Navegando por Assunto "Cultura"
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Item A integração cultural na Rede Estadual de Pernambuco: o caso da Escola de Referência em Ensino Médio Maria Vieira Muliterno(2024-02-28) Sousa, Diego Henrique Barbosa Lima de; Bezerra, Gabriella Maria Lima; http://lattes.cnpq.br/8954499933466652A cultura é reconhecida como um direito fundamental, e é dever do Estado garantir os direitos de acesso e manifestação cultural a todos os cidadãos. Nesse contexto, a escola destaca-se como instituição do Estado e agente de integração cultural por meio de suas práticas pedagógicas e curriculares. Desse modo, a presente pesquisa tem por objetivo destacar a atuação da escola da rede estadual de Pernambuco como agente facilitador do acesso à cultura e compreender como as práticas pedagógicas auxiliam o debate, reconhecimento e ocupação de espaços culturais. Para tal, a investigação foi realizada em duas etapas: na primeira, busca-se compreender as atribuições teóricas do conceito de cultura, abordada por Câmara Cascudo (1983), das conjunturas culturais e práticas da política cultural, com Calabre (2007), Chauí (2008), Coulangeon (2014), Jourdain (2017) e Simis (2007), além das abordagens e metodologias pedagógicas trabalhadas por Paulo Freire (1980;1996;2005) e Celestin Freinet (1975). No segundo momento, através da metodologia qualitativa, foi realizada a coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com agentes da educação pública da Escola de Referência em Ensino Médio Maria Vieira Muliterno, localizada em Abreu e Lima. Com base nos levantamentos teóricos e análise de dados coletados, foi possível compreender que a escola não apenas serve como um espaço de interação social para os jovens, mas também desempenha um papel fundamental na produção, identificação e preservação da cultura. Portanto, conclui-se que a escola, além de ser um espaço de interação e formação acadêmica, atua também como agente de integração cultural na vida dos jovens.Item As influências da matriz africana na culinária pernambucana(Departamento de Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Humanas, 2011) Cardoso, Maria Grazia CribariItem As mulheres na cidade do Recife: feminismo, cultura e transgressão(EDUFRPE, 2015) Nascimento, Alcileide Cabral do; Luz, Noemia Maria Queiroz Pereira daItem Consumo de animações por adultos: uma análise das motivações e percepções(2024-10-04) Silva, Everleyde Roxelle Cavalcanti da; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/3968848300464810O objetivo desta pesquisa é analisar detalhadamente os aspectos motivacionais que influenciam o consumo de animações comumente associadas ao público infantojuvenil, mas que despertam o interesse de um público mais experiente e diversificado. Este fenômeno reflete uma mudança significativa na percepção coletiva sobre o papel das animações na sociedade contemporânea. O cenário cinematográfico das animações apresenta um vasto e rico campo de temáticas complexas, muitas vezes subestimadas, que refletem e expressam construções socioculturais profundamente enraizadas em diferentes contextos sociais. Ao explorar este universo criativo, torna-se possível compreender melhor as dinâmicas estruturais que não apenas estimulam a cultura, mas também atribuem significados profundos ao consumo de animações enquanto produtos culturais. Além disso, entender o conceito de animação permite desmistificar estereótipos ultrapassados e romper com os estigmas que frequentemente estão associados à subjetividade humana, destacando sua relevância como forma de arte e expressão cultural.Item Contação de histórias na era digital: a importância da literatura infantojuvenil na formação de leitores críticos(2019) Bandeira, Karina Bastos de Luna; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/7003805851081385Formar leitores é ajudá-los a desenvolver práticas de leitura de modo que sejam capazes de exercer a cidadania de forma crítica, ativa e autônoma. Nesse sentido, contar histórias, uma das formas mais antigas de propagar os gêneros literários, surge como um convite à imaginação e um incentivo à leitura. O objetivo geral desta pesquisa é abordar como a literatura infantojuvenil,por meioda contação de histórias, pode formar leitores críticos, tendo em vista as demandas da cultura digital. Dessa forma, a pesquisa buscou descrever, por meio de fundamentos teóricos, a importância da contação de histórias para a transmissão de conhecimentos, de geração em geração, e para a troca de experiências através do contato quese estabelece entre o narrador e o ouvinte, equilibrando as emoções dos envolvidos e tornando-os capazesde compreender melhor e de forma racional o mundo que os cerca. Também foi possível elencar algumas dificuldades que ainda estão presentes nesse processo de aprendizagem, além de entender como a tecnologia pode ser uma verdadeira aliada às atividades de contação de histórias, por meio dos podcasts e audiobooks.Assim, foi possível concluir que a contação de histórias é uma estratégia fundamental para a formação de leitorescríticose enriquece o processo educacional na busca incessante pela construção de sujeitos críticos e reflexivos.Item Cultura, saúde e entretenimento: transtorno de personalidade antissocial nas histórias em quadrinho de terror(2024-03-06) Santos, Thalyta Raquel dos; Cardoso, Maria Grazia Cribari; http://lattes.cnpq.br/2450643941158970; http://lattes.cnpq.br/8371225928184514O artigo tem por objetivo estudar os conceitos de saúde e doença, cultura e de entretenimento no âmbito das Ciências Sociais e o seu valor epistemológico quando aplicado à antropologia com um certo nível de complexidade. Desenvolve-se os conceitos de normalidade e anormalidade e a psicopatia social a partir dos estudos de François Laplantine, Victora Ceres, Cecília Hellman, Clifford Geertz, etc. e existe também a relação estabelecida por Laplantine entre Etnopsiquiatria e transtorno de personalidade antissocial (TPAS). O trabalho realiza uma análise das histórias em quadrinhos de terror da revista Calafrio nas edições 65, 72 e 74 a partir da pesquisa bibliográfica. Abordam-se, de modo categórico, as possíveis colaborações do meio social