a linguagem formal e informal e/ou sua percepção dos diferentes níveis diastráticos e suas funções sociocomunicativas. Os achados apontam para indícios de que os impactos advindos das inovações tecnológicas atuais contribuem para as modificações na língua, e tais modificações têm impacto direto no repertório discursivo dos educandos. Conclui-se que é fundamental que o sistema escolar promova o acesso de alunos e alunas a diferentes tipos de letramento, tanto o digital quanto o que englobe a norma culta da língua portuguesa, uma vez que esses indivíduos precisam compreender e utilizar a língua em ambos os contextos e que essas formas linguísticas coexistem na sociedadeItem A relação de afetividade no espaço escolar entre uma professora e seus/suas estudantes negros/as do 1º ano do ensino fundamental(2025-08-01) Nascimento, Ayane Alícia Avelino do; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739; http://lattes.cnpq.br/4774698357945301Este trabalho tem como objetivo compreender como se manifesta a afetividade na prática pedagógica de uma professora do 1º ano do Ensino Fundamental, com foco nas relações estabelecidas com seus/suas estudantes negros/as. A pesquisa, de natureza qualitativa e fundamentada na metodologia da pesquisa-ação, foi realizada em uma escola da rede municipal do Recife. Foram utilizados como técnicas de coleta de dados a observação participante, a entrevista semiestruturada e uma vivência pedagógica planejada e aplicada em parceria com a professora. A análise dos dados, organizada em cinco eixos temáticos, revelou que a afetividade é praticada de forma cotidiana e intencional pela docente, contribuindo para a valorização da identidade racial, fortalecimento da autoestima e sentimento de pertencimento das crianças negras. Identificaram-se também limites relacionados à ausência de formação específica da professora sobre relações étnico-raciais, superados, em parte, por iniciativas próprias e pela escuta sensível das crianças. A pesquisa aponta que a afetividade, articulada à consciência racial, pode atuar como estratégia pedagógica transformadora na construção de uma educação antirracista desde os anos iniciais da escolarização.Item Ações educativas sobre microscopia com estudantes do Ensino Fundamental: um relato de experiência(2021-12-09) Lima, Andreza Cristina de; Oliveira, Iêda Ferreira de; Carvalho, Reginaldo de; http://lattes.cnpq.br/5208573547132664; http://lattes.cnpq.br/5288071226008713; http://lattes.cnpq.br/1609284714512383Who has never been enchanted by seeing a microscope and imagining the universe unveiled by it? The creation of this instrument enabled the elaboration of theories that are still fundamental for Biology today. However, due to several limitations, the experience of most students in Basic Education with this instrument is unsatisfactory. Consequently, interest in scientific activities is negatively affected, requiring actions that encourage them. Aiming to popularize Science and strengthen knowledge about microscopy, outreach activities were carried out with elementary school students from a state public school located in Camaragibe (Pernambuco). The educational intervention consisted of: a) retrieval of prior knowledge; b) interactive lecture using optical and digital microscope models; c) workshop on optical microscope manipulation and making of a handcrafted microscope model; d) discussion and socialization of knowledge. In general, the pedagogical strategies using microscopy made the learned content more interesting and meaningful, awakening the playful, creative, curious, reflective and investigative side of the public. They not only contributed to the expansion of knowledge about microscopy and helped to adjust alternative conceptions, but they also allowed the development of additional scientific skills, so necessary for the mobilization of educational competences. Furthermore, microscopy proved to be a potential resource for students in the multiplication of knowledge in their community.Item Alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental: um desafio para o ensino de Geografia(2019-07-29) Rocha, Gisele Brito de Araújo; Rocha, Paula Rejane Lisboa da; http://lattes.cnpq.br/9170949640305247; http://lattes.cnpq.br/2210946235424183Item Alfabetização e letramento: um relato de experiências sobre estratégias de enfrentamento de dificuldades de leitura e escrita no ensino fundamental(2019) Silva, Ana Paula Rocha da; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833Item Alfabetização: dificuldades de ensino e aprendizagem explicitadas por professores(2019-02-15) Matias, Jéssica Michele da Silva; Silva, Elaine Cristina Nascimento da; http://lattes.cnpq.br/2898599129662523; http://lattes.cnpq.br/1442994648947126Item Análise da abordagem do conteúdo sistema solar no 9º ano do ensino fundamental (anos finais) na fala de professores(2022-07-30) Almeida, Jeferson José dos Santos; Gonçalves, Paula Cristina da Silva; http://lattes.cnpq.br/6221874223227758; http://lattes.cnpq.br/8515312342571982The present work aims to analyze the didactization of the Solar System content approach from the speech of two Science teachers from the 9th year of Elementary School (Final Years). For this, we propose to teachers a form with 8 essay questions, in order to identify the challenges of approaching the Solar System content. After the analysis, it was possible to infer that there are similar and specific challenges faced by both teachers. In this perspective, we seek to reflect on possible didactic proposals and methodologies in order to try to help teachers and reduce the problems experienced by them. The research is anchored in the theoretical assumptions defended by Langhi and Nardi (2005), Lima (2018), Hetem & Pereira (2010) and Gomes (2017), also the BNCC (2017) the PCN Sciences (1997) and the Curriculum of Pernambuco (2019). We still use the intellectual contributions of Cecatto (2011), Picazzio (2014), Borges and Hyoshida (2018) and França et al. (2017). The corpus of the work consists of the speech of a teacher from the private school system and the other from the state public network, both from the municipality of Itaquitinga - PE. From the teachers' speech, it was possible to interpret that both feel methodological difficulties arising from their academic training, because they claim that they were not oriented to teach Solar System and subjects that refer to Astronomy in Basic Education. In addition, one of the teachers declared that his school lacks technological subsidies and this, for him, causes a difficulty in mediation of content. In this light, we seek methodologies and didactic proposals that circumvent the problems presented by the teachers and we realize that among the perspectives investigated, those that offer better applicability in view of the reality faced by the teachers interviewed are those that favor a playful approach to content.Item A aplicabilidade das Leis 10.639/03 e 11.645/08 nas aulas de educação física no ensino fundamental(2024-03-08) Cavalcante, Ana Vitória Silva; Vieira, Ana Luiza Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2045282789284599; http://lattes.cnpq.br/0758329808695578This research was based on the following problem: “What is the relationship between the education policies determined in laws nº10.649/03 and nº11.645/08 and the performance of Physical Education teachers in elementary school?”. Therefore, the general objective of this work was to investigate the relationship between education policies determined through laws nº10.649/03 and nº11.645/08 and the performance of Physical Education teachers in elementary school. As secondary objectives, analyze what the documents and authors say about the implementation of the Education of Ethnic-Racial Relations in physical education and verify the performance of Physical Education teachers in relation to ethnic-racial issues that have been problematized in physical education classes. Physical Education in Elementary School, based on the bibliography analyzed. The methodology of this work deals with a study with a qualitative and descriptive approach, of a bibliographic nature, specifically an integrative review, which has the following steps, such as identifying the theme and the hypothesis; the establishment of criteria to include and exclude studies or samples; the definition of information extracted by selected studies; the evaluation of studies, interpretation, and finally the presentation of the knowledge review. It is concluded that this theme is essential in any professional training course for educators, in all instances, not only at undergraduate level, but also in continuing education. Finally, this work proposes that professionals who study and materialize curricula can deepen their knowledge on these themes and, based on this research, reflect and rethink curriculum construction, whether in basic education, undergraduate, or postgraduate studies.Item As implicações da BNCC no livro didático de História do 2º ano ensino fundamental-anos iniciais: um estudo comparativo sobre obras do Programa Nacional do Livro Didático editais 2016 e 2019(2025-02-17) Holanda Júnior, Valmério Cirilo de; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/9606938847498302Nas etapas iniciais de escolarização, o conteúdo histórico é de suma importância para a aquisição de um pensamento crítico por parte das crianças o que faz com que o livro didático seja um dos principais materiais de trabalho utilizados no cotidiano escolar. Posto isso, este trabalho teve como objetivo analisar os efeitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC-2018) nos livros didáticos de História do 2º ano do ensino fundamental-anos iniciais. Para tanto, analisamos os volumes do 2º ano da coleção Projeto Buriti-História selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático na edição antes da BNCC (2016) e pós-BNCC (2019). Neste estudo, de natureza qualitativa e quantitativa, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa documental e a análise de conteúdo (BARDIN, 2002). O estudo se amparou teoricamente em Choppin (2004), Bittencourt (2009), Sacristán (1988), Arroyo(2014). A partir dessa análise pode-se concluir que as normativas curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trouxeram mudanças significativas no que se refere a presença de narrativas regionais e locais no livro. Ou