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    A abordagem da temática saúde nas aulas de educação física: uma análise da prática pedagógica no Novo Ensino Médio
    (2024-09-16) Elihimas, Maria Eduarda Marcílio; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/7804849569756280
    A presente pesquisa tem como objetivo analisar os limites e possibilidades na abordagem da temática saúde nas aulas de Educação Física no Novo Ensino Médio, caracterizando o Novo Ensino Médio e sua expressão na Educação Física Escolar, estabelecendo a relação entre saúde e Educação Física, e identificando os saberes escolares em saúde e as estratégias didáticas utilizadas para o ensino Educação Física na escola. A escola é o ambiente onde mora o conhecimento, onde ele é transmitido para os alunos, tendo um papel de suma importância para a sociedade. É válido ter ciência de que é a escola que aproxima os saberes do dia a dia dos alunos expressos na sociedade, com os conhecimentos científicos. Analisando a relação saúde - Educação Física, percebemos que o conhecimento da saúde sempre esteve interligado com as intenções, os objetivos e os conteúdos específicos da Educação Física. Sendo assim, utilizamos a metodologia da pesquisa qualitativa, atrelada a uma entrevista semi estruturada para a coleta de dados e tratada através da análise de conteúdo (Souza Jr). A entrevista foi realizada com um professor de Educação Física que atua na rede pública de ensino e trata a saúde como um tema transversal em suas aulas. Dessa maneira, entendemos que é possível abordar a temática da saúde nas aulas de Educação Física no Novo Ensino Médio, tratando esse conhecimento como um tema transversal e fazendo um entrelace com os conteúdos específicos da Educação Física. Porém a formação do professor influencia diretamente na maneira como ele fará esse entrelace.
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    A avaliação do ensino-aprendizagem escolar: possibilidades nas aulas de Educação Física
    (2022-10-10) Souza, Sérgio Henrique de Oliveira; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185
    Este estudo tem como objetivo compreender os processos avaliativos em Educação Física Escolar, a fim de que o docente possa identificar seus fundamentos teórico-metodológicos e suas possibilidades didáticas para as aulas na escola, assim como, consiga mensurar como o sentindo-significado dos conteúdos chegou ao(a) aluno(a), para que este(a) evolua como pessoa e como cidadão(ã), atingindo assim, a reflexão crítica da realidade na qual se encontra, proporcionando maior conexão entre professor(a), conteúdo e aluno(a), de maneira profunda e ao mesmo tempo, transparente, assimilável e concreta. A pesquisa foi realizada a partir do método qualitativo, em específico, uma pesquisa bibliográfica, sendo planejada mediante a resultados da disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório III em Educação Física – Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), realizada numa turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular da cidade do Recife-PE. Este estudo proporciona uma contribuição de práticas avaliativas formativas, levando em consideração todo o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa colaborou para o desenvolvimento dos conhecimentos acerca da utilização de práticas avaliativas no componente curricular Educação Física, ampliando o entendimento desta tão discutida ferramenta pedagógica, a avaliação, e consequentemente, auxiliando na produção do conhecimento na área da Educação Física.
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    A educação física como componente curricular para os jovens em situação de privação de liberdade
    (2023-05-04) Silva, Erika Lídia dos Santos; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/8813141059872155
    Este estudo tem como objetivo compreender o direito à Educação e sua inserção no contexto do atendimento aos jovens em situação de privação de liberdade no cenário das aulas de Educação Física. Tendo como objetivos específicos identificar como o componente curricular obrigatório Educação Física contribui para a formação dos jovens estudantes em privação de liberdade, mapeando e analisando documentos e estudos sobre o direito à educação do jovem em privação de liberdade e à Educação Física. Entendendo que a educação é de suma importância para o cidadão. Este estudo foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica-documental, selecionando os principais estudos e documentos sobre a temática para análise, utilizando-se da análise de conteúdo como referência. A pesquisa colaborou para compreender a importância da educação e da Educação Física enquanto componente curricular do jovem em privação de liberdade. Mostrando os principais pontos discutidos pelos estudos selecionados e o que os documentos norteiam. A partir disso, esse estudo compreende que a educação é fundamental na dignidade humana, formando o homem e transformando a sociedade. Neste contexto, a Educação Física é parte fundamental deste processo como um componente curricular.
