07.1 - Caderno Ômega

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/74

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estabilidade e adaptabilidade de novos clones de cana-de-açúcar (Saccharum spp.) para a produção de colmos no Nordeste do Brasil
    (1992) Farias, Sérgio Oliveira; Lira, Mário de Andrade; Cavalcanti, Cláudio José Calábria
    Foram conduzidos dez ensaios de competição entre seta clones de cana-de-açúcar, com o objetivo de estudar o seu padrão relativo de adaptabilidade e estabilidade para a produção de colmos por hectare, na região canavieira dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, entre 1985 e 1988. Como ambientes foram considerados, isoladamente, os dois primeiros cortes de cada experimento, independentemente de local e ano agrícola, de forma a obter-se 20 ambientes distintos. Todos os experimentos seguiram o delineamento em blocos ao acaso. Os parâmetros de adaptabilidade e estabilidade foram estimados mediante a metodologia proposta por Cruz, Torres e Vencovsky (1989), que se baseia na regressão linear múltipla das produções médias de cada clone em cada ambiente sobre os índices ambientais. A maior parte da variação de ambientes/genótipos deveu-se aos efeitos lineares e o ajustamento dos dados ao modelo de regressão foi bom. Os resultados revelaram padrões de adaptabilidade e estabilidade diferenciados entre os clones. Os novos clones RB763710 e RB773703 apresentaram adaptabilidade geral e produtividade superior à da variedade mais cultivada em região, C845-3. O clone RB72454 apresentou boa adaptação e estabilidade em ambientes desfavoráveis. O clone RB773720 apresentou estabilidade moderada e adaptação específica a ambientes multo favoráveis.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Rendimento da cana-de-açúcar e propriedades dos solos da zona úmida costeira do Nordeste
    (1992) Ribeiro, Mateus Rosas; Halstead, Edward H.; Jong, E. de
    Correlações entre a produção de Cana-de-açúcar e características dos solos da Zona Úmida Costeira do Nordeste foram investigadas em áreas experimentais do Programa Nacional de Melhoramento da Cana-de-Açúcar (PLANALSUCAR) com o objetivo de identificar as propriedades determinantes da fertilidade natural e os níveis que devem ser considerados para o estabelecimento dos graus de limitações quanto a esta condição agrícola. Solos representativos das áreas foram coletados, analisados e juntamente com dados de produtividade, submetidos a uma análise de regressão múltipla. A capa cidade de troca de cátions (CTC) do horizonte B, o fósforo assimilável do horizonte A, e a percentagem de saturação por alumínio do horizonte B apresentaram correlações significativas com o rendimento da cana-de-açúcar, sendo consideradas as características mais importantes na avaliação das limitações por deficiência de fertilidade natural para a produção da cana-de-açúcar na região.