Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec)

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    Autismo e o trabalho docente: reflexões sobre os desafios encontrados nesse momento pandêmico
    (2021) Morais, Mariana Rodrigues de; Brito, Thais da Silva Ayres de; Souza, Gleidson de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0977263665311574; http://lattes.cnpq.br/8889060064264737
    Este artigo tem por objetivo analisar a atuação de professores de alunos TEA no ensino remoto, e suas estratégias de ensino. Observando os aspectos que envolvem a nova dinâmica do processo de ensino e aprendizagem durante a pandemia de COVID-19 ao longo do ano de 2020. A pesquisa de caráter qualitativo, realizada através de levantamento bibliográfico e questionário pré-estruturado por meio eletrônico.A pesquisa se configura de caráter qualitativo e nos detivemos às ideias apontadas pelos seguintes documentos e autores: Brasil (2020); Miranda (2017) e Volpin (2016).O questionário contou com nove professoras respondentes, atuantes na rede pública e particular, tanto na educação infantil como no ensino fundamental da Região Metropolitana do Recife, buscamos compreender seus desafios e estratégias pedagógicas utilizadas nos encontros síncronos e assíncronos. Os dados apontam que o apoio familiar no processo de aprendizagem é um fator mais decisivo neste novo contexto, marcado pelo distanciamento social e a necessidade de pensar em conjunto formas para suprir as demandas de um público em que se convencionou o uso de materiais concretos e acompanhamento contínuo e presencial. Nota-se também que há um déficit na capacitação de professores para atuação com alunos TEA em específico, e para o uso de ferramentas digitais. Visto o baixo apoio das instituições de ensino em geral para a adaptação e desenvolvimento a novas formas de transmitir saberes, sobretudo em um cenário atípico.
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    A música como principal instrumento no ensino e aprendizagem infantil
    (2021) Silva, Josefa Guiomar da; Carvalho, Maria Suelayne da Silva; Souza, Sandra Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4678692939311710; http://lattes.cnpq.br/1794058317148464
    O presente trabalho tem como objetivo investigar ferramentas que utilizem da musicalização como principal instrumento no processo de ensino e aprendizagem, na educação infantil, analisando como o ato de ouvir música, consequentemente a brincadeira desenvolve a fala, o modo de agir, o comportamento e como consegue se relacionar em sociedade. Para desenvolvê-lo, realizamos uma pesquisa de campo do tipo exploratória, em uma escola da rede particular que atua na educação infantil na cidade de Gravatá/PE. Através da aplicação de um questionário aberto, coletamos dados que proporcionaram reflexões sobre a prática da educação musical nesta instituição de ensino. Os resultados alcançados mostram que as professoras participantes da pesquisa têm conhecimento sobre a importância da música nas atividades escolares. Assim, por mais que as professoras tenham mostrado a importância do trabalho com a música, conclui-se, portanto, que é necessário estruturar melhor a formação inicial do docente, para que haja um melhor preparo com relação ao trabalho com a música na escola, em especial, na educação infantil. Assim, o profissional em educação, precisa ser conhecedor de técnicas e metodologias adequadas no contexto da educação, onde o mesmo terá condições de desenvolver melhor seu trabalho com a música na educação infantil. Sendo assim, a musicalização é um instrumento intermediador que possibilita o processo de ensino e aprendizagem, na busca pelo desenvolvimento das crianças, despertando e aprimorando habilidades, que favoreçam a criatividade e a socialização. Nesse contexto, podemos perceber que a música pode proporcionar uma aprendizagem mais lúdica e agradável, possibilitando ao aluno, obter resultados mais satisfatórios.
