07.1 - Caderno Ômega

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/74

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 8 de 8
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeito de Trichoderma no biocontrole de Myrothecium roridum e na germinação de sementes de melão e caracterização isoesterásica do antagonista
    (1997) Machado, Maria do Carmo Veloso; Menezes, Maria
    Seis isolados de Trichoderma: T. koningii (TI 5); T. harzianum (25); T. viride (TR2, TM, TF ET e TSM) aplicados individualmente e em mistura, dois a dois, foram testados no biocontrole de M. roridum, um novo patógeno causador de cancro na base da haste da planta e podridão de frutos de melão. A ação dos antagonistas foi avaliada através do tratamento de sementes por via úmida, empregando-se uma suspensão de esporos pelo método de aspersão e imersão. As avaliações foram efetuadas no 7º dia de incubação sendo calculada o efeito de Trichoderma sobre a inibição do crescimento de M. roridum, bem como observado a influência desses tratamentos sobre a germinação das sementes. De um modo geral, o efeito dos isolados de Trichoderma individualmente foi melhor na redução do crescimento de M. roridum do que a mistura dos isolados nos dois métodos aplicados. Os tratamentos por via úmida em ação individual não afetaram a germinação, o que não ocorreu na combinação de Trichoderma, que apresentou germinação deficiente. A caracterização dos isolados, através da análise eletroforética, mostrou comportamento semelhante com relação ao número de bandas de esterase, intensidade e mobilidade relativa entre os isolados; TR2, TPET, TSM e T25. O isolado TM, embora previamente identificado como T. viride tela morfologia, mostrou ser diferente com três bandas de esterase, enquanto os demais houve predominância de duas bandas, exceto T15 que apresentou apenas uma banda de esterase.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeito de espécies de Trichoderma no controle de fungos endofíticos em sementes de Mamona
    (1997) Assis, Tereza Cristina de; Menezes, Maria
    Sementes de quatro cultivares de mamona (Sipeal-28, Sipeal 06, Sipeal sm-2 e Amarela de lrecê-1) foram avaliadas quanto a presença de fungos endofíticos e a possibilidade de controle através do emprego dos isolados de Trichoderma: T. viride (TR2, TR3, TR4), T. harzianum (T.25), T. polysporum (T.11), T. Koningii (T.15). Em todas as cultivares estudadas o gênero Fusarium foi detectado em alta percentage, como Amarela de lrecê-1 (78,57%), Sipeal sm-2 (55,07), Sipeal-06 (10,96%) e Sipeal-28 (6,77%). Dentro do gênero, foram encontradas quatro especies: F. oxysporum, F. equiseti, F. semitectum e F. moniliforme. Estas espécies mostraram-se patogênicas quando inoculadas em plantas jovens de mamona, cultivar Sipeal-06. O tratamento das sementes com as espécies de Trichoderma spp. controlou os fungos endofíticos, mas em alguns casos, a germinação foi reduzida, principalmente, quando T. koningii foi aplicado. Entretanto, o isolado T. viride (TR4) não somente inibiu o crescimento dos fungos endofíticos de sementes de mamona, como também induziu uma melhor germinação, em relação aos demais Isolados do antagonista.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Ausência de transmissão por sementes do vírus do mosaico severo do caupi
    (1992) Assis Filho, Francisco Miguel de; Lima, José Albérsio de Araújo; Ribeiro, Gilvan Pio; Mariano, Rosa de Lima Ramos
    Estudou-se a possibilidade de transmissão do vírus do mosaico severo do caupi - CpSMV. "Cowpea Severe Mosaic Comovirus", através de sementes de seis cultivares de Vigna unguiculata, obtidas de plantas infectadas artificialmente em condições de campo e de casa-de-vegetação. Foram testadas 12.81 7 sementes pelos métodos sorológico, infectividade e plantio direto. Para o teste sorológico utilizaram-se macerados de pares de hipocóltilos, obtidos a partir de 11.120 sementes das cvs. BR 1- Poty, Carrapicho, Pitíuba, Sempre Verde, Seridó e TVu 2331 germinadas em papel toalha e testadas contra anti-soro específico para CpSMV através de dupla difusão em agar. O teste de infectividade foi realizado com 800 sementes das cvs. Carrapicho e Seridó, produzidas em