E-book como recurso didático para o ensino de biologia: ênfase no sistema digestório dos vertebrados
Nenhuma Miniatura Disponível
Data
2025-05-06
Autores
Lattes da Autoria
Orientação Docente
Lattes da Orientação Docente
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Com o aperfeiçoamento da tecnologia, a dinâmica no âmbito educacional vem se transformando. Atualmente, materiais digitais e visualmente atrativos são preferidos, caracterizando-se, nesse contexto, o e-book. Ademais, no ensino de Biologia, esse recurso é bastante utilizado, ajudando a otimizar, sobretudo, o tempo de estudo. Aliado a isso, esta pesquisa buscou mostrar a eficiência do e-book sobre o Sistema Digestório nos estudos durante a fase do pré-vestibular. Para tanto, foi elaborado um e-book na plataforma CANVA e, posteriormente, realizada sua divulgação na rede social Instagram, no perfil Bizu de Biologia (@bio.zu), e em dois grupos do WhatsApp. Juntamente com a divulgação do livro digital, foi disponibilizado um Formulário Google para a captura de dados dos participantes e consumidores do material. Diante disso, em relação aos dados obtidos, constatou-se uma enorme satisfação em relação à estrutura do material, com ênfase no conteúdo (clareza e profundidade). Além disso, ficou evidente que a forma como o assunto é organizado ao longo do material, principalmente com o complemento de exemplos e ilustrações, contribui significativamente para a efetividade do e-book nos estudos para o vestibular. Dito isso, comprovou-se que o e-book é uma potente ferramenta de estudo, principalmente no cenário educacional atual, e que a utilização de recursos visuais atrativos, bem como de uma linguagem clara e objetiva, são fatores que tornam a aprendizagem mais significativa e eficiente, permitindo que os estudantes alcancem o seu objetivo: a aprovação em uma universidade.
Resumo em outro idioma
With the advancement of technology, the dynamics within the educational field have been transforming. Currently, digital and visually attractive materials are preferred, with e-books becoming prominent in this context. Moreover, in Biology education, this resource is widely used, helping to optimize study time, especially. In addition, this research aimed to demonstrate the effectiveness of the e-book on the Digestive System during the pre-university preparation phase. An e-book was created using the CANVA platform and subsequently promoted on the Instagram page Bizu de Biologia (@bio.zu) and in two WhatsApp groups. Along with the promotion of the digital book, a Google form was made available to collect data from participants and consumers of the material. As a result, based on the data obtained, a high level of satisfaction was observed regarding the structure of the material, particularly emphasizing the clarity and depth of the content. Furthermore, it became clear that the way the subject matter is organized throughout the material—especially with the addition of examples and illustrations—greatly contributes to the effectiveness of the e-book in preparation for university entrance exams. Therefore, it was confirmed that the e-book is a powerful study tool, especially in the current educational context, and that the use of attractive visual resources, as well as clear and objective language, are factors that make learning more meaningful and effective, enabling students to achieve their goal: admission to a university.
Descrição
Referência
LIMA, Paolla Ribeiro. E-book como recurso didático para o ensino de biologia: ênfase no sistema digestório dos vertebrados. 2025.16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.
Identificador dARK
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como openAccess

