Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec)
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Item Escolas e intolerância religiosa: crianças de Axé e discriminações enfrentadas no ambiente escolar(2021) Silva, Hyago Werner Almeida; Lira, Wagner LinsO presente artigo apresenta um recorte das pesquisas bibliográficas que versaram sobre investigações acerca do dia a dia das crianças de Axé em ambientes educacionais. Neste sentido os estudos apontam para uma gama de discriminações, intolerâncias e agressões sofridas pelas mesmas, justamente, em espaços que têm por objetivo essencial o de ensinar, tolerar e respeitar as diferenças em prol do exercício inclusivo e multicultural. O texto em tela reforça a importância destes estudos e esforçam-se diante da efetiva aplicação da Lei 10.639/03, que torna obrigatório - no currículo da Educação Básica - o ensino da História e da Cultura Africana e Afro-Brasileira. Através das pesquisas realizadas foi possível obtermos informações aprofundadas sobre pensamentos e teorias de autores e autoras, com base no tema estudado, para que assim nos fosse possível aprofundar na compreensão do objeto principal de pesquisa, para que, com isso, pudéssemos analisar teoricamente, quais são os fatores que conduzem à intolerância religiosa em ambientes escolares. Por outro lado, este exercício nos fez compreender as reações e as estratégias elencadas pelas crianças de Axé, diante de atos de intolerância religiosa na escola. Por seu turno, a pesquisa bibliográfica mostrou-nos o quanto as políticas públicas influenciam no dia a dia da sociedade, tanto dentro, quanto fora das escolas, pois reforçam a importância da tolerância para com múltiplos saberes, crenças, sujeitos e fazeres, pois educação para as relações étnico-raciais - uma vez o exercício perene da intolerância religiosa - mostra-se enquanto estratégia de importante relevância, quando falamos de exequíveis modelos pedagógicos de enfrentamento e erradicação das discriminações enfrentadas pelas crianças de Axé.Item O papel da literatura infanto-juvenil afro-brasileira na construção da identidade da criança negra no contexto da educação infantil(2020) Santos, Wedja Maria da Conceição; Souza, Ana Paula Abrahamian deO presente artigo é o resultado de um estudo que teve como objetivo analisar a importância do uso da contação de histórias, com ênfase na literatura infanto-juvenil afro-brasileira no processo de construção identitária da criança negra no contexto da Educação Infantil. Nesse sentido, para realização desta pesquisa, partimos de uma revisão bibliográfica a qual foi responsável por fornecer os conhecimentos empíricos e teóricos que nortearam este trabalho, em conjunto com um estudo de caso, realizado com professores de uma escola da rede municipal de ensino do município de Chã Grande, Pernambuco, que atuam no âmbito da Educação Infantil, especificamente na fase final dessa modalidade. O instrumento escolhido para a coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada, online utilizando o Googleforms. A análise dos dados nos revelou a importância de desenvolver desde a mais tenra idade um trabalho que contemple a diversidade étnica e cultural presente em nosso país, onde as crianças negras se sintam representadas no mundo das histórias, por meio de referenciais que valorizem as suas características físicas e culturais, para que ela cresça se reconhecendo como parte integrante deste grupo étnico racial. Tendo em vista, que a identidade negra é construída ao longo do tempo e os espaços escolares atuam como parte fundamental nesse processo, os achados dessa pesquisa reforçam o papel da escola no trabalho com essa temática, pois é nesse espaço que a criança começa a lidar com a diversidade, a se reconhecer pertencente a um determinado grupo, onde os livros de literatura infanto juvenil afro-brasileira atuam como fonte de representação cultural dessa etnia.