campo, das quais foram dissecados o tegumento, cotilédones e eixo embrionário. Extrato obtido pela maceração em tampão fosfato de 5 unidades de cada uma das partes, foi inoculado em plântulas de caupi cv. Sempre Verde. em casa-de-vegetação, as quais foram observadas por 20 dias, visando verificar a ocorrência ou não de infecç8o viral. Para o plantio direto, 1.000 sementes de 'Carrapicho' e 'Seridó', produzidas em campo, foram postas a germinar em vasos plásticos contendo solo esterilizado, e as plantas observadas por 30 dias. Para confirmação dos resultados do plantio direto, testaram-se sorologicamente 10% das plantas contra anti-soro específico para CpSMV. Observou-se a ocorrência de manchas em sementes de algumas cultivares. A despeito destas alterações no tegumento, não se detectou a presença do vírus em nenhuma semente madura, indicando que o CpSMV não é transmitido através de sementes de caupi.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Uso de métodos físicos e químicos para a quebra de dormência em sementes de Guapuruvu (Schizolobium Parahibum (Vell) Blake)
    (1979) Lêdo, Álvaro Antônio Magalhães; Silva, José Antônio Aleixo da; Cândido, José Flávio
    O presente trabalho consta de uma revisão de literatura com relação a dormência de sementes de espécies florestais, bem como o emprego de métodos químicos e físicos para a quebra de dormência de guapumvu (Schizolobium parahibum (VELL) Bleke), visando apressar, incrementar e uniformizar sua germinação. Foram empregados doze métodos de quebre de dormência, incluindo a testemunha, distribuídos em blocos casualizados com quatro repetições, sendo que em cada tratamento foram utilizados cinqüenta sementes. Dentre os processos empregados para a quebra de dormência de guapuruvu, os que apresentaram melhores resultados foram o desponte da semente e imersão em água fervente por um minuto.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Tratamentos para quebra de dormência em tamboril Enterolobium Contortisiliquum
    (1978) Santos, Germi Porto; Silva, José Antônio Aleixo da; Lêdo, Álvaro Antônio Magalhães
    O trabalho teve por finalidade, testar a espécie em estudo à diversos tratamentos com ácido sulfúrico e água quente e verificar quais os efeitos destes tratamentos na porcentagem de germinação, verificada aos 21 dias após o semeio.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Influência do tamanho da semente no vigor, em mudas de Guapuruvu (Schizolobium parahyba)
    (1978) Lêdo, Álvaro Antônio Magalhães; Silva, José Antônio Aleixo da; Santos, Germi Porto
    Este trabalho foi efetuado visando verificar o efeito do tamanho das sementes sobre o vigor e desenvolvimento inicial de mudas de Guapuruvu, pois se sementes de maior tamanho produzirem mudas mais vigorosas, a simples operação de separação das sementes por classe de tamanho, eliminando-se as menores, conseqüentemente refletirá na obtenção de mudas sadias e vigorosas, traduzindo- se em crescimento mais rápido e maior produtividade. Para este estudo foi escolhida a essência Guapuruvu (Sohisolobium parahyba), por ser considerada uma das espécies nativas mais promissoras, devido a seu rápido crescimento e retilinidade do fuste, tendo aplicações em caixas, forros .pranchetas, palitos, canoas, aeromodelismo, brinquedos e utensílios que requerem madeira leve, porém resistente ao ataque de insetos. Além disso fonte promissora para fabricação de papel e laminados, de acordo com RIZZINI.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Uso de eletricidade e radiação gama na quebra de dormência em sementes de Guapuruvu (Schizolobium parahybum (Vell) Blake) e orelha de negro (Enterolobium contortisiliquum (Vell) Marong)
    (1977) Lêdo, Álvaro Antônio Magalhães
    0 presente trabalho teve mais especificamente, a finalidade de testar métodos empregando eletricidade em solução condutora e uso de radiação gama, para apressar, incrementar e uniformizar a germinação das sementes, nas duas espécies em foco. Verificar também se estes métodos tem viabilidade prática.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estudo anatômico do tegumento de semente de orelha de negro
    (1977) Lêdo, Álvaro Antônio Magalhães