seja, a valorização da formação cidadã e o aprendizado significativo dos conteúdos históricos ganham contornos nacionais, distanciando-se de experiências fora do eixo sul-sudeste. Entretanto, verificamos que a abordagem de História no livro didático do Ensino Fundamental Anos Iniciais pós BNCC, não se dá de maneira articulada com as concepções atuais sobre o Ensino de História.Item Base Nacional Comum Curricular: indicativos para o letramento matemático no eixo temático números no 1º ciclo do Ensino Fundamental(2019-02-08) Rocha, Iago Felipe Ferreira; Teles, Rosinalda Aurora de Melo; http://lattes.cnpq.br/8888500885370084; http://lattes.cnpq.br/7083518666672087The teaching of mathematics at many moments can be seen as a complex and difficult process, however some teaching perspectives can corroborate to the rupture of these paradigms. In this work we defend the perspective of Mathematical Literacy as a triggering means to facilitate the process of schooling and formation for citizenship. We had as theoretical contribution: Fonseca (2004); Soares (2003); D'Ambrósio (1993); Silva et al (2016); Freire (1999); Danyluk (1994); Galvão & Nacarato (2013) and among others. In this study we analyzed the indicatives that the National Curricular Common Base (BNCC), a document that seeks to standardize Brazilian education, guaranteeing learning rights at the national level, points to Mathematical Letting in the thematic axis numbers for the 1st cycle of Elementary Education, specifically knowledge objects and skills for the first three years of elementary school. Categories of expressions were constructed to analyze these indicatives: Daily life; Significant Problems and Interest; Strategy and Personal Registry; Resolve and Elaborate Problems and No expression was used. In the 21 objects of knowledge proposed for the 1st cycle, no explicit mention is made of mathematical literacy; sixteen of the 21 skills are indicative for the same. In all the skills of the first year an expression that refers to Mathematical Literacy was identified. In the second year, four expressions were counted and in two skills no expression was found and in the third year only four of the seven skills addressed one of the pre-defined expressions, and three did not make references. The expression that appeared the most is "strategy and personal registration" and the one that appears least is "everyday". From this we propose sequences of activities, based on the perspective of Mathematical Letting, starting from three perspectives of Mathematics teaching: game use, ethnomathematics and children's literature, which in our view could contribute to the teaching and learning process in this axis thematic We used as a type of research, the documentary, to guide us while data collection and data analysis was used the content analysis perspective.Item Concepções construtivistas e suas influências nas práticas pedagógicas de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de Camaragibe - PE(2023-09-05) Silva, Lilian Kelly Batista da; Gama, Ywanoska Maria Santos da; http://lattes.cnpq.br/1398858336713229; http://lattes.cnpq.br/0190339222776366The purpose of this research is to analyze the teaching practices, in light of the contributions of constructivism to planning and development, of teachers in the early years of elementary school. More specifically, we seek to analyze how teachers relate their planning to the theoretical foundations that support their practices; identify aspects in the classroom routine and the dynamics of the activities carried out that are close to the constructivist perspective and identify teachers' conceptions about learning. Qualitative research was carried out in a municipal school in the city of Camaragibe, with two teachers from the 1st year of elementary school, using observation of their classes and semi-structured interviews as an instrument to access data. The analysis of the data obtained was carried out using content analysis as a parameter. We observed that a theoretical influence is not a direct application, but takes place between the lines of choices and positions in relation to teaching processes, based on conceptions built along the trajectory of each teacher. Although the teachers do not directly associate their practices with theory, we see that an influence of constructivism, the result of Piagetian theories, is consolidated in literacy practices in an indirect way, most of the time not even perceived by them. We noticed that the teachers seek coherence in understanding the students' individuality, in the levels of learning, with the pedagogical proposals they carry out in the classroom. Another obvious issue is the way in which teachers position themselves in the face of error, in a problematizing way, which makes students rethink their hypotheses and formulate a new one until they find the correct one. The appreciation of students' autonomy also appears evidently, students can express themselves, organize themselves, receive instructions to help other colleagues. Bringing the idea of building not only school knowledge, but that goes beyond that, they build affectivity, empathy and autonomy to think and resolve