Navegando por Assunto "Crianças - Desenvolvimento"
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Item A caracterização do brincar livre de crianças com transtorno do espectro autista(2024-10-01) França, Gabriela Souza de; Beltrão, Natália Barros; http://lattes.cnpq.br/1778511907021100Este estudo tem como objetivo analisar o brincar livre de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sem a interferência de adultos, visando compreender os padrões, preferências e desafios que emergem nesse contexto. O brincar, uma atividade fundamental no desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, apresenta características distintas em crianças com autismo, que podem enfrentar dificuldades de interação, comunicação e criatividade nas atividades lúdicas. A revisão da literatura aponta que as crianças com TEA tendem a apresentar déficits na brincadeira simbólica e imaginativa, impactando a variedade de suas interações lúdicas. A partir de uma intervenção em um ambiente lúdico, foram observadas as experiências motoras e sociais dessas crianças, buscando explorar como ocorrem suas interações quando expostas ao brincar livre. Este estudo visa contribuir para uma maior compreensão das necessidades específicas do brincar em crianças com autismo, promovendo intervenções mais eficazes e respeitando sua autonomia.Item A contribuição do futsal para o desenvolvimento de crianças com autismo(2023-09-06) Souza, Eduardo Felipe da Silva; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/1517968471728200O autismo é um distúrbio do neurodesenvolvimento, que tem por características o desenvolvimento atípico de comunicação, interação social e déficit no aprendizado muitas vezes com déficit também na comunicação verbal, apesar de já existirem muitos estudos sua etiologia ainda é desconhecida. O presente estudo parte do questionamento quais as contribuições do futsal para o desenvolvimento de crianças com autismo? O objetivo foi analisar contribuições do futsal para o desenvolvimento de crianças com autismo. O futsal é dos esportes mais praticados no Brasil e no mundo, o futsal se tornou um grande aliado no desenvolvimento de crianças que tem Síndrome do Espectro Autista, que é condicionado por alguns graus de comportamentos entre eles o social e o motor a metodologia do estudo consiste de uma pesquisa bibliográfica, descritiva de natureza qualitativa, a pesquisa descritiva cumpre algumas fases, delimitação dos descritores de busca, autismo, futsal, educação física e desenvolvimento, escolha da plataforma, Scielo, sistematização dos dados encontrados e análise dos resultados, foram encontrados seis estudos significativos para a presente pesquisa. Os resultados dos seis artigos estudados apontam que o futsal contribui para o desenvolvimento de crianças com autismo, pois essa modalidade traz uma interação social e trabalha vários sentidos motores na vida do ser humano, chegando assim a uma independência daquela criança.Item A educação infantil na rede pública municipal do Recife: a educação física é um conhecimento negligenciado?(2019-02-07) Araújo, Nayne Thauane dos Santos; Silva, Eduardo Jorge Souza da; http://lattes.cnpq.br/5214370124132694; http://lattes.cnpq.br/1345549510183485O presente trabalho surge da necessidade em compreender a realidade do currículo da Educação Infantil da rede municipal de ensino do Recife e apontar possibilidades para o trato do conhecimento Educação Física desde os primeiros anos escolares. A pesquisa do tipo bibliográfico de caráter documental se constituiu, num primeiro movimento através da utilização da base de dados digital da prefeitura do Recife que dispõe de documentos acerca das gestões e das secretarias existentes. Em um segundo momento, na busca pela relação com a Educação, foi feito um recorte de busca para o banco de dados da Secretaria de Educação do Recife, então os documentos encontrados foram utilizados como fonte de pesquisa. A partir disso, foram localizados inicialmente 2 (dois) documentos, entretanto apenas 1 (um) tratava da Educação Infantil. Através da análise do documento encontrado, por meio da técnica de Análise de Conteúdo, fundamentamos a importância de entender sobre o desenvolvimento humano, de forma que possibilite superar os limites encontrados no documento no que diz respeito à concepção de ser humano, escola e de educação física, para que assim, possa haver a promoção de uma formação humana completa da criança desde os primeiros anos escolares.Item A estruturação espaço-temporal a partir da dança na Educação Física Escolar: contribuições para a educação psicomotora(2018) Souza, Géssica Maria Duarte de; Pinho, Ana Flávia Araújo; http://lattes.cnpq.br/5165723460219140; http://lattes.cnpq.br/4693762255449264A Dança, além de ser um rico conteúdo da Educação Física (EF), é um campo de conhecimento que tem como objeto de ação a percepção da