Reflexões sobre autoestima e aprendizado de língua inglesa no ensino médio da rede pública de Pernambuco a partir da práxis
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2025-04-15
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Resumo
O aprendizado de língua inglesa em escolas públicas tem sido discutido há muitas décadas, visto que o processo de aprendizagem e o ambiente escolar, muitas vezes, são questionáveis do ponto de vista da eficácia ao que é proposto. Considerando a tímida habilidade dos alunos de escola pública com o idioma, percebe-se uma resistência ao estudo evidenciada em questionamentos diários feitos em sala de aula que revelam ideias pré-concebidas que trazem prejuízo à performance desses discentes. A associação entre a aprendizagem de língua inglesa e a autoestima dos estudantes, assim como crenças internalizadas e perceptíveis através de frases constantemente proferidas durante as aulas permitiram a reflexão aqui presente. Para este estudo foi feita uma breve revisão da literatura sobre o assunto (Autoestima, motivação, [pré-]concepções sobre aprendizagem de língua inglesa etc.) e buscou-se relacionar essa base teórica com os dados compilados ao longo de um período de nove meses em um diário reflexivo docente acerca de aulas realizadas e interações espontâneas com discentes. Conclui-se que parece haver uma relação entre a falta de motivação para estudar inglês e concepções equivocadas sobre a capacidade do discente e como, onde e por que se deve estudar esse idioma.
Resumo em outro idioma
English language learning in public schools has been discussed for many decades, since the learning process and the school environment are often questionable from the point of view of the effectiveness to which it is proposed. Considering the timid ability of public school students with the language, it is noticed a resistance to study which is evidenced in daily questions made in classroom that reveal preconceived ideas that bring harm to the performance of these students. The association between English language learning and students' self-esteem, as well as internalized and perceptible beliefs through phrases constantly spoken during classes allowed the reflection that is presented here. For this study, a brief literature review on the subject was made (Selfesteem, motivation, [pre-]conceptions about English language learning etc.) with the objective of relating this theoretical basis with the data compiled over a period of nine months in a reflective teaching diary about classes and spontaneous interactions with students. It is concluded that there seems to be a relationship between the lack of motivation to study English and misconceptions about the student’s ability and how, where and why this language should be studied.
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SILVA, Vanessa de Araújo. Reflexões sobre autoestima e aprendizado de língua inglesa no ensino médio da rede pública de Pernambuco a partir da práxis. 2025. 12f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos da Linguagem e Formação Docente) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.
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