Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)
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Item Uma sequência didática voltada para o estudo de asteroides e crateras de impacto(2022-06-18T03:00:00Z) Almeida Junior, Astério Pereira de; Ferro, Flávio Ferreira; Monteiro, Filipe Vieira de Melo; http://lattes.cnpq.br/2712939147694112; http://lattes.cnpq.br/8172784648129164; http://lattes.cnpq.br/3705669706812882Um dos principais pontos de interesse na astronomia é a compreensão dos Asteroides e Meteoros, a sua formação, localização e os perigos que podem representar ao nosso planeta e a nossa civilização. Ao longo da história percebemos evidências de impactos de grandes asteroides, tendo como prova as numerosas crateras presentes na superfície da Terra e outros planetas. Tais crateras, muitas vezes, são quase imperceptíveis, pois a vegetação, a erosão e outros efeitos alteraram a aparência dessas formações em nosso planeta. Neste contexto, foi desenvolvida uma sequência didática para o Ensino Médio utilizando diversos recursos pedagógicos com o intuito de fornecer ao aluno uma aprendizagem mais prazerosa e crítica acerca dos pequenos corpos do nosso Sistema Solar. Os conteúdos contemplados nesta sequência foram cuidadosamente selecionados, abordando temas fundamentais de astronomia para a compreensão do tema principal. Para tanto, alguns recursos tecnológicos são necessários, como os aplicativos de celulares, softwares para a localização e identificação de crateras de impacto na Terra, além de um datashow. Além disso, a problematização levantada no presente trabalho foi utilizada como um guia para elaboração da sequência didática, objetivando assim um maior envolvimento dos estudantes no processo de aprendizagem a partir de uma perspectiva crítica. Portanto, além de incentivar o engajamento dos estudantes do Ensino Médio para a Astronomia, essa sequência pode ser utilizada por outros professores conforme a necessidade e a realidade de cada instituição de ensino, podendo ser aplicada até mesmo para turmas do Ensino Fundamental. Por fim, o conhecimento do Sistema Solar em que vivemos é um importante passo para a formação científica e crítica dos alunos, que serão capazes de filtrar e interpretar notícias veiculadas em diferentes meios de comunicação sobre asteroides próximos da Terra, missões espaciais e crateras de impacto no Brasil e no mundo.