corporeidade e do movimento humano. O seu processo de ensino-aprendizagem requer oportunidades de vivenciar experiências que contribuam com o desenvolvimento das capacidades motora, cognitiva e sócio emocional. Acredita-se que as especificidades e generalidades da Dança como conteúdo nas aulas de EF escolar trazem uma relevante ampliação das competências associadas ao desenvolvimento da psicomotricidade, sobretudo no que se refere ao desenvolvimento da Estruturação Espaço-temporal (E-E-T). O objetivo geral deste trabalho foi compreender como a Dança, na Educação Física escolar, pode contribuir para o desenvolvimento psicomotor, sobretudo no que se refere a E-E-T de crianças da Pré-escola e Ensino Fundamental (Anos iniciais). Para atingir tal objetivo, foi realizada uma revisão de literatura, buscando compreender como se dá o desenvolvimento da E-E-T no desenvolvimento psicomotor infantil; identificar os elementos relacionados à dimensão tempo e espaço presentes no conteúdo Dança e; investigar nos documentos oficiais orientadores das práticas pedagógicas (RCNEI, BNCC e PCPE), as contribuições da Dança no desenvolvimento da E-E-T. Este trabalho possui uma natureza exploratória que, por meio de uma análise crítica e sistemática de um levantamento bibliográfico e também através de análise documental, pôde aprofundar no objeto de estudo de maneira multidimensional. Após entendermos o processo de desenvolvimento da EE-T e como o conteúdo Dança da EF está organizada nos documentos oficiais que orientam os seus conhecimentos, concluímos que a Dança oferece, através de sua prática, contributos voltados à formação da consciência corporal, ao desenvolvimento das percepções sensório-motoras, que resultam de forma favorável no desenvolvimento da linguagem, tendo como principal meio o movimento humano. Confirmando assim, a irrefutável ligação entre os contributos da prática da Dança na EF escolar e o desenvolvimento psicomotor.Item A importância de atividades lúdicas no processo da aprendizagem em sala de aula(2021) Silva, Jéssica Larissa da; Silva, Silvania Maria da; Souza, Sandra Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4678692939311710O desenvolvimento desse trabalho tem como objetivo demonstrar a importância de atividades lúdicas no processo da aprendizagem em sala de aula como um modelo prático de vivência. Destacar o direito da criança de brincar viabilizando as interações e as brincadeiras, proporcionando vivenciar experiências nas quais as crianças utilizam para construir e apropriar-se de conhecimentos através de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, facilitando o processo de aprendizagem e socialização. Através da revisão narrativa e pesquisa qualitativa de cunho investigativo bibliográfico, foi possível verificar a abordagem de diferentes autores sobre o tema buscando entender o processo de aprendizagem por meio da ludicidade. O presente artigo intenciona a análise sobre a importância das atividades lúdicas para o ensino das crianças na Educação Infantil, certificando sua soma no raciocínio lógico, na expressão corporal, na memória, na concentração e na criatividade do aluno desenvolvida através do brincar. Esclarecer as vantagens da utilização dessa ferramenta no processo de ensino/aprendizagem é de suma importância não só para todos os profissionais em educação, mas também para seus familiares e a comunidade em geral, trazendo a percepção que educar vai muito além do repasse de informações e que as atividades lúdicas são instrumentos para a construção do desenvolvimento integral das crianças. O brincar na Educação Infantil é visto como uma valiosa ferramenta de auxílio na aprendizagem, mas para isto acontecer é fundamental o incentivo de todos na utilização de atividades que destaquem o lúdico, tornando rica a aprendizagem nesse ambiente, fortalecendo o processo de aprendizagem e ensino onde o ato de educar transpassará as barreiras do repasse de conhecimento.Item Afetividade na educação infantil: a relação entre os profissionais e as crianças no espaço escolar(2019-11-20) Silva, Diana Izabela da; Lins, Mônica; http://lattes.cnpq.br/8311084641303194A afetividade ainda é entendida como uma conduta carinhosa, afetuosa, e por conta disso, é sentida a falta de trabalhos que abordem a importância da mesma na aprendizagem do ser humano. Por este motivo, esta pesquisa tem uma problemática embasada na busca por compreender como ocorre a influência da afetividade nas crianças que frequentam a Educação Infantil. Por isso, a afetividade abordada na presente pesquisa, está pautada na teoria de Henri Wallon (1984), que defende que ela vai além de atos de carinho, isto pois está ligada ao conhecer, ouvir e se importar com o desenvolvimento do outro, que neste caso, está focado no estudante; com o objetivo principal de fazer uma análise da influência das relações afetivas entre as crianças