Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec)
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TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item A educação ambiental sob a perspectiva de professores da rede pública de ensino: estudo de caso na cidade de Pesqueira – PE(2022-06-26) Silva, Anderson Carlos Maia da; Nascimento, Regina Célia Macêdo do; http://lattes.cnpq.br/2339102253217709; http://lattes.cnpq.br/2746710343882148O presente trabalho está voltado a abordagem da Educação Ambiental sob a perspectiva de professores da rede pública de ensino, abordando um estudo de caso na cidade de Pesqueira localizada no agreste de Pernambuco. Com o objetivo de analisar a inclusão da EA sob a perspectiva dos professores como tema transversal na Escola Professora Margarida de Lima Falcão, localizada na cidade citada, após analisar como estão incluindo o tema e ver os relatos dos professores, irão sugerir estratégias que podem contribuir positivamente para a forma como a EA é ministrada. Esta pesquisa se justifica e se aplica como um meio de desenvolvimento para a melhoria do processo de ensino. Para a sua realização, foi empregado um questionário junto aos docentes contendo 15 perguntas destinadas ao corpo docente da instituição. Com a coleta de dados e suas respectivas análises, foi possível verificar que embora a maioria dos professores mostra interesse por temas e questões ambientais, mesmo a maioria não tendo curso na área ambiental, eles de certa forma se sentem aptos para repassar conhecimentos para seus alunos e buscam informações por meio de diferentes meios de comunicação aos assuntos de cunho ambiental, tornando a aprendizagem mais significativa no processo de educacional. Os resultados do Survey junto aos participantes da pesquisa demonstram que, os docentes sentem-se aptos a lecionar disciplinas do tema ambiental, mesmo sem formação e capacitação específica. Foi possível observar ainda que os docentes têm como principal fonte de informações as mídias e internet para a construção de material letivo, o que permite uma atualização constante das suas aulas.Item A educação como ferramenta de ressocialização em um presídio de Pesqueira, Pernambuco(2021) Oliveira, Mykael Douglas Alves de; Nascimento, Regina Célia Macêdo do; http://lattes.cnpq.br/2339102253217709Umas das ferramentas de maior poder para o desenvolvimento e construção de um bom cidadão é a educação. Além disso, ela é direito de todos, estando instituída na Constituição Federal. Porém, por muitas vezes esse direito é tirado ou negado aos privados de liberdade, onde deveria ser utilizada com mais força de modo a se obter uma ressocialização e sociedade mais justa. Sendo assim, o presente artigo teve como objetivo compreender como a ressocialização por meio da educação é praticada no presidio Desembargador Augusto Duque, localizado no município de Pesqueira, interior de Pernambuco. A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo a primeira de cunho bibliográfico investigativo para verificar os programas de reintegração e a estrutura educacional escolar. E, na segunda parte, foram realizadas entrevistas através de questionários compostos por dez quesitos, para compreender a importância da educação na vida dos presos. Para tanto, a pesquisa contou com a participação de noventa alunos, sendo sessenta do EJA Fase IV e trinta do EJA Médio. A educação como ferramenta de ressocialização mostrou o quanto pode ser eficaz se aplicada de forma pedagógica e inovadora, sendo ela capaz de mudar a perspectiva de futuro dos presidiários. Com a resposta dos questionários, pôde-se compreender o quanto a educação realiza diferença na vida do ser humano, constatando haver um autorreconhecimento de seus atos, que os privados de liberdade estão cientes das suas ações e, estão dispostos a mudarem de vida. Dos noventa participantes, apenas quatro possuíam ensino médio completo (4,4%), demonstrando que a população carcerária estudada apresenta baixo índice acadêmico. Por outro lado, a grande maioria informou que pretendem dar continuidade aos estudos após o cumprimento de pena. Neste sentido, a educação conseguiu transformar seus pensamentos, sendo ela o passaporte para a vida. E, sendo nós os passageiros, cabe-nos a lutar por ela.Item A importância da educação ambiental em escolas municipais campesinas(2021) Santos, Marlos Alan Pereira; Nascimento, Regina Célia Macêdo do; http://lattes.cnpq.br/2339102253217709; http://lattes.cnpq.br/0921179810780076Por meio da Educação Ambiental é possível criar um futuro sustentável em que haja progresso. Sendo assim, o presente estudo buscou investigar como a Educação Ambiental, desenvolvida pelos professores do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental da escola pesquisada, tem contribuído para a formação do cidadão do campo. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas como também entrevistas in loco com professores e análise da percepção de alunos a respeito do tema, em uma escola da comunidade campesinha da cidade de Quebrangulo, Alagoas. Investigou-se como a Educação Ambiental desenvolvida pelos professores do terceiro e quarto ano do ensino fundamental da escola pesquisada, tem contribuído para a formação do cidadão do campo. Através das análises realizadas, percebeu-se a importância da abordagem do meio-ambiente em todos os seus sentidos, do reconhecimento da percepção distinta de meio ambiente por cada pessoa, como também, da importância e necessidade de melhoria da abordagem do tema da educação ambiental na formação de professores. Pois, verificou-se que os docentes ainda não possuíam uma visão sistemática da proposta da EA, além disso, as questões presentes no contexto do campo, também não são devidamente exploradas para que os estudantes possam compreendê-las. Percebeu-se que, a não abordagem dificulta todo desenvolvimento das capacidades cognitivas essenciais à vida deste discente. Desta forma, ser consciente de sua importância individual e coletiva no meio em que habita é fundamental, neste sentido, o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo diante das relações que ocorrem na esfera socioeconômica e ambiental, dentro e fora do campo, são fundamentais para ele. Assim, com alguns déficits relacionados ao olhar sistêmico da Educação Ambiental, concluindo que são necessárias mudanças na abordagem da EA e no preparo dos professores para essa abordagem, para que assim possa- se atingir um futuro sustentável.Item A importância do lúdico como recurso metodológico no ensino de ciências(2022-01-21) Nascimento, Sirleide Karla Ferreira do; Nascimento, Regina Célia Macêdo do; http://lattes.cnpq.br/2339102253217709A ludicidade é muito importante para o ensino, pois, permite que vários fatores estejam em desenvolvimento como o cognitivo, emocional, psicomotor, afetivo, e a socialização entre as crianças. Dessa forma, esse artigo buscou explorar o lúdico como recurso metodológico em sala de aula, aliando-se como importante método para melhorar a compreensão na disciplina de ciências. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico por meio da plataforma do Google Acadêmico - Busca Avançada, no período de 2017 a 2021, com o auxílio das palavras-chave: “lúdico”, “ensino de ciências”, “ensino fundamental + aprendizagem + assimilação + jogos didáticos”. Com a pesquisa, foram encontrados 39 artigos, destes 15 estavam entre os critérios de inclusão da pesquisa. Assim, pôde-se analisar artigos que utilizaram os jogos como instrumentos de ensino em sala de aula, ficando claro que o lúdico utilizado com intencionalidade é um importante aliado para desenvolver trabalho em equipe, quebrar a forma mais tradicional do ensino, abrir um leque de possibilidades e estimular a formação continuada dos docentes que precisam estar em constante atualização para acompanhar os alunos e assim a partir das brincadeiras ocorrem importantes trocas.Item Educação inclusiva para alunos com altas habilidades/superdotação na cidade do Recife(2022-01-17) Bezerra, João Alves; Nascimento, Regina Célia Macêdo do; http://lattes.cnpq.br/2339102253217709; http://lattes.cnpq.br/4723873597978210O tema das Altas Habilidades/Superdotação na perspectiva da inclusão é algo que vem apresentando cada vez mais relevância no meio acadêmico. Contudo, ainda permanece muito aquém de produzir os frutos que precisam ser produzidos, ou seja, promover a inclusão desses estudantes dentro de suas respectivas escolas, ser mais bem compreendidos por suas famílias e amigos. Para isso, é imprescindível que esses estudantes tenham acesso a um acompanhamento profissional adequado que os ajude no autoconhecimento e no desenvolvimento de todas as suas habilidades. Assim, o presente trabalho busca refletir sobre o programa de inclusão dos estudantes com altas habilidades/superdotação da rede pública do município do Recife - Pernambuco, desenvolvido pelo NAAHs – Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação. Para tanto, foram aplicados questionários, por meio do Formulário Google, aos professores da instituição, bem como a busca do complemento de informações com a coordenação do Núcleo. As descobertas mais marcantes dão conta de que o NAAHs/Recife realiza um excelente trabalho com os estudantes com altas