para o fenômeno. Analisa-se o conceito de normalidade e anormalidade e as suas relações com a psicopatia social. Conclui-se com a análise das implicações e dos desafios da psicopatia social em apoio à criação dos meios para entretenimento, especificamente, as histórias em quadrinho de terror no Brasil.Item Educação física escolar: analisando experiências do currículo cultural(2022-10-10) Sérvio, Thaís Silva; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/0563024919034233O presente trabalho tem como objetivo compreender a abordagem do Currículo Cultural da Educação Física na escola, identificando seus limites e possibilidades a partir do mapeamento e análise dos relatos de experiência do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar (GPEF) da Universidade de São Paulo (USP). Consideramos que o currículo escolar da Educação Física perpassa por diferentes concepções, desde os currículos tradicionais, passando pelo currículo crítico, chegando ao pós-crítico. O Currículo Cultural da Educação Física considerado pós-crítico e baseado nos Estudos Culturais e Multiculturalismo, busca compreender a cultura corporal a partir das produções culturais da sociedade e das diferenças dos sujeitos. Sendo assim, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo documental, a partir da análise de relatos de experiência desenvolvidos por professores e professoras do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar (GPEF) da Universidade de São Paulo (USP), sendo este, o principal grupo que se debruça ao estudo dessa temática, com o intuito de identificar possíveis limites e possibilidades em seus procedimentos didáticos, que nesta abordagem é entendido como Encaminhamentos Pedagógicos. Concluímos que, o Currículo Cultural da Educação Física, tem muito a acrescentar a área, ainda que com algumas limitações.Item Ginástica na universidade: prescrição de exercícios orientados para diversos grupos etários(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Educação, 2011) Mello, Rachel Costa de AzevedoItem História, memórias e cultura da dança de São Gonçalo no interior de Afrânio-PE(2024-01-03) Gomes, Adnael José Almeida; Nascimento, Greyce Falcão do; http://lattes.cnpq.br/8661001280090430O presente trabalho tem como objetivo aprofundar sobre a história de São Gonçalo, de como sua dança se constitui um legado imaterial através de grupos, e da sua importância histórica e cultural para o interior de Afrânio-PE. Compreender qual é o significado e qual é a função da dança/festa de São Gonçalo que tem representatividade cultural de caráter religioso da tradição passada de geração a geração pelos grupos familiares do interior de Afrânio-PE, objetiva-se também dar retorno a comunidade sobre a importância desta vivência na região, e de como a memória e a história oral foram fundamentais para o desenvolvimento do trabalho. Para isso, as fontes usadas para guiar o estudo da temática foram dissertações e livros que tratam de questões pertinentes ao tema de estudo e que podem contribuir de maneira positiva no desenvolvimento do trabalho. Também serviram de base metodológica para a construção desse trabalho, as fontes orais que se tratam das informações, costumes presentes na memória das pessoas que conhecem e participam dos grupos de São Gonçalo. Os resultados da pesquisa de campo nos fizeram identificar a forma de dança apresentada nesse lugar através da história oral e compreender que a dança de São Gonçalo tem representatividade significativa nas tradições culturais que se perpetuam no interior pernambucano, devido aos esforços dos integrantes do grupo em transmitir as gerações essa devoção.Item Os conselhos estaduais de políticas públicas de cultura como instituição da democracia participativa para a elaboração do Sistema Nacional de Cultura do Brasil(2024-12-03) Sousa, Thaynna Leocádio Trajano Lacerda; Pinho, Marco Aurélio Benevides de; http://lattes.cnpq.br/2714666465429956; http://lattes.cnpq.br/2242015432332238O Estudo objetiva analisar a eficiência da participação social nos conselhos estaduais de política cultural de maneira a permitir a elaboração de um Sistema Nacional de Cultura (SNC). Com metodologia dedutiva, descritiva, composto por uma revisão de literatura científica e documental a respeito do histórico dos conselhos de políticas publicas de cultura e democracia participativa, com uma aplicação um formulário online para analisar a percepção de conselheiros a respeito de participação social e SNC. É possível analisar que 55,56% auto declara-se deliberativo, desse modo, com caráter decisório, sobre suas funções, assim obtendo a capacidade de produzir decisões vinculantes sobre políticas públicas, onde 61,1% dos conselheiros consideram a participação social satisfatória na discussão sobre políticas de cultura e institucionalização do SNC. Porém a respeito do controle social e produção de políticas mais direcionada ao atendimento das demandas sociais culturais, os conselhos enfrentam grandes obstáculos de articulação política e autonomia.Item Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório em restaurante de hotel na cidade de Juazeiro do Norte(2024-09-25) Silva, Ana Beatriz Carvalho; Arruda, Luciana Leite de Andrade Lima; http://lattes.cnpq.br/6140791519234633O conceito de hospitalidade vem principalmente de um acolhimento bem realizado pelo anfitrião, dentro desse conceito está a gastronomia e ela é que agrega muito nessa sensação de acolhimento. A comida trás muito desse sentimento, seja ela simples ou muito elaborada. Dentro do Iu-á Hotel, onde foi realizado o estágio obrigatório supervisionado, foi visualizado a construção desse sentimento a partir do café da manhã dos hóspedes e do almoço aberto ao público. Com o hotel garantido uma boa gastronomia, para complementar a hospitalidade, precisa do acesso a cultura do local. Esse fato é sempre reforçado por meio de circuitos pelos principais pontos turísticos da região do Cariri, um mini museu com alguns fósseis encontrados na região, com artesanatos regionais presentes em todo o ambiente e com alguns ingredientes presentes nas preparações servidas pelo hotel, como a carne de sol, o feijão verde, a puba, o baião de dois e a rapadura.