e profissionais que atuam em sala, no processo de aprendizagem. Para a coleta de dados, foram utilizadas a entrevista semi-estruturada e observação, pois a intenção é que através desses instrumentos, seja possível compreender a concepção dos profissionais acerca da afetividade e se ela condiz com suas atitudes, para isto, seis profissionais participaram da pesquisa, além dos alunos. Durante a exploração do material obtido, foi utilizada a análise de conteúdo segundo Bardin (2011), que permitiu fazer descrições das características que serão importantes para o tema. E os resultados, mostraram que existe uma falha na concepção de afetividade, mas que isso não interfere na prática, pois em qualquer relação de pessoa para pessoa, a relação afetiva está presente.Item Atuação docente diante da brincadeira na Educação Infantil(2022-10-03) Leitão, Roberta Oliveira; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554; http://lattes.cnpq.br/6522592173949563Este trabalho teve como objetivo geral compreender a ação da professora de educação infantil diante do brincar e como objetivos específicos repertoriar os jogos e brincadeiras vivenciadas com as crianças no grupo IV da educação infantil; identificar como o brincar aparece dentro da rotina da escola. O problema norteador da pesquisa foi: como o brincar é inserido no planejamento da professora de educação infantil? A partir dessa questão e nos pautando nos objetivos gerais e específicos, realizamos o estudo das categorias teóricas utilizando como norteadores os autores: Kishimoto (2010), Corasarri, Vagula e Nascimento (2018), Loro (2015), Carvalho (2010), entre outros. A pesquisa foi de natureza qualitativa, realizada em uma escola da rede municipal da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes. Os dados foram coletados por meio da observação participante com o auxílio do diário de campo. A técnica de análise dos dados produzidos foi a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Por meio da análise dos dados, verificou-se que poucas foram às vezes que o brincar foi promovido pela professora e que ele é visto como uma passa tempo, demonstrando a quase inexistência do brincar no grupo IV da educação infantil da escola campo de pesquisa. Verificou-se também que em sua maior parte o brincar surgiu por iniciativas das crianças nos momentos que se sentiam ociosas ou pela pouca oferta desse direito as crianças. Elas encontraram espaço para criarem brincadeiras com seu corpo, o que tinha de material disponível, confirmando que o brincar é essencial, motivacional e necessário a vida da criança.Item Benefícios da educação física para o desenvolvimento infantil(2019-07-09) Vanderlei, Yhago Henrique Salvino; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/4502265310295640O presente estudo parte da seguinte inquietação: Quais os benefícios trazidos para o desenvolvimento da crianças com a prática da educação física? Tem como objetivo geral analisar a importância da educação física para o desenvolvimento infantil, na produção da RBCE e como objetivos específicos aprofundar o entendimento de desenvolvimento infantil e dos benefícios da educação física; Identificar no período entre 2015-2019, o que foi produzido sobre educação física e seus benefícios para o desenvolvimento infantil. A metodologia que será usada na pesquisa bibliográfica na Revista Brasileira da Ciência do Esporte,(RBCE), como também aprofundamento teórico em diversos livros e artigos sobre a Importância da prática da educação física no desenvolvimento infantil, para conseguirmos entender a importância e os benefícios do que realmente o tema almeja alcançar. Os resultados apontam que a importância da educação física no desenvolvimento infantil, enfatizamos que esse é um espaço de luta dentro das redes municipais de ensino, segundo um dos artigos, também são apresentados a necessidade práticas com eixos centrais na inovação, sua transformação, contextualização social e do pensamento criativo e inovador do educador. São identificados ainda aspectos de crise dessa prática, como perda do sentido pedagógico, natureza lúdica e processos de escolarização.Item Benefícios da natação para o desenvolvimento da criança(2019-07-17) Silva, Tiago de Souza; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221A natação hoje é considerada um dos esportes que mais traz benefícios a saúde não só das crianças, mas também em todas as outras faixas etárias, pois o auxilia na prevenção de doenças cardiorrespiratórias, problemas posturais entre outros. O objetivo deste trabalho é analisar os benefícios da natação para desenvolvimento da criança. Trata-se de uma revisão de literatura de abordagem qualitativa, onde os dados foram coletados de artigos publicados de 2007 a 2017 na língua portuguesa, nas bases de dados da LILACS, MEDLINE e ScIELO. Após análise dos artigos, obteve-se como resultado que