07.1 - Caderno Ômega
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Item Analise interorganizacional na implementação de políticas públicas para o setor rural(1988) Rodrigues, SelmaA implementação de políticas públicas de modo geral se faz através de um conjunto de organizações articuladas por intermédio de convênio, acordos e outros instrumentos. Os beneficiários da política não participam das decisões. Fatores individuais, organizacionais, interorganizacionais e ambientais produzem desvios entre as metas e os resultados. Sistemas informais são gerados pelas estratégias dos atores os quais se desenvolvem no espaço do sistema formal deformando-o ou incluindo-o num sistema mais amplo. Nesta dinâmica a construção planejada da realidade é um processo que produz resultados distanciados daqueles previstos pelos formuladores de metas e definidores de objetivos um quadro teórico para avaliação de políticas públicas não pode prescindir da abordagem interorganizacional baseada na ação concreta dos atores, nos fatores contextuais intra e interorganizacionais, nos diversos segmentos do ambiente e na adequação das políticas ao público meta.Item Extensionista, comunicação participativa e objetivos organizacionais(1988) Halliday, TerezaOs objetivos organizacionais são apresentados como mecanismo de sobrevivência das agências de desenvolvimento rural enquanto o extensionista é considerado como elemento de ligação entre sua agência e a clientela a quem os serviços de extensão se dirigem. Defende uma maior participação ao extensionista na estrutura do poder organizacional das agências de extensão rural e uma melhor formação interdisciplinar desse profissional do desenvolvimento rural.Item Implementação da mudança no setor público: em busca de estratégias compatíveis(+, 1988) Fernandes, Carlos AlbertoUsa-se conceitos da teoria organizacional enfocando as lirnitac6es de sua utilização no contexto das organizações públicas dada a racionalidade intrínseca de seus modelos. Enfoca características dos principais condicionamentos de um processo de implementação da mudança organizacional apresentado um modelo baseado nos estudos de Tavistock e Michel Crozier que consideram além dos sistemas técnico e social, o sistema de poder. Específica ainda as estratégias de mudança organizacional que efetivamente venham facilitar as ações de implementação dá mudança em organizações atuantes no contexto do setor publicoItem O papel do técnico no processo de planejamento sob o ângulo da participação: um problema de pesquisa(1988) Rios, Gilvando Sá LeitãoO problema de pesquisa é a participação na atividade de planejamento dentro da Superintendência do Desenvolvimento o Nordeste (SUDENE), isto é, no interior de uma administração pública. Pretende-se, a partir da observação da atividade técnica de planejamento, fazer-se inferências sobre a qualidade da participação existente e o papel desta no cumprimento daquela. Pretende-se estudar o "processo de planejamento". isto é. como e por quem são estabelecidas as prioridades, como e por quem são alocados os recursos financeiros, enfim, como e por quem são tomadas as decisões. O problema de pesquisa é construído a partir da distinção entre "participação nas decisões" e "participação na execução das decisões". Esta distinção é crucial, uma vez que é sua presumida ocorrência no universo dos técnicos que trabalham no planejamento na SUDENE, o problema de pesquisa. Problema na medida em que a suposta existência de uma estrutura administrativa rígida, dividida e hierarquizada (apesar das vantagens da especialização e da disciplina) seria muito mais propícia ao "ritualismo" conformista e estéril do que ao debate e ao surgimento de soluções alternativasItem Políticas públicas de financiamento rural na agro-industria sucro-alcooleira(1988) Levy, HenriqueAs Políticas Públicas de Financiamento Rural fazem parte da filosofia corporativista prevalecente no Estado brasileiro, que atinge e regula todas as relações econômicas da nação. O papel regulador do Estado brasileiro é a expressão dessa filosofia herdada da Revolução de 1930 e do Estado Novo de 1937, de Getúlio Vargas. Como exemplo prático, este artigo aponta a regulamentação da agroindústria sucro-alcoo!eira cujo embasamento corporativista foi instituído pela criação em 1933, do Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA) e pelo Estatuto da Lavoura Canavieira de 1941.Item Sistema de planejamento, pesquisa e ação(1988) Melo, Maria Ângela Campeio deApresenta-se uma reflexão sobre o planejamento, abordando o conflito "atores planejadores versus atores executores", e a ignorância das consequências das ações de implementação das políticas. Subjacente a esta dicotomia é identificada outra dualidade centrada na oposição "pesquisa-ação. Em seguida são abordadas concepções de planejamento como processo, a criação do conceito de "reticulado" com o mecanismo capaz de produzir os resultados desejados pelo planejamento público, e sua expansão, assim como o papel do pesquisador enquanto observador-participante no mesmo. Finalmente a pesquisa-ação é indicada como metodologia essencial à superação da dicotomia "planejamento versus execução", em virtude da mesma "preconizar - e possibilitar - a integração entre os componentes de pesquisa e de ação necessários ao desenvolvimento social". Complementarmente, a partir de uma situação, é sugerida a formação de um reticulado de planejamento, pesquisa e ação, sua metodologia e tarefas.