conflict situations. The subjects appropriate theories in a different way, and this we could verify with the teachers who participated in the research, with different ways of applying the understanding that they build from the theories in their practice, even if indirectly and re-signified in the daily life of the classroom.Item Consciência fonológica no processo de alfabetização: práticas de uma docente do 1º ano do ensino fundamental(2019-02-07) Silva, Micheline Cordeiro Sobral da; Silva, Leila Nascimento da; http://lattes.cnpq.br/5525936095476415; http://lattes.cnpq.br/5746063462314740This research is a case study, whose main objective was to identify in the teaching practices of a teacher in the 1st year of Elementary School, the phonological awareness skills mobilized in the process of Literacy, identifying the moments and the frequency in which the exploitation of such skills. We used as theoretical contribution the studies of Morais e Silva (2010); Morais (2012 and 2013); Aquino (2007) and Bezerra (2008) that deal with the relationship between phonological awareness and the appropriation of the alphabetic writing system. We also start from the contributions of the authors Emília Ferreiro and Ana Teberosky (1979) and Soares (2004), who discuss aspects about literacy and literacy. Eight observations of the classes and interview with the teacher were made, seeking to identify, in teaching practice, activities related to metaphonological abilities. Thus, in the didactic situations carried out by the teacher, the exploration of phonological awareness and its sub-abilities in literacy, involving oral and written parts, was perceptible. The research reinforces the importance of phonological awareness in literacy, as well as the importance of a systematic teaching proposal around the principles of the writing system and the phonological issues of language.Item Continuação da inauguração da Escola Lions Recife Parnamirim(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 1971) Universidade Federal Rural de Pernambuco; Biblioteca Central. Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos.Registra a continuação da solenidade de inauguração da Escola Lions Recife Parnamirim, ocorrida no dia 28 de agosto de 1971. Na fotografia, vê-se o reitor Adierson Erasmo de Azevedo, o presidente do Lions Clube Recife na época, cujo nome não foi identificado, Dom Helder Câmara, Arcebispo Emérito de Olinda e Recife, além de diversas outras pessoas. Em destaque, no centro das autoridades, defronte para o microfone, encontra-se uma aluna de nome não identificado, usando o uniforme da Escola, lendo um texto cujo conteúdo, infelizmente, também não foi identificado. Ao seu lado direito, segurando um microfone, encontra-se o arquiteto e professor da UFRPE, Waldecy Fernandes Pinto, também membro do Lions Clube e autor do projeto arquitetônico do prédio da Escola, o qual posteriormente, viria a ser reitor da UFRPE, no período de 1983 a 1987. É importante registrar que na solenidade, além de outras autoridades, também esteve presente o professor Murilo Salgado, membro do Lions Clube Afogados, que havia sido reitor nos primórdios da UFRPE e, encontrava-se como vice-reitor da UFRPE naquele ano de 1971. Durante a entrevista para rememoração, ao observar a fotografia, o reitor Adierson falou: “Essa escola atendeu aos anseios das comunidades. Para mim e para a comitiva da Rural que estava presente foi uma satisfação perceber a alegria dos professores, dos pais, das mães e das crianças. Era a UFRPE trabalhando em prol das comunidades do seu entorno. Foi lindo ver essa menininha lendo o agradecimento em nome dos alunos, no final ela foi, merecidamente, muito aplaudida.” FONTES DE PESQUISA: Entrevista concedida às bibliotecárias Conceição Martins e Vania Ferreira para atender aos objetivos do Repositório Institucional, projeto “(Re) Memórias da UFRPE”, para a contextualização das imagens do acervo fotográfico do reitorado do Prof. Dr. Adierson Erasmo de Azevedo, no período de dezembro de 1969 a agosto de 1973. Acervo localizado no Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos, da Biblioteca Central da UFRPE. Entrevista realizada no dia 27 de abril de 2016, no Espaço Santander da Biblioteca Central da UFRPE. Duração de 2h17min com transcrição e pesquisa complementar da bibliotecária Conceição Martins. PESQUISA COMPLEMENTAR: Reinauguração na Escola Lions Recife Parnamirim. Disponível em: https://jcoliveirarec.blogspot.com/2014/06/reinauguracoes-na-escola-lions.html Acesso em: 21 mar. 2022.Item A contribuição do conteúdo de ensino jogo para a socialização dos estudantes na educação física no Ensino Fundamental - anos iniciais(2023-09-15) Martins Filho, Gean Carlos de Moura; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464This research aims to investigate the contribution of the teaching content "Game" to the socialization of students in Physical Education in the early years of Elementary School. The research problem that guided this study was: How can the teaching content of Game contribute to the socialization of students in Physical Education during the early years of Elementary School? The general objective was to analyze the