habilidades, tanto no que se refere a identificação, como na ajuda às famílias dos estudantes. Onde é oferecido apoio pedagógico no sentido de entenderem e aceitarem que, o que os filhos têm, são talentos especiais e precisam de apoio e atenção para desenvolver essas habilidades. Um outro ponto importante é o apoio que o NAAHs/Recife dá aos professores no sentido de capacitá-los para identificar e dar um atendimento qualificado aos alunos com altas habilidades. Os desafios para alcançar um trabalho satisfatório na perspectiva da inclusão dos estudantes com altas habilidades são enormes. Os NAAHs constituem sim um oásis, uma referência na estrada da inclusão, mas o número desses núcleos são muito reduzidos, não atende nem 10% da demanda. Falta investimento governamental; parcerias público/privado e maior envolvimento dos centros universitários.Item Escolas sustentáveis: uma nova abordagem para o ensino(2022-07-26) Matias, Karen Viana; Nascimento, Regina Célia Macêdo do; http://lattes.cnpq.br/2339102253217709; http://lattes.cnpq.br/7970203868780216Diante de um cenário que evidencia cada vez mais danos ao meio ambiente, a proteção ambiental necessita ser levada às escolas, de modo que os estudantes possam se sensibilizar quanto aos cuidados com o meio ambiente, que devem ser de responsabilidade de cada um. Em vista disso, o objetivo desse trabalho foi identificar a importância das Escolas Sustentáveis na formação do estudante do ensino fundamental nos anos iniciais de escolas públicas, e quais contribuições podem ser observadas nas ações realizadas nessas instituições de ensino para o desenvolvimento do aluno. Foi utilizada como metodologia a pesquisa exploratória e bibliográfica referente à temática (em artigos publicados entre 2017 a 2021), bem como um estudo de caso em duas escolas de ensino fundamental que atuam com a educação ambiental em Arcoverde-PE. A aplicação da educação ambiental nas escolas promove o fomento da sensibilização ambiental de modo construir uma ciência do papel de cada um dentro do meio ambiente, sendo relevante o cuidado e proteção com cada integrante para a vida como um todo. Foi constatado nas escolas estudadas que a instrumentalização da educação ambiental através dos projetos de cuidado com o jardim, construção de uma horta escolar, reconhecimento do rio São Francisco, arborização da escola e seu entorno, culinária saudável e parquinho ecológico, promoveram o envolvimento dos estudantes de modo a colaborar com uma percepção maior do ambiente em que vivem, aprendendo a serem protagonistas e responsáveis quanto ao manejo ambiental na escola. Conclui-se que, a educação ambiental tem um papel de relevância na transformação da sociedade, e quando aplicada nas escolas com a colaboração da gestão e família, tem a capacidade de contribuir para um meio ambiente preservado para que as futuras gerações possam desfrutar dele.Item O uso de recursos tecnológicos na prática da leitura e da escrita no 5º ano dos anos iniciais(2021) Rocha, Rita de Cássia Correia Lins da; Nascimento, Regina Célia Macêdo do; http://lattes.cnpq.br/2339102253217709; http://lattes.cnpq.br/7522551192819216Buscou-se com a elaboração do presente artigo, discutir os benefícios dos recursos tecnológicos no desenvolvimento da aprendizagem da leitura e escrita para os alunos do 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. O uso de smartphones, tablets e computadores vem granhando cada vez mais importância dentro do ambiente escolar que, por sua vez, percebe essas ferramentas como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e o pensamento computacional como meios facilitadores da aprendizagem em sala de aula e fora dela. Sendo assim, através de pesquisa bibliográfica, pôde-se verificar incentivos ao ensino da leitura e da escrita no 5º ano dos anos iniciais, por meio da utilização dos recursos tecnológicos, entedendo que tecnologia sempre esteve de alguma maneira aliada à educação. Assim, precisa-se cada vez mais introduzir esse assunto no meio educacional para que possamos ter conhecimento das mais atuais tecnologias que venham auxiliar o professor, de forma que o aluno sinta a importância do conteúdo trabalhado e como está inserido em seu cotidiano. É inegável que devemos estar sempre nos atualizando devido ao fato de que a clientela muda a cada ano que se passa, assim, é importante que possa-se estar sempre disposto a fazer com que a leitura e a escrita faça sentido para o aluno que está sendo alfabetizado. E que, ele seja então letrado para que possa a partir daí participar ativamente da sociedade em que vive promovendo mudanças significativas.
