Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2889
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Autismo e o trabalho docente: reflexões sobre os desafios encontrados nesse momento pandêmico(2021) Morais, Mariana Rodrigues de; Brito, Thais da Silva Ayres de; Souza, Gleidson de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0977263665311574; http://lattes.cnpq.br/8889060064264737Este artigo tem por objetivo analisar a atuação de professores de alunos TEA no ensino remoto, e suas estratégias de ensino. Observando os aspectos que envolvem a nova dinâmica do processo de ensino e aprendizagem durante a pandemia de COVID-19 ao longo do ano de 2020. A pesquisa de caráter qualitativo, realizada através de levantamento bibliográfico e questionário pré-estruturado por meio eletrônico.A pesquisa se configura de caráter qualitativo e nos detivemos às ideias apontadas pelos seguintes documentos e autores: Brasil (2020); Miranda (2017) e Volpin (2016).O questionário contou com nove professoras respondentes, atuantes na rede pública e particular, tanto na educação infantil como no ensino fundamental da Região Metropolitana do Recife, buscamos compreender seus desafios e estratégias pedagógicas utilizadas nos encontros síncronos e assíncronos. Os dados apontam que o apoio familiar no processo de aprendizagem é um fator mais decisivo neste novo contexto, marcado pelo distanciamento social e a necessidade de pensar em conjunto formas para suprir as demandas de um público em que se convencionou o uso de materiais concretos e acompanhamento contínuo e presencial. Nota-se também que há um déficit na capacitação de professores para atuação com alunos TEA em específico, e para o uso de ferramentas digitais. Visto o baixo apoio das instituições de ensino em geral para a adaptação e desenvolvimento a novas formas de transmitir saberes, sobretudo em um cenário atípico.Item O uso de tecnologias digitais nas redes de ensino na cidade de Pesqueira Pernambuco(2022-01-20) Santos, Luana Lara Silva dos; Juvencio, Thalya Ewelline Alves; Cavalcanti, Jacqueline Santos Silva; http://lattes.cnpq.br/9841407418433772O ensino remoto tornou-se uma realidade em todo o mundo durante a pandemia do Covid-19. Essa situação aconteceu de forma compulsória, haja vista não haver outra alternativa educativa, ao passo que muitos desafios foram perpetrados devido a esse evento nas escolas. Diante dessa realidade, este estudo objetivou identificar o uso das tecnologias na educação durante o período de pandemia da covid-19, nos anos de 2020 e 2021 nas Redes de Ensino no município de Pesqueira, Pernambuco. A metodologia utilizada foi um questionário estruturado com 20 perguntas enviado digitalmente a GRE - Sertão do Moxotó Ipanema - Arcoverde, para ser repassado aos professores que se encaixavam no perfil do trabalho. No entanto, como a GRE não deu uma resposta ao tempo cabível, os questionários foram enviados aos professores através do aplicativo WhatsApp. O perfil desejado foi de professores vinculados na rede pública e privada do município, atuando no ensino fundamental I e II durante o período da pandemia. Diante disso, verificou-se que o uso das tecnologias são elementos unificadores no processo de conhecimento, como ferramenta de apoio para discentes e docentes, ampliando os horizontes dos mesmos no processo de ensino aprendizagem. O que impõe a constatação que diante os desafios vividos durante o período de isolamento, a implementação das plataformas digitais no âmbito educacional fortaleceu o aprendizado nos mais diversos fins, proporcionando a continuidade dos conteúdos educacionais no período de ensino remoto emergencial. Conclui-se, pois, que a experiência educativa trazida pela pandemia da Covid-19 referente ao ensino remoto permitiu que inovações pudessem ter sido implementadas na educação, no entanto, reside a necessidade de capacitação dos discentes e docentes na aplicação e uso das tecnologias da educação.