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    A educação física escolar no ensino remoto emergencial: realidade e possibilidades
    (2022-05-27) Ferreira, Cleiton José de Melo; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/9904147109400871
    Física (EF) durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) na escola, identificando os desafios provocados pelo ensino remoto para a escola pública e destacando as possibilidades didático-pedagógicas encontradas para aulas de Educação Física. O contexto pandêmico e o isolamento social, no período mais crítico da pandemia da Covid-19 fizeram com que estudantes e professores fossem diretamente atravessados pelo ERE e com ele, todas as suas particularidades, trazendo consigo para novas experiências no chão virtual da escola com a EF e reflexões acerca da prática pedagógica dos professores nesse período, que evidenciou a precariedade da Educação Pública brasileira e as contradições impostas pela sociedade capitalista. A pesquisa foi construída tendo como referencial o aporte metodológico do materialismo histórico-dialético. O trabalho teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, investigada a partir da análise de conteúdo do tipo categorial por temática. A entrevista foi realizada com uma professora de EF do Colégio de Aplicação/UFPE que esteve ministrando aulas no primeiro semestre do ano de 2021, durante o ERE. O estudo destaca a condição da EF como um componente curricular que dialoga de forma indissociável entre teoria e prática, que encontra no ERE um grande desafio com sua responsabilidade no processo de apropriação do conhecimento científico estruturado na cultura corporal, refletindo de forma significativa na socialização e humanização da sala de aula e na formação crítica de estudantes e professores nesse período.
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    A educação física nos anos iniciais do ensino fundamental: a organização do conhecimento dança no Currículo de Pernambuco
    (2024-09-24) Xavier, Walquiria Wallesca dos Santos; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/0060873264361246
    O conteúdo Dança tem tido cada vez menos espaço na escola. Pouco a pouco, tem sido negligenciada e preconizada por seus aspectos culturais e sociais. Tal conteúdo, se expressa nos documentos, como forma de expressão da linguagem corporal, o que dificulta a sistematização pelos(as) professores(as). Diante disso, esta pesquisa tem objetivo compreender a organização do conhecimento Dança nas aulas de Educação Física para os anos iniciais do Ensino Fundamental na escola, a partir do Currículo de Pernambuco. Para tanto, definimos como objetivos específicos, identificar a dança como temática e seus conteúdos para as aulas de Educação Física, bem como seus conteúdos estão organizados para os anos iniciais do Ensino Fundamental no Currículo de Pernambuco. O estudo propõe através de um estudo bibliográfico e documental, de caráter qualitativo, entender a importância da temática dança nas aulas de Educação Física escolar, discutindo sobre o papel social da escola e da Educação Física enquanto componente curricular obrigatório na Educação Básica. Em seguida, é apresentada a especificidade dança e seus conteúdos, e então como se dá a organização desta temática no Currículo de Pernambuco. A partir da realização da análise, destacamos que o Currículo de Pernambuco para a organização do conteúdo dança nos anos iniciais do Ensino Fundamental, dentro de suas possibilidades, se caracteriza como um documento que procura manter a temática dança e sua identidade cultural, preservando sua essência, mas se apresenta também como um documento conservador, por não trabalhar com as questões que envolvem o debate de gênero, raça, etnia, religião, entre outros, tendo como objetivo aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, a partir apenas da experimentação corporal, não auxiliando os estudantes a desenvolver uma compreensão mais profunda e significativa, não relacionando a realidade e o contexto social, sobre os conteúdos da dança.
