02.4 - Conexões Publicações - Selo Editorial (UAEADTec)
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Item Viver histórias, respirando artes: catálogo de artistas e obras(Conexões Publicações, 2024) Araújo, Renata Kelly de SouzaItem En-caixa - Diversão e ciência: fazendo ciência com experiências simples e fácil(Conexões Publicações, 2024) Silveira, Thiago Araújo da; Lucena, Isabele Cristina da Silva; Simplício Neto, José Marcelino; Santos, Klyvia Leuthier dos; Galindo, Olga Heloísa de Almeida; Santos, Josivan Washington Marinho dos; Silva, Mércio Ferreira daItem Tecnologia da Informação e seus usos nas organizações: experiências sobre as pessoas, processos e tecnologias envolvidas(Conexões Publicações, 2024) Correia Neto, Jorge da SilvaItem Pesquisas em discurso e mudança social: caminhos e desafios(2025) Melo, Iran Ferreira de; Paraíso, Gustavo José Barbosa; Silva, Amanda Monteiro daA presente obra nasce da intersecção entre teoria e prática, entre análise crítica e transformação social. Originada a partir da disciplina Discurso, História e Cultura, ministrada por Iran Melo no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (Progel-UFRPE), esta coletânea de artigos reflete o percurso acadêmico de estudantes que, ao longo deste componente curricular, articularam seus temas de pesquisa às contribuições teóricas de Norman Fairclough, especialmente com sua obra Discurso e Mudança Social. A Análise Crítica do Discurso (ACD), conforme proposta por Fairclough, destaca-se como um campo de investigação que busca compreender as relações entre discurso e sociedade, com ênfase nas estruturas de poder, ideologia e transformação social. Para tanto, considera três dimensões analíticas: o texto, a prática discursiva e a prática social. Assim, ao longo da disciplina, a turma foi desafiada a aplicar essa abordagem em suas próprias pesquisas, explorando como o discurso estrutura e reconfigura dinâmicas sociais em diferentes contextos. Os artigos aqui reunidos demonstram a amplitude e a relevância da ACD, abordando temas diversos que vão desde questões de identidade e política linguística até a análise de discursos em livros didáticos e em práticas educacionais. Cada estudo apresenta uma reflexão crítica sobre os modos pelos quais a linguagem participa ativamente das mudanças sociais e das disputas simbólicas no espaço público. Além da reflexão teórica e metodológica, esta obra também se propõe a ser uma ferramenta de questionamento e problematização das práticas discursivas contemporâneas. Cada capítulo não apenas analisa discursos específicos, mas também convida o leitor a refletir criticamente sobre o papel da linguagem na sociedade e sobre as possibilidades de resistência e mudança que emergem a partir dessa compreensão.Item Gestão pública em perspectiva: desafios e inovações na administração pública brasileira(Conexões Publicações, 2025) Mulatinho, Caio Eduardo Silva; Lins, Rafaela Rodrigues; Quevedo, Andressa Pacífico FrancoÉ com imensa satisfação que apresentamos esta coletânea, fruto do esforço, dedicação e excelência acadêmica dos(as) discentes, orientadores(as) e membros de bancas do Bacharelado em Administração Pública da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Este rojeto nasce da vontade de valorizar e compartilhar o conhecimento produzido durante as defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), que representam um marco importante na trajetória de nossos(as) alunos(as) e na construção do saber científico na área de Administração Pública. Os trabalhos selecionados para esta coletânea exploram uma variedade de temas, demonstrando o compromisso dos(as) discentes com a busca por soluções inovadoras e impactantes.Item Leitura instrumental em língua inglesa: estratégias para acelerar sua compreensão(Conexões Publicações, 2025) Levay, Paula; Barbuio, Eduardo; Monteiro, FabianaEm um mundo onde a Língua Inglesa se consolidou como a língua franca do conhecimento e da conexão global, dominar a leitura de textos nesse idioma não é mais um diferencial, e sim uma competência fundamental. Você já se sentiu sobrecarregado pela quantidade de informações em Língua Inglesa ou frustrado por não conseguir extrair o essencial de um artigo científico ou de um documento profissional? Este livro foi criado para lhe ajudar a melhorar essa realidade. “Leitura Instrumental em Língua Língua Inglesa: Estratégias para Acelerar Sua Compreensão” é o seu mapa para navegar com confiança e eficácia no vasto oceano de conteúdo em Língua Inglesa. Ao longo de seis capítulos, serão apresentadas as ferramentas e estratégias necessárias para otimizar sua leitura, economizar tempo e acessar o conhecimento que o mundo oferece.Item Trajetórias que ensinam: narrativas autobiográficas de pedagogos em formação(Conexões Publicações, 2025) Silveira, Thiago Araújo da; Santos, Klyvia Leuthier dos; Trovão, Adriana Higino de Oliveira; Albuquerque, Arlete Batista de Lima; Alves, José Fernando da Silva; Nascimento, Mário Henrique MoonteiroEste livro é uma obra coletiva, autoral, afetiva, didática, investigativa e real. É uma obra coletiva porque ela nasce da criação de várias mentes e mãos, em um contexto singular e único que foi a disciplina de Prática como componente curricular IV, do Curso de Licenciatura em Pedagogia EaD, da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Nesse componente curricular, os estudantes foram desafiados a escreverem suas narrativas autobiográficas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e ao final, apresentarem para todos os colegas e tutores no polo presencial suas trajetórias, promovendo uma verdadeira reflexão sobre as suas “trajetórias que ensinam”. Ela é autoral porque é fruto das ideias, vivências, memórias e recortes das vidas dos pedagogos em formação, que de um jeito único e autêntico escolheram escrever seus caminhos de vida singulares e subjetivos. Ao mesmo tempo em que esse tipo de produção consegue dialogar com outras obras que tratem de narrativas autobiográficas na formação de professores, esse material é resultado do retrato social, temporal, local e político desse grupo de estudantes que revelaram percursos de vida para seus leitores. Esse livro também é gerado a partir do lugar de afeto desses escritores, por isso ele é afetivo. Quando convidados a escreverem, os sujeitos passam a desempoeirar e revirar os seus “baús da memória”, ou seja, ele se aproxima das pessoas e das suas emoções com toda a expressão e carga emocional na qual elas relatam suas vidas e experiências. Eu particularmente acho muito interessante e provocador quando um processo de escrita em contextos acadêmicos causa essa “confusão” e “fusão” entre razão-emoção, impessoal-pessoal, ideal-real, proximidade-distanciamento, local-universal, pois, promove aos que escrevem a importância de se estabelecer conexões humanas em contextos muitas vezes tão frios, fragmentados e rígidos como os acadêmicos e profissionais, tais como os da universidade e da escola. Ao mesmo tempo, esse exercício indiretamente forma os sujeitos numa imensão personalista, onde a sensibilidade, as emoções, os sentimentos, a intuição e as relações humanas são componentes essenciais para a constituição da identidade docente. Falamos isso sabendo que não é possível separar a pessoa do profissional, eles estão imbricados e nunca podem se separar, formam um todo único, singular e integrado. Esse livro é afetivo também porque ele tem o poder de nos fazer criar vínculos com os autores e autoras. Estou seguro de que alguma história nesse compilado vai despertar identificação e empatia com o leitor e conectá-lo aos sentidos mais profundos da humanidade, da formação e da profissionalização.