a pratica da natação traz vários benefícios como contribuição para aprendizagem organizada, coordenação motora, desenvolvimento, oferece descontração e ludicidade, e nos aspectos físico, traz mais facilidade para realiza, com benefícios no sistema respiratório e cardiovascular, recuperando e prevenindo doenças; nos aspectos psicológicos eleva a auto estima, diminuindo o stress, disposição para demais atividades, no aspecto social melhora a relação interpessoal e aumento dos círculos de amizade, compartilhando experiências e ideias e os pais/responsáveis buscaram a natação para que as crianças aumentassem seus círculos de amizades, para a prevenção das doenças e aumento da saúde e ajuda na socialização das criança. Diante disso, concluiu-se que é de grande importância a prática da natação para as crianças e que os benefícios advindos com a prática sistemática da mesma são de grande valia para o desenvolvimento integral dos mesmos, contribuindo também para uma melhor qualidade de vida dos pequenos praticantes.Item Famílias de meios populares e suas concepções sobre escola(2019-12-19) Nascimento, Gabriela Cristina Lopes Bento do; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/3331139389735406Este trabalho teve como objetivo geral analisar as concepções que famílias de meios populares têm sobre escola e algumas formas de atuação familiar na vida escolar das crianças. E como objetivos específicos: elaborar o perfil socioeconômico e a organização parental de três famílias analisadas; investigar o que as famílias entendem por escola e caracterizar as ações desenvolvidas pelas famílias em relação às atividades escolares. A pesquisa está baseada teoricamente em Oliveira e Marinho (2010); Dessen e Polônia (2005, 2007); Zago (2012); Nogueira (2015) e Silva (2005). Como metodologia consideramos a perspectiva qualitativa e através da entrevista, único instrumento de pesquisa utilizado, foram obtidos dados de três famílias de meios populares, cujos filhos e filhas eram estudantes de escolas municipais da Região Metropolitana do Recife. A primeira família composta por pai, mãe, avó e dois filhos. A segunda família composta por mãe e cinco filhos. E a terceira família contém pai, mãe e dois filhos. Os resultados apontaram os esforços das famílias para garantir o desenvolvimento escolar das crianças, através do acompanhamento tanto na escola como em casa, por acreditarem que a escola é o melhor lugar para o crescimento e aprendizado. Mostraram também as dificuldades que as famílias tiveram em suas trajetórias escolares, sendo esse também o motivo do investimento na educação das crianças, visando a mudança futura na realidade dessas famílias. A relevância do entendimento dessas famílias sobre escola reverbera em suas atitudes no investimento e acompanhamento escolar das crianças, e também, identificamos a presença da mulher como principal responsável pelo acompanhamento e cuidados com a educação dos filhos e filhas. Através do estudo de famílias como essas, é possível compreender a importância da relação família e escola na construção de uma educação mais efetiva e de influência na vida dessas crianças.Item Impactos das intervenções psicomotoras no desenvolvimento motor de crianças com autismo(2023-09-12) Silva, Gabriel Wilams Oliveira da; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221A presente pesquisa tem como tema os impactos das intervenções psicomotoras no desenvolvimento motor de crianças com autismo. O transtorno do espectro autista(TEA) é um conjunto de condições que podem vir a acarretar danos nos âmbitos social, motor, da linguagem, entre outros. A psicomotricidade vem sendo considerada em estudos e intervenções, um auxiliar no desenvolvimento das condições afetadas. Porém ainda não existem resultados claros e contundentes sobre os benefícios e efeitos das intervenções psicomotoras no desenvolvimento do indivíduo com diagnóstico de TEA. A partir disto, o objetivo do presente estudo foi investigar os impactos das intervenções psicomotoras no desenvolvimento motor de crianças com autismo através da análise de publicações encontradas na plataforma de pesquisa Periódicos Capes, utilizando como descritores: Desenvolvimento psicomotor infantil; Desenvolvimento Psicomotor infantil AND Psicomotricidade; Psicomotricidade AND Autismo.Foram selecionados 04 artigos, os quais foram avaliados qualitativamente. Nestes, foram observados resultados positivos da intervenção psicomotora orientada para crianças, sendo encontrados poucos artigos que relataram intervenções e estudos direcionados à crianças dentro do espectro autista.Item Impactos de um programa de Mindfuness no desenvolvimento das funções executivas, atenção e habilidades socioemocionais na primeira infância(2019-11-21) Santana, Maiara Araújo de; Lyra, Pompéia Villachan; http://lattes.cnpq.br/7469258355920698; http://lattes.cnpq.br/9161699557063472A