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    A educação física nos anos iniciais e suas implicações na escola
    (2019-07-05) Penha, Alexandre Francisco da; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/8638410282315267
    A Educação Física é um componente curricular obrigatório na educação básica segundo a Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, porém, a Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife, utiliza a própria lei para justificar a retirada deste componente curricular nos anos iniciais de sua rede de ensino, transferindo a responsabilidade das aulas e atividades relativas à Educação Física aos professores polivalentes responsáveis pelas turmas, entretanto, mesmo diante das manifestações das entidades de classe e Conselho representante dos profissionais da área, o posicionamento do poder municipal não foi alterado. Ao tratarmos da infância procuramos entender as particularidades inerentes à fase do desenvolvimento, os ciclos de aprendizagens onde as crianças se encontram, a construção de um conhecimento através de uma visão histórica e social com desafio de obter uma educação direcionada ao entendimento do outro, as diferenças de cultura, etnia, religião, gênero e classe social, aliado ao desempenho do professor de Educação Física, compreendendo a possibilidade de dialogar com vários campos do conhecimento. Evidenciamos neste trabalho a importância do professor de Educação Física nesta fase escolar tão relevante para o desenvolvimento da criança, abordando de forma objetiva e necessária sua inserção, conjuntamente com os(as) professores(as) polivalentes, a fim de oportunizar aos alunos nos anos iniciais uma formação completa, por profissionais com a formação adequada, que possam estabelecer uma relação de ensino-aprendizagem de qualidade em consonância com a teoria-prática, com o objetivo de melhor interpretar a cultura corporal.
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    A organização do trabalho pedagógico nas aulas de Educação Física: uma experiência no Programa Residência Pedagógica
    (2021-07-09) Lima, Gerson Anderson Marinho de; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/2037083614885155
    O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de organização do trabalho pedagógico (OTP) na escola, a partir do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Sendo assim, traçamos como objetivos específicos: reconhecer os fundamentos da OTP e descrever as práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto das aulas de Educação Física (EF). O interesse pelo estudo surgiu a partir de experiências ocorridas durante o Programa Residência Pedagógica ofertado curso de Licenciatura em EF da UFRPE. Percebe-se que nessa escola a OTP é um processo continuo e relevante para o sucesso das aulas dos componentes curricular, trazendo para nossa área, a EF é bastante valorizada na escola. Através do PRP podemos ver o processo de perto, ao se ambientar na escola e participar das regências de aula, culminando com a produção de conhecimento a partir disso. O percurso metodológico desta pesquisa foi balizado pelas seguintes orientações: tratou-se de uma pesquisa participante, de natureza qualitativa, onde o local da pesquisa foi numa escola pública federal do Recife, e para a coleta dos dados utilizamos os diários de campo produzido durante o período de vigência do PRP. A análise de conteúdo foi a técnica usada, tendo como unidade contexto a OTP a partir da prática em sala de aula. Quanto à unidade registro definimos os pares dialéticos: objetivo/avaliação e conteúdo/método. Esses pares trouxeram indicadores que foram interpretados e contribuíram para descrever as práticas pedagógicas do cotidiano da escola. Diante disso, é de grande valia o professor entender a OTP da escola para nortear sua prática pedagógica, assim como programas de iniciação à docência são importantes na inserção do licenciando na escola.
