07.1 - Caderno Ômega
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Item Implementação da mudança no setor público: em busca de estratégias compatíveis(+, 1988) Fernandes, Carlos AlbertoUsa-se conceitos da teoria organizacional enfocando as lirnitac6es de sua utilização no contexto das organizações públicas dada a racionalidade intrínseca de seus modelos. Enfoca características dos principais condicionamentos de um processo de implementação da mudança organizacional apresentado um modelo baseado nos estudos de Tavistock e Michel Crozier que consideram além dos sistemas técnico e social, o sistema de poder. Específica ainda as estratégias de mudança organizacional que efetivamente venham facilitar as ações de implementação dá mudança em organizações atuantes no contexto do setor publicoItem Políticas públicas de financiamento rural na agro-industria sucro-alcooleira(1988) Levy, HenriqueAs Políticas Públicas de Financiamento Rural fazem parte da filosofia corporativista prevalecente no Estado brasileiro, que atinge e regula todas as relações econômicas da nação. O papel regulador do Estado brasileiro é a expressão dessa filosofia herdada da Revolução de 1930 e do Estado Novo de 1937, de Getúlio Vargas. Como exemplo prático, este artigo aponta a regulamentação da agroindústria sucro-alcoo!eira cujo embasamento corporativista foi instituído pela criação em 1933, do Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA) e pelo Estatuto da Lavoura Canavieira de 1941.Item Sistema de planejamento, pesquisa e ação(1988) Melo, Maria Ângela Campeio deApresenta-se uma reflexão sobre o planejamento, abordando o conflito "atores planejadores versus atores executores", e a ignorância das consequências das ações de implementação das políticas. Subjacente a esta dicotomia é identificada outra dualidade centrada na oposição "pesquisa-ação. Em seguida são abordadas concepções de planejamento como processo, a criação do conceito de "reticulado" com o mecanismo capaz de produzir os resultados desejados pelo planejamento público, e sua expansão, assim como o papel do pesquisador enquanto observador-participante no mesmo. Finalmente a pesquisa-ação é indicada como metodologia essencial à superação da dicotomia "planejamento versus execução", em virtude da mesma "preconizar - e possibilitar - a integração entre os componentes de pesquisa e de ação necessários ao desenvolvimento social". Complementarmente, a partir de uma situação, é sugerida a formação de um reticulado de planejamento, pesquisa e ação, sua metodologia e tarefas.Item Analise interorganizacional na implementação de políticas públicas para o setor rural(1988) Rodrigues, SelmaA implementação de políticas públicas de modo geral se faz através de um conjunto de organizações articuladas por intermédio de convênio, acordos e outros instrumentos. Os beneficiários da política não participam das decisões. Fatores individuais, organizacionais, interorganizacionais e ambientais produzem desvios entre as metas e os resultados. Sistemas informais são gerados pelas estratégias dos atores os quais se desenvolvem no espaço do sistema formal deformando-o ou incluindo-o num sistema mais amplo. Nesta dinâmica a construção planejada da realidade é um processo que produz resultados distanciados daqueles previstos pelos formuladores de metas e definidores de objetivos um quadro teórico para avaliação de políticas públicas não pode prescindir da abordagem interorganizacional baseada na ação concreta dos atores, nos fatores contextuais intra e interorganizacionais, nos diversos segmentos do ambiente e na adequação das políticas ao público meta.Item O papel do técnico no processo de planejamento sob o ângulo da participação: um problema de pesquisa(1988) Rios, Gilvando Sá LeitãoO problema de pesquisa é a participação na atividade de planejamento dentro da Superintendência do Desenvolvimento o Nordeste (SUDENE), isto é, no interior de uma administração pública. Pretende-se, a partir da observação da atividade técnica de planejamento, fazer-se inferências sobre a qualidade da participação existente e o papel desta no cumprimento daquela. Pretende-se estudar o "processo de planejamento". isto é. como e por quem são estabelecidas as prioridades, como e por quem são alocados os recursos financeiros, enfim, como e por quem são tomadas as decisões. O problema de pesquisa é construído a partir da distinção entre "participação nas decisões" e "participação na execução das decisões". Esta distinção é crucial, uma vez que é sua presumida ocorrência no universo dos técnicos que trabalham no planejamento na SUDENE, o problema de pesquisa. Problema na medida em que a suposta existência de uma estrutura administrativa rígida, dividida e hierarquizada (apesar das vantagens da especialização e da disciplina) seria muito mais propícia ao "ritualismo" conformista e estéril do que ao debate e ao surgimento de soluções alternativasItem Extensionista, comunicação participativa e objetivos organizacionais(1988) Halliday, TerezaOs objetivos organizacionais são apresentados como mecanismo de sobrevivência das agências de desenvolvimento rural enquanto o extensionista é considerado como elemento de ligação entre sua agência e a clientela a quem os serviços de extensão se dirigem. Defende uma maior participação ao extensionista na estrutura do poder organizacional das agências de extensão rural e uma melhor formação interdisciplinar desse profissional do desenvolvimento rural.