07.3 - Acervo Bibliográfico
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Item Memorial da Trajetória Acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024) Brito, Andréa Monteiro Santana Silva; http://lattes.cnpq.br/5039313786764491A minha narrativa, impressa neste memorial, não contará tudo. Irei apresentar apenas lembranças marcantes e méritos de minha trajetória, guiadas pelas vias institucionais, nas quais procurei atuar de forma responsável, dedicada e razoavelmente criativa. Apresentarei não apenas um documento vislumbrando uma progressão acadêmica para o topo da carreira de professor, mas, sobretudo, uma autoavaliação das minhas experiências como servidora pública concursada para o cargo docente da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) por dezesseis anos, que servirá como uma prestação de contas pública à sociedade e aos meus pares. Este memorial está dividido em três partes: na primeira, apresento os itens iniciais de identificação, uma breve introdução histórica de minha vida como estudante dos vários níveis de formação até chegar à carreira de professora de ensino superior. Na segunda parte, descrevo a minha trajetória profissional de forma mais contextualizada dentro da UAST/UFRPE, procurando seguir uma ordem cronológica das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, que está dividida em oito biênios (B1 - 21/07/2008 a 20/07/2010; B2 - 21/07/2010 a 20/07/2012; B3 - 21/07/2012 a 20/07/2014; B4 - 21/07/2014 a 20/07/2016; B5 - 21/07/2016 a 20/07/2018; B6 - 21/07/2018 a 20/07/2020; B7 - 21/07/2020 a 20/07/2022 e B8 - 21/07/2022 a 20/07/2024). As informações mais quantitativas, que seguem a ordem da planilha de pontuação da resolução número 086/2014 e uma conclusão, estarão na terceira parte do memorial.Item Trajetória acadêmica memorial descritivo(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2021) Ludke, Maria do Carmo Mohaupt Marques; http://lattes.cnpq.br/4629657233206289; http://lattes.cnpq.br/4629657233206289O documento trata-se em apresentar aspectos da minha vida pessoal e profissional, com ênfase nas atividades realizadas como professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), desde setembro de 2002 até os dias de hoje. O objetivo deste Memorial Descritivo é de cumprir as exigências pela Progressão Vertical da classe de Professor Associado IV para Professor Titular, lotada no Departamento de Zootecnia da UFRPE.Item Trajetória acadêmica: memorial descritivo analítico(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2020-11) Mello, Alexandre Carneiro Leão de; http://lattes.cnpq.br/7703594344797645O presente Memorial Descritivo da minha trajetória acadêmica tem por objetivo cumprir as exigências legais para Promoção funcional da classe de Professor Associado IV para Professor Titular, junto ao Departamento de Zootecnia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).Item Memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022) Oliveira, Mário Henrique Bento Gonçalves e; http://lattes.cnpq.br/7565500755803686Item Memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024-08) Brito, Andréa Monteiro Santana Silva; http://lattes.cnpq.br/5039313786764491A minha narrativa, impressa neste memorial, não contará tudo. Irei apresentar apenas lembranças marcantes e méritos de minha trajetória, guiadas pelas vias institucionais, nas quais procurei atuar de forma responsável, dedicada e razoavelmente criativa. Apresentarei não apenas um documento vislumbrando uma progressão acadêmica para o topo da carreira de professor, mas, sobretudo, uma autoavaliação das minhas experiências como servidora pública concursada para o cargo docente da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) por dezesseis anos, que servirá como uma prestação de contas pública à sociedade e aos meus pares. Este memorial está dividido em três partes: na primeira, apresento os itens iniciais de identificação, uma breve introdução histórica de minha vida como estudante dos vários níveis de formação até chegar à carreira de professora de ensino superior. Na segunda parte, descrevo a minha trajetória profissional de forma mais contextualizada dentro da UAST/UFRPE, procurando seguir uma ordem cronológica das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, que está dividida em oito biênios (B1 - 21/07/2008 a 20/07/2010; B2 - 21/07/2010 a 20/07/2012; B3 - 21/07/2012 a 20/07/2014; B4 - 21/07/2014 a 20/07/2016; B5 - 21/07/2016 a 20/07/2018; B6 - 21/07/2018 a 20/07/2020; B7 - 21/07/2020 a 20/07/2022 e B8 - 21/07/2022 a 20/07/2024). As informações mais quantitativas, que seguem a ordem da planilha de pontuação da resolução número 086/2014 e uma conclusão, estarão na terceira parte do memorial.Item Memorial descritivo analítico(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2020-06) Piscoya, Victor Casimiro; http://lattes.cnpq.br/4581165998180986Este