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    A produção do conhecimento em educação física escolar: contribuições do PROEF da Universidade de Pernambuco
    (2025-03-14) Souza, Mariana Vieira Alexandre de; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/4301212437632660
    A temática sobre a produção do conhecimento no mestrado profissional de Educação Física associada com as concepções de Educação Escolar e Educação Física Escolar presentes nos estudos, chamam a nossa atenção para analisar e apontar se estão alinhadas numa perspectiva crítica. O presente estudo teve como objetivo geral analisar as contribuições da produção do conhecimento do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional – Universidade de Pernambuco. Por se tratar de um mestrado profissional, o público-alvo são professores de Educação Física, servidores da Rede Pública de Ensino. Compreende-se que a prática pedagógica do professor é orientada por meio de bases teóricas, para tanto, é possível identificar na prática de ensino quais as teorias e abordagens pedagógicas no âmbito da Educação Física que permeiam o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo documental. A fonte documental da pesquisa foram as dissertações de mestrado, da 1ª turma do Mestrado Profissional em Educação Física da Universidade de Pernambuco, publicadas em 2020. Para o tratamento dos dados recorremos à análise de conteúdo do tipo categorial por temáticas. Evidencia-se que a maioria dos alunos têm orientado sua prática educacional com as bases teóricas. Sobre a Concepção de Educação Física Escolar, observamos que o Coletivo de Autores estava presente em 07(sete) das 09(nove) dissertações. Podemos assim inferir que a maior parte dessas dissertações estão construídas sobre referências críticas do conhecimento. Contudo, ressaltamos a necessidade de mais estudos, com ampliação na análise em outros estados e regiões do Brasil.
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    A sistematização do atletismo nas aulas de educação física: uma experiência no Programa Residência Pedagógica
    (2025-08-07) Mata, Maria Aparecida de Sousa; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/7029635462414733
    Este trabalho traz como objeto de pesquisa, o ensino do atletismo na escola, problematizando sua pouca expressividade e a necessidade social de ser abordado como conteúdo nas aulas de educação física. Desse modo, tem como objetivo compreender a sistematização do conhecimento sobre o atletismo nas aulas de educação física no ensino médio, buscando identificar o conhecimento do atletismo nas aulas de educação física e reconhecendo sua relevância como conteúdo na disciplina de Educação Física, considerando a experiência no Programa Residência Pedagógica. Para tanto, utilizamo-nos de uma abordagem qualitativa de pesquisa, especificamente da pesquisa-ação, por permitir que se conheça o ambiente de investigação e sua realidade, com maiores possibilidades de ações mais efetivas. Tivemos como sujeitos participantes, os estudantes e professora preceptora do 1º ano do Ensino Médio da Escola-campo, bem como os residentes do referido programa. As aulas foram desenvolvidas a partir da abordagem crítico-superadora numa unidade didática. O atletismo, como conteúdo de ensino nas aulas de educação física precisa ser abordado aos estudantes, assim como os demais esportes, dada necessidade de ampliação e aprofundamento desses saberes com estudantes no ensino médio. Para isso, o professor de educação física precisa organizar suas aulas, de modo que possibilite saber que, para ensinar na escola, precisamos selecionar o conhecimento, organizá-lo em número de aulas, respeitando o tempo de aprendizagem dos estudantes e o ciclo de aprendizagem em que se encontra, contribuindo de forma significativa para a formação dos estudantes na escola.
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    A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um olhar da Educação Física sobre a brincadeira
    (2023-05-04) Melo, Maria Eduarda Vieira de; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/7955853296079027
    Este estudo tem como objetivo compreender o processo de transição do ensino da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, reconhecendo o direito dos estudantes à educação escolar e à aprendizagem, bem como identificando o papel da Educação Física e sua relação com a brincadeira nesse contexto, contribuindo com a discussão desta temática na formação de professores de Educação Física e sua prática em sala de aula. A pesquisa foi realizada a partir do método qualitativo, sendo elaborada mediante a análise crítica de artigos científicos e documentos oficiais relacionados à temática, tratando-se portanto, de uma pesquisa bibliográfica-documental. Este estudo evidencia as mudanças nas leis educacionais brasileiras direcionadas a Educação Infantil e Ensino Fundamental, e quais os impactos gerados pelas mudanças no processo de transição de ensino, levando em consideração a singularidade e integralidade da criança e o período infantil, além disso, a pesquisa também evidenciou o que os documentos oficiais apresentam sobre como deve ocorrer o processo de transição na Educação Física. Dessa maneira, o estudo colaborou para a compreensão acerca do processo de transição do ensino da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, apontando a importância da brincadeira nesse processo, como também a importância das conexões e da continuidade das aprendizagens entre as duas etapas de ensino, além de apresentar a necessidade de estudos e da construção de documentos direcionados à temática da transição do ensino na área da Educação Física.
