Os contos no processo de aquisição da língua espanhola: estrutura linguística e cultural

Nenhuma Miniatura Disponível

Data

2024-12-21

Orientação Docente

Lattes da Orientação Docente

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho tem como objetivo explorar o uso de contos no ensino da língua espanhola, com foco na aquisição linguística e no desenvolvimento de uma consciência crítica cultural nos alunos. Para isso, são utilizados como referencial teórico os princípios de Krashen (1985) sobre a aquisição de línguas e as ideias de Vygotsky (1986) sobre a mediação social no aprendizado, para compreender o papel do professor como mediador entre o conteúdo e o aluno e ressaltar a importância da exposição do estudante a um ambiente com recursos diversos para estimular a aquisição do conhecimento. O estudo destaca que o contexto social e cultural do aluno, sua motivação pessoal e as estratégias pedagógicas influenciam diretamente na internalização da língua e na construção da consciência intercultural. A análise de atividades que utilizam as obras “Una carta a Dios”, de Gregorio López y Fuentes, e “El árbol de oro”, de Ana María Matute, busca compreender como o contato com contos contribui para o desenvolvimento linguístico e cultural dos alunos, além de estimular uma reflexão crítica sobre temas universais como fé, esperança e valores humanos.

Resumo em outro idioma

Este trabajo tiene como objetivo explorar el uso de cuentos en la enseñanza de la lengua española, con énfasis en la adquisición lingüística y en el desarrollo de una conciencia crítica cultural en los estudiantes. Para ello, se utilizan como referente teórico los principios de Krashen (1985) sobre la adquisición de lenguas y las ideas de Vygotsky (1986) sobre la mediación social en el aprendizaje, con el fin de comprender el papel del profesor como mediador entre el contenido y el alumno y resaltar la importancia de exponer al estudiante a un ambiente con recursos diversos para estimular la adquisición del conocimiento. El estudio destaca que el contexto social y cultural del alumno, su motivación personal y las estrategias pedagógicas influyen directamente en la internalización de la lengua y en la construcción de la conciencia intercultural. El análisis de actividades que utilizan las obras "Una carta a Dios", de Gregorio López y Fuentes, y "Un árbol de oro", de Ana María Matute, busca comprender cómo el contacto con cuentos contribuye al desarrollo lingüístico y cultural de los estudiantes, además de estimular una reflexión crítica sobre temas universales como la fe, la esperanza y los valores humanos.

Descrição

Referência

SILVA, Ilanna Myrella Matias de Lima e. Os contos no processo de aquisição da língua espanhola: estrutura linguística e cultural. 2025. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos da Linguagem e Formação Docente) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.

Identificador dARK

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como openAccess