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    A integração cultural na Rede Estadual de Pernambuco: o caso da Escola de Referência em Ensino Médio Maria Vieira Muliterno
    (2024-02-28) Sousa, Diego Henrique Barbosa Lima de; Bezerra, Gabriella Maria Lima; http://lattes.cnpq.br/8954499933466652
    A cultura é reconhecida como um direito fundamental, e é dever do Estado garantir os direitos de acesso e manifestação cultural a todos os cidadãos. Nesse contexto, a escola destaca-se como instituição do Estado e agente de integração cultural por meio de suas práticas pedagógicas e curriculares. Desse modo, a presente pesquisa tem por objetivo destacar a atuação da escola da rede estadual de Pernambuco como agente facilitador do acesso à cultura e compreender como as práticas pedagógicas auxiliam o debate, reconhecimento e ocupação de espaços culturais. Para tal, a investigação foi realizada em duas etapas: na primeira, busca-se compreender as atribuições teóricas do conceito de cultura, abordada por Câmara Cascudo (1983), das conjunturas culturais e práticas da política cultural, com Calabre (2007), Chauí (2008), Coulangeon (2014), Jourdain (2017) e Simis (2007), além das abordagens e metodologias pedagógicas trabalhadas por Paulo Freire (1980;1996;2005) e Celestin Freinet (1975). No segundo momento, através da metodologia qualitativa, foi realizada a coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com agentes da educação pública da Escola de Referência em Ensino Médio Maria Vieira Muliterno, localizada em Abreu e Lima. Com base nos levantamentos teóricos e análise de dados coletados, foi possível compreender que a escola não apenas serve como um espaço de interação social para os jovens, mas também desempenha um papel fundamental na produção, identificação e preservação da cultura. Portanto, conclui-se que a escola, além de ser um espaço de interação e formação acadêmica, atua também como agente de integração cultural na vida dos jovens.
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    As influências da matriz africana na culinária pernambucana
    (Departamento de Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Humanas, 2011) Cardoso, Maria Grazia Cribari
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    As mulheres na cidade do Recife: feminismo, cultura e transgressão
    (EDUFRPE, 2015) Nascimento, Alcileide Cabral do; Luz, Noemia Maria Queiroz Pereira da
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    Consumo de animações por adultos: uma análise das motivações e percepções
    (2024-10-04) Silva, Everleyde Roxelle Cavalcanti da; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/3968848300464810
    O objetivo desta pesquisa é analisar detalhadamente os aspectos motivacionais que influenciam o consumo de animações comumente associadas ao público infantojuvenil, mas que despertam o interesse de um público mais experiente e diversificado. Este fenômeno reflete uma mudança significativa na percepção coletiva sobre o papel das animações na sociedade contemporânea. O cenário cinematográfico das animações apresenta um vasto e rico campo de temáticas complexas, muitas vezes subestimadas, que refletem e expressam construções socioculturais profundamente enraizadas em diferentes contextos sociais. Ao explorar este universo criativo, torna-se possível compreender melhor as dinâmicas estruturais que não apenas estimulam a cultura, mas também atribuem significados profundos ao consumo de animações enquanto produtos culturais. Além disso, entender o conceito de animação permite desmistificar estereótipos ultrapassados e romper com os estigmas que frequentemente estão associados à subjetividade humana, destacando sua relevância como forma de arte e expressão cultural.