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    Abordagens de questões étnico-raciais nas aulas de educação física
    (2021-11-30) Araújo, José Wagner de Lima; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/0485749609983259
    Este trabalho buscou compreender as contribuições das abordagens de relações étnico-raciais nas aulas Educação Física para a formação antirracista dos estudantes. A sistematização de textos didáticos para o ensino do jogo percebe os desafios, as possibilidades e entende a importância em proporcionar afinidade com essa cultura. A pesquisa foi realizada a partir do método qualitativo, em específico, uma pesquisa-ação sendo desenvolvida na disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório em Educação Física III - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O universo da pesquisa foi a turma de 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Adélia Carneiro Pedrosa, numa comunidade quilombola no município de Goiana- PE, através do ensino remoto. Os resultados mostraram que quando estabelecemos as relações étnico-raciais com os conteúdos da Educação Física nós legitimamos essa contribuição, proporcionamos afinidade com essa cultura, para assim construir pensamentos antirracistas. Conclui-se que o estudo contribuiu para ampliação dos conhecimentos por adotar as abordagens de relações étnico-raciais nas aulas de Educação Física, enriquecendo a discussão sobre o tema e contribuindo com a produção do conhecimento no campo da Educação Física.
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    Avaliação da aprendizagem: superando desafios na educação física escolar durante o ensino remoto emergencial
    (2023-05-04) Almeida, Isabella Maria França Severo de; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185
    Este estudo tem como objetivo analisar a prática avaliativa da Educação Física (EF) escolar durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), verificando quais foram as estratégias de avaliação utilizadas na prática pedagógica e ressaltando os principais desafios e possibilidades encontrados para avaliar a aprendizagem dos estudantes em um contexto remoto. A pesquisa foi orientada por uma abordagem qualitativa e realizada a partir do método da pesquisa-ação, pretendendo compreender as estratégias utilizadas para superar os desafios da avaliação da aprendizagem na EF escolar durante o ERE. Para tanto, foram consideradas as práticas avaliativas do componente curricular EF, ocorridas durante o ERE, no 3º bimestre do ano letivo de 2021, numa turma do 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma Escola Pública Federal, mediante observações e intervenções realizadas para a disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório III, do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A partir dos estudos, foi possível perceber o quanto a avaliação da aprendizagem é um processo complexo e como ela torna-se ainda mais complexa quando trazida para a EF escolar, devido às especificidades e a dificuldade da área em se legitimar como um componente curricular na escola. Contudo, constatou-se com a pesquisa, que é possível superar os desafios da avaliação já existentes, além dos decorrentes do ERE, utilizando-se de estratégias como a diversificação de técnicas, instrumentos e critérios para avaliar a aprendizagem dos estudantes, considerando-os sujeitos diversos, com diferentes habilidades cognitivas, afetivas e socioculturais. Portanto, a pesquisa veio colaborar para o desenvolvimento dos conhecimentos acerca da avaliação da aprendizagem na EF escolar no ensino remoto, mostrando as possibilidades de planejar e realizar uma prática avaliativa com intencionalidade nesse contexto, uma avaliação que avalie de forma contínua, processual, qualitativa e que, sobretudo, considere o aluno como um ser integral, compreendendo-o em sua totalidade e a partir da sua realidade, e mais, que esteja fundamentada em teorias e metodologias consolidadas, como a Pedagogia Histórico-Crítica e a Crítico-Superadora.
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    Breaking e juventudes: um diálogo possível na educação física escolar
    (2019-11-26) Barboza, Carlos Eduardo de Sousa; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/3710306958133168
    A sociedade atual não enxerga a juventude enquanto juventude(s). Rotula e percebe essa idade apenas como um dado biológico e não leva em consideração os aspectos culturais que diferenciam os jovens, criando um padrão de jovem perfeito de acordo com a mídia. Desta forma, se mostra necessário ao professor de Educação Física, levar em consideração as particularidades presentes na vida desses jovens. Tratando-se da cultura Hip-Hop (movimento de luta e resistência), e especificamente da dança Breaking nas aulas de Educação Física, é possível trata-lo pedagogicamente, dando ao jovem as condições para se apropriar do conteúdo dança na Educação Física Escolar.