contribution of the teaching content of Game to the socialization of students in Physical Education in the early years of Elementary School. Specific research objectives were defined as follows: to understand the importance of games in the process of socialization in school and physical education; to comprehend Game as a teaching content in physical education in the early years of Elementary School; to identify the proposed teaching content of Game in educational policies and curriculum frameworks for physical education in Elementary School. To achieve these objectives, a qualitative bibliographical research was conducted, examining academic articles that address the relationship between the teaching content of Game and student socialization. The results of this research demonstrated that the teaching content of games plays a significant role in promoting the socialization of students in Physical Education during the early years of Elementary School. This content contributes to the development of various social, cultural, and emotional aspects of students. In particular, its positive influence in the social dimension stands out, as games facilitate interaction among students, promote cooperation and teamwork, and enhance communication skills. Game is a vast body of knowledge that is increasingly being unveiled, allowing us to understand its various facets. It is no longer merely considered an activity related to childhood or mere play; rather, we now recognize its educational value as an integral part of the teaching content in the school context.Item Contribuições da educação física escolar para o desenvolvimento psicomotor de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental(2024-10-01) Silva, Alyne Fernandes Paixão da; Batista, Gessivânia de Moura; http://lattes.cnpq.br/4189321849708761Psychomotricity is dedicated to the study of interactions between the motor, cognitive and affective aspects of the human being. Its main focus is on the interdependence between motor skills and psychic processes. Knowing that psychomotor skills assist in the integral development of the individual, the general objective of this study is to analyze the contributions of School Physical Education to the psychomotor development of children in the early years of elementary school. To achieve the proposed objective, a literature review was carried out in the CAPES and Google Scholar Journals. The results obtained indicate that Physical Education classes provide opportunities for situations that stimulate the development of psychomotor skills, such as: balance, body image, laterality, space-time structuring, musicality/rhythmicity, fine motor coordination and gross motor coordination. It is possible to conclude that psychomotor skills are essential components of the individual's overall development and Physical Education classes can greatly contribute to the development of these skills.Item As contribuições do teatro para a socialização das crianças: uma visão das professoras do Ensino Fundamental I de uma escola municipal na cidade Jaboatão dos Guararapes - PE(2023-09-18) Nascimento, Cláudia Maria Ferreira do; Alves, Bruno Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8297422717781216; http://lattes.cnpq.br/5966073895861898The general aim of this research is to analyze the use of theater by elementary school teachers and its contribution to the process of socializing children in a school in the city of Jaboatão dos Guararapes. In order to achieve the proposed objectives, the qualitative research, with a case study approach, used questionnaires and interviews as instruments, both carried out using the Google Form and Google Meet online platforms, respectively. The theoretical framework was based on authors who address the theme developed in the research, such as Andrade et al (2019), Barros et al (2019), Gomes (2017), Menegheti and Bueno (2010), among others. The data collected was analyzed based on the studies of Laurence Bardin (2009), interpreting the answers obtained. The participants reported great benefits provided by the use of theater in schools, such as ease of working in groups, development of creativity, orality, socialization, among others, but they also mentioned the lack of training and the difficulties encountered in using it in the classroom.Item O currículo de história no 9º do ensino fundamental e a prática do olhar interseccional(2023-09-20) Germano, Alyce Joyce Dias; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/7936682472913931This article aims to analyze how the National Common Curricular Base (BNCC) and the Pernambuco Curriculum enable the history curriculum to take on an intersectional character. Therefore, from the content analysis, it was observed how the themes/verbs linked to the categories class, race and gender were addressed in the objects of knowledge and skills proposed by the two documents. Therefore, distinctions and similarities were observed, in the proposals of both, in relation to the articulation of historical content. Furthermore, after the analysis proposed by the article, a higher rate of use and articulation of these categories by the Pernambuco Curriculum was indicated.