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    Contação de histórias na era digital: a importância da literatura infantojuvenil na formação de leitores críticos
    (2019) Bandeira, Karina Bastos de Luna; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/7003805851081385
    Formar leitores é ajudá-los a desenvolver práticas de leitura de modo que sejam capazes de exercer a cidadania de forma crítica, ativa e autônoma. Nesse sentido, contar histórias, uma das formas mais antigas de propagar os gêneros literários, surge como um convite à imaginação e um incentivo à leitura. O objetivo geral desta pesquisa é abordar como a literatura infantojuvenil,por meioda contação de histórias, pode formar leitores críticos, tendo em vista as demandas da cultura digital. Dessa forma, a pesquisa buscou descrever, por meio de fundamentos teóricos, a importância da contação de histórias para a transmissão de conhecimentos, de geração em geração, e para a troca de experiências através do contato quese estabelece entre o narrador e o ouvinte, equilibrando as emoções dos envolvidos e tornando-os capazesde compreender melhor e de forma racional o mundo que os cerca. Também foi possível elencar algumas dificuldades que ainda estão presentes nesse processo de aprendizagem, além de entender como a tecnologia pode ser uma verdadeira aliada às atividades de contação de histórias, por meio dos podcasts e audiobooks.Assim, foi possível concluir que a contação de histórias é uma estratégia fundamental para a formação de leitorescríticose enriquece o processo educacional na busca incessante pela construção de sujeitos críticos e reflexivos.
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    Cultura, saúde e entretenimento: transtorno de personalidade antissocial nas histórias em quadrinho de terror
    (2024-03-06) Santos, Thalyta Raquel dos; Cardoso, Maria Grazia Cribari; http://lattes.cnpq.br/2450643941158970; http://lattes.cnpq.br/8371225928184514
    O artigo tem por objetivo estudar os conceitos de saúde e doença, cultura e de entretenimento no âmbito das Ciências Sociais e o seu valor epistemológico quando aplicado à antropologia com um certo nível de complexidade. Desenvolve-se os conceitos de normalidade e anormalidade e a psicopatia social a partir dos estudos de François Laplantine, Victora Ceres, Cecília Hellman, Clifford Geertz, etc. e existe também a relação estabelecida por Laplantine entre Etnopsiquiatria e transtorno de personalidade antissocial (TPAS). O trabalho realiza uma análise das histórias em quadrinhos de terror da revista Calafrio nas edições 65, 72 e 74 a partir da pesquisa bibliográfica. Abordam-se, de modo categórico, as possíveis colaborações do meio social para o fenômeno. Analisa-se o conceito de normalidade e anormalidade e as suas relações com a psicopatia social. Conclui-se com a análise das implicações e dos desafios da psicopatia social em apoio à criação dos meios para entretenimento, especificamente, as histórias em quadrinho de terror no Brasil.
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    Educação física escolar: analisando experiências do currículo cultural
    (2022-10-10) Sérvio, Thaís Silva; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/0563024919034233
    O presente trabalho tem como objetivo compreender a abordagem do Currículo Cultural da Educação Física na escola, identificando seus limites e possibilidades a partir do mapeamento e análise dos relatos de experiência do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar (GPEF) da Universidade de São Paulo (USP). Consideramos que o currículo escolar da Educação Física perpassa por diferentes concepções, desde os currículos tradicionais, passando pelo currículo crítico, chegando ao pós-crítico. O Currículo Cultural da Educação Física considerado pós-crítico e baseado nos Estudos Culturais e Multiculturalismo, busca compreender a cultura corporal a partir das produções culturais da sociedade e das diferenças dos sujeitos. Sendo assim, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo documental, a partir da análise de relatos de experiência desenvolvidos por professores e professoras do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar (GPEF) da Universidade de São Paulo (USP), sendo este, o principal grupo que se debruça ao estudo dessa temática, com o intuito de identificar possíveis limites e possibilidades em seus procedimentos didáticos, que nesta abordagem é entendido como Encaminhamentos Pedagógicos. Concluímos que, o Currículo Cultural da Educação Física, tem muito a acrescentar a área, ainda que com algumas limitações.