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    Cultura corporal e infância: o lazer como resistência na comunidade
    (2019-12-11) Lima, Ana Tércia Silva de; Paiva, Andréa Carla de; Silva, Joanna Lessa Fontes; http://lattes.cnpq.br/3516424517958161; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/0441300997949614
    A definição do tema do lazer para esta monografia se deu através das experiências obtidas no projeto de extensão da UFRPE, realizado na comunidade Vila Nova Tatuoca – Cabo de Santo Agostinho/PE. A partir da temática do lazer como foco para o levantamento de indagações, investigou-se como a Educação Física pode contribuir para a formação do acervo cultural e de lazer da população infantil de uma comunidade rural, inseridos em determinado contexto urbano precarizado, implicando na desconfiguração de seu modo de vida. O presente estudo tem como objetivo compreender a relação existente entre cultura corporal e a infância na comunidade Vila Nova Tatuoca, identificando os conceitos em torno das infâncias, e reconhecendo a perspectiva da educação para o lazer como possibilidade de fortalecimento e manutenção da memória coletiva da comunidade. Para tanto, optamos pela pesquisa de caráter qualitativo, especificamente pela pesquisa-ação desenvolvida em contato direto com a comunidade, cuja análise dos dados se referiu à análise de conteúdo. Durante o estudo, percebemos uma gradual evolução positiva em relação às questões de auto-organização e cooperação entre as crianças em suas atividades de lazer, na criação de novos jogos e brincadeiras que foram incorporados a seu acervo cultural, através do projeto de extensão. Ao mesmo tempo, a comunidade de Tatuoca, bem como tantas outras que passam por situação de expropriação, precisam manter resistência diante das drásticas mudanças negativas em seu modo de lazer nessa nova realidade social urbana, em comparação ao meio rural ao qual pertenciam anteriormente.
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    Educação física e adolescência: características e contexto da socialização na escola
    (2025-03-14) Batista, Thiago de Almeida Souto; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/2189096877147412
    A presente pesquisa tem como objetivo compreender as contribuições da educação física escolar na socialização dos estudantes do ensino médio. Buscamos também compreender as características dos estudantes do ensino médio e identificar como a educação física escolar contribui para a socialização. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa, onde foi possível averiguar o que autores discutem sobre o tema da socialização nas aulas de educação física na fase da adolescência. Conseguimos definir que a educação física escolar passou por diversas transformações ao longo da história, moldando os sujeitos às necessidades da sociedade em cada época. Estabelecemos o que é ser adolescente na visão da Psicologia Sócio-Histórica/Psicologia Histórico-cultural para elucidar como as interações sociais influenciam o adolescente e como ele age perante a essa dinâmica. Por último, determinamos como a educação física escolar se relaciona com a socialização dentro dos muros da escola. Se conclui que é importante, para a formação de professores, saber as características dos adolescentes e a forma que eles interagem, é evidente que é a fase do desenvolvimento humano onde ocorre o aumento da interação com o outro, é o fator primordial do desenvolvimento da identidade desses jovens e como eles atuam na sociedade.
