Letramento matemático: práticas e desafios dos professores do 6º ano do ensino fundamental

Nenhuma Miniatura Disponível

Data

2025-05-10

Orientação Docente

Lattes da Orientação Docente

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a compreensão dos professores de matemática do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal da cidade de Toritama-PE sobre o letramento matemático, identificando as estratégias didáticas que utilizam em sala de aula para promovê-lo, bem como os principais desafios enfrentados nesse processo. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), letramento matemático é a capacidade de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente. É essencial criar um ambiente de aprendizagem, onde os alunos se sintam à vontade para discutir, questionar e explorar diferentes estratégias. A pesquisa foi desenvolvida com três professores de matemática atuantes no 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Toritama/PE. A produção dos dados foi realizada por meio de entrevistas com perguntas abertas e respostas registradas no diário de bordo do investigador. Os dados apontam que é essencial que o professor crie um ambiente de aprendizagem construtivo, onde os alunos se sintam à vontade para discutir, questionar e explorar diferentes estratégias. Apontam ainda, para a importância de utilizar recursos didáticos diversificados e de tecnologias para desenvolver habilidades e contribuir na compreensão do letramento matemático, para que possam facilitar o ensino e tornar as aulas mais dinâmicas.

Resumo em outro idioma

This work aims to analyze the understanding of mathematics teachers in the 6th year of Elementary School at a municipal school in the city of Toritama-PE about mathematical literacy, identifying the teaching strategies they use in the classroom to promote it, as well as the main challenges faced in this process. According to the National Common Curricular Base (BNCC), mathematical literacy is the ability to reason, represent, communicate and argue mathematically. It is essential to create a learning environment where students feel comfortable discussing, questioning and exploring different strategies. The research was developed with three mathematics teachers working in the 6th year of elementary school at a municipal school in Toritama/PE. Data collection was carried out through interviews with open questions and answers recorded in the investigator's logbook. The data shows that it is essential for the teacher to create a constructive learning environment, where students feel comfortable to discuss, question and explore different strategies. They also point to the importance of using diverse teaching resources and technologies to develop skills and contribute to the understanding of mathematical literacy, so that they can facilitate teaching and make classes more dynamic.

Descrição

Referência

SANTOS, Isaque Pedro dos. Letramento matemático: práticas e desafios dos professores do 6º ano do ensino fundamental. 2025. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.

Identificador dARK

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como openAccess