Licenciatura em Física (Sede)

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    A importância do Planetário do Espaço Ciência como ferramenta de ensino da Astronomia e Ciências Afins no estado de Pernambuco
    (2022-10-14) Lima, Arthur Queiroz; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/6689648091178333
    O ensino da Astronomia possui uma grande relevância para a divulgação científica. No geral, é possível trabalhar a Astronomia com diversas outras áreas da ciência, o que possui um aumento na interdisciplinaridade. O presente trabalho tem o objetivo de analisar a importância de planetários como uma ferramenta para o ensino e divulgação da Astronomia e Ciências afins. Para isso, foi escolhido o Planetário do Espaço Ciência - museu interativo de ciência do estado de Pernambuco para serem feitas as pesquisas, análises e por meio dos resultados obtidos, comprovar o grande potencial significativo de aprendizado, sendo uma ferramenta importante para o ensino da Astronomia no estado de Pernambuco. Além disso, este trabalho tem o objetivo de servir como material de apoio para que instituições públicas e privadas (sejam elas de ensino e/ou divulgação científica) possam construir o seu próprio Planetário, despertando cada vez mais o interesse e fascínio de diversas pessoas por essa área da ciência.
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    A inserção dos tópicos de raios-X e efeito Compton no Ensino Médio
    (2021-12-13) Ramos, Bruno da Silva; Rodrigues, Sara Cristina Pinto; http://lattes.cnpq.br/3203651092650480; http://lattes.cnpq.br/0524745725966990
    A forma como a Física é abordada no ensino médio das escolas brasileiras tem um foco quase que totalmente voltado para a física newtoniana, o que acaba causando uma total falta de tato dos alunados com tópicos de física moderna. Em consequência disto, e mantendo em mente que embora esta seja uma área de pesquisa relativamente nova, que surgiu por volta do final do século XIX e inicio do século XX, os conteúdos da física moderna já estão sendo aplicados em diversos lugares. Este presente trabalho tem como proposta a inserção dos tópicos de Raios-X e efeito Compton na grade curricular do ensino médio, tais tópicos são de grande importância para a física moderna e para a vida cotidiana das pessoas, por exemplo, os Raios-X são usados em larga escala para ajudar a população de várias formas diferentes, entre outras aplicações.