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    Educação física escolar: analisando experiências do currículo cultural
    (2022-10-10) Sérvio, Thaís Silva; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/0563024919034233
    O presente trabalho tem como objetivo compreender a abordagem do Currículo Cultural da Educação Física na escola, identificando seus limites e possibilidades a partir do mapeamento e análise dos relatos de experiência do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar (GPEF) da Universidade de São Paulo (USP). Consideramos que o currículo escolar da Educação Física perpassa por diferentes concepções, desde os currículos tradicionais, passando pelo currículo crítico, chegando ao pós-crítico. O Currículo Cultural da Educação Física considerado pós-crítico e baseado nos Estudos Culturais e Multiculturalismo, busca compreender a cultura corporal a partir das produções culturais da sociedade e das diferenças dos sujeitos. Sendo assim, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo documental, a partir da análise de relatos de experiência desenvolvidos por professores e professoras do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar (GPEF) da Universidade de São Paulo (USP), sendo este, o principal grupo que se debruça ao estudo dessa temática, com o intuito de identificar possíveis limites e possibilidades em seus procedimentos didáticos, que nesta abordagem é entendido como Encaminhamentos Pedagógicos. Concluímos que, o Currículo Cultural da Educação Física, tem muito a acrescentar a área, ainda que com algumas limitações.
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    Educação Física escolar: uma análise da temática luta na produção do GTT Escola/CBCE
    (2023-09-18) Souza, Ricardo Lima de; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/0663522226250388
    Essa pesquisa tem como objetivo analisar o ensino da temática luta nas aulas de Educação Física, verificando suas possibilidades pedagógicas a partir dos estudos publicados nos anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte disponíveis no site do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, apresentados nas edições dos últimos cinco anos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfico-documental, de natureza qualitativa. A análise foi realizada a partir dos estudos apresentados nas últimas três edições do referido Congresso, que compreendem o período de 2017 a 2021. Como critérios de inclusão da análise foram destacados estudos que relatam sobre o ensino da luta nas aulas de Educação Física Escolar a partir da prática pedagógica do (a) professor (a) de Educação Física. Foram identificados trinta trabalhos sobre o conteúdo, porém, na especificidade desta pesquisa, foi delimitado que o contexto da prática pedagógica atenderia aos objetivos do estudo em torno do campo de intervenção do (a) professor (a). Assim, onze trabalhos se enquadraram nos critérios de inclusão e análise desta pesquisa. Após análise, foi possível compreender o que dizem os estudos sobre o ensino de luta nas escolas, a partir da prática pedagógica do (a) professor (a) de Educação Física, e perceber que tem havido avanços no que concerne a efetivação de propostas para o ensino do conteúdo Luta no âmbito da Educação Física escolar. Porém, este processo se dá de forma gradual devido aos fatores que ainda interferem na intervenção pedagógica e que, por vezes, são vistos como restritivos da prática do professor(a). Destaca-se que as pesquisas apresentadas nas edições do congresso abrangem uma gama de intervenções, que vão desde o nível teórico até o prático, sugerindo a existência de uma relação relevante entre a pesquisa teórica e aplicação prática no contexto do ensino de lutas. Essa tendência sugere que as experiências relacionadas ao conteúdo de lutas exercem um papel significativo na consolidação e legitimação deste conteúdo no ambiente escolar.
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    Muitas são as saídas de jogo: experiências de capoeira em uma escola da Rede Municipal do Recife
    (2024-09-24) Lôbo, Maria Eduarda César; Paiva, Andréa Carla de; Cordeiro, Izabel Cristina de Araujo; http://lattes.cnpq.br/0905745064754853; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185
    Apesar da nítida relação entre a formação da sociedade brasileira e a capoeira, ainda são escassos os estudos acadêmicos e, mesmo com os projetos da Secretaria de Educação e as Leis que garantiriam o acesso à arte, raros são os espaços formais de educação que se permitem ou conseguem abrigar tal manifestação cultural para dentro dos seus muros. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as contribuições da capoeira na educação escolar para a formação humana, e os objetivos específicos de identificar a capoeira como manifestação cultural, apresentar as experiências vividas com a capoeira sob o olhar da animação cultural e discutir procedimentos didáticos para o ensino da capoeira para as crianças. Trilhando o caminho da sistematização da experiência vivida numa escola municipal da cidade do Recife, tal experiência norteou procedimentos didáticos diferentes, cobertos de ludicidade. Levando-nos a concluir que da mesma forma que a academia não valoriza os saberes populares, os adultos não valorizam os saberes infantis, e quando um saber cala o outro, temos um saber empobrecido, logo, incompleto. Neste sentido, a pesquisa se desdobra em fomentar não apenas procedimentos didático-metodológicos para ensinar capoeira para crianças, mas também nos ajuda a refletir sobre como podemos engrandecer nossos saberes sem perder o brilho no olhar.
