Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)

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    Stop-Motion no ensino de astronomia: uma ferramenta para o estudo da lua nos anos finais do ensino fundamental
    (2022-06-15T03:00:00Z) Galvão, Carla Karine Gomes; Costa, Erivelton Façanha da; Lira, Rafael Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4601784121439123; http://lattes.cnpq.br/3172320169963464; http://lattes.cnpq.br/0796057995545047
    As animações são populares entre crianças, jovens e adultos, podendo servir como recurso tecnológico para o ensino-aprendizagem. O Stop-motion é uma técnica de animação que pode ser desenvolvida em sala de aula. No ensino de Astronomia, há uma certa dificuldade de compreensão por parte dos alunos de como ocorre a dinâmica espacial. Os professores de ciências, por outro lado, sentem a necessidade de realização de capacitação específica quando o tema é Astronomia. Portanto, este trabalho propõe o uso da animação em Stop-motion para o estudo e construção de conhecimento relacionado à Lua através da sugestão de uma oficina de animação, na qual os alunos devem produzir um pequeno filme em Stop-motion que simula os movimentos lunares. A metodologia da pesquisa consiste no levantamento bibliográfico sobre a aplicação do Stop-motion no ensino de Astronomia e produção de animação em Stop-motion sobre o lado oculto da Lua, com a proposta de uma oficina didática em formato híbrido (EaD e presencial). O trabalho pretende contribuir para a transformação do ensino de Astronomia a partir dos anos finais do Ensino Fundamental, com o desenvolvimento de dois produtos educacionais: uma sequência didática como sugestão de oficina de produção de um filme relacionado aos movimentos lunares, e o próprio filme produzido em Stop-Motion.
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    Movimento aparente do sol na perspectiva do desenho universal para a aprendizagem: construção de um produto educacional para a inclusão escolar
    (2022-06-17T03:00:00Z) Dias, Thayná Cristina Dias e; Sitko, Camila Maria; http://lattes.cnpq.br/2331702615842280; http://lattes.cnpq.br/2125324086179354
    O ensino de Astronomia é sempre motivo de muitas curiosidades entre as crianças, especialmente quanto à utilização de materiais concretos para explicações astronômicas. No entanto, como essa área de conhecimento utiliza geralmente recursos visuais e seu ensino ainda é pouco explorado na educação formal, as crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, são não contemplados na aprendizagem dos conhecimentos sobre nosso Universo. Por isso, este trabalho tem como objetivo elaborar um produto educacional com os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) em relação ao movimento aparente do Sol, para uso nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia adotada é qualitativa, utilizando os sete princípios do DUA para a criação do material tem-se o foco na minimização da exclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas em assuntos que envolvam a Astronomia, criando várias possibilidades de atividades para o mesmo assunto, tendo com isso, a flexibilidade no ensino. Como proposta de estratégia de ensino vislumbrou-se a possibilidade de trabalhar com os 3 momentos pedagógicos. Espera-se que esta proposta sirva de base para mais produtos educacionais que visem a participação de todos os alunos e não apenas de um aluno com características específicas como aluno com deficiência visual, surdez, entre outras.
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    Análise da abordagem do conteúdo sistema solar no 9º ano do ensino fundamental (anos finais) na fala de professores
    (2022-07-30T03:00:00Z) Almeida, Jeferson José dos Santos; Gonçalves, Paula Cristina da Silva; http://lattes.cnpq.br/6221874223227758; http://lattes.cnpq.br/8515312342571982
    O presente trabalho tem como objetivo analisar a didatização da abordagem do conteúdo Sistema solar a partir da fala de dois professores de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental (Anos Finais). Para isso, propusermos aos docentes um formulário com 8 questões dissertativas, com intuito de identificar os desafios da abordagem do conteúdo Sistema Solar. Após a análise, foi possível depreender que existem desafios semelhantes e específicos encarados por ambos professores. Nessa perspectiva, buscamos refletir em possíveis propostas didáticas e metodologias com objetivo de tentar auxiliar os professores e diminuir os problemas vivenciados por eles. A pesquisa está ancorada nos pressupostos teóricos defendidos por Langhi e Nardi (2005), Lima (2018), Hetem & Pereira (2010) e Gomes (2017), também, a BNCC (2017) os PCN Ciências (1997) e o Currículo de Pernambuco (2019). Ainda utilizamos as contribuições intelectuais de Cecatto (2011), Picazzio (2014), Borges e Hyoshida (2018) e França et al. (2017). O corpus do trabalho é constituído da fala de um professor da rede particular de ensino e o outro da rede pública estadual, ambos do município de Itaquitinga – PE. A partir da fala dos professores, foi possível interpretar que ambos sentem dificuldades metodológicas provenientes das suas formações acadêmicas, pois, eles alegam que não foram orientados para lecionar Sistema Solar e assuntos que remetem à Astronomia na Educação Básica. Além disso, um dos professores declarou que faltam subsídios tecnológicos na sua escola e isso, para ele, acarreta uma dificuldade na mediação do conteúdo. Nesse prisma, buscamos metodologias e propostas didáticas que contornem os problemas apresentados pelos docentes e percebemos que dentre as perspectivas por nós investigadas, as que oferecem melhor aplicabilidade tendo em vista a realidade encaradas pelos docentes entrevistados são as que privilegiam uma abordagem lúdica do conteúdo.