primeira infância é uma etapa fundamental na vida do sujeito. É neste período da vida que ocorrem as maiores mudanças no processo de desenvolvimento físico, cognitivo e socioafetivo. Considerando a importância desta etapa, ressaltamos ser fundamental investir em práticas na educação infantil que favoreçam o desenvolvimento e aprimoramento das diversas habilidades do ser humano. Neste sentido, esta pesquisa teve como foco apresentar e discutir sobre uma proposta de intervenção baseada em Mindfulness utilizando um protocolo adaptado denominado: A mindfulness-based kindness curriculum for preschoolers. Esta pesquisa foi realizada com crianças de cinco anos de idade. Sendo assim, o objetivo geral desse trabalho foi analisar os impactos de um programa de Mindfulness no desenvolvimento das funções executivas, atenção e habilidades socioemocionais em crianças com cinco anos de idade. No que diz respeito à metodologia desta pesquisa, foi aplicado um questionário aberto para professoras que atuam na educação infantil, sendo também realizado um estudo de cinco casos (crianças com cinco anos). Para a análise desses casos, foram aplicadas três tarefas psicométricas, antes e depois da participação das crianças em um protocolo com base na prática de Mindfulness. A pesquisa foi realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil- CEMEI, localizado na cidade do Recife- PE. Os dados foram apreciados através da técnica de análise descritiva. Os Resultados apresentaram que ainda há professoras que desconhecem ou conhecem pouco sobre os conceitos de Mindfulness, possuem concepções diferentes sobre funções executivas, atenção e habilidades socioemocionais. Em relação às tarefas psicométricas percebeu-se que houve poucas variações nos resultados dessas tarefas. No que tange as habilidades socioemocionais, através da heteroavaliação (entrevista com a professora dos estudantes que participaram da intervenção) foi possível perceber impactos positivos nas crianças após a intervenção (socialização, participação nas atividades de sala de aula). Em suma, constatou-se que o protocolo proporcionou efeitos benéficos nos estudantes.Item Natação e o desenvolvimento infantil(2023-09-06) Ribeiro, Esther Eunice de Lira Silva; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221A natação é uma prática esportiva baseada na movimentação do corpo humano no meio aquático, ela está presente na vida humana desde os primórdios como meio de sobrevivência que com o passar das décadas tornou-se um dos esportes mais completos, devido a sua capacidade de contribuir com o processo evolutivo e trabalhar o corpo em sua totalidade. Esta pesquisa parte da seguinte problemática: Quais os benefícios da natação para o desenvolvimento infantil? Tem por objetivo analisar os benefícios da natação para o desenvolvimento infantil a fim de salientar a importância da prática realizada ainda na primeira infância. A metodologia da pesquisa consiste de uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo, que busca abordar o assunto a partir de um entorno social, através da compreensão de outros autores. Os resultados da pesquisa apontam, que a natação pode ser praticada desde cedo, sendo benéfica para diversas áreas do desenvolvimento e saúde como: desenvolvimento psicomotor, relações sociais e afetivas, autoconhecimento, controle emocional, melhora do tônus muscular, sistema circulatório e respiratório, correção postural, e outros. Com isso pode-se concluir que por meio das habilidades desenvolvidas durante a prática da natação, a criança obtém uma melhora na qualidade de vida, considerando os benefícios adquiridos através dela.Item O jogo de papéis sociais e a teoria histórica cultural: a produção teórica em revistas online na área da educação física entre 2005 a 2015(2019-12-10) Lage, Kelina Maria Pereira; Silva, Eduardo Jorge Souza da; http://lattes.cnpq.br/5214370124132694Este estudo tem como objeto o jogo de papéis sociais, o problema de pesquisa foi delimitado como sendo quais os fundamentos teóricos que delimitam os estudos publicados sobre o jogo e o desenvolvimento do psiquismo infantil em revistas online especializadas na área de educação física no período de 2005 a 2015. Definimos como objetivo geral analisar os fundamentos teóricos que fundamentam os artigos sobre o Jogo de Papéis Sociais no contexto de revistas eletrônicas da área; nos objetivos específicos buscamos analisar e explicar a título de primeiras aproximações, os fundamentos teóricos sobre o jogo como constituinte do desenvolvimento do psiquismo infantil no contexto da teoria histórico cultural. Desenvolvemos nossa este trabalho sob os princípios de uma pesquisa de natureza bibliográfica. A partir do levantamento de 80 artigos, delimitamos e analisamos 10 artigos que tratam de forma mais especifica do nosso tema, e destes sistematizamos os dados apresentados. Concluímos