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    Relevância do conhecimento das estratégias educacionais para a humanização na área da saúde
    (2021) Silva Junior, José Jaidelson da; Silva, Sandra Nunes da; Souza, Sandra Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4678692939311710
    A educação, é na verdade indispensável a qualquer título ou setor, que justifique compromisso, empenho e progresso, confirmando a importância de abordar esse tema, fazendo essa abordagem da educação na saúde. Abre-se muitas possibilidades que vão além da educação em saúde, possibilidades da introdução da pedagogia no setor hospitalar, nas UBS's (Unidades Básicas de Saúde), nas gestões de saúde e dentro dos grupos multiprofissionais que compostos na saúde como NASF(Núcleo de Apoio ao Saúde na Família), PSF ( Programa Saúde da Família), CAPS ( Centro de Atenção Psicossocial), no SAD (Saúde Assistencial Domiciliar) entre outros programas que compõem a saúde básica. Levando em consideração as circunstâncias e sua significativa contribuição nas áreas, se vê a necessidade de trabalhos realizados nessa perspectiva onde os pedagogos possam contribuir em melhorias. Com o intuito de descrever e relacionar as respectivas áreas, e como podem estar relacionadas de maneira produtiva, com o objetivo de evidenciar ferramentas/ tecnologias que podem complementar a presente situação. Apontando as relevâncias que englobam as contribuições da educação para uma melhora a humanização na área da saúde, que pode transformar ações e vida, tanto dos profissionais quanto dos clientes usuários dos serviços, no setor público ou privado, pois as mudanças metodológicas contribuirão para o crescimento social, entendendo que a educação é transformadora e indissolúvel.
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    Educação infantil e autismo: estratégias de professores e responsáveis no ensino remoto
    (2021) Silva, José Felipe Bezerra da; Araújo, Railla Loislane Alves de; Souza, Gleidson de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0977263665311574
    As estratégias de ensino para crianças com Transtorno Espectro Autista são consideradas importantes na inclusão das mesmas na educação, seja no espaço escolar ou por meio de ferramentas digitais. Dessa forma, professores e responsáveis, precisam pensar em estratégias que favoreçam o processo de ensino aprendizagem desse público. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi investigar as estratégias de ensino dos professores voltadas aos alunos com autismo da educação infantil. Para tanto, a pesquisa se deu por meio de uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo, onde foram determinados os descritores de pesquisa, para busca em cinco periódicos de classificação A1 e A2 da Qualis, recorrendo-se ao método de Análise de Conteúdo - AC para classificação e discussão dos resultados. Dentre os resultados, observamos a ausência na formação dos professores para atuar com o aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como, em estratégias associadas às ferramentas digitais. Ainda foi possível identificar que os estudos sobre estratégias de ensino das crianças com TEA ainda são muito escassos.
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    Educação na zona rural: dificuldades no processo de ensino e aprendizagem
    (2021) Araújo, Claudiana Rafaela de Lima; Aguiar, Eliene da Silva; Souza, Sandra Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4678692939311710
    O presente trabalho tem como objetivo evidenciar as diferenças, bem como as dificuldades inerentes à educação da zona rural, trazendo à tona também os avanços e os desafios atuais que fazem parte da educação neste ambiente específico. Assim, a problemática é a seguinte: Como os docentes podem enfrentar as dificuldades inerentes ao processo de ensino e aprendizagem do aluno do campo? A metodologia utilizada se trata de uma pesquisa de caráter qualitativo baseado no estudo de revisão de literatura, a partir dos estudos de Cunha (2009), Travessini (2015), Hage (2005) e outros teóricos. Destarte, este trabalho possibilitou verificar que existe um número significativo de alunos que não frequentam diariamente a escola por diversas barreiras que ocorrem no período letivo, sendo um dos principais motivos o trabalho nas lavouras, pois desde a mais tenra idade, as crianças precisam ou são obrigadas por seus pais a trabalhar na roça e na criação de animais. Além de todas as dificuldades que são encontradas no âmbito do ensino rural, a maioria de suas turmas são multisseriadas, devido ao pequeno número de professores e também devido ao fato das escolas terem um déficit de sala de aulas para suprir as demandas das séries existentes. Tais fatores contribuem para a redução da qualidade do ensino neste modelo, intensificado pela heterogeneidade existente decorrente de faixas etárias diversas de alunos, os quais convivem com a ampla diversidade de conteúdos abordados no mesmo espaço de ensino e aprendizagem. Apesar de todos os desafios existentes no meio escolar rural, a maioria dos profissionais envolvidos apresentam interesse de inovar ou adaptar estratégias para aprimorar e ter mais alcance no que se é proposto ao ensino, visando a melhoria no aprendizado. Portanto, mesmo com os avanços da educação do campo no Brasil, ainda há as dificuldades e os desafios, os quais são enfrentados dia após dia para que se tenha um ensino que atenda as necessidades dos estudantes da zona rural.