Memorial faz parte das exigências para promoção à classe E, com denominação de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior, de acordo com a Resolução nº 86/2014 – CONSU/UFRPE e Resolução No 120/2018 – CONSU/UFRPE e Instrução Normativa No 001/2014 – GR/UFRPE. Consiste num relato de minha trajetória acadêmia no cargo de professor de 3º grau da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, de abril de 1982 até a presente data. Para fins de organização e possibilitar melhor entendimento de minha trajetória, o presente Memorial foi dividido em 4 grupos: I – DADOS GERAIS; II – ATIVIDADES DE ENSINO; III – ATIVIDADES DE PESQUISA; IV – ATIVIDADES DE EXTENSÃO; e V – ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS. Em cada grupo procurou-se apresentar as atividades em ordem cronológica, independente da importância dos mesmos. Tendo em vista que no processo de avaliação para acesso à Classe de Professor Titular deverá ser demonstrada, de acordo com o artigo 2º da Resolução 86/2014 do Conselho Universitário da UFRPE, excelência e especial distinção, obrigatoriamente, no ensino e na pesquisa ou extensão do candidato, este documento representa um recorte das minhas atividades, previstas no artigo 6º da referida Resolução, com especial atenção ao ensino e à pesquisa. Finalizada a etapa de desenvolvimento, faço as minhas considerações finais e a conclusão do Memorial. Na sequência, seguem anexados os documentos comprobatórios das atividades ou dos fatos narrados. Declaro, baseado na Lei 13726/18, a veracidade de todas as atividades apresentadas no Memorial.Item Memorial descritivo: memória da caminhada acadêmico-profissional na constituição da identidade profissional como professor-pesquisador(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2021-10-15) Freitas Filho, João Rufino de; http://lattes.cnpq.br/9252404584350850Item Memorial descritivo analítico(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022-05) Oliveira, Jaqueline Bianque de; http://lattes.cnpq.br/2856383385211373Este Memorial Descritivo Analítico é apresentado como requisito parcial para a promoção da Classe D (Professor Associado IV) para Classe E (Professor Titular) do Magistério Superior, de acordo com a Instrução Normativa nº 001/2014-GR e com a Resolução 086/2014 CONSU/UFRPE. Sou Jaqueline Bianque de Oliveira, mulher preta, feminista, cientista, divorciada, mãe do Cientista da Computação Pedro Henrique de Oliveira Rodríguez, de 27 anos. Fui a primeira pessoa da família a fazer um curso superior. Amo meu trabalho e não consigo me imaginar fazendo outra coisa. Tenho até medo de pensar o que farei quando me aposentar. Para me dedicar, honrar e levar a sério meu regime de trabalho de 40h com dedicação exclusiva, acabei por abdicar de muitos momentos com minha família e meus poucos amigos. Muitas vezes tive que trabalhar nos finais de semana e feriados. Para alguns, isso ocorre por desorganização ou má administração do tempo de trabalho e do tempo de lazer; para outros, isso é coisa de quem é viciado em trabalho (“workaholic”) e/ou gosta muito do que faz e acaba não respeitando os limites do tempo de trabalho. Se essa fosse uma questão de múltipla escolha, eu assinalaria que todas as alternativas são verdadeiras. Não me arrependo, apenas peço perdão aos meus familiares e amigos pela ausência. Foi por uma boa causa! Mais do que contar minha história, vou falar de pessoas que, ao fazerem parte da minha vida, me fizeram ser quem sou, chegar aonde cheguei. Para não ter que falar tanto de mim mesma e do que mais gosto de fazer, que é formar recursos humanos, solicitei a alguns estudantes que descrevessem a experiência de formação que tiveram comigo na graduação e/ou na pós-graduação. Isso acabou por reforçar em mim a certeza de que valeu e vale a pena me dedicar com intensidade e paixão ao meu trabalho, especialmente na graduação. Espero que isso também fique evidenciado para os meus avaliadores. “Se cheguei até aqui foi porque me apoiei em ombros de gigantes” (Isaac Newton). Sim, foram muitas pessoas que influenciaram minha trajetória de alguma forma, a elas serei eternamente grata. Separei minha trajetória em capítulos, nos quais, à medida que conto os caminhos que percorri para chegar até aqui, destacarei as atividades mais relevantes que desempenhei. Descrevo fatos, falarei de pessoas marcantes e apresentarei provas documentais da minha vida acadêmica e profissional. No entanto, algumas informações apresentadas podem, eventualmente, não estar documentadas, mas posso garantir que são absolutamente verídicas.Item Memorial descritivo da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022-07) Brandespim, Daniel Friguglietti; http://lattes.cnpq.br/0279327020788151Item Memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022-08) D’Utra Vaz, Beatriz Berlinck; http://lattes.cnpq.br/6587833720463826