Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec)
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Item Evasão escolar na educação de jovens e adultos(2019) Menezes, Luzia Cristina Felix de Lima; Pergentino, Manoel; Nanes, Giselle; http://lattes.cnpq.br/0295353071625877; http://lattes.cnpq.br/1010542665334174A evasão é tema que historicamente faz parte dos debates e reflexões no campo da educação pública e que, infelizmente, ainda ocupa espaço de relevância no cenário das políticas públicas educacionais. O presente estudo aborda especificamente a discussão sobre evasão na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir de uma pesquisa bibliográfica, serão pontuadas as contribuições de Paulo Freire para a EJA, bem como abordados os motivos identificados para evasão e a importância do professor para ajudar na permanência e conclusão dos estudos. Diversas instâncias de ordem individual, social, política, econômica e cultural devem ser problematizadas para enfrentamento dessa evasão. As discussões auxiliam a transcer o tipo de compreensão vigente no senso comum de que faltaria interesse e comprometimento por parte dos jovens e adultos para a permanência na esfera educacional.Item A importância da alfabetização e letramento(2019) Souza, Helena Carolynne Minervino de; Pergentino, Manoel; Nanes, Giselle; http://lattes.cnpq.br/0295353071625877; http://lattes.cnpq.br/1010542665334174A problemática dos chamados analfabetos funcionais é uma questão de relevância nacional e que precisa ser enfrentada de forma basilar desde os anos iniciais, dentro da escola. O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da alfabetização e letramento nas séries iniciais do Ensino Fundamental, destacando as especificidades e indissociabilidade de ambos os processos. O artigo, embasado por uma pesquisa bibliográfica, contempla discussões conceituais sobre alfabetização e letramento (SOARES, 1998; TFOUNI, 2002, FREIRE 1998), formação de leitores e escritores competentes (ALBUQUERQUE, 2007) e a importância da leitura para o estudante. Na conclusão, discute-se acerca de uma educação de qualidade, que busque desenvolver intelectualmente o cidadão e que possa ser trabalhada em conjunto com os atores da educação. Compreende-se que é necessário fazer da escola um lócus de formação de leitores e escritores competentes.Item O Brincar & as Brincadeiras na Educação Infantil: reflexões sobre ludicidade e mediação do professor(2019) Lima, Aparecida da Dores Silva de; Silva, Valéria Casemiro da; Santos, Giselle Maria Nanes Correia dos; http://lattes.cnpq.br/0295353071625877Esse artigo analisa a importância do brincar e das brincadeiras na Educação Infantil. A brincadeira contribui para o processo de socialização das crianças, oferece oportunidade de realizar atividades em coletivo, tendo repercussão no processo de aprendizagem, estimulando o desenvolvimento de habilidades e novos conhecimentos. Este estudo está fundamentado em pesquisas com autores que abordam a importância dos jogos e brincadeiras em sala de aula e a interação entre os sujeitos envolvidos nesse processo. O artigo, embasado em pesquisa bibilográfica, traz considerações sobre ludicidade e o papel do professor, como mediador. Por fim, reflete-se que os jogos e brincadeiras são uma experiência significativa para o desenvolvimento das crianças, pois o brincar é ferramenta que possibilita a construção e a apropriação dos conhecimentos. Os resultados definem o brincar como experiência e liberdade de criação nas quais as crianças expressam suas emoções, sensações e pensamentos sobre o mundo e também um espaço de interação consigo, com o educador e com os outros. É preciso valorizar a formação lúdica do docente.Item Reflexão sobre a Educação de Jovens de Adultos (EJA) no Brasil(2019) Alves, Vanessa Eluina Rodrigues da Silva; Araújo, Mateus Correia de; Souza, Sandra Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4678692939311710Este artigo tem como base uma reflexão acerca dos problemas que os alunos enfrentam para a sua permanência na EJA, com o objetivo principal analisar os desafios pedagógicos enfrentados nesta modalidade de ensino a partir da identificação das estratégias abordadas, as principais influências que levam o abandono escolar e refletindo sobre suas perspectivas. Revisões bibliográficas proporcionam analisar os vários motivos relacionados a evasão escolar, observamos um dos principais motivos é a indisposição de um aluno que trabalha durante o dia e precisa estudar a noite. Diante disso vemos a necessidade de mais estudos e investimentos voltados para essa realidade na Educação de Jovens e Adultos, a fim de incentivar a permanência dos estudantes na escola.Item Jogos e brincadeiras: uma forma de se educar(2019) Cardoso, Irani Irene; Santos, Giselle Maria Nanes Correia dos; http://lattes.cnpq.br/0295353071625877O desenvolvimento integral de uma criança contempla dimensões motora, afetiva e cognitiva. O presente estudo objetiva refletir sobre a inserção de jogos e brincadeiras na educação infantil, enfatizando os aspectos favoráveis à socialização das crianças e papel do professor como agente privilegiado, no ambiente escolar, para valorização de práticas lúdicas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Os principais temas discutidos foram: o brincar como primeira ferramenta de aprendizagem da criança; a importância da utilização do lúdico na rotina escolar; a influência do brinquedo e do brincar no desenvolvimento individual e social; o brincar como direito da criança e a importância da mediação do professor nas brincadeiras. O ensinar, o cuidar e o brincar caminham juntos na educação infantil, por esse motivo temos várias razões para levar o lúdico para a escola. As atividades lúdicas, mediada pelo professor, na rotina escolar, promovem e corroboram para o desenvolvimento das habilidades intelectuais e sociais das crianças.
