Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Softwares e aplicativos para o ensino de astronomia e suas possibilidades interativas: um guia didático para professores(2022-06-21T03:00:00Z) Costa, André Luis Pereira; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352Este trabalho apresenta as possibilidades de uso de softwares e aplicativos no ensino de Astronomia, com destaque as informações técnicas e pedagógicas, que muitas vezes não chegam até o professor. Para oportunizar ao professor conhecer mais essas ferramentas digitais e proporcionar uma aprendizagem significativa, o estudo teve como principal objetivo produzir um guia didático, como um instrumento de mediação pedagógica, contendo softwares e aplicativos para serem utilizados no ensino de Astronomia. A pesquisa contemplou uma abordagem qualitativa. O universo de estudo envolveu uma busca na internet, através de trabalhos publicados, sites e lojas de aplicativos para dispositivos móveis, através da definição de critérios, que viabilizou a escolha dos aplicativos para constar no guia didático. Os documentos oficiais norteadores da construção dos currículos escolares foram levados em consideração em toda a construção do guia didático. Os aplicativos escolhidos para comporem o produto educacional foram o Daff Lua, o Star Walk 2 e o Stellarium. A análise propôs uma avaliação dos aplicativos, apresentando fatores, tais como: tipo de dispositivo; sistema operacional; tipo de licença; necessidade de acesso à internet; uso de hardware e nota média de avaliação. Observou-se as potencialidades desses recursos digitais para a utilização no ensino de Astronomia, nos diversos níveis de educação, propiciando um ambiente mais interativo, lúdico e facilitador da aprendizagem.Item O uso da tecnologia na divulgação da astronomia(2022-06-09T03:00:00Z) Andrade, Laércio Nunes de; Fonseca, Nara Nancy Nascimento; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/1906415060076742; http://lattes.cnpq.br/6468663923367555Item AstroGestor, um aplicativo checklist(2022-06-15T03:00:00Z) Costa, José Iago Matheus Barbosa; Coutinho, Nicolle Cabral; Miranda, Antonio Carlos da Silva; Leão, Renata Sá Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9253144963508579; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/8777428923521869; http://lattes.cnpq.br/4536582058890010Estudar Astronomia é uma tarefa interdisciplinar, que envolve diversas áreas das ciências. Durante as etapas da Educação Básica, o contato com essa disciplina pode despertar nos jovens o interesse por carreiras profissionais ligadas à Ciência e Tecnologia. Apesar de sua importância, o ensino de Astronomia nas escolas ainda se encontra deficitário, seja pela falta de observação do céu noturno como atividade prática, seja pela má formação dos professores. Diante do posto, a criação de clubes de Astronomia colabora com o ensino-aprendizagem em sala de aula, proporcionando atividades diversas que provoquem nos participantes o pensamento crítico-reflexivo e ajuda com a formação da cidadania. O presente trabalho objetiva a criação de aplicativo para plataforma móvel como produto educacional que venha a ser utilizado por criadores/gestores de clubes de Astronomia. Foi executado um aplicativo do tipo checklist, com o qual o gestor do clube, mesmo que iniciante na tarefa, tenha uma orientação e suporte para a aplicação de cada atividade, etapa por etapa, sobre o funcionamento de um clube de Astronomia. O aplicativo foi produzido através da plataforma MIT App Inventor, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, uma ferramenta de programação que o programador pode construir aplicativos por blocos sem que para isso seja necessária formação em computação. Espera-se que o aplicativo chamado “AstroGestor” desenvolvido fique disponível e gratuito a todos os interessados em criar clubes de Astronomia no Brasil, podendo atuar como um bloco de tarefas eletrônico e de fácil acesso, que possa auxiliar os indivíduos nos procedimentos de atividades de clubes de Astronomia.Item Desenvolvimento e utilização de aplicativos para ensino de astroquímica(2022-06-09T03:00:00Z) Silva, José Ewerton da; Henrique, Mariana Alves; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/3375067276397113; http://lattes.cnpq.br/6546177378625414Compreender o Universo que nos cerca é um grande desafio e é por meio da educação que podemos interagir com essa realidade. Despertar o interesse de alunos por Ciências como a Astroquímica tem sido um desafio e a falta de conhecimento nessa área vem trazendo consequências para nossa sociedade, pois é através da Astroquímica que temos conhecimento que o espaço está repleto de moléculas e que muitas moléculas do planeta Terra foram formadas no espaço. A astroquímica é uma ciência multidisciplinar que estuda os átomos, as moléculas e as reações químicas no espaço sideral, bem como compreender a evolução e composição química do universo, os fenômenos químicos que se dão no espaço. Tendo em vista essas dificuldades, o presente trabalho tem como objetivo elaborar uma estratégia didática para utilização de um aplicativo no processo de ensino e aprendizagem da Astroquímica. Atualmente, o uso de tecnologias digitais (TD) vem cada vez mais se popularizando e muitas pessoas têm acesso a smartphones e internet tornando esse recurso ainda mais acessível para fins educativos no processo de ensino aprendizagem. O aplicativo desenvolvido, denominado AstroQuímica, foi criado com auxílio da plataforma “fábricas de aplicativo” conhecido como Fabapp. O AstroQuímica é um aplicativo de conhecimentos químicos relacionados com a Astronomia que objetiva disponibilizar conteúdos e curiosidades sobre a Química do universo. No aplicativo, além de contribuir para o estudo dessa Ciência, o mesmo possibilita verificar seus conhecimentos com questões sobre Astroquímica. Com a finalidade de obter um resultado mais efetivo na resolução problemas enfrentado pelos professores da educação básica foi desenvolvida uma sequência didática (SD) como proposta de uso do aplicativo.Item Tecnologias digitais e metodologias ativas no ensino de astronomia(2022-06-16T03:00:00Z) Santos, Robson Alves dos; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/3132287799322332Mesmo fazendo parte da história da humanidade por cerca de 5000 anos, a ciência Astronomia acaba sendo ainda negligenciada por muitos. Ela está presente em disciplinas como ciências, geografia e física, mas não é abordada como uma área única. Muitos professores encontram dificuldades em lecionar temas astronômicos por não terem sido preparados em sua formação básica, muitos recorrem há livros diversos não possuem uma fonte única e acessível de informação. Com o avanço da tecnologia, a informação chega cada vez mais depressa para o usuário, a exemplo a utilização dos smartphones. As lojas de aplicativos contam com algumas aplicações que podem servir de base para o ensino de várias disciplinas escolares, mas não há uma ferramenta que concentre guias de aulas, roteiros de atividade prática e corpos celestes para observação ao longo do ano. Pensando nisso, o objetivo deste trabalho foi propor uma aplicação móvel capaz de auxiliar professores e estudantes no processo de ensino e aprendizagem da astronomia.