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    O ensino do jogo nas aulas de educação física no ensino médio: uma experiência no Programa Residência Pedagógica
    (2024-09-24) Silva, Edla Camila Pereira Santos Cândido da; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/6306987490945390
    O presente trabalho é fruto de uma experiência vivida como residente do Programa de Residência Pedagógica (PRP), que é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Esta vivência aconteceu em uma Escola de Referência de Ensino Médio da Rede Estadual de Pernambuco. Traçamos como objetivo, compreender a sistematização do conteúdo jogo nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, reconhecendo a especificidade da Educação Física na escola e o jogo como conteúdo nas aulas, descrevendo a experiência do ensino do jogo nas aulas de Educação Física. Sabemos que a organização dos conhecimentos ofertados na escola é feita de forma sistematizada através dos componentes curriculares responsáveis por abordar pedagogicamente os conhecimentos específicos de cada área e que deverão ser estudados na instituição escolar. Desse modo, utilizamo-nos da abordagem qualitativa, na busca de compreender, interpretar e dialetizar o objeto de investigação, considerando que sua matéria-prima é composta de um conjunto de substantivos que se complementam: experiência, vivência, senso comum e ação. Optamos, portanto, por um estudo descritivo do tipo relato de experiência. Diante dos resultados obtidos, apontamos a relevância do jogo enquanto conteúdo nas aulas de Educação, sobretudo no Ensino Médio, desconstruindo a percepção de que os estudantes deste ano de escolarização têm interesse pela temática quando são resgatados o sentido e significado da atividade para a formação.
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    O impacto da infraestrutura nas aulas de educação física na rede pública de ensino do município do Jaboatão dos Guararapes
    (2021-02-25) Silva, Rafael Farias da; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185
    O presente estudo tem como objetivo analisar a prática pedagógica dos professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino do Jaboatão dos Guararapes - PE, frente à ausência de espaços adequados para realização de aulas. Sendo assim, traçamos como objetivos específicos: descrever os espaços físicos utilizados pelos professores de EF; reconhecer os limites e possibilidades do trato com o conhecimento nas aulas de Educação Física. O interesse pelo estudo parte das experiências ocorridas durante a formação acadêmica no curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na qual tivemos a oportunidade através da disciplina de Estágio Supervisionado de acompanhar o trabalho pedagógico realizado por alguns professores em unidades educacionais do Estado. Percebemos nesses locais que os planejamentos das aulas de Educação Física são frequentemente adaptados e readaptados, muitas vezes por falta de estruturas no tocante a espaços e equipamentos, ou até mesmo inalterados, ficando suas práticas, devido às condições de trabalho do professor, passível e restrita a prática do “rolar bola”. Vimos e sentimos ao intervir, quão desafiador é o trabalho do professor no seu dia a dia, frente à ausência de espaços adequados e de recursos para ministrar suas aulas e como esses elementos são importantes, pois sua falta compromete direta e indiretamente o trabalho pedagógico do professor de Educação Física. O percurso metodológico desta pesquisa foi balizado pelas seguintes orientações: tratou-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, que teve como instrumento de coleta dos dados, das transcrições das falas dos participantes do vídeo-denúncia, realizado pelo Sindicato de trabalhadores em educação do Jaboatão dos Guararapes-PE, do qual trouxeram elementos que foram interpretados, e dessa forma, contribuíram para reconhecer os limites da prática pedagógica no cotidiano da escola. As interpretações foram construídas a partir da triangulação dos grupos de análises, com a transcrição das falas dos participantes da denúncia, da seleção dos eventos críticos e com o referencial teórico utilizado no estudo.
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