na esfera desta trabalho que os Jogos de Papéis Sociais, ainda são pouco explorados como fundamento teórico para explicar e compreender os processos de desenvolvimento do psiquismo da criança.Item O jogo popular como conteúdo de ensino na educação infantil: uma experiência a partir da pesquisa-ação(2018) Andrade, Ana Beatriz de Carvalho Paz de; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/0224433559530496A modernidade e sua consequente globalização têm trazido consigo inúmeros elementos que impactam comportamentos e modificam a forma de vida cotidiana das pessoas. As crianças que antes brincavam nas ruas, substituem os jogos populares ou tradicionais pelas novas tecnologias digitais. Levando em consideração a importância da prática desses jogos para o desenvolvimento infantil, o ambiente escolar através das aulas de educação física é um meio de resgatá-los. Diante disso o problema de pesquisa foi referente ao lugar que os jogos populares ocupam nas aulas de educação física do ensino fundamental. Nesta pesquisa - ação, foram trabalhados o tema jogos populares durante 5 (cinco) intervenções, tendo como objetivo principal problematizar a pertinência desses jogos na educação infantil, a partir de seqüências didáticas de ensino, como também, o regaste dos jogos e brincadeiras que os pais e avós praticavam quando crianças, refletir criticamente o conteúdo jogo nas aulas de educação física e estimular o processo de ressignificação dos jogos populares. O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola localizada no bairro do Ibura - Recife/PE, com 107 alunos dos primeiros e segundos anos do ensino fundamental da referida unidade escolar. Adotou-se como referencial metodológico a pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, e a análise de conteúdo. Os resultados foram positivos, detectados ao longo das atividades realizadas durante o período de intervenções, constatando as contribuições no processo de ensino - aprendizagem.Item O lúdico enquanto recurso metodológico para natação infantil(2019-12-09) Oliveira Júnior, Cícero Luiz da Silva; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/6994337204219061Esse estudo parte do seguinte problema, qual a importância do lúdico enquanto recurso metodológico para natação infantil? Para tanto, apontamos como objetivo geral do estudo, identificar a importância do lúdico em quanto recurso metodológico na natação infantil a partir da produção do conhecimento, como objetivos específicos: a) Identificar o processo de desenvolvimento infantil; b) Identificar a natação enquanto produção cultural humana desenvolve um processo para ensinar a nadar c) Identificar os processos de ensino da natação infantil e d) Relacionar os artigos que tratam da importância do lúdico na natação infantil. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica. Como resultados observamos que o lúdico pode ser encontrado nos jogos e brincadeiras, que faz parte do mundo infantil. O olhar sobre o lúdico não deve ser entendido apenas como diversão, mas sim, como grande possibilidade de ensinar na fase da infância, este recurso ensina a criança a expressar-se com maior facilidade. Nosso estudo atualiza uma pesquisa e reafirma seus resultados que 100% dos autores dos artigos encontrados apontam o lúdico como metodologia eficaz, contrariando de Fernandes e Lobo da Costa (2006) que sugerem a predominância nas escolas, clubes e academias um ensino que poderia ser classificado como de natureza analítica-progressiva.Item O uso das artes marciais como ferramenta terapêutica através da psicomotricidade para crianças autistas(2023-09-13) Silva, Sérgio José Ribeiro da; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221O atual estudo tem como objetivo a observação, através de pesquisas bibliográficas como metodologia, em análise de artigos embasados em ciência, de como as artes marciais podem ser utilizadas como ferramenta terapêutica para crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista, através da ótica da psicomotricidade, suas habilidades psicomotoras, cognitivas e condicionantes. As artes marciais geralmente sofrem preconceito em ambientes escolares e em ambientes onde o público alvo são as crianças, assim como também as crianças autistas geralmente sofrem preconceito através de tratamentos capacitistas. As artes marciais têm se tornado uma forte ferramenta terapêutica para contribuição do tratamento terapêutico das crianças autistas, que contam com suporte de acordo com suas particularidades no desenvolvimento neurológico, tendo vindo à tona os benefícios da psicomotricidade para o desenvolvimento das crianças autistas, tendo em vista que a psicomotricidade trabalha simultaneamente os âmbitos psicomotor, afetivo e social, e consequentemente, a possibilidade das artes marciais serem utilizadas para tais fins, já que também trabalham tais âmbitos.