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    Ginástica na universidade: prescrição de exercícios orientados para diversos grupos etários
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Educação, 2011) Mello, Rachel Costa de Azevedo
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    História, memórias e cultura da dança de São Gonçalo no interior de Afrânio-PE
    (2024-01-03) Gomes, Adnael José Almeida; Nascimento, Greyce Falcão do; http://lattes.cnpq.br/8661001280090430
    O presente trabalho tem como objetivo aprofundar sobre a história de São Gonçalo, de como sua dança se constitui um legado imaterial através de grupos, e da sua importância histórica e cultural para o interior de Afrânio-PE. Compreender qual é o significado e qual é a função da dança/festa de São Gonçalo que tem representatividade cultural de caráter religioso da tradição passada de geração a geração pelos grupos familiares do interior de Afrânio-PE, objetiva-se também dar retorno a comunidade sobre a importância desta vivência na região, e de como a memória e a história oral foram fundamentais para o desenvolvimento do trabalho. Para isso, as fontes usadas para guiar o estudo da temática foram dissertações e livros que tratam de questões pertinentes ao tema de estudo e que podem contribuir de maneira positiva no desenvolvimento do trabalho. Também serviram de base metodológica para a construção desse trabalho, as fontes orais que se tratam das informações, costumes presentes na memória das pessoas que conhecem e participam dos grupos de São Gonçalo. Os resultados da pesquisa de campo nos fizeram identificar a forma de dança apresentada nesse lugar através da história oral e compreender que a dança de São Gonçalo tem representatividade significativa nas tradições culturais que se perpetuam no interior pernambucano, devido aos esforços dos integrantes do grupo em transmitir as gerações essa devoção.
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    Os conselhos estaduais de políticas públicas de cultura como instituição da democracia participativa para a elaboração do Sistema Nacional de Cultura do Brasil
    (2024-12-03) Sousa, Thaynna Leocádio Trajano Lacerda; Pinho, Marco Aurélio Benevides de; http://lattes.cnpq.br/2714666465429956; http://lattes.cnpq.br/2242015432332238
    O Estudo objetiva analisar a eficiência da participação social nos conselhos estaduais de política cultural de maneira a permitir a elaboração de um Sistema Nacional de Cultura (SNC). Com metodologia dedutiva, descritiva, composto por uma revisão de literatura científica e documental a respeito do histórico dos conselhos de políticas publicas de cultura e democracia participativa, com uma aplicação um formulário online para analisar a percepção de conselheiros a respeito de participação social e SNC. É possível analisar que 55,56% auto declara-se deliberativo, desse modo, com caráter decisório, sobre suas funções, assim obtendo a capacidade de produzir decisões vinculantes sobre políticas públicas, onde 61,1% dos conselheiros consideram a participação social satisfatória na discussão sobre políticas de cultura e institucionalização do SNC. Porém a respeito do controle social e produção de políticas mais direcionada ao atendimento das demandas sociais culturais, os conselhos enfrentam grandes obstáculos de articulação política e autonomia.
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    Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório em restaurante de hotel na cidade de Juazeiro do Norte
    (2024-09-25) Silva, Ana Beatriz Carvalho; Arruda, Luciana Leite de Andrade Lima; http://lattes.cnpq.br/6140791519234633
    O conceito de hospitalidade vem principalmente de um acolhimento bem realizado pelo anfitrião, dentro desse conceito está a gastronomia e ela é que agrega muito nessa sensação de acolhimento. A comida trás muito desse sentimento, seja ela simples ou muito elaborada. Dentro do Iu-á Hotel, onde foi realizado o estágio obrigatório supervisionado, foi visualizado a construção desse sentimento a partir do café da manhã dos hóspedes e do almoço aberto ao público. Com o hotel garantido uma boa gastronomia, para complementar a hospitalidade, precisa do acesso a cultura do local. Esse fato é sempre reforçado por meio de circuitos pelos principais pontos turísticos da região do Cariri, um mini museu com alguns fósseis encontrados na região, com artesanatos regionais presentes em todo o ambiente e com alguns ingredientes presentes nas preparações servidas pelo hotel, como a carne de sol, o feijão verde, a puba, o baião de